Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Teresa”, exibida pelo SBT em 2015/2016.
Capítulo 16, 26 de outubro de 2015 – Teresa deixa subentendido que se interessa por Arthur como homem. Luisa diz a Teresa que ainda que seu irmão continue interessado em Paloma, é melhor que Teresa não tente intervir e não misture vida pessoal com profissional. O Doutor diz a Rubens que não sabia que Esperança tinha namorado e que foi ela quem pediu que ele atendesse Pablito. Rubens confessa que Esperança mente que trabalha no hospital para que eles se vejam e ela não tenha problemas com seus pais. Regina sugere a Joana que dê uma oportunidade a Roberto, pois ela precisa de um companheiro. Joana responde que talvez ela tenha razão. Joana, muito contente, diz a Teresa que dará uma oportunidade a Roberto. Teresa, incrédula, diz que não entende como Joana pode se interessar por um pobretão. Teresa, furiosa, reclama com sua mãe por ela ter ido falar com Arthur. Regina responde que os viu agarrados e de mãos dadas, e a forma como eles se olhavam não a agradou nada. Teresa exige que ela não intervenha e muito menos vá novamente ao seu trabalho. Mariano escuta a conversa e a adverte que, nem se for a golpes, vai colocar Arthur em seu lugar. Teresa avisa sua mãe que, se por sua culpa perder o trabalho e a oportunidade de estudar em uma universidade de prestigio, jamais a perdoará. Florência diz a Arthur que Paloma está arrependida e sofre muito. Ela suplica que eles se encontrem a sós e discutam suas diferenças. Mariano diz a Teresa que ficou muito claro que sua relação com ela terminou, sendo assim, pode fazer o que quiser de sua vida, inclusive ficar com Arthur.
- Veja também:
- Resumo da novela Teresa
- Resumo das novelas
Capítulo 17, 27 de outubro de 2015 – Chorando, Teresa diz a seu pai que Regina é a culpada por ela ter perdido Mariano, e ela ainda precisa tentar recuperar a confiança de Arthur, por que disso depende seu futuro. Teresa diz a Luisa que sua mãe é a culpada de Arthur estar tão sério com ela. Arthur e Paloma por fim se encontram. Ela o explica que não conseguiu lidar com a pressão de seus pais e por isso teve de terminar com ele. Ela se arrependeu, mas seus pais já a haviam levado para a Europa. Ela confessa que se casou sem amor, que só deseja lhe pedir perdão e, ainda que a doa, quer que seja muito feliz com Teresa e o bebê que esperam. Arthur, surpreso, diz a ela que pode ficar em paz, como ele está. Teresa leva Luisa até Regina para que ela diga que Arthur não tem nenhum interesse amoroso nela. Luisa garante a Regina que Teresa é uma boa mulher e não deve duvidar dela. Regina se desculpa com Teresa por haver duvidado dela. Teresa diz a Regina que vai viver com Joana até se casar. Joana diz a Teresa que fique bem bonita e arrumada para ir ao trabalho, que aja como se não tivesse ocorrido nada e, se Arthur disser que não vai mais ajudá-la, que encontre uma maneira de convencê-lo do contrário. Genoveva diz a Rubens que ele não deve ser tão rígido com sua filha, pois os jovens costumam fazer loucuras por amor, e o lembra que eles mesmos tiveram muitas aventuras. Regina muito aflita, diz a Mariano que julgou mal Teresa e Arthur.
Capítulo 18, 28 de outubro de 2015 – Genoveva diz a Rubens que Mayra o contou de Esperança e ela ficou em alerta, diz que nunca foi feliz ao lado dele, mas que espera que ele também não possa ser junto a essa qualquer. Regina pede a Joana que a ajude para que Teresa a perdoe. Joana responde que fará o que precisar para que possa ver novamente todos felizes, mas Regina precisa aprender a confiar em sua filha e não deve pensar que, por Teresa ser bonita, todos que se aproximam dela tenham segundas intenções. Mariano pede perdão a Teresa por duvidar dela. Ela o devolve o anel com que foi presenteada e diz que não quer presentes de alguém que nunca confiou nela. Arthur exige que Teresa explique por que mentiu para Paloma. Teresa diz que foi a primeira coisa que a veio à cabeça para que Paloma se mantivesse afastada dele para sempre. Teresa finaliza dizendo que sabe que fez muito mal, e só voltou ao escritório para recolher suas coisas. Rubens envia um presente para Esperança através de Mariano. Ele se surpreende ao vê-la. Nervosa, ela diz que o presente deve ser para uma senhora que ela cuida. Teresa diz a Mariano que já pode estar feliz, pois ela acaba de perder seu trabalho e a oportunidade de estudar em uma universidade de prestígio. Ela diz que ele também perdeu, porque agora ela o odeia. Teresa, chorando, diz a Joana que esperava que Arthur não a deixasse ir, mas ele não se importou em vê-la partir. Porém, ela o deixou uma carta e irá pedir ajuda a Luisa. Se nada disso der resultado, vai procurar Paulo e tentar voltar com ele, pois nada poderá a impedir de estar na universidade de seus sonhos. Mariano diz a Arthur que duvidava de suas intenções com Teresa, mas que isso não deveria ser algo que interferisse na ajuda que ele dava a moça. Arthur diz a Teresa que ficou muito zangado com suas mentiras, mas reconsidero e o que haviam planejado seguirá de pé, porém só mudou de ideia por que Mariano abriu os seus olhos.
Capítulo 19, 29 de outubro de 2015 – Arthur diz a Teresa que Mariano lhe pediu ele para não tirar seu apoio a amiga. Teresa diz que se Mariano acredita que isso lhe dará algum direito sobre ela está totalmente enganado. Arthur diz que prefere manter separados o profissional e o pessoal, e com Teresa havia perdido essa divisão. Esperança confessa a Mariano que tem uma relação com Rubens, mas que terminou com ele por que não cumpriu sua promessa de se divorciar de Genoveva para se casar com ela. Mariano diz que não a julga, mas que ela deve repensar esta situação, pois envolve outras pessoas que podem ser machucadas. Rubens diz a Arthur que deu muitas esperanças a sua amante de que se divorciaria, mas não pode fazê-lo e teme perder o amor de Esperança. Armando diz a Teresa que está feliz que tenha resolvido a situação com Arthur, e agora deseja que ela se reconcilie com Regina, pois ela está muito deprimida e se sente só. Teresa perdoa sua mãe e diz que espera que ela tenha aprendido a lição. Magda procura Mariano. Esperança diz a Teresa que uma garota esteve a procura de Mariano. Teresa, ao ver Mariano e Magda juntos, fica furiosa e finalmente decide perdoá-lo, mas pede que ele jamais volte a duvidar dela. Mariano diz a Rubens que acha bom que Esperança trabalhe para ele, pois ele a conhece e sabe que é uma boa mulher, e muito honrada. Esperança diz a Rubens que não gostou que ele acreditasse mais em outra pessoa do que nela própria, e que ele só a procure novamente quando já estiver divorciado. No primeiro dia de aula de Teresa, Aída não perde a oportunidade de ridicularizá-la em frente a seus companheiros de sala.
Capítulo 20, 30 de outubro de 2015 – Teresa diz a todos seus companheiros que mesmo sem dinheiro vai ser a número um de sua turma, e adverte Aída que nem mesmo com todo seu dinheiro conseguirá ter o que será dela. Aída, furiosa, diz a Paulo que ele deveria tê-la defendido de Teresa. Paulo pede que ela não o inclua nessa briga ridícula, e que elas devem se tolerar, pois passarão quatro anos juntas na universidade. Rubens procura novamente por Esperança para tentar convencê-la a voltar para ele, mas ela se mantém firme e repete que ele só volte a buscá-la quando já estiver divorciado. Aída se enfurece quando descobre que Teresa é uma estudante magnífica, e novamente tenta ridicularizá-la. Teresa pede que deixe de se meter com ela, ou irá se arrepender. Paulo pede que Aída aceite que Teresa é muito inteligente, e que se não fosse sua ajuda, Aída não teria terminado nem o ensino médio.
Aída fica furiosa ao ver Teresa em sua casa, ainda mais quando vê a familiaridade com que seu pai a trata. Aída, furiosa, diz a Teresa que diga o que pretende com seu pai. Teresa responde que nada, mas que se Aída não deixar de atormentá-la, ela poderá se esquecer que seu pai é um homem casado. Aída diz que seu pai é muito apaixonado por Mayra. Teresa, sarcástica, diz que não existe nenhum homem que não queira estar com ela. Teresa faz Arthur acreditar que Aída a agrediu e lhe rasgou a blusa. Aída, furiosa, diz a seu pai que não quer que ele tenha trato algum com Teresa. Rubens tenta fazer a filha entender que Teresa trabalha para Arthur, e ele manda documentos até seu escritório através da moça. Paulo dá um notebook de presente para Teresa. Astuta, ela pergunta o que ele vai querer em troca. Paulo responde que só quer facilitar sua vida na escola. Aída tenta pichar a imagem de Teresa perante Arthur. Esperto, ele pede a Aída que resolva suas diferenças com Teresa. Mariano fica furioso ao ver Teresa com seu notebook e exige que ela diga se foi um presente de Arthur.
Capítulo 21, 02 de novembro de 2015 – Teresa diz a Mariano que o notebook foi lhe presenteado para facilitar seu trabalho e suas tarefas da faculdade. Ela oferece ao amigo o seu antigo computador. Ele rejeita a princípio, mas é convencido por Teresa a aceitá-lo. Mayra conta a Genoveva sobre suas dúvidas quanto a fidelidade de Rubens. Genoveva se oferece para segui-lo e descobrir se ele anda se encontrando com Esperança. Teresa vê Joana e Roberto se beijando e diz a Joana que seria um absurdo se ela realmente levasse a sério um bêbado pobretão como Roberto. Joana diz a Roberto que não quer voltar a vê-lo. Aída tenta difamar Teresa anonimamente, acusando-a de manter relações intimas com Arthur e aceitar presentes em troca. Teresa, esperta, coloca Aída em evidencia e Arthur diz que a lousa deve ser usada apenas para fins acadêmicos e não para difamar as pessoas. Furiosa, Aída adverte Teresa que fará sua vida impossível até que ela vá embora. Teresa responde que ao invés de perturbá-la Aída deveria gastar seu tempo com coisa mais útil, como estudar. A professora decide reprovar Mariano por não ter assistido uma aula prática. Mariano pede desculpa a seus companheiros que também foram prejudicados por sua ausência e por querer ajudá-lo. Arthur se queixa com Rubens pelo que Aída fez e diz que essas calúnias podem prejudica-lo na universidade. Rubens, furioso, diz a Aída que pediu que ela o esperasse e não que organizasse uma reunião de amigos.
Capítulo 22, 03 de novembro de 2015 – Teresa se zanga ao ver Paloma no quarto de Pablito e a adverte que não quer mais voltar a vê-la por ali, pois certamente foi na esperança de encontrar se com Arthur. Paloma responde que ela trabalha como voluntária e ajuda crianças doentes, mas que se isso molesta Teresa, ela não voltará mais a ver Pablito. Rubens diz a Aída e Paulo que Arthur é um dos advogados mais importantes do país, e meter se com ele pode causar sérios prejuízos a quem o fizer. A doutora pede referências de Mariano e o médico diz que se trata de um garoto que passa o dia todo trabalhando, e ainda estuda e encontra tempo para ajudar os outros. A doutora diz que isso é uma surpresa, pois esperava que Mariano fosse um inconsequente por ter faltado a uma aula prática. A doutora decide dar outra oportunidade a Mariano. Rubens convence Esperança a voltar para ele com a falsa promessa de que juntos será mais fácil conseguir seu divórcio. Enquanto isso, Genoveva os observa e tira fotos. Mariano descobre que Armando tem uma dívida e deixa o anel que havia dado a Teresa destinado ao pagamento desse compromisso do velho senhor. Rubens se surpreende quando Genoveva mostra as fotos que tirou. Para que não o denuncie, ela exige que ele a ajude em uns negócios não muito lícitos. Rubens diz a Aída que se tiver algum problema com sua mãe, será por sua culpa. Teresa e Rubens revisam uns documentos, Aída vê a cena e fica transtornada.
Capítulo 23, 04 de novembro de 2015 – Aída furiosa esbofeteia Teresa. Rubens exige que Aída se desculpe com Teresa, já que eles apenas estavam resolvendo assuntos de trabalho. Teresa diz a Aída que não entende como ela não confia em seu pai, já que a todo tempo ele a diz que ama Mayra. Rubens diz que assim é, e Aída não tem motivo algum para desconfiar dele. Paulo exige a Teresa que o explique o que ela fazia com o pai de Aída. Teresa diz que ele está com ciúmes sem nenhuma razão, já ela sim teria motivos para sentir ciúmes, pois Aída não desgruda dele. Teresa fica furiosa ao saber de Mariano que ele perdeu o anel que a daria. Astuta, Teresa pensa que ele o deu a outra mulher. Armando diz a Teresa que Mariano lhe deu o anel para ajudá-lo a pagar uma dívida de Leda, e pede que a filha perdoe Mariano. Teresa, furiosa, diz que sempre é a mesma coisa, problemas por dinheiro. Armando pede a Teresa que não diga nada a sua mãe sobre seus problemas financeiros. Teresa faz Luisa acreditar que assaltaram seu pai e lhe levaram todo o dinheiro que tinha, e agora ela está desesperada por ajudá-lo. Luisa se oferece para emprestar esse dinheiro a Teresa. Com o dinheiro em mãos, Teresa se esbalda em um shopping, comprando várias roupas novas. Joana também dá suas economias á Teresa, e esse dinheiro sim Teresa entrega á seu pai, dizendo o para recuperar o anel que Mariano o entregou. Teresa e Mariano se reconciliam. Rubens diz a Arthur que o problema entre Aída e Teresa se resolveu. Paloma se surpreende ao ver Teresa e Mariano se beijando.
Capítulo 24, 05 de novembro de 2015 – Rubens diz a Arthur que acredita que dentro de tudo o que disse Aída, deve ter algo de verdade. Ele diz que Teresa é uma mulher tentadora, e não veria nada de mal se Arthur se apaixonasse pela bela garota. Paloma diz a Florência que viu Teresa beijando outro homem e que vai abrir os olhos de Arthur, pois é possível que o “filho” que Teresa está esperando nem seja dele e, com isso, ela possa ter outra chance. Genoveva diz a Rubens que está bem que ele ande com Esperança, mas não com Teresa. Rubens responde que ainda que quisesse andar com Teresa não poderia, pois ela já é do advogado Arthur. Rubens, furioso, diz a Teresa que sabe que foi ela quem armou para que Aída os encontrasse juntos e, ainda que os assuntos fossem apenas de trabalho, Aída ficou possessa com a cena. Teresa finge inocência, nega ter telefonado para Aída e deixa claro que entre os dois só há amizade. Rubens garante que sabe o jogo de Teresa, mas que não é tão inocente como Arthur. Teresa pede que só voltem a se falar e a se ver por assuntos de trabalho. Paloma insiste em falar com Arthur e descobre que ele e Teresa nunca foram casados. Rubens fica zangado quando Esperança o diz que está trabalhando no hospital onde está internado seu irmão. Rubens exige que Esperança se demita assim que Pablito estiver melhor. Rubens descobre que Arthur está apaixonado por Teresa. Regina diz a Joana que Armando trabalha demais e que ainda que ele dê muitos presentes a Teresa, segue dando lhe dinheiro ás suas costas. Esperança termina sua relação com Rubens porque ele parece não querer cumprir sua promessa de divorciar-se. Teresa diz a Mariano que já quer se casar, mas ele não faz nada para tirá-la daquela humilde vila. Mariano responde que se só isso a importa, é porque ela não o ama. Ele ainda a questiona Teresa se ela iria com outro, caso lhe oferecesse o que deseja.
Capítulo 25, 06 de novembro de 2015 – Teresa, fingindo-se de ofendida, pede que Mariano não a entenda mal, pois as vezes a pobreza a desespera. Paulo chama Teresa em sua casa para fazer um trabalho da universidade. Já em sua casa, Paulo tenta beijar Teresa, que o esbofeteia. Teresa lembra Paulo que ele ainda é o namorado de Aída, então Paulo diz que ela ainda sai com o taxista. Teresa diz que entre ela e Mariano não existe nada, e que só aceita que ele a leve a universidade porque ainda não tem carro para ir sozinha. Rubens tenta convencer Esperança para que volte com ela. Ela diz que quer ter filhos, e Rubens responde que manter e cuidar de um filho é muito difícil, e assim é muito melhor que ela se contente com Pablito, seu irmãozinho. Rubens diz que assim que sua esposa estiver melhor de saúde, se divorciará dela. Genoveva diz a Paulo que ele já está em idade de se casar e assumir os negócios da família. Mariano se assusta ao ver Aurora de volta a cidade. Arthur pergunta a Teresa se ela tem namorado. Ela responde que não, pois na vila só tem garotos como Mariano, e na universidade sabem que ela é pobre e não a levam em conta.
Se insinuando, Teresa diz que busca um homem compreensivo e bom, que a ofereça segurança. Arthur diz a Teresa que quer presentear Luisa com um apartamento e pede que ela procure um adequado. Aída, furiosa, diz a Genoveva que Teresa esteve com Paulo em sua casa. Astuta, Genoveva aconselha Aída a não fazer nenhum escândalo, ou cobrar Paulo, e que pensem em algo para tirar Teresa em definitivo da vida do rapaz. Genoveva se surpreende ao ver Arthur e Teresa como clientes na compra de um apartamento, e acredita que o advogado o vai adquirir para presentear Teresa. Genoveva conta rapidamente a Aída o que descobriu, e pede que se encarregue de espalhar a notícia para que todos saibam, porém que espere o momento ideal para isso. Luisa diz a Teresa que estão a procurando. Arthur não consegue evitar seu ciúmes, mas fica aliviado ao ver que quem busca Teresa é Aurora. Luisa diz a Arthur que é evidente que ele ama Teresa. Arthur responde que é verdade, mas vai esperar até que ela termine seus estudos.
Capítulo 26, 09 de novembro de 2015 – Luisa fica feliz ao saber que Arthur ama Teresa. Teresa diz a Aurora que Arthur não sabe que Mariano é seu namorado, pois ele é muito restritivo e que talvez isso a atrapalhe caso ela puder se tornar sócia de Arthur no escritório num futuro próximo. Aurora diz a Teresa que queria fazer lhe uma surpresa, por isso pediu a Mariano que não a dissesse nada sobre seu regresso. Teresa, irritada, pergunta por que ela foi ver Mariano primeiro. Aurora responde que eles se encontraram por mera casualidade, próximo da universidade. Genoveva diz a Rubens que Teresa enfim conseguiu que Arthur a compre um apartamento, e ele, apaixonado como deve estar, nem perguntou o preço do imóvel. Genoveva diz a Paulo que havia avisado que se ele visse Teresa não ia mais receber um único real. Ela diz que detesta Teresa, que ela é uma golpista que acabou de tirar um apartamento novo de Arthur. Teresa faz uma cena de ciúme por Mariano não ter falado que viu Aurora e fica zangada quando Regina diz que Aurora estava deslumbrante. Teresa procura Paulo e diz que estava pensando nele. Furioso, ele responde que ela é amante de Arthur e não vale nada. Teresa, furiosa, o insulta. Rubens insinua a possibilidade de ser mais que amigo de Teresa e garante que com ele ela estará muito melhor servida do que com Arthur. Teresa pergunta de onde tirou essa ideia tão absurda de que Arthur lhe deu um apartamento. Ela conta que o apartamento é para Luisa, irmã de Arthur, e que ela só está ajudando a escolher, pois conhece os gostos de Luisa. Regina desmaia quando Armando diz que ficou sem trabalho.
Capítulo 27, 10 de novembro de 2015 – Teresa adverte Rubens que jamais seria amante de alguém, mas se casará como Deus manda. Rubens então diz que Arthur não é homem para ela. Teresa pergunta como ele pode dizer isso de seu amigo. Teresa, hipócrita, diz a Luisa que a vendedora do imóvel era a mãe de Paulo, e por isso anda correndo o rumor de que Arthur e ela são amantes e ele lhe daria o imóvel de presente. Mayra recrimina Rubens por fazer muito tempo que eles já não saem mais juntos. Rubens responde que eles não são mais jovens, mas que segue a amando. Ele garante a esposa que o final de semana será apenas deles. Teresa e Genoveva assinam o contrato de compra e venda do apartamento. Aída diz a Paulo que o levará para que Arthur mesmo garanta que o apartamento que comprou será para Teresa. Aurora diz a Teresa que cuide de sua mãe para que não trabalhe tanto, e que seria bom que Mariano a examinasse, pois o que Regina tem pode ser algo grave. Teresa diz que já tentou fazer sua mãe não trabalhar tanto, mas que ela tem essa mentalidade de estar sempre se sacrificando pela família.
Teresa diz a Aurora que ela e Mariano se amaram, que ele é muito gentil e que realmente foram feitos um para o outro. Aurora, com pesar, diz que espera também encontrar o amor de sua vida. Para fazer com que Esperança volte para ele, Rubens garante que, ainda que Mayra esteja doente, vai pagar lhe os melhores médicos e exigir seu divórcio. Esperança, ingênua, cai na armadilha de Rubens. Teresa diz a Genoveva que tem medo que Paulo siga a amando. Genoveva responde que Paulo está muito feliz ao lado de Aída. Teresa pensa que se casar com Arthur resolveria todos os seus problemas, mas ama demais Mariano e não seria capaz de deixá-lo. Luisa sugere a seu irmão que declare seu amor a Teresa e diz que os pais da moça ficariam muito felizes por verem que as intenções dele são sérias. Mariano se surpreende quando Teresa o beija em frente a Aurora. Mariano pergunta a Teresa se ela o beijou apenas porque sente ciúmes de Aurora. Teresa responde que o beijou por que o ama, e é uma bobagem estarem brigados.
Capítulo 28, 11 de novembro de 2015 – Arthur se apresenta na casa dos pais de Teresa. Armando diz que Regina está com problema de pressão e não deve receber surpresas, muito menos passar por desgostos. Arthur diz que em outra ocasião os dirá o motivo de sua visita, porém que não precisam se alarmar, pois não é nada ruim. Teresa se surpreende ao ver Arthur em sua casa. Arthur diz que sabe que sua mãe está doente e devem fazer com que ela se submeta a uns exames. Teresa diz que não tem dinheiro para isso e Arthur propõe pagar um salário. Teresa pergunta ao pai se está bem para ele que ela receba esse dinheiro. O pai concorda. Arthur diz a Teresa que gostaria de cumprimentar sua mãe. Ela responde que talvez ela esteja dormindo. Armando pergunta a Teresa por que ela não permitiu que Arthur visse Regina. Teresa responde que sentiria vergonha de um quarto tão feio. Na verdade, Teresa quis evitar que Arthur e Mariano se encontrassem.
Tito, assustado, pede a Mariano que atenda um amigo. Mariano se dá conta que o rapaz está drogado e que Tito se encarrega de vender droga. Mariano diz que ajudará, mas não é certo o que Tito faz, pois pode causar a morte de alguém. Genoveva e Aída se surpreendem quando Teresa as diz que existe um erro nas escrituras do apartamento. Arthur as diz que o apartamento é para uma mulher que adora, e essa é Luisa. Aída, furiosa, diz a Paulo que Teresa armou alguma para esconder que é dela esse apartamento, e que seria uma loucura que ela recusasse o imóvel, sendo que mora em uma vila paupérrima. Genoveva se desculpa com Arthur, e ele pede que ela as ofereça a Teresa, que foi a única ofendida nessa história. Rubens, furioso, diz a Genoveva que Arthur é um dos seus melhores clientes, sendo assim, que ela deixe de se meter com ele e com Teresa. Aurora diz a Teresa que seu pai é o novo diretor do hospital onde trabalha Mariano. Teresa pede para que Aurora peça a seu pai que o ajude. Aurora responde que não tem nada de mal que seu pai seja chefe de Mariano, mas que não dirá nada. Teresa, furiosa, diz a Joana que não é justo que o homem que pode ajudar Mariano seja precisamente o pai de Aurora. Mariano pergunta a Teresa se ela aceita se casar com ele. Ela responde que não.
Capítulo 29, 12 de novembro de 2015 – Teresa diz que não aceita se casar com Mariano, porque primeiro ele precisa provar sua vontade e possibilidade de mudar se daquela humilde vila, e precisam ter seu próprio apartamento, e ele seu próprio consultório. Ela ainda diz que está farta de ver sua mãe enferma e ela não ter dinheiro nem para oferecer as medicações que foram recomendadas. Teresa ainda diz que seu pai não tem emprego, e que ela precisa sair desta situação e ajudá-los. Mariano garante a Teresa que sairá da pobreza. Armando vai à casa de Arthur para saber o real motivo de sua visita. Arthur o confessa que está apaixonado por Teresa e disposto a se casar com ela. Ele garante que Teresa não sabe desse sentimento, e ele quer respeitar seu período de estudos para, em seguida, se declarar a ela. Armando o diz que Regina não vai gostar dessa notícia, e que realmente é melhor que Arthur espere Teresa se formar. Armando diz a Teresa que ela tem razão conta que Arthur está apaixonado por ela e quer se casar, mas que ele precisa saber que Mariano é seu namorado, pois não é correto que Arthur siga iludido.
Esperança se surpreende quando Ramon a diz que foi deixar uma caixa de vinho para a esposa de Rubens e que ela é uma jovem senhora muito amável. Mariano diz a Teresa que Tito anda metido em assuntos de drogas e quer dar trabalho a Johnny. Paulo diz a sua mãe que vai procurar trabalho e demonstrar a ela que não precisa de sua ajuda para nada. Genoveva o responde que isso é muito bom, pois Paulo já tem idade para se valer por si mesmo. Arthur diz a Luisa que o pai de Teresa foi falar com ele, e ele pode confessar que está apaixonado por Teresa, mas esse sentimento será mantido em segredo até que ela se forme na universidade. Arthur fica furioso quando vê Teresa e Mariano abraçados, e a recrimina. Teresa responde que só estava felicitando Mariano por que é o dia de sua graduação. Ela completa dizendo que não dá motivos para que Arthur duvide dela, e não está acostumada que a tratem mal. Luisa diz a Arthur que ele fez muito mal em reclamar com Teresa, pois não tem direito nenhum sob ela. Arthur responde que não conseguiu se conter, porque é óbvio que Mariano ama Teresa. Luisa responde que ele deve confiar no que Teresa diz. Por sugestão de Teresa, Tito se aproxima de Paulo e o oferece droga.
Capítulo 30, 13 de novembro de 2015 – Teresa diz a Esperança que se Rubens esteve a enganando, o mínimo que merece é que sua esposa saiba de sua existência. Luisa se desculpa com Teresa e Armando pela atitude de Arthur, diz que ele estava de mal humor mas que isso não voltará a ocorrer mais. Teresa pergunta a seu pai se ele já tem trabalho, pois somente ela não conseguirá dar conta de manter a casa. Teresa dá todos os dados de Paulo para Tito. Teresa diz a Aída que ela se humilha ao andar tanto assim atrás de Paulo, já que e ele nem faz caso dela. Aurora diz a Aída que por sua forma arrogante de tratar Teresa não deseja mais voltar a vê-la. Aída responde que Teresa não é o que parece e Aurora a responde que conhece sua amiga muito bem. Teresa se faz de vítima e diz a Aurora que tem sido muito difícil suportar Aída todos os dias na universidade. Esperança, chorando, diz a Teresa que foi a casa de Rubens e comprovou que sua esposa não está doente. Teresa diz que ela precisa se vingar dele.
Pablito pede a Teresa que seja sua madrinha de primeira comunhão. Teresa se nega, dizendo que está muito ocupada. Pablito se entristece e pergunta a Aurora se ela teria tempo para ser sua madrinha. Aurora responde que sim. Rubens se surpreende quando sua esposa conta do incidente que teve com Esperança, e que ela esteve oferecendo seus serviços de enfermeira porque acreditava que ela estava doente. Arthur se desculpa com Teresa por sua atitude. Teresa responde que ainda que ele não tivesse nenhum motivo para fazer o que fez, ela o perdoa, porém precisa de uns dias afastada do escritório. Pablito pede a Mariano que seja seu padrinho de primeira comunhão e ele aceita, deixando Teresa furiosa. Teresa tenta convencer Mariano a declinar do convite. Mariano diz que não pode faltar nesse compromisso com Pablito. Rubens procura Esperança. Ela, furiosa, o esbofeteia. Rubens tenta se justificar, dizendo que fez o que fez por amor e tenta beijá-la. Mariano intervém e briga com Rubens, que promete que isso não ficará assim. Teresa descobre que Rubens alugou um apartamento para seus encontros com Esperança.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Teresa!
