Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 46 a 60 da novela “Sabor da Paixão”, exibida pela Globo em 2002/2003.
Capítulo 46, 21 de novembro de 2002 – Nelson encara Alexandre. Cecília pede que Diana saia com Alexandre. Laiza arruma o quarto de Juca e joga fora muita coisa. Alice e Luiz Filipe se dão bem e Branca começa a ficar com ciúmes. Paula pede que Isadora ajude-a a rever Pedro. Alexandre revela a Diana que não tem ninguém e que inventou uma desculpa para se afastar dela. Isadora fica com ciúme de Tania ao ver Orlando massageando o seu pé. Cacau humilha Rita e Diana finge derramar um copo de água nela por acaso.
Nelson leva Diana até Jean, que se impressiona com o estado do amigo. Ele pinta o chão e repele Diana. Edgar fica furibundo ao saber que a mãe convidou Aloísio para ficar na sua casa. Juca pede a Pirica que deixe que ele finja estar trabalhando na loja. Quintino garante que vai usar o seu charme para que Hermínia peça-o em casamento. Silvano se preocupa com o amigo por ele estar com uma dor de cabeça constante. Luiz Filipe acalma Branca que confessa não ter nascido para ser mãe. Diana não entende o sumiço do agiota. Nelson se aborrece quando o agiota procura-o no antiquário.
Capítulo 47, 22 de novembro de 2002 – O agiota avisa que cansou de ficar desaparecido. Nelson garante que vai conseguir a grana para resgatar as promissórias. Silvano fica furioso ao vê-lo. Guto deixa com Diana uma caixa de bombons para Teca. O agiota disfarça que veio conversar com Quintino. Kátia tenta convencer o pai a deixá-la fotografar para um comercial, mas Edgar não concorda. Diana liga para Alexandre, mas não consegue falar. Laiza se recusa a ir para a roda de samba e leva Juca para ver um vídeo em sua casa. Alexandre fica louco porque Sancho não o chamou e tenta falar com Diana. Pedro avisa Isadora que marcou um encontro dela com um maestro amigo.
Nelson ouve Diana comentar que uma ONG vai tomar conta de Jean e se irrita ao saber que Alexandre está no meio da história. Insiste que o rival é um cafajeste e Diana o enfrenta. Sancho teme a chegada de Zenilda. Juca finge estar adorando o programa, mas inventa que a mulher de um amigo morreu e se manda. Edgar pede conselhos a Edith. Teca morde um dos bombons que ganhou e grita. Sancho desce de uma carruagem, com flores na mão e pede que Diana o acompanhe.
Capítulo 48, 23 de novembro de 2002 – Diana embarca na carruagem. Alexandre espera-a com uma mesa requintada. Ela entra com roupas simples, as flores na mão e faz um discurso que pertence a um mundo completamente diferente do dele. Alexandre joga o champanhe fora, faz uns sanduíches e leva-a para comer sentada no jardim. Diana fica indignada por Alexandre ter acreditado que ela forjara o encontro em Portugal e vai embora. Neco e Tico olham escondidos a aula de Solange. Teca devolve os bombons para Guto, que fica furioso porque o pai trocou o chocolate por balas de alcaçuz. Os meninos inventam que fugiram de um orfanato; Madona e Fabiana prometem arranjar um lugar para eles dormirem. Alba enche Solange com o perfume da falecida de Edgar.
Laiza não encontra Juca na loja, mas ele chega a tempo de fazer média com a namorada. Edgar tem uma crise alérgica com o perfume de Solange, cambaleia, como se fosse desmaiar. Quintino reclama de dor de cabeça. Diana encosta Nelson na parede para que ele reconheça que mentiu. Zenilda chega ao Brasil, reparando em tudo, até na garrafa de champanhe que Alexandre jogou fora na véspera.
Capítulo 49, 25 de novembro de 2002 – Nélson banca o ofendido porque Diana prefere acreditar em Alexandre e manda-a embora. Sancho treme de medo de Zenilda. Edgar ironiza o perfume de Solange e pede que ela use métodos mais rápidos se deseja matá-lo. Hermínia se preocupa com Quintino, mas ele garante estar bem. Zenilda humilha José Carlos, mandando que ele durma em um dos quartos dos empregados. Nelson manda que Tania ajude-o a sumir com Jean, mas ela se recusa. Xavier reclama com Cacau por ela ter humilhado Rita. Zenilda fala mal do Brasil e Alexandre se derrama em elogios ao Rio.
Xavier avisa Rita que ela precisa localizar o marido para dar início ao processo de divórcio e marca um jantar. Zenilda pressiona Sancho, que não revela que o patrão só atende os telefonemas de Diana. Zenilda manda José Carlos comer com os criados e ele perde a fome. Guto reclama com o pai por causa dos bombons e Edgar percebe que o filho está apaixonado por Teca. Um grupo de homens agarra Jean e joga-o dentro de uma Kombi. De longe, Nelson dá bye bye para o francês.
Capítulo 50, 26 de novembro de 2002 – Laiza aconselha Diana a procurar Alexandre. Quintino garante ao sobrinho que está bem e se espanta com o jeito possessivo que Nelson fala de Diana. Edgar elogia o filho e os dois se abraçam. Zenilda manda Fátima vigiar Sancho para conseguir informações sobre o filho. Sancho não entende o mau humor de José Carlos. Zenilda, em conversa com o filho, se horroriza ao saber que ele tem frequentado a Lapa. Cecília ajuda Vicente a escrever o cardápio e ele beija a sua mão, embevecido. Xavier dá uma desculpa para não sair com Cacau.
Laiza e Diana ajudam Rita a se arrumar para ir jantar com o advogado. Zenilda gargalha quando José Carlos insiste que ela assuma a relação dos dois. Aloísio cambaleia; Edgar e Alba se preocupam. Kátia vibra quando o pai permite que ela faça as fotos de modelo. Fabiana e Madona deixam Tico e Neco morarem no esconderijo delas. Branca comenta com Yvone que Alexandre tem uma namorada na Lapa. Alexandre vai ao bar, em busca de Diana, que saiu. Cecília chama-o para uma conversa.
Capítulo 51, 27 de novembro de 2002 – Cecília mostra o álbum da família, que Alexandre olha encantado. Ela pergunta se ele vai conseguir dar para Diana o amor que sempre houve na família e ele, sincero, não sabe responder. Zenilda nega para Yvone que Alexandre frequente a Lapa. Laiza vai com Edith buscar Mani. Alice se joga nos braços de Luiz Filipe. Alexandre se emociona ao se lembrar do passado e agradece a Cecília pela conversa. Diana chega. Alexandre avisa-a que Jean foi recolhido e ninguém sabe para onde. Laiza brinca com as crianças e Alice se junta ao grupo. Luiz Filipe oferece carona para todas, mas Laiza prefere ir de táxi. Silvano brinca que Quintino está fingindo para ganhar a aposta, mas fica realmente preocupado.
Ubaldo serve comida para Neco e Tico. Vicente compra um livro de trovas no sebo de Aloísio. Zenilda se preocupa porque a sociedade inteira já sabe que Alexandre anda pela Lapa. Edith convida Luiz Filipe e Alice para um lanche. Cecília recebe flores e uma garrafa de vinho do Porto e Hermínia se escandaliza. Alexandre admite para Pedro que está apaixonado por Diana.
Capítulo 52, 28 de novembro de 2002 – Alexandre revela a Pedro que jamais esteve apaixonado antes e teme não ser capaz de fazer Diana feliz. Diana impede que a avó leia o cartão. Cecília adora o livro de trovas de Vicente. Branca reclama porque Alice chega toda lambuzada de sorvete. Kátia experimenta roupas na boutique e Laiza dá uma blusa para Teca. Diana se espanta ao saber que foi Alexandre que mandou as flores e o vinho para a mãe. Kátia dá de cara com Hugo, que está com Marina e fica sem graça. Edgar se oferece para dar o lanche da escola para Mani e Fabiana.
Tania pede demissão, após mais uma grosseria de Nelson. Silvano impede que Nelson aborreça Quintino, mas se preocupa ao saber que a funcionária foi embora. Vicente deixa cair a bandeja quando Hermínia comenta que Cecília está recebendo presentes de homens. Edgar consola Tania. Isadora está apreensiva pois o maestro vai ouvi-la tocar e depois sairão para jantar. Branca faz perguntas quando Alice reconhece Laiza na loja. Zenilda tenta convencer Cacau que Alexandre ainda gosta muito dela.
Capítulo 53, 29 de novembro de 2002 – Cacau avisa a Zenilda que tem um novo namorado. Zenilda mente que Alexandre está arrasado e promete investir em alguma produção de Cacau. Laiza explica a Branca que se encontrou por acaso com Luiz Filipe na casa maternal. Zenilda pressiona Sancho, mas ele permanece mudo. Branca quase bate em Laiza quando ela discorda que se clareie o cabelo de Alice. Orlando avisa a Isadora que não vai ao jantar. Branca reclama com o marido que Laiza criticou-a na frente de todos. Nelson ameaça Tania, mas depois beija-a.
Hermínia dá sopa na boca de Quintino. Silvano finge sentir-se mal para ganhar também. Rita e Xavier saem para jantar. Alexandre avisa à mãe que não vai jantar e ela convida José Carlos para se sentar á mesa. O maestro Miguel Costa elogia Isadora, marca uma audição e se desculpa por não poder jantar com ela e Pedro. Rita garante a Xavier que não há hipótese de se apaixonar outra vez. Alexandre avisa Diana que sabe onde está Jean e que ela deve se preparar para o pior.
Capítulo 54, 30 de novembro de 2002 – Alexandre conta a Diana que Jean foi levado para um hospício. Xavier pega as mãos de Rita e garante que ela será feliz, mas ela corta o clima. Pedro envia uma garrafa de vinho para Orlando e garante ser um apaixonado pela música de Isadora. Luiz Filipe elogia Branca como mãe. Teca ajuda Juca a se mandar, porque ele não aguentava mais ficar em casa com Laiza. Neco promete a Tico que nunca mais eles voltarão para casa. Isadora desarma Orlado quando ele começa a fazer uma cena de ciúmes. Hermínia conta para Nelson que Alexandre mandou um presente para Cecília.
Diana acha que Alexandre procura-a como amiga. Rita e Cacau se encontram no escritório de Xavier. Fátima se chateia com os elogios que Zenilda faz a Sancho. Luiz Filipe pede que Laiza não se vingue de Branca porque está magoada com ele. Nelson pede que Diana lhe dê carta branca para negociar com o agiota. Alexandre bate na porta e Hermínia tenta impedir que ele entre. Diana manda que a avó abra a porta. Nelson reage com raiva.
Capítulo 55, 2 de dezembro de 2002 – Alexandre insiste que tem muito a conversar com Diana. Nelson e Hermínia pressionam, mas ela sai com Alexandre. Laiza fica furiosa com Luiz Filipe e manda que ela seja feliz com a sua dondoquinha. Cacau é grosseira com Rita, que se retira. Xavier tenta brigar com ela, que o desarma com beijos. Alexandre declara o seu amor e pede que Diana fique com ele, pois promete que fará dela a mulher mais feliz do mundo. Os dois se beijam. Grace comenta com Luiz Filipe a discussão sobre a pintura dos cabelos de Alice.
Solange vê Tania dando um beijinho em Edgar. Nelson avisa Diana que o agiota sumiu enquanto ela se encontrava com Alexandre. Paula se oferece para ir ao teste junto com Isadora para poder paquerar Pedro. Zenilda pergunta a Alexandre se a família Coelho entregou a escritura do terreno em Portugal. Hermínia beija Silvano, que fica chocado. Zenilda anda pela Lapa, irritadíssima, e entra no Bar Flor do Douro. Ela é desagradável com Cecília, que se apresenta como a dona do bar. Diana chega e as duas ficam cara a cara.
Capítulo 56, 3 de dezembro de 2002 – Zenilda manda que Diana se afaste de Alexandre, senão vai descumprir o contrato, já que ela não apresentou prova alguma de ser a dona do terreno. Nelson aborda Zenilda e deixa o seu telefone, garantindo que pode ser um bom aliado. Juca olha para ele, desconfiado. Cecília aconselha a filha a conversar com Alexandre. Kátia quer fazer um fã clube para Hugo. Neco e Tico arrasam no ensaio da academia de Solange. Ela pede que eles tragam uma autorização assinada pelos pais e eles mentem que moram com uma tia.
Diana não sabe se conta o encontro com Zenilda para Alexandre e se arrisca a perder o dinheiro e decide revirar a casa para encontrar a carta que prova a posse das terras. No hospício, Jean vagueia perguntando por Miguel e por Diana. Quintino acusa Silvano de traição ao saber do beijo. Laiza pressiona Nelson quando Juca conta que ele estava conversando com Zenilda. Ele mente que deu um cartão do antiquário. Diana está decidida a não contar para Alexandre a visita de Zenilda. Cacau e Xavier fazem amor no escritório e Rita pega os dois ainda desarrumados. Edgar fica pasmo quando Solange confessa que é apaixonada por ele há anos. Hermínia mente para Alexandre que Diana preferiu Nelson.
Capítulo 57, 4 de dezembro de 2002 – Alexandre decide esperar por Diana, o que exaspera Hermínia. Rita, ainda encabulada, entrega documentos para Xavier. Edgar jura sentir-se honrado, mas afirma não amar Solange. Luiz Filipe joga verde e Branca confirma que pensou em pintar o cabelo de Alice. Paula dá em cima de Pedro. Diana faz hora na casa de Orlando. Isadora passa no teste, mas teme a reação do marido porque vai ter que viajar todo final de semana. Laiza pede que Alexandre não force a barra e que Diana depois explicará o que aconteceu.
Edgar vai ao cinema com Cecília e Edith. Xavier pede desculpas a Rita. Zenilda vibra ao ver o filho chegar arrasado. Fátima alerta Alexandre que a responsável pela crise de Diana pode ser Zenilda. Quintino banca o ofendido e Hermínia beija-o também. Silvano arma uma cena e exige que ela se explique, mas ela vai embora abalada. Orlando acusa Isadora de estar querendo acabar com o casamento. Laiza manda recado que Diana pode voltar para casa, mas, ao chegar lá, ela encontra Alexandre. Ele garante que só vai embora se ela disser que não o ama, o que ela não consegue. Alexandre insiste em saber o que Zenilda fez.
Capítulo 58, 5 de dezembro de 2002 – Alexandre fica transtornado ao saber que Zenilda chantageou Diana. Ela pede que ele não rompa com a mãe, senão Zenilda prejudicará a sua família. Cecília pede calma aos dois. Orlando manda Isadora escolher entre tocar na orquestra e o casamento. Ela, derrotada, prefere Orlando. Cecília acha que a melhor solução é Diana fingir que aceitou a chantagem, pelo menos até a carta aparecer. Juca se irrita porque Laiza não quer dormir com ele e ainda exige que ele acorde cedo para almoçar com a sua família. Nelson deixa Tania sozinha na noite e Orlando leva-a em casa.
Fátima mente para Zenilda que Alexandre está arrasado. Diana revista a casa. Kátia fala para Hugo do fã clube e ele marca um encontro. Alexandre finge que não quer ir jogar tênis com Hugo, mas Zenilda insiste. Branca fica irritada porque Luiz Filipe vai à praia e depois leva Alice para visitar Mani. Fabiana convida Tico e Neco para lanchar em sua casa. Edith fica indignada ao saber que eles não estão estudando e promete arrumar uma vaga na escola em que ela dá aula. Laiza vai buscar Madona e dá de cara com Luiz Filipe e Alice na casa de Edith. Nelson se irrita ao ver Alexandre entrando na casa de Diana e avisa Zenilda.
Capítulo 59, 6 de dezembro de 2002 – José Carlos impede que Zenilda faça algo de cabeça quente. Nelson adverte Hermínia que Alexandre quer roubar a carta para dar o golpe definitivo nelas. Hugo elogia a beleza de Kátia, que pede para fazer umas fotos nos treinos. Todos se surpreendem quando Isadora comenta que não vai tocar na orquestra. Orlando sente-se angustiado com a cobrança dos amigos. Luiz Filipe pede desculpas a Laiza e comenta que ela seria uma mãe muito mais legal para a Alice.
Juca estranha ao não encontrar Laiza e descobrir que não tem almoço familiar. Paula levanta o ânimo e resolve fazer a comida, mas sua especialidade é sanduíche. Vicente escreve Cecília e lê com várias entonações. José Carlos marca um encontro com Nelson. Marina mostra-se enciumada com a história do fã clube, mas ele afirma que Kátia é uma adolescente. Nelson avisa a Silvano e Quintino que Hermínia tem um assunto urgente para tratar com os dois. Diana abre a porta e Nelson entra acusando Alexandre.
Capítulo 60, 7 de dezembro de 2002 – Alexandre insiste que deseja ajudar Diana. Nelson garante que ele está mentindo e que só quer tomar as terras da família. Os dois partem para a briga, mas são impedidos por Juca e Rita. Diana pede que Nelson vá embora e ele se retira, arrasado. Laiza briga com Juca. Guto deixa um presente para Teca: um par de brincos que ela adorara. Hermínia serve chá para Quintino e Silvano. Diana e Cecília nada encontram. Jean pinta um sol na parede do hospício. Nelson garante a José Carlos que Diana quer tirar a família do sufoco às custas de Alexandre, por conta do agiota, mas só dá mais detalhes quando acertar negócio com Zenilda.
Hermínia prefere jogar cartas antes de falar. Teca avisa Juca que tem que ir ao seu apartamento pegar uma bolsa de Laiza. Guto se decepciona ao ver os dois saindo juntos. Luis Filipe pergunta se Branca gosta de Alice e se preocupa com a resposta. Solange fica pasma ao ver Edith e Edgar na maior camaradagem. Hermínia avisa que não poderá mais sair com os dois e que eles têm que se definir. Teca tenta beijar Juca, mas ele a empurra zangado. Zenilda avisa Zé Carlos que vai negociar com Nelson.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 75 de Sabor da Paixão!
