Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 51 a 60 da novela “Paraíso”, exibida pela Globo em 2009.
Capítulo 51, 13 de maio de 2009 – Influenciada por Rosinha, Maria Rita acredita que tomou a decisão errada em relação a Zeca. Maria Rosa, Ricardo e Aninha culpam Otávio pelo que o povo fez com Zeca na cidade. Geraldo aposta com Padre Bento a ida de Maria Rita e Zeca a seu programa na rádio. Antero tenta proteger Maria Rita do assédio dos colonos de sua fazenda, mas não consegue impedi-los. Eleutério percebe que a fazenda está cercada por romeiros e pede que Tobi, Terêncio, Zé Camilo e outros peões os coloquem para fora. Um grupo de religiosos se reúne em volta da casa de Santinha e Mariana a obriga a rezar com eles. Rosinha não deixa Terêncio avisar a Zeca que Maria Rita o procurou.
Santinha teme que toda a peregrinação ao seu redor recomece e decide voltar para o convento. Antero vai à fazenda de Eleutério pedir que Zeca fale com sua filha. Edith volta para Paraíso e procura abrigo na pensão de Dona Ida. Zeca fica ansioso para falar com Maria Rita. Jacira, Cleusinha e Nina não aceitam que Edith tenha abandonado Marcos. Geraldo fica entusiasmado para anunciar em seu programa o amor que Maria Rita e Zeca sentem um pelo outro. Zé Camilo incentiva Terêncio a esquecer Rosinha para não sofrer. Rosinha diz para Zeca que não vai aceitar o casamento dele com Santinha. Antero revela para Maria Rita que a leva para o convento se ela confirmar para Zeca sua vontade. Mariana reza pedindo que sua filha não aceite se casar com Zeca.
Capítulo 52, 14 de maio de 2009 – Alfredo Modesto repreende Otávio por ter abalado a credibilidade da rádio ao dizer que a Santinha fez milagre. Zeca zomba de Tobi por ter inventado uma mentira para impressionar Das Dores. Aninha fica feliz com Dona Ida por ter acolhido Edith em sua pensão. Norberto se irrita com Aurora por jogar a culpa nele pelo que aconteceu com Edith. Otávio revela para Maria Rosa que está pensando em ir embora de Paraíso. Terêncio pede para Rosinha ir embora com ele, mas ela não aceita para não magoá-lo e ele vai se lamentar com os peões da fazenda. Mariana destrata Zeca e Eleutério ao chegarem a sua casa, mas vai chamar Maria Rita mesmo contrariada.
Rosinha, amargurada, arruma suas malas, enquanto ouve a cantoria de Zé Camilo. Maria Rita comunica sua decisão de ir para o convento e Zeca fica inconformado. Mariana não consegue consolar Maria Rita, que se desespera com a mãe. Antero diz para Mariana que vai sair de casa quando Santinha for embora. Aninha conversa com Edith sobre Marcos. Rosinha diz ao diabinho que virou santo que vai fazer um altar assim que Zeca lhe pedir em casamento. Norberto e Aurora discutem como resolver os problemas da cidade. Vadinho não aceita os discursos de Alfredo Modesto na rádio e acredita que ele está fazendo campanha para Norberto. Rosinha ouve Terêncio e Zé Camilo incentivando Zeca a sequestrar Maria Rita.
Capítulo 53, 15 de maio de 2009 – Eleutério vê Rosinha reclamando, mas ela desconversa. Aurora conta para Maria Rosa e Otávio que Norberto está pensando em desistir da política. Maria Rita exige que Mariana impeça as pessoas de rezarem em frente a sua casa. Ricardo e Otávio ficam pasmos quando Edith revela que Marcos desconhece que ela voltou para Paraíso. Mariana fica preocupada com a decisão de Antero de ir embora de casa. Tobi alerta Rosinha a disfarçar sua felicidade para que Zeca não perceba e brigue com ela. Zé Camilo e Terêncio se arrependem de terem sugerido a Zeca roubar Maria Rita. Padre Bento decide tirar a batina e reage encabulado quando as beatas aprovam seu novo visual.
Zeca insiste em montar a cavalo e Zé Camilo e Terêncio temem que aconteça alguma coisa. Tobi conta para Eleutério que Zeca foi ver o touro que o derrubou e o coronel fica nervoso. Maria Rita reza e pede proteção para Zeca. Zeca monta o touro bravo e deixa todos apreensivos. Antero conversa inconformado com Maria Rita sobre sua decisão de ir para o convento. Zeca sai para cavalgar e os peões comentam que o filho do diabo está de volta. Maria Rita vai passear a cavalo por sua fazenda. Dona Ida fica inconformada com o comportamento da mãe de Edith e a estimula a arrumar sua vida. Padre Bento vai até a prefeitura para ligar para o convento. Maria Rita e Zeca se encontram na divisa de suas fazendas.
Capítulo 54, 16 de maio de 2009 – Maria Rita aceita conversar com Zeca e ele conta que domou o touro que o derrubou. Ele declara mais uma vez seu amor e tenta convencê-la a não ir para o convento, mas, sofrida, ela não volta atrás em sua decisão. Antero fica sem entender as atitudes de Santinha quando ela volta para casa triste. Otávio e Ricardo se recusam a vender mais um horário na rádio para Geraldo. Maria Rosa cumprimenta Edith e lhe aconselha a não ligar para o que o povo fala. Padre Bento diz ao prefeito que a madre do convento vai aceitar Maria Rita de volta. Depois de discutir com Ricardo, Otávio insulta, sem querer, os moradores da cidade no ar, mas consegue desfazer o mal entendido. Zeca conta para Terêncio e Zé Camilo a conversa que teve com Maria Rita.
Rosinha confessa para Tobi que reza para que Zeca volte a ser como era antes. Aninha tenta consolar Ricardo e eles acabam se beijando. Aninha comunica a sua avó que irá para o Rio de Janeiro com Ricardo, mas dona Ida desaprova. Mariana revela a Maria Rita que Antero disse que irá largá-la quando a filha for para o convento. Os peões da fazenda acham graça da luta que Tobi tem com um bezerro para tentar domá-lo. Edith e Das Dores acompanham a discussão de Aninha com dona Ida. Rosinha ouve Eleutério dizer que aceita ajudar Zeca a colocar Maria Rita em sua garupa.
Capítulo 55, 18 de maio de 2009 – Padre Bento afirma para Maria Rita que não acredita em sua vocação para ser freira, mas Mariana pede que a filha não se desvirtue de seu caminho. Ricardo não consegue convencer Dona Ida a deixar Aninha viajar com ele. Tobi conta para Zeca que Padre Bento foi falar com Maria Rita e ele resolve tocar seu berrante. Maria Rita ouve o toque e não consegue esconder sua angústia. Rosinha se irrita ao saber que Zeca foi chamar Maria Rita com o berrante e acaba magoando Terêncio. Antero critica Mariana e suspeita que sua mulher tenha rogado para Zeca cair do touro. Terêncio, Zé Camilo e Tobi garantem a Zeca que o ajudarão a tirar Maria Rita da casa da mãe. Padre Bento avisa Eleutério sobre a decisão de Santinha e diz que não vai abençoá-los se Zeca der continuidade ao plano de levá-la de casa. Zeca pede que Rosinha cuide de Maria Rita. Aninha não se conforma por não poder viajar e se revolta com Dona Ida. Ricardo diz a Otávio que não volta mais para a cidade se não conseguir anunciantes para a rádio. Zé Camilo e Terêncio saem para arrumar o local onde Zeca pretende colocar Maria Rita. Rosinha revela para Eleutério o plano de Zeca e o deixa irritado.
Capítulo 56, 19 de maio de 2009 – Maria Rosa briga com Aurora por espionar seu namoro com Otávio. Para não desistir de Maria Rita, Zeca decide pedir permissão a Antero para levar sua filha. Maria Rosa ouve Otávio reclamar de sua vida para Ricardo e fica surpresa. Dona Ida resolve deixar Aninha viajar com Ricardo para o Rio de Janeiro. Zé Camilo e Terêncio ficam abismados com o estado da casa em que Zeca pretende deixar Maria Rita. Rosinha não se conforma de ser obrigada a cuidar de Santinha. Padre Bento e Norberto tentam arrumar uma solução para a péssima situação da igreja e da prefeitura.
Vadinho usa o discurso de Alfredo Modesto para impressionar Geraldo e Zé do Correio. Maria Rosa empresta roupas para Aninha e Aurora se surpreende ao saber que a menina vai viajar. Zé Camilo fica impressionado com Edith, mas ela não lhe dá atenção. Ricardo teme não conseguir resistir a Aninha em sua viagem. Edith pede para Zé Camilo tocar uma música para ela no programa de Geraldo. Zé Camilo e Terêncio conversam sobre Edith. Tobi alerta Zeca a não deixar que Rosinha cuide de Maria Rita se não quiser pôr tudo a perder. Aninha conta a Maria Rosa o que aconteceu entre ela e Otávio. A filha do prefeito, então, pede para Aninha tomar cuidado com Ricardo quando estiver a sós com o publicitário no Rio de Janeiro.
Capítulo 57, 20 de maio de 2009 – Aninha conta para dona Ida a conversa que teve com Maria Rosa e a deixa preocupada. Otávio destrata Ricardo e cobra o contrato com anunciantes para a rádio. Aurora não descarta a possibilidade de morar na fazenda. Otávio considera vender sua parte na rádio para montar um jornal na cidade. Geraldo garante aos amigos que Ricardo e Otávio vão embora de Paraíso e que ele vai ficar com a rádio e com Maria Rosa. Mariana tem devaneios com Maria Rita vestida de freira e deixa a filha ainda mais aflita. Norberto, Padre Bento, Otávio, Maria Rosa e Aurora conversam sobre a história de Maria Rita e Zeca durante o jantar. Rosinha concorda em arrumar a casa onde Zeca vai ficar com Maria Rita. Terêncio vê que Zeca está alheio à tristeza de Rosinha e se incomoda por não poder fazer nada para ajudar sua amada.
Todos na cidade comentam e aprovam o noticiário de Alfredo Modesto na rádio. Eleutério não consegue convencer Zeca a desistir de seu plano de tirar Maria Rita de casa sem o consentimento dela. Padre Bento se irrita com Geraldo por lhe cobrar uma aposta. Ricardo pede a Aninha para ficar perto dele enquanto estiverem no Rio de Janeiro. Norberto teme que Aninha estrague os negócios da rádio com os anunciantes cariocas. Dona Ida conversa com Das Dores e Edith e confessa que se arrependeu de ter deixado Aninha viajar com Ricardo. Maria Rosa alerta Aninha para se concentrar nos clientes e não se distrair com as paisagens do Rio de Janeiro. Zeca promete para Terêncio e Zé Camilo que vai desaparecer se Maria Rita não quiser ficar com ele.
Capítulo 58, 21 de maio de 2009 – Cleusinha, Nina e Jacira estranham que Aninha e Ricardo vão viajar juntos e que Dona Ida tenha autorizado. Rosinha garante a Tobi que Maria Rita não ama Zeca. Zé Camilo comenta com Eleutério que teme que Santinha se torne uma beata como Mariana. Terêncio aconselha Zeca a aceitar a decisão de Maria Rita para não perdê-la de vez. Rosinha confessa a Tobi que sente pena de Terêncio. Dona Ida leva Ricardo e Aninha à rodoviária e sofre com a partida da neta. Otávio fala para Maria Rosa que Geraldo vai se apropriar da rádio se Ricardo for irresponsável no Rio de Janeiro. Zefa volta a Paraíso com um novo visual. Padre Bento teme represália a Norberto por causa de seu discurso de inauguração da nova loja da cidade.
Zeca diz que Terêncio terá que domar Rosinha se quiser ficar ela. Eleutério fica apreensivo com a possibilidade de Zeca ir preso por raptar Maria Rita. Geraldo ameaça processar Otávio se algo der errado em seu programa enquanto Ricardo estiver fora. Aninha tem uma crise de pânico dentro do avião e Ricardo fica envergonhado. Rosinha pergunta para Zefa o que aconteceu para ela mudar tanto sua aparência. Maria Rita revela a Antero que vai abandonar Zeca para que ele não seja infeliz. Zeca acerta os últimos detalhes de seu plano com Terêncio e Zé Camilo. Eleutério fica estarrecido ao ver Zefa em casa novamente.
Capítulo 59, 22 de maio de 2009 – Aninha tem uma crise de pânico dentro do avião e Ricardo fica envergonhado. Rosinha pergunta para Zefa o que aconteceu para ela mudar tanto sua aparência. Eleutério fica estarrecido ao ver Zefa em casa novamente. Rosinha conta para Eleutério que Zefa vai casar e ele fica incomodado com a novidade. Ricardo diz para Aninha que eles poderão passear pelo Rio de Janeiro depois que conseguirem anunciantes para a rádio. Zefa diz que não vai deixar que Rosinha cuide de Maria Rita. Antero tenta mais uma vez convencer Maria Rita a não ir para o convento e ela estranha seus comentários. Mariana diz para as pessoas que Santinha não irá rezar por mais ninguém. Antero conta a Tobi o horário que Maria Rita sairá de casa com a mãe para pegar o ônibus. Mariana decide acompanhar Santinha até o convento. Aurora recrimina Norberto por continuar a falar de política na rádio. Edith é paquerada por um rapaz e reage, deixando Nina, Cleusinha e Jacira espantadas.
Capítulo 60, 23 de maio de 2009 – Zeca, Terêncio e Zé Camilo se preparam para a empreitada e ficam à espera de Santinha e Mariana. Rosinha decide não ir ao sítio para esperar por Zeca e Maria Rita e Tobi se irrita. Maria Rita se entristece por sair sem se despedir de Antero. Zeca, Terêncio e Zé Camilo vão ao encontro da charrete e Mariana, quando avista os três, obriga Maria Rita a cobrir a cabeça com o véu. Zeca consegue pegar Maria Rita e deixa Mariana enlouquecida. Terêncio e Zé Camilo impedem que a beata vá atrás de sua filha. Maria Rita se desespera e pede que Zeca a deixe ir para casa. Terêncio e Zé Camilo voltam para a fazenda e contam o que aconteceu para Eleutério.
Mariana grita por Antero, que finge estar dormindo para que sua mulher não desconfie de nada. Zefa fica furiosa e culpa Eleutério por não ter impedido Zeca de raptar Maria Rita. Zé Camilo e Terêncio temem que Mariana os denuncie e pensam em ir embora. Zeca insulta Mariana e Maria Rita reage em defesa da mãe, exigindo que ele lhe deixe ir embora. Tobi e Rosinha estranham a demora de Zeca e temem que algo possa ter acontecido. Antero consegue convencer Mariana a desistir de invadir a fazenda de Eleutério. Maria Rita tenta explicar a Zeca seus motivos para querer voltar ao convento, mas ele não lhe dá atenção.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 70 de Paraíso!
