Jesuíno é enforcado e Açucena chora sua morte em Cordel Encantado

1

Tomado pelo ódio, Timóteo ordena que Jesuíno seja enforcado em praça pública. Saiba tudo o que vai acontecer!

Apesar de ter feito um acordo com Açucena de que iria libertar o filho de Herculano após os dois se casarem, os planos de Timóteo são bem diferentes. A ideia do coronelzinho é se casar com a moça e se livrar do rival de uma vez só.

Quando Açucena e Timóteo chegam à Igreja para se casar, Padre Joaquim se recusa a realizar a cerimônia. Penélope, que assiste a tudo, se prontifica em conseguir um novo padre, surpreendo a princesa. Na sequência, a jornalista traz um ator para realizar uma cerimônia falsa.

Enquanto tudo isso acontece, um dos homens de Herculano distrai o povo em praça pública fingindo estar tendo um ataque cardíaco. Rei Augusto e Petrus aproveitam a oportunidade para se livrar dos carrascos e assumirem o lugar deles na forca.

Após o casamento, Timóteo revela para Açucena que tem um presente para ela: a morte de Jesuíno. O coronelzinho se posiciona com a moça em um local privilegiado para assistir de camarote o enforcamento.

Desesperada, Açucena implora para que Timóteo desista dessa loucura, mas ele não dá ouvidos: “O destino de Jesuíno está traçado, meu amor. Ele já é um homem morto!” Os tambores começam a rufar, Zóio faz um sinal para um dos carrascos, que puxa uma alavanca e o alçapão embaixo de Jesuíno se abre.

Açucena dá um grito desesperado e tenta ir até Jesuíno, mas Timóteo a impede. Todos ficam chocados diante da cena e se surpreendem por ninguém ter agido para salvar o rapaz. Desiludida, Açucena grita acusando todo o povo de Brogodó de ingratidão por não terem salvado o filho de Herculano que já ajudou eles diversas vezes.

Após o enforcamento de Jesuíno, os carrascos saem com o corpo dentro de um saco e o colocam numa carroça para ser levado até a fazenda de Timóteo. O coronelzinho manda a carroça parar e puxa Açucena para que ela veja o corpo. Ele ordena que o corpo seja colocado no chão. Doralice avisa a um dos carrascos que o saco não pode ser aberto. Os carrascos colocam o saco no chão e Timóteo está prestes a abrir quando a princesa desmaia e ele desiste de comprovar que Jesuíno está morto.

Enquanto isso, Jesuíno sobrevive e foge no meio da multidão, disfarçado de monge, ao lado de Herculano e Benvinda. Ao ver o sofrimento de Açucena, ele ameaça ir atrás dela, mas é impedido por seus pais.

Como Jesuíno foi salvo da forca

No acampamento dos cangaceiros, Herculano e Benvinda narram para Jesuíno como funcionou o plano para impedir o enforcamento do rapaz. Herculano conta que Rei Augusto e Petrus trocaram de lugar com os carrascos e afrouxaram a corda no pescoço. A mãe continua: “Eu mais teu pai sustentamos o peso de seu corpo, quando tu caiu debaixo da plataforma.

Benvinda diz que o casamento de Açucena e Timóteo foi falso, realizado por um ator. Herculano avisa que Cícero, disfarçado de condutor, Dora e Felipe, escondidos na carroça, já estão a caminho da fazenda e irão abrir o portão para a entrada dos cangaceiros.

O capitão pede para o filho controlar a ansiedade e esperar no acampamento: “Enquanto Timóteo pensar que tu está morto, a ação para salvar Açucena está garantida.

Timóteo descobre que Jesuíno se salvou

Ao chegar à fazenda, Timóteo imediatamente ordena que seus homens levem o corpo que seria de Jesuíno para a cremação. Ele tenta levar Açucena para assistir, mas a moça se recusa a acompanhá-lo.

No meio do pátio, o coronel manda abrirem o saco para que ele possa ver o rosto de seu rival sendo queimado. Ao abrir, Timóteo fica furioso ao se deparar com o corpo de um dos carrascos.

Ele grita com Zóio-Furado: “Tu me garantiu que Jesuíno estava morto! Cadê o corpo dele?”. Mas o cangaceiro está tão surpreso quanto o coronel e não sabe o que responder.

Desesperado, Timóteo grita com seus homens: “Açucena tem que achar que Jesuíno está morto! Quem abrir o bico, eu mando para fogueira vivo!”. Todos acatam a ordem e levam o carrasco para o casebre que era de Damião.

Da janela, Açucena, em pânico, vê o fogo consumindo e acredita que Jesuíno estava ali. Como Açucena vai reagir agora que pensa que perdeu o amor de sua vida? Será que o bando de Herculano vai conseguir resgatar a moça? A reta final de Cordel Encantado está imperdível! Acesse a página com o resumo de Cordel Encantado e saiba tudo o que vai acontecer nos últimos capítulos!

Compartilhe: