Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 41 a 50 da novela “Viva as crianças! Carrossel 2”, exibida pelo SBT em 2003.
Capítulo 41, 24 de março de 2003 – Telma invade a casa de Edwiges e agride Cidinha. Ela rasga o uniforme da menina e só pára quando Edwiges consegue expulsá-la de sua casa. Pantaleão e Gilso tiram Felipe à força de sua casa e logo depois o abandonam, sem sentidos, no meio do campo. Lupita acorda sobressaltada. Estela remenda o uniforme de Cidinha. Juliano se desculpa com a filha por não poder lhe dar um uniforme novo. A diretora autoriza Lupita a viajar para o interior para ver o pai. Jacinta começa a trabalhar na fazenda de Alonso e este pede a ela que cuide de sua filha Marina. A diretora comunica ao Joaquim que sua afilhada viajou para o interior para visitar o pai. Horácio e Alonso encontram Felipe inconsciente e ferido.
A diretora comunica aos alunos que, se a professora Lupita precisar ficar ausente por muitos dias, ela terá que colocar uma professora substituta. Marisol diz aos colegas de classe que devem hostilizar a nova professora. A diretora diz a Cidinha que não permitirá que ela assista as aulas com o uniforme remendado. Cidinha comenta com Lucas e Ângelo o que aconteceu com o seu uniforme. Juliano critica Telma pelo que fez a Cidinha. Alonso socorre Felipe e o leva para sua fazenda. Horácio conta ao Alonso quem é Felipe e alerta o patrão dizendo que o que aconteceu pode ter sido um acerto de contas, pois ele tem uma dívida com um marginal chamado Pantaleão. Simoninha e Lucas comentam com o Dr. Fernando o que aconteceu com Cidinha e dizem que pretendem comprar um uniforme novo para a amiga.
Capítulo 42, 25 de março de 2003 – Lupita recebe a notícia do que aconteceu com seu pai. O Dr. Fernando se propõe a pagar o uniforme de Cidinha. Lupita chega à fazenda e é apresentada ao Sr. Alonso. Lupita se desespera ao ver o pai inconsciente. Marina, filha de Alonso, diz a Jacinta que não suporta viver longe da cidade e garante que ninguém ocupará o lugar de sua mãe. Alonso diz a Lupita que não permitirá que leve Felipe embora, antes que ele esteja fora de perigo. Lucas e Simoninha deixam um pacote com o uniforme novo na porta de Cidinha e, de longe, assistem a alegria da menina ao ver o que acaba de ganhar. Jacinta comenta com Perpétua que acaba de descobrir que Alonso é viúvo. Marina encontra o pai conversando com Lupita. Ele as apresenta e a menina a trata rispidamente. Alonso exige que Marina se desculpe com Lupita. Marina se refere ao Felipe com desprezo e Lupita sai da sala muito chateada. Eliseu culpa Pantaleão pelo que aconteceu com Felipe. Jacinta diz a Perpétua que não concorda com a permanência de Felipe e Lupita na fazenda.
Capítulo 43, 26 de março de 2003 – Lupita informa o padrinho sobre o que aconteceu com seu pai. Cidinha comenta com Estela e Juliano sobre o episódio do uniforme e diz que encontrou um novo na porta de casa. Jacinta se oferece para cuidar de Felipe e, maldosamente, abre a janela para que sua saúde piore com o frio. Jacinta joga Marina contra Lupita dizendo que a professora está interessada em Alonso e promete ajudá-la a expulsá-la da fazenda. Jacinta fecha a janela antes que Lupita entre no quarto e ela se assusta ao ver o pai ardendo em febre. Juliano diz a Estela que recebeu uma proposta de trabalho no interior e que terá que ir sozinho. Eliseu dá esperanças a Lupita sobre a recuperação de seu pai.
Horácio conta a Lupita que seu pai foi agredido por Pantaleão, um homem de caráter duvidoso a quem ele deve muito dinheiro. Os alunos procuram a diretora e advogam a favor de Cidinha. A menina entra nesse momento e Alaíde expulsa os alunos da sala. Marina faz Lupita jurar que nunca será namorada de seu pai. Carolina chega à escola Pátria Unida e se apresenta como a professora substituta. Marisol aconselha seus colegas de classe a entrar em greve para deixar a nova professora em maus lençóis. A diretora apresenta Carolina aos alunos e diz que ela será a substituta da professora Lupita.
Capítulo 44, 27 de março de 2003 – Lupita procura Pantaleão e o acusa de ter tentado matar seu pai. Pantaleão assedia Lupita e deixa claro que perdoará a dívida se for “boazinha” com ele. Pantaleão beija Lupita à força e ela se defende dando um golpe baixo. Carolina comenta com Joaquim que foi recebida com indiferença pelos alunos da professora Lupita. Felipe apresenta sinais de melhora e Lupita, feliz, comenta com Alonso que seu pai está reagindo. Lupita recebe uma carta anônima onde é ameaçada de morte caso não deixe a fazenda imediatamente. Juliano diz a Estela que conseguiu um emprego como boxeador. Perpétua descobre que Jacinta foi quem enviou a carta anônima para Lupita e critica sua atitude.
Horácio diz a Lupita que suspeita que Pantaleão foi o autor da carta. Alonso está dizendo a Lupita que precisa dela, quando Marina os interrompe e pergunta por que Pantaleão está roubando as ovelhas da chácara de Felipe. Lupita ouve o pedido de Alonso e aceita ser a professora de Marina, enquanto estiver hospedada na fazenda. Os alunos se negam a obedecer a professora e também não fazem a lição de casa. Carolina se desespera com a atitude das crianças. Jacinta coloca uma cobra no banheiro e Lupita se assusta ao vê-la. Lupita joga uma toalha em cima da serpente, sai correndo do banheiro e comenta o que aconteceu com Perpétua. Joaquim conta aos alunos que, no passado, foi lutador de boxe. Fagundes dá a Juliano a oportunidade de lutar contra “El Maromero”.
Capítulo 45, 28 de março de 2003 – Gorgônia faz um trabalho para que Telma consiga reconquistar Juliano. Marina diz a Lupita que pressente que ela vai lhe roubar o carinho de seu pai. Os pais vão até a escola para uma reunião com os professores. Enquanto isso, as crianças se reúnem na casa de Marisol. Durante a reunião, a professora Carolina diz aos pais que não tem nenhuma queixa a fazer sobre seus filhos. As crianças decidem cumprir com suas obrigações, mas sem fazer amizade com a professora Carolina. A diretora deixa claro para a professora Carolina que, se ela não conseguir controlar seus alunos, será demitida. Marina aceita que Lupita seja sua professora para evitar problemas com seu pai.
Jacinta se surpreende ao vê-las juntas. Fagundes comenta com “O Maromero” que contratou um rival muito fácil para disputar o título com ele. Juliano conta para Cidinha que vai voltar a lutar. Pantaleão e Jacinta planejam a morte de Felipe com a intenção de se apoderar de suas terras. Lupita pergunta ao Alonso por que ele não diz à filha onde sua mãe está enterrada. Alonso diz a Lupita que sua esposa não merece estar em um altar. Jacinta diz ao Pantaleão que também terão que se livrar de Lupita para poder tomar posse das terras. Perpétua comenta com Horácio que Jacinta nunca deve saber que ela é sua mãe. Jacinta usa uma fantasia de caveira para assustar Marina. A menina fica muito assustada e pede ao pai que a leve para outro lugar, pois viu o fantasma de sua mãe.
Capítulo 46, 31 de março de 2003 – Alonso vai até a cantina para dizer ao Pantaleão que está disposto a pagar a dívida de Felipe. Pantaleão fala mal de Lupita e os dois acabam brigando. Juliano pede ao Joaquim que seja seu treinador, pois vai enfrentar “Maromero” numa luta de boxe. Damião dá um presente para a professora Carolina e ela se assusta ao abrir o pacote e encontrar uma minhoca. Durante o recreio, Carolina chora por causa da indiferença de seus alunos. Jacinta diz a Marina que, se quiser que o fantasma de sua mãe a deixe em paz, terá que fazer tudo que ela mandar quando voltar a aparecer. Joaquim conversa com as crianças e diz que a professora Carolina está muito triste por não conseguir conquistar o carinho deles. Todos decidem mudar o comportamento em classe.
Alonso quita a dívida de Felipe e pede ao Pantaleão que não comente nada com Lupita. Lupita começa a dar aulas para Marina e incentiva a menina a usar sua imaginação. O método dá certo e Lupita consegue conquistar a amizade de Marina. Pantaleão mostra para Jacinta o cheque que Alonso lhe deu para pagar a dívida de Felipe. Alonso diz a Lupita que a ama. Lupita diz ao Alonso que se sente muito mal depois do que aconteceu entre eles e comunica que, no dia seguinte, irá para a chácara de seu pai. Jacinta, usando um disfarce, diz a Marina que tem quem ajudá-la a mandar Lupita embora da fazenda e aconselha a menina a aceitar Jacinta como se fosse sua mãe.
Capítulo 47, 1 de abril de 2003 – Marina mostra uma foto de Regina para Lupita e diz que é sua mamãe. Jacinta critica Marina por ter amizade com Lupita. Alonso ouve a conversa e proíbe Jacinta de falar mal de sua hóspede. Lupita confidencia a Perpétua que Alonso disse estar apaixonado por ela. Marina comenta com o pai que Lupita irá embora da fazenda. Damião e Guilherme aprontam com a professora Carolina. A diretora da escola pede à professora Carolina que submeta a classe a uma prova para avaliar o aproveitamento dos alunos e a sua didática. Joaquim limpa o sino e pede a Chica que tome conta. Damião a distrai, enquanto Yuyi e Guilherme escondem o sino. Joaquim fica surpreso ao ver que o sino não está no lugar e Chica diz que o objeto foi levado pelos marcianos. Joaquim comunica à diretora que o sino desapareceu.
A professora Carolina pede a seus alunos que a ajudem a procurar o sino e fica muito surpresa quando descobre que ele está na sua sala. Guilherme e Damião acabam confessando que esconderam o sino para deixar a professora em maus lençóis. Jacinta, sem ser vista, coloca uma gotas no refresco de Lupita. Carolina entrega o sino e Joaquim diz que, provavelmente, o culpado será expulso da escola. Para não prejudicar os garotos, Carolina assume a culpa pelo desaparecimento do sino. Lupita e Marina estão prestes a beber o refresco, mas são interrompidas por Alonso, que dá um cachorrinho de presente para a filha.
Capítulo 48, 2 de abril de 2003 – Os alunos deduzem que Guilherme, Damião e Yuyi são os culpados pelo sumiço do sino da escola. Marina dá o nome de Milagre ao seu cãozinho de estimação e a primeira travessura do mascote é quebrar um vaso da professora Lupita. Joaquim tenta ajeitar a confusão e diz à diretora que havia esquecido que o sino estava no seu quarto, pois pretendia poli-lo. Carolina avisa a seus alunos que a diretora vai submetê-los a uma prova. Telma pede ao Juliano para reatar o relacionamento, mas ele diz que não. Felipe oferece ao Alonso a colheita de milho e ele aceita. Carolina ensina os alunos a meditar para estarem relaxados na hora da prova. Lupita diz ao pai que vai com Marina até o rio e ele conta uma lenda, que diz que as pessoas más que atravessam o rio se transformam em pedra. A diretora submete os alunos da professora Carolina a uma prova. Jacinta volta a se vestir de fantasma para assustar Marina. Lupita, que está escondida no quarto da menina, flagra Jacinta e a persegue. Jacinta acaba caindo da escada e desmaia. Lupita arranca a máscara e Marina descobre que estava sendo enganada por Jacinta. Marina pede a Lupita que não vá embora da fazenda.
Capítulo 49, 3 de abril de 2003 – Alonso confessa a Marina que está apaixonado por Lupita. Alonso conversa com Jacinta e diz que só não a demite por que Lupita intercedeu por ela. Santiago Jr. comenta com seus colegas que sonhou com Lupita e Marisol. Guilherme e Yuyi contam para o Diogo Jr. que Santiago Jr. gosta de Marisol. Diogo Jr. briga com Santiago Jr. por ele ter sonhado com Marisol. Damião, Yuyi e Guilherme fazem de tudo para que Diogo Jr. e Santiago Jr. briguem. Jacinta, maliciosamente, diz a Lupita que Alonso pagou a dívida que Felipe tinha com Pantaleão. Marisol diz ao Diogo Jr. que não quer continuar sendo sua namorada. Simoninha coloca mais veneno na história dizendo ao menino que Marisol agora gosta do Santiago Jr. Carolina diz aos alunos que a prova que fizeram servirá para avaliar seu trabalho, por isso, caso eles sejam reprovados, ela será despedida. A diretora informa o resultado da prova e cumprimenta os alunos pelo bom desempenho. Lupita diz ao pai que o Alonso disse estar apaixonado por ela e conta que ele pagou sua dívida com o Pantaleão. Felipe critica Alonso por ter pago sua dívida e acabam acertando que Felipe pagará o que deve com a próxima colheita. Diogo Jr. e Santiago Jr. fazem as pazes. Joaquim dá para Marisol o número do telefone, onde ela pode encontrar Lupita.
Capítulo 50, 4 de abril de 2003 – Damião e Guilherme dizem à professora Carolina que Marisol anda falando mal dela, por que não vê a hora de que a professora Lupita volte para a escola. Alonso pede a Lupita uma oportunidade para se conhecerem melhor e ela pede que ele conte seu passado. Carolina divide a classe em grupos de trabalho. Diogo Jr. faz dupla com Simoninha e Santiago Jr. com Marisol. Jacinta ouve quando Marina diz a Lupita que gostaria que ela fosse sua nova mamãe. Jacinta pede ao Pantaleão que a ajude a matar Lupita. Jacinta começa a colocar seu plano em ação e convida Marina e Lupita para um passeio no campo. Diogo Jr. confessa a Simoninha que quer recuperar o carinho de Marisol. Jacinta leva Marina e Lupita para uma gruta. Depois, finge que torceu o tornozelo e pede as duas que continuem o passeio e diz que ficará esperando. Jacinta vai embora, enquanto Gilson e Pantaleão fecham as entradas da gruta deixando Marina e Lupita lá dentro. Simoninha aconselha Diogo Jr. a esperar que Marisol o procure para conversar. Cidinha, enquanto isso, aconselha Marisol a fazer as pazes com Diogo Jr.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 51 a 60 de Viva as crianças! Carrossel 2!
