Resumo da novela “Terra Nostra”: próximos capítulos no Canal Viva

5

A novela “Terra Nostra” foi produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20hs entre 1999 e 2000. Agora, a trama chega ao canal Viva, onde será exibida de segunda a sábado às 14h30, com reprise às 00h45. Confira a seguir o resumo que acontece no próximo capítulo de Terra Nostra:

Capítulo 22, 25 de março (Segunda) – Juliana sente uma angústia sem saber porque. Gumercindo conversa na porta com Damião e vai embora. Leonora pergunta pelos pais de Tiziu, mas Socorro nada sabe. Augusto deixa escapar o nome de Paola e Angélica estranha; depois chora preocupado com Altino, sendo consolado pela mulher. A confusão na ruas continua, Juliana não se sente muito bem. Janete decide que vai fazer o parto, quando a hora chegar. Rosana conta a Matheu que está grávida. Justino, que levou os italianos para a fazenda, visita Bartolo para saber se estão todos contentes. Gumercindo não vibra com a gravidez de Rosana: só vai comemorar se for um menino. A filha joga na cara dele que ele deitou na rede com Naná e o clima é de constrangimento. Justino convida Bartolo para ir embora trabalhar em outra fazenda.

Resumo dos próximos capítulos

Capítulo 23, 26 de março (Terça) – Maria do Socorro consola a filha. Bartolo fica tentado, mas decide não largar a fazenda. Antenor procura mais uma vez Damião. Francesco não quer falar sobre a dívida de honra que sempre sentiu ter com seu amigo Júlio, o pai de Juliana. Altino se considera recuperado e volta para a fazenda. Juliana tranquiliza o marido, que se prepara para viajar com o pai, mas não se sente muito bem logo que eles partem. Janete torce para que a criança nasça na ausência dos dois . Matheu convence o sogro a abrir mão da parte na colheita na roça dos italianos; em troca, promete não deixar nenhum colono ir embora. Mariana se assusta com o plano de Janete; o filho de Juliana deve nascer morto. A jovem começa a sentir as dores do parto.

Capítulo 24, 27 de março (Quarta) – Juliana não confia em Janete. Augusto pega Angélica nos braços e beija-a. Não deixa, porém, que ela o veja despido e nem deseja fazer amor. Matheu sente uma inexplicável angústia. Está na hora do parto. Extenuada, Juliana chama pelo amado; Janete engole a raiva. Ãs três horas da manhã, nasce um menino; Juliana desmaia; Janete decide que Mariana deve levá-lo para a roda de crianças enjeitadas. Dirá a todos que o neném nasceu morto. Mariana sofre ao cumprir a missão; Damião é uma testemunha perplexa. Irmã Letícia acolhe o recém-nascido, que deverá ser adotado por um casal de espanhóis. Juliana quer morrer assim como o filho. Gumercindo abre o seu coração: quer que Matheu seja o filho que ele não teve. Marco Antônio e Francesco se preparam para voltar.

Capítulo 25, 28 de março (Quinta) – Marco Antônio, arrasado, conforta a mulher. Promete levá-la para trabalhar junto dele na casa bancária. Janete recomenda a Mariana e Damião que digam a Francesco que a criança foi colocada morta na roda da Santa Casa. Paola vai ao banco e pergunta por Marco Antônio. Juliana insiste em saber onde o filho foi enterrado. Gumercindo faz planos de comprar uma casa na capital. Antenor fica aborrecido ao saber que Naná fugiu dele. Tiziu surpreende Batista ao fazer contas muito bem: aprendeu contando as chibatadas que o pai levava. Damião consegue fazer com que Juliana desista de ir na Santa Casa. Bartolo sonha em plantar uva. Matheu provoca Altino. O cocheiro Juvenal deixa escapar que Augusto tem outra; Tiziu registra. Depois é Altino, já meio bêbado, que fala dos dotes culinários de Paola deixando Gumercindo de orelhas em pé.

Capítulo 26, 29 de março (Sexta) – Altino acaba contando tudo para Gumercindo, que prefere nada falar com Maria do Socorro. Leonor se enternece com Tiziu, mas a patroa implica. Gumercindo parte para São Paulo com Altino disposto a resolver a situação do casamento da filha. Anacleto e Inêz se preocupam com Paola. Janete tem uma crise com Francesco. Irmã Letícia recebe carta do casal que levou o bebê para a Espanha e está muito feliz com o pequeno Hernandez. Angélica se confessa feliz no casamento e Gumercindo poupa-a da verdade por enquanto. Com o genro, porém, tem uma conversa de homem para homem. Augusto afirma gostar de Angélica; Gumercindo exige que ele se nunca mais veja a amante. Juliana fica só olhando o trabalho no banco. Gumercindo vai na casa de Paola.

Capítulo 27, 30 de março (Sábado) – Gumercindo faz uma proposta para que ela abandone Augusto. Rosana especula com Maria do Socorro os motivos da viagem repentina do pai. Angélica fica perplexa ao saber da traição do marido, mas decide que vai conquistar o marido. Augusto pede que Paola seja compreensiva: precisa desaparecer por uns tempos.Anacleto avisa a Altino: é capaz de matar Augusto se ele largar a filha. Juliana e Paola simpatizam de longe uma com a outra. Uma nova Angélica, mais forte e sensual, seduz Augusto. Rosana surpreende Matheu preso às suas recordações e sofre. Juliana está decidida a ir com Marco Antônio na Santa Casa.

Resumo da próxima semana

Capítulo 28, 01 de abril (Segunda) – Janete e, especialmente, Francesco convencem-na a não comprometer o nome da família. Angélica cada vez mais safada começa até a falar algumas palavras em italiano. Paola sofre sozinha. Gumercindo não esquece a italianinha e até Matheu percebe. Mariana sofre de remorsos. Altino tenta acalmar Anacleto. Tiziu sonha em ir embora. Marco Antônio pressiona Damião para saber se o bebê estava realmente morto, mas Janete chega a tempo. Bartolo e Leonora jantam à mesa com Gumercindo e família; o italiano insiste que quer plantar uva e o clima fica meio pesado. Augusto manda Juvenal vigiar e cuidar de Paola. Mariana, embriagada, fala sozinha sobre o que aconteceu; Juliana ouve somente um pedaço da frase e questiona-a.

Capítulo 29, 02 de abril (Terça) – Mariana acaba confessando tudo e Juliana sai desesperada para a Santa Casa. Marco Antônio e Francesco se revoltam contra Janete. Madre Tereza nada pode fazer: a criança já tem novos pais. Juliana quase mata Janete, agride Francesco e Marco Antônio, arruma a sua mala e decide ir embora. Angélica faz de tudo para agradar o marido na cama e na mesa. Anacleto chega à cidade para consolar Paola. O diretor da Santa Casa manda que as freiras esqueçam a história que envolve a família Magliano. Francesco expulsa Janete de casa. Antenor descobre toda a história de Juliana e decide voltar para a fazenda somente para contar tudo para Matheu.

Capítulo 30, 03 de abril (Quarta) – Francesco e Marco Antônio vão à Santa Casa, mas nada conseguem. O diretor se recusa a dar informações sobre a família espanhola que adotou o bebê. Janete avisa: da casa não sai. Anacleto, Inez e Paola maldizem Augusto. Madre Tereza se preocupa: gostaria de ajudar Juliana. Francesco não trata mais Janete como sua esposa e manda que ela coma junto com os empregados. Marco Antônio só tem ódio pela mãe e por Mariana. Padre Olavo fala dos anarquistas e Matheu se interessa. Antenor está de volta à fazenda; conta a Matheu que encontrou Juliana, que ela teve um filho que desapareceu. E que o filho não era do marido, mas sim dele.

Capítulo 31, 04 de abril (Quinta) – Matheu fica arrasado ao saber que seu filho desapareceu. Tiziu fica de orelha em pé ao ouvir o nome de Damião. Juliana está morando com Naná num barraco pobre e ajuda-a no seu trabalho de lavar roupa. Paola e Angélica conversam na fila do armazém sem saberem quem são; a brasileira acaba comprando macarrão feito pela italiana. Matheu conta a Gumercindo que vai a São Paulo para saber mais notícias do filho. Antenor decide levar Tiziu para se encontrar com Damião. Augusto detesta o molho feito por Angélica. Gumercindo finge mandar o genro para fazer negócios na capital e Rosana decide ir junto. Todos se preocupam com o paradeiro de Tiziu. Francesco está decidido a trazer de volta o bebê de Juliana e pede ajuda à Mariana.

Capítulo 32, 05 de abril (Sexta) – Matheu dá a sua palavra a Gumercindo que não abandonará Rosana. Maria do Socorro sofre ao pensar no destino da filha tendo que criar o filho da outra. Juliana se encanta com José Alceu, o filho de Naná, que não larga um livro. Marco Antônio e Francesco se preocupam com o paradeiro de Juliana e destratam Janete todo o tempo. Anacleto aconselha a filha a tolerar para que eles não percam os cafezais. Juliana volta à Santa Casa, mas nada consegue. Matheu também vai lá e sabe que sua amada acabou de sair. Vai até a casa de Francesco que conta a história do desaparecimento da criança, omitindo porém a participação de Janete. Damião acaba contando ao italiano o paradeiro de Juliana. Na manhã seguinte, Matheu vai até a casa de Naná.

Capítulo 33, 06 de abril (Sábado) – Matheu encontra Juliana na Várzea do Carmo lavando roupa. Uma enorme abraço e muitos beijos marcam o encontro dos dois apaixonados. Ele promete voltar para buscá-la, depois de resolver a sua situação com Rosana. Para a esposa, ele nada conta. Tiziu se reencontra com seu pai Damião e vai morar na casa da tia Naná. Anacleto toma satisfações com Augusto. Altino reclama com Gumercindo de problemas com os colonos italianos, que estão roubando-o. Naná reage mal ao se encontrar com Antenor, a quem teme. Marco Antônio se recusa a falar com a mãe. Paola e Angélica se encontram novamente, estreitam a amizade, marcam encontro para fazer uma “pasta” e se entreolham quando sabem o nome uma da outra.

Em breve essa página será atualizada com novos resumos de “Terra Nostra”. Não deixe de nos contar o que está achando da novela!

Compartilhe: