A novela “Terra Nostra” foi produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20hs entre 1999 e 2000. Agora, a trama chega ao canal Viva, onde será exibida de segunda a sábado às 14h30, com reprise às 00h45. Confira a seguir o resumo que acontece no próximo capítulo de Terra Nostra:

Capítulo 69, 18 de maio (Sábado) – Durante o café da manhã, Marco Antônio pede para ter uma conversa com Gumercindo e Janete com Maria do Socorro. Angélica vai falar com Rosana e diz que sabe que ela passou a noite no quarto de Marco Antônio e que Maria do Socorro também já sabe. Marco Antônio pede a Gumercindo que deixe Rosana ir embora com ele para São Paulo. Gumercindo diz que só permitirá quando Francesco vier pessoalmente pedir a mão de sua filha. Paola e Francesco estão morando juntos. Paola serve gemada no café da manhã para Francesco, pois diz dar “força”. Francesco reluta, mas cede e acaba tomando. Janete conversa com Maria do Socorro que, por saber o que ocorreu na noite anterior, permite que Rosana vá com eles para São Paulo. Tiziu conta a Francesco que a neta dele está com Juliana. Francesco não se opõe a isso. Augusto ao ver que Gumercindo está proibindo Rosana de ir embora sem o a visita formal de Francesco, conta ao sogro que ela foi visitar Marco Antônio, em seu quarto, durante a noite. Gumercindo diz que isso não importa porque eles só ficaram conversando então, Augusto conta a Gumercindo que Rosana dormiu com Marco Antônio. Gumercindo concorda que ela vá embora.

Juliana e Hortência estão se dando bem e cuidam de seus respectivos filhos juntas. Amadeo diz a Matteo que o solo dos terrenos é muito firme e que por isso, não precisarão de muito dinheiro nem esforço para construir o alicerce. Matteo pergunta a Amadeo se a casa ficará firme assim e Amadeo diz que sim. Amadeo fica encantado com Hortência e, por esse motivo, pede a dona Dolores que lhe arranje um quarto na pensão, com a desculpa de que mora muito longe do trabalho. Dolores consegue um quarto para ele. Rosana vai para São Paulo morar com Marco Antônio. Janete chega de viagem e sua neta não está em casa. Mariana diz que ela está com a ama de leite, mas não conta que a ama é Juliana. Janete manda-a ir buscar a neta. Ela conta a Rosana que seu marido a deixou, após 30 anos juntos. Juliana se recusa a entregar a criança para Mariana, que volta para casa de mãos vazias. Juliana manda Mariana dizer que só vai entregar a criança se for na justiça. Janete fica furiosa porque Mariana chamou Juliana para amamentar a filha, enquanto ela estava fora. Depois de mandar Mariana se retirar, ele pergunta o que Rosana acha da situação, ela responde que Janete deve tomar sua neta de volta.

Veja também o resumo de outras novelas do Viva:

Veja também o que vai acontecer nas novelas das outras emissoras na página ‘Resumo das Novelas

Resumo dos próximos capítulos

Capítulo 70, 20 de maio (Segunda) – Dolores conta as suas suspeitas para a filha: Juanito pode ser o filho de Matteo e Juliana, que foi colocado na roda. Marco Antonio vai direto à Casa Bancária, conversar com Francesco, para contar que trouxe Rosana para morar com ele, Francesco fica muito feliz pelo filho, e Marco Antonio pede ao pai que vá até a Fazenda de Gumercindo para pedir a mão de Rosana em casamento, Francesco concorda mas diz que também tem um pedido. Francesco conta a Marco Antônio conta que Juliana levou sua filha de casa para a pensão, para amamentá-la. Marco Antonio não quer acreditar no que está ouvindo e pergunta porque o pai fez aquilo, Francesco diz que ele e sua mãe viajaram e deixaram a menina passando fome em sua casa, e que agora, ele quer que a criança fique com Juliana, porque ela precisa do leite materno, e não se discute mais. Francesco vai à pensão onde Juliana mora e diz a ela que ela pode ficar tranquila que ninguém vai lhe tirar a criança, pelo menos pelo tempo que em que ela esteja amamentando a menina. Ele conta a ela que Marco Antônio trouxe Rosana para viver com ele. Juliana diz que espera que eles sejam felizes.

Gumercindo diz a Maria do Socorro que não vai deixar seu neto Marinho sair da fazenda para morar em São Paulo, porque quer que ele aprenda tudo sobre o café. Juliana conta sobre Marco Antônio e Rosana a Matteo e ele diz que, se o filho deles estiver com ela, ele vai busca-lo, pois não quer que Marco Antônio crie seu filho. Bartolo volta para buscar sua mulher Leonora, Maria do Socorro fica muito triste com isso, mas sabe que não tem jeito, Leonora terá que ir com o marido. Paola conta a Francesco que contratou pessoas para iniciar sua Fábrica de Macarrão. Angélica comunica aos seus empregados que, na próxima safra vai mudar o contrato deles, que eles não serão mais empregados, vão ser seus sócios, vão começar a ganhar metade de tudo o que colherem. Gumercindo não gosta muito da ideia de ter que dividir ao meio com os empregados, mas sua filha o argumenta que isso será melhor para ela e o aconselha a fazer o mesmo em suas fazendas, antes que perca todos os italianos que estão querendo ir embora. Maria do Socorro e Augusto a apoiam.

Capítulo 71, 21 de maio (Terça) – Renato flerta com Florinda, dizendo que ela é uma doce tentação. Marco Antonio leva o primeiro macarrão da fábrica de Paola para ser preparado para o jantar. Ele pede segredo sobre a origem do mesmo, mas diz que a opinião de sua mãe é importante. Bartolo chega para buscar Leonora. Angélica anuncia aos colonos que eles serão seus sócios na colheita do café, tendo direito à metade de tudo que colherem. Gumercindo a censura, Maria do Socorro a apoia. Janete pressiona Marco Antonio para ir buscar a filha, ele diz que só irá quando ela parar de mamar no peito. Rosana interfere, dizendo que, quanto mais tempo ele esperar, mais difícil será separar mãe e filha, Janete concorda. Dolores questiona Hortência sobre Amadeo e ela acaba confessando que está apaixonada por ele. Dolores fica preocupada com a atitude do marido da filha, quando descobrir. Hortência e Amadeo se declaram e ficam juntos. Matteo alerta Amadeo sobre o perigo que ele corre ao flertar com Hortência, ele diz que ela já contou a Juliana que eles têm dormido juntos. Amadeo confirma e diz estar apaixonado. Matteo fica perplexo, porque o amigo pode acabar morrendo.

Bartolo conta a Gumercindo sobre sua terra e o rancho que construiu. Eles riem muito e se tratam como amigos. Maria do Socorro e Leonora também se despedem. Elas se emocionam e se abraçam. Há uma festa de despedida na colônia, Angélica dança com o marido e, depois de muita insistência dos colonos, Gumercindo dança com Leonora e Bartolo com Maria do Socorro. Florinda convida Renato para dançar. Todos se divertem muito. Bartolo e Leonora partem ao amanhecer, os colonos estão todos muito emocionados. Inês e Anacleto decidem ir visitar a filha, mas quando eles chegam, ela não está. Eles esperam o dia todo na porta da casa de Paola. Florinda começa a trabalhar na cozinha, Maria do Socorro reclama sobre o feijão e ela fica nervosa, pois teme ter que voltar para a lavoura. Maria do Socorro a consola dizendo que Leonora também não acertava tudo logo que começou e que vai ensiná-la.

Bartolo e Leonora chegam à sua casa, ela fica encantada com o rancho que ele construiu. Eles estão radiantes. Marco Antonio e Janete discutem sobre Francesco. Ela reclama que ele não tem mandado dinheiro e, quando Marco Antonio diz que o pai se sente um novo homem, ela fica furiosa, dizendo que tem certeza que Paola o deixará na rua da amargura muito em breve. Marco Antonio discorda. Juliana está desesperada, pois teme que lhe tirem a filha agora que seu leite secou. Dolores diz que ninguém precisa saber que isso aconteceu. Juliana gosta da ideia e fica aliviada.
Augusto passa na casa de Marco Antonio para saber notícias de Rosana. Ele conta que Maria do Socorro tem sentido muita falta da filha. Rosana diz que também tem saudades da mãe, mas que está muito bem. Augusto fica para o jantar, quando conversa sobre política com Marco Antonio. Ao anoitecer, Inês e Anacleto ainda estão à espera de Paola.

Capítulo 72, 22 de maio (Quarta) – Francesco e Paola chegam juntos em casa. Paola decide contar para os pais que está vivendo junto com Francesco. Quando deixa os homens sozinhos na sala e entra com a mãe no quarto, conta que está esperando um filho dele. Inês imagina o que pode acontecer, qual seria a reação do marido, mas contrariando seu receio, fica feliz com a notícia. No trem de volta para sua fazenda, Inês acaba fazendo confessar que estava feliz pelo fato de Francesco ser um homem rico. Quando estão sozinhos, Francesco acha engraçado que Paola tenha inventado a gravidez para acalmar o pai, e ela, feliz, afirma que não inventara. Maria do Socorro entra no escritório de Gumercindo para servi-lo e acaba perguntando sobre o menino que vira com Tiziu. Ela comenta sobre os olhos do menino, e que notou algo estranho nele. Gumercindo pede para que ela o deixe trabalhar e saia. A mulher obedece.

Tiziu retorna com o pai, e no caminho fala sobre a vontade de dizer para Gumercindo que aquele era seu filho. Damião agradece a Deus pelo garoto ter voltado logo. Dolores questiona Hortência sobre sua desconfiança quanto ao italiano Amadeo. Hortência diz que está tendo relações com ele. Juliana leva o filho de volta à casa dos Magliano, e Mariana a recebe muito bem, deixando-a entrar para ver a outra criança. Enquanto isso, na pensão, Dolores conversa com Hortência. As duas concluem que Juanito é filho de Juliana, a criança que estava na Santa Casa. Janete volta com Rosana de suas compras na cidade, reclamando do serviço de Damião. Mariana informa que Juliana trouxera a filha de volta à mansão, e quando Marco Antonio pergunta como ela está, a governanta diz que passa bem e está tranquila, não derramando uma gota de lágrima ao deixar a criança. Nervosa, ela manda que Mariana mande embora o cocheiro. Marco Antonio tenta discutir sobre isso com a mãe, mas ela não volta atrás. O rapaz diz que Damião poderá falar com seu pai na casa bancária, e ao ouvir o nome do marido, Janete começa a ofender Paola. Marco Antonio revela que Paola espera um filho de Francesco.

Capítulo 73, 23 de maio (Quinta) – Damião e o filho Tiziu vão falar com Francesco, que fica surpreso com o que a mulher fez, e dá de presente a Damião o coche que era usado em sua casa, para que use e depois vá se hospedar na pensão de Dona Dolores. Hortência diz a mãe que vai voltar para o marido, Dona Dolores não fica muito contente, mas diz que é melhor que ela vá para casa do que ficar dormindo com o italiano Amadeo. Marco Antônio conta à mãe que Francesco vai ser pai de novo, Janete diz que duvida que o filho seja dele e que vai à casa de Paola tirar satisfações. Rosana se oferece para ir junto com Janete à casa de Paola, elas chegam lá e não encontram ninguém, Paola está trabalhando na fábrica de macarrão.

Juliana leva sua filha de volta para casa de Marco Antônio, como havia combinado, quando não tivesse mais leite para amamentar a criança. Gumercindo comunica em casa que quer ir para São Paulo, porque pretende comprar uma casa lá, Maria do Socorro diz que quer ir com o marido, por estar com saudades de sua filha Rosana. Eles chegam em São Paulo e vão para casa de Francesco. Chegando lá, Mariana conta que Francesco não vive mais naquela casa, que está vivendo com Paola e que já está até esperando um filho dela, Gumercindo e Maria do Socorro ficam surpresos e Maria do Socorro fica horrorizada, querendo sair daquela casa para se hospedar em um hotel, seu marido a convence de que devem ficar.

Capítulo 74, 24 de maio (Sexta) – À mesa do jantar, Antônia serve um macarrão e quando Janete a elogia, Mariana diz que o macarrão não foi feito por Antônia e sim por Paola, Janete fica furiosa e joga o macarrão na parede. Hortência dorme com Amadeo. Marco Antonio leva Gumercindo para ver a mansão. Gumercindo fica encantado, mas só irá comprá-la se o preço for accessível a ele. Marco Antonio diz que tem como negociar. Antonio acompanha Hortência até sua casa. Damião é quem os leva. No meio do caminho, Antonio conversa com Hortência sobre Juanito ser filho de Juliana, Damião ouve e pensa em voltar para à pensão, mas segue viagem. Juliana fica triste por Juanito ter ido embora. Amadeo pede a Tiziu que pergunte ao pai aonde é a casa de Hortência. Tiziu e Juliana conversam.

Tiziu conta a Juliana que o marido de Hortência se chama Hernandez. Damião volta para a pensão e conta para Juliana que Juanito é seu filho, ela fica muito feliz. Maria do Socorro e Rosana conversam. Maria do Socorro quer saber se Rosana está sendo bem tratada. Rosana diz que Janete faz de tudo para que ela fique bem. Conversam também sobre o incidente do jantar. Gumercindo vai visitar Francesco na Casa Bancária e conversam sobre a possível compra da casa. Gumercindo diz que precisa saber qual é oferta e precisa também da opinião de Maria do Socorro. Juliana pergunta a Dolores se o genro dela se chama Hernandez. Dolores pede para Amadeo ir embora da pensão. Gumercindo conversa com Maria do Socorro sobre a compra da mansão. Ela fica muito feliz por ele ter pedido a opinião dela. Janete, Maria do Socorro e Rosana conversam. Augusto chega de viagem e paquera Florinda. Augusto conversa com padre Olavo e Angélica sobre a demanda dos italianos e sobre a eleição de Augusto. Paola e Francesco conversam. Francesco conta a Paola sobre o incidente com o macarrão na casa de Janete. Juliana conta a Matteo que Juanito é filho deles.

Capítulo 75, 25 de maio (Sábado) – Dolores manda Amadeo ir embora da pensão. Leonora comenta com Bartolo que tem vontade de voltar para a fazenda de Gumercindo, para ganhar algum dinheiro para ajudá-lo. Juliana conta a Matteo que Juanito é o filho roubado deles. Matteo fica muito feliz. Eles conversam bastante e conseguem esclarecer toda a história. Matteo pede a Juliana que fique calada pois eles vão conseguir recuperar o filho deles. Marco Antonio e Gumercindo conversam. Marco Antonio conta sobre o caso do pai com Paola e pergunta se Gumercindo já a conhecia. Gumercindo responde que sim e Marco Antonio diz que agora ele sabe por que o pai se separou da mãe para ficar com ela. Marco Antonio diz que está conversando tudo isso com ele pois quer viver com Rosana pelo resto da vida.

Dolores chama Amadeo para conversar. Diz a ele que se quiser pode ficar na pensão, agora que sua filha já foi embora. Hortência volta para a pensão, pois seu marido a mandou embora de novo. Juliana e Matteo acordam a noite quando Hortência chega com Juanito. Gumercindo leva Maria do Socorro para ver a casa. Ela adora a casa e acha bom que Gumercindo a compre pois assim, Rosana poderá ver seu filho sempre e ela não terá mais que ficar isolada na fazenda. Juliana vai ver sua filha e Janete a expulsa da casa. Ela vai falar com Francesco e conta que encontrou o seu filho roubado. Francesco promete ajudá-la. Antonio conta a Genaro que Hernandez está saindo com a mulher dele. Hortência e Dolores têm certeza de que Juanito é filho de Juliana, mas Hortência diz que agora ele é filho dela e quem ninguém vai tirá-lo dela. Hortência diz que nunca mais vai voltar para o marido. Marco Antonio vai com Juliana conversar com um advogado para ver se conseguem recuperar o filho dela. O advogado diz que ela terá que dar queixa na polícia e que Janete poderá sofrer consequências.

Resumo das próximas semanas

Capítulo 76, 27 de maio (Segunda) – Mariana se preocupa ao ver o interesse de Janete por Gumercindo. Maria do Socorro se deslumbra ao almoçar em um restaurante. Marco enfrenta a mãe e leva a filha para os braços de Juliana. Janete, com raiva, atiça Rosana ao dizer que o filho ainda gosta da ex-mulher. Gumercindo e Maria do Socorro se beijam no salão vazio da mansão que será deles. Mariana entrega a criança para Juliana e comenta o quanto Marco ainda a ama. Hortência pede que Juliana dê uma olhada em Juanito, mas ela alega estar ocupada com Aninha. Matteo se surpreende ao ver a pequena Ana e morre de ciúmes ao saber que Juliana esteve com Marco Antônio. Janete se assusta ao saber que existe a possibilidade de ir para a cadeia. Francesco sugere que Paola coloque mais ovo na massa. Augusto finge não estar percebendo os olhares de Florinda. Bartolo pede que Leonora volte para a fazenda.

Capítulo 77, 28 de maio (Terça) – Hortência e Amadeo ameaçam fazer alguma coisa com Hernandez. Gumercindo, Maria do Socorro e Rosana viajam para a fazenda; na segunda classe seguem Leonora e Rosinha. Angélica se surpreende ao saber que Renato exagera nas contas dos colonos italianos, que pretendem ir embora, e manda ele refazer tudo. Augusto faz galanteios para Florinda. Toninho lê no jornal que Hernandez e a amante foram mortos. Hortência sente-se aliviada. Toninho avisa que ela é herdeira de tudo. Rosana se reencontra com o filho. Augusto pede ajuda a Gumercindo para conseguir votos de um fazendeiro. Angélica alerta o pai que ele deve fazer alguma coisa para segurar os italianos na fazenda. Hortência e Toninho procuram o delegado Heriberto, que faz perguntas. Matteo teme que Amadeo seja envolvido. Gumercindo e Angélica devolvem as cadernetas e rasgam os contratos dos italianos. Maria do Socorro divide com Leonora sua preocupação de estar na menopausa. Toninho se surpreende ao saber que o principal suspeito pela morte de Hernandez estava viajando na noite do crime. Os italianos estão em festa com a proposta do patrão para que sejam meeiros. Augusto se declara para Florinda e sugere que ela se ofereça para ir trabalhar na nova casa dos patrões. Leonora suspeita da gravidez de Maria do Socorro.

Capítulo 78, 29 de maio (Quarta) – Gumercindo demite Renato. Maria do Socorro de preocupa em deixar a filha Angélica sozinha na fazenda. Bartolo sofre a saudade de Leonora. Matteo conta a Amadeo que Juanito é seu filho; Juliana enfrenta Hortência e fala que o filho é dela. A espanhola assume, mas avisa que tudo foi feito dentro da lei. O advogado Ivan Maurício procura Janete e ela diz que fez tudo a pedido da própria Juliana. Marco Antônio fica espantado com a mentira. Mariana, porém, desmente a versão da patroa. Procura a certidão de nascimento de Francesquinho, guarda as moedas de ouro na mala e vai embora com o menino. Marco Antônio fica preocupado com a partida da governanta. Janete confessa-se aliviada de se livrar dos dois. Francesco se assusta ao saber que Francesco Magliano Neto já não vive mais na mansão. Maria do Socorro e Gumercindo dão adeus à fazenda para começar uma nova vida. Juliana propõe que as duas criem Juanito, mas Hortência não aceita a proposta.

Capítulo 79, 30 de maio (Quinta) – Rosana viaja junto com os pais e concorda que Marinho continue vivendo com eles. Renato vai embora da fazenda. Marco Antônio confessa ao pai que ainda ama Juliana. Toninho chega com boas notícias: o assassino de Hernandez foi preso. Matteo exige que Juliana não se encontre mais com o ex-marido. Francesco pede que Marco esqueça Juliana e não desonre Rosana. Marco Antônio visita Juliana na pensão, pede para ver a filha e Matteo tem uma crise de ciúmes ao ver os dois no quarto. Manda Juliana calar a boca e expulsa Marco, que enfrenta-o. Furiosa, Juliana revida: só não foi embora com Marco, porque ele está casado com Rosana. Francesco divide com Paola a sua preocupação com o desaparecimento da criança registrada como seu neto. Juliana e Matteo ficam distantes um do outro. Augusto se desmancha em elogios para Florinda. Angélica, como se presentisse, avisa ao marido que não tolerará infidelidade mais uma vez. Maria do Socorro não sabe o que fazer quando Gumercindo faz uma declaração de amor para ela.

Capítulo 80, 31 de maio (Sexta) – Leonora e Bartolo sentem falta um do outro. Maria do Socorro divide a sua preocupação com Gumercindo: estará grávida ou na menopausa? Juliana continua aborrecida com Matteo e lembra que Marco jamais mandou que ela calasse a boca. Augusto olha o tempo todo para Florinda; Leonora aconselha-o a tomar cuidado. Francesco convida Gumercindo para ser seu sócio na Casa Bancária. Matteo está decidido a romper a sociedade com Francesco, após a venda dos sobradinhos. Dolores pede à Juliana que deixe Juanito com Hortência, já que ela não pode ter outros filhos. Anacleto e Inês voltam para sua fazenda. Gumercindo aceita se unir a Francesco. Leonora e Bartolo sentem falta um do outro. Maria do Socorro divide a sua preocupação com Gumercindo: estará grávida ou na menopausa? Juliana continua aborrecida com Matteo e lembra que Marco jamais mandou que ela calasse a boca. Augusto olha o tempo todo para Florinda; Leonora aconselha-o a tomar cuidado.

Capítulo 81, 01 de junho (Sábado) – Francesco convida Gumercindo para ser seu sócio na Casa Bancária. Matteo está decidido a romper a sociedade com Francesco, após a venda dos sobradinhos. Dolores pede à Juliana que deixe Juanito com Hortência, já que ela não pode ter outros filhos. Anacleto e Inês voltam para sua fazenda. Gumercindo aceita se unir a Francesco. Juliana abraça o filho No dia seguinte pede que Hortência ajude-a com o menino e promete que não vai deixar nunca que Juanito se esqueça dela. As duas se abraçam emocionadas. Maria do Socorro se alegra com a chegada de Leonora. Toninho descobre que a situação dos negócios de Hernandez não é boa. Bartolo chega na fazenda. O novo cocheiro dos Magliano, Josué, é instalado na casa. Juliana manda recado para Marco, contando que já está com o filho e pedindo que ele não volte mais a visitá-la. Ele não respeita porém o pedido e vai ver de perto a felicidade de Juliana. Francesco se preocupa com o casamento do filho.

Em breve essa página será atualizada com novos resumos de “Terra Nostra”. Não deixe de nos contar o que está achando da novela!