Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 37 a 54 da novela “O Cravo e A Rosa”, exibida pela Globo em 2000/2001.
Capítulo 37, 7 de agosto de 2000 – Calixto insiste que Petruchio deve tentar uma nova chance com Catarina. Bianca tenta convencer a irmã que ela deve se casar com o fazendeiro. Cosme joga uma carteira recheada na porta de Joana, que encontra-a. Catarina pede que Serafim ensine-a a dirigir. Heitor quer ver a amada e Cornélio deve ajudá-lo, seguindo ordens de Dinorá. As crianças vibram com a aula de Catarina. Batista se esconde no jardim. Heitor e Bianca se beijam com amor. Dinorá sente Celso um pouco distante. Lourdes pede que Catarina jamais se case com o grosseirão. Fábio topa tirar a camisa e só. Petruchio decide ir ver Catarina e fazer da onça um tapete. Catarina começa a dirigir e Petruchio vê o carro se aproximar em sua direção.
Capítulo 38, 8 de agosto de 2000 – Catarina quase atropela Petruchio. Catarina se desespera deixando transparecer os seus sentimentos. Petruchio é levado desmaiado para a mansão e se surpreende ao acordar e ver Catarina cuidando dele. Logo depois, os dois brigam. Cornélio está desconfiado de Dinorá e suas idas à igreja. Dalva pede que Candoca nada conte do passado para Celso. Cornélio banca o genro amantíssimo. Bianca começa a achar que está doente, mas a irmã nega. Fábio está desistindo da aposta, porque sentiu um comichão. Lourdes também sentiu comichão. Josefa manda Dinorá dar uns presentinhos para Celso. Calixto e Mimosa armam para que Catarina e Petruchio se encontrem na igreja.
Capítulo 39, 9 de agosto de 2000 – Calixto corteja Mimosa, que faz o sinal da cruz. Todos decidem ir com Petruchio para a cidade. Joaquim já planeja expulsar o fazendeiro um dia depois da venda. Joana devolveu a carteira pensando que era do dono do bar. Batista se enrola dando pistas que sabia da história. Joaquim quer pagar com cheque, mas Petruchio se recusa a receber. Joana nada conta ao marido que as crianças continuam tendo aulas. Serafim tenta beijar Catarina e leva um vaso na cabeça. Kiki mostra-se solidária com Petruchio e dá uma dica para que encontre Dinorá na igreja e pressione-a. Bianca arruma um jeito de levar Catarina à igreja. Batista fica furioso ao ver que a filha pegou o seu carro. Todos se encontram na igreja. Petruchio sai com Catarina de carro e garante amá-la. Pede-a em casamento mais uma vez.
Capítulo 40, 10 de agosto de 2000 – Catarina decide que vai se casar com quem for obediente às suas regras. Dinorá fica em pânico porque Kiki deu com a língua nos dentes. Joaquim aguarda Petruchio com um monte de notas e tem uma ataque ao pensar que o negócio furou. Serafim fica pasmo ao saber que Petruchio e Catarina saíram juntos. Josefa manda Dinorá dar uma joia para Kiki. Catarina impõe as suas regras, a principal delas é ter quartos separados e ser mulher só no papel. Petruchio aceita. Todos brindam ao casamento. Lindinha, bem falsa, garante que vai ser a melhor amiga de Catarina. Kiki aceita a joia e promete silêncio. Joaquim dá dinheiro para que Dinorá acabe com o casamento. Ela procura Petruchio e avisa que Catarina quer que ele puxe uma charrete.
Capítulo 41, 11 de agosto de 2000 – Petruchio pensa nos seus empregados e aceita a humilhação. Catarina acha que foi ideia dele e adora o passeio. Celso fica sabendo da chantagem de Kiki, e Dinorá quer terminar tudo com ele. Bianca briga com a irmã que adorou saber que vai ter um marido humilde e cordato. Calixto, Januário, Lindinha e Neca ficam revoltados, mas se emocionam ao saber que Petruchio fez por eles. Catarina convida Fátima para ser a dama de honra do casamento. Celso pressiona Kiki, que propõe conversar mais uma vez com Dinorá. Bárbara se choca ao ver os desenhos feitos por Raquel. Dalva vibra ao ser chamada para fazer o vestido da noiva. Cornélio estranha o nervosismo das mulheres da família. Petruchio garante a Calixto que depois de casar vai domar a fera.
Capítulo 42, 12 de agosto de 2000 – Batista tenta imaginar um jeito de impedir que Fátima seja a dama de Catarina. Bianca pede permissão para namorar Heitor; o pai concede desde que Mimosa vigie tudo. Candoca ainda ama Edmundo, mas garante à mãe que vai tentar ser feliz com Celso. Batista quer saber as novidades, mas Joana nada conta. Lindinha promete fazer Catarina comer o pão que o diabo amassou. Januário consegue beijar o joelho de sua amada. Joaquim culpa Serafim pelo fracasso de seus planos. Cornélio vê Celso saindo da igreja e Dinorá finge-se injuriada. Josefa aconselha-a a bancar a ciumenta. Rufino vai tentar sequestrar Josefa no dia do casamento de Catarina. Edmundo sofre ao saber que Bianca ama Heitor pelas cartas que escreveu. Joana decide conversar com o marido.
Capítulo 43, 14 de agosto de 2000 – Batista briga ao saber que Joana contrariou as suas ordens, mas ela finca pé e garante que Fátima será a dama de honra. Catarina faz mil exigências para a casa nova: comida e ambiente à sua altura. Josefa se anima ao saber que Joaquim quer encontrá-la. A noiva insiste com o pai: quer um conversível de presente de casamento. Batista quer mandar fazer o terno de Petruchio e manda Mimosa providenciar uma roupa do fazendeiro. Joaquim está muito feliz porque sua filha Muriel Marcela escreveu uma carta e Josefa se interessa pelo assunto, embora mantenha um certo mistério. Calixto pega roupa do patrão. Edmundo quer ser atleta como Heitor. Batista divide o seu segredo com Cornélio, os dois vão até a igreja. Dinorá e Celso trocam beijos. Bianca recebe nova carta de amor.
Capítulo 44, 15 de agosto de 2000 – Edmundo acompanha Heitor aos treinos e se machuca. Edmundo machuca o braço no primeiro exercício. Cornélio estranha não ver Dinorá, mas ela aparece no fundo da igreja, com a desculpa que estava no confessionário. Faz-se ofendida e avisa que ele vai dormir no sofá. Januário pede ao amuleto de sorte para ser rico e bonito. Bárbara convida Fábio para ir com elas ao casamento. Joana também ganha roupa para ir ao casamento. Edmundo fica arrasado quando Bianca confirma gostar dele como a um irmão. Calixto tem que convencer Petruchio a usar o terno, a pedido de Mimosa. O noivo concorda em ir bem elegante. Batista suspira aliviado: Fátima está com varicela. Chega o dia do casamento. Bianca exulta ao dar o braço a Heitor. Catarina entra na igreja, o padre está no altar, mas nada de noivo.
Capítulo 45, 16 de agosto de 2000 – Catarina, furiosa, prepara-se para ir embora. Petruchio chega neste momento mal vestido. O casamento começa, mas os dois agridem-se o tempo todo. Acabam por dizer sim e ouve-se um suspiro de alívio na igreja. Ao ver o anel de Januário, Joaquim transtorna-se e tenta falar com ele. Heitor pede para se encontrar com a namorada à noite no quarto. Dinorá fica com ciúmes de Candoca e Celso. Serafim corteja Lindinha e quer saber quem é Januário. Surgem pintas no rosto de Batista: ele está com varicela. Rufino tenta sequestrar Josefa. Calixto vê o incidente, todos correm atrás e ela é salva. Petruchio e Catarina dançam a valsa, mas ele não consegue beijá-la. A confusão está estabelecida. Petruchio leva a mulher dependurada no seu ombro.
Capítulo 46, 17 de agosto de 2000 – Catarina furiosa luta. Pior ainda quando percebe que parte da viagem tem que fazer a pé. Catarina acaba por ir de burra, vestida de noiva, chegando à fazenda toda despenteada. Heitor está decidido a entrar no quarto de Bianca e forçar mais ainda o casamento. Candoca não entende a agressividade de Dinorá. Batista dorme no quarto de Bianca. Januário confirma que o anel era de seu pai, um fazendeiro rico que não conheceu. Lindinha sugere que ele venda para o homem que está interessado. Heitor invade o quarto e abraça Batista, levando o banqueiro a obrigá-lo a afastar-se definitivamente de Bianca, que fica arrasada. Petruchio finge brigar com os empregados, reclama que nada está à altura de Catarina e deixa-a sem comer e sem roupa de cama. Se ela quiser comer, vai ter que cozinhar, diz Petruchio aos empregados.
Capítulo 47, 18 de agosto de 2000 – Cornélio intercede por Heitor. Dinorá conta ao irmão que o médico foi pago por ela e que Bianca não está doente. Joaquim mostra a Serafim um anel igual ao de Januário e manda o jornalista investigar tudo sobre o rapaz. Heitor pede ajuda a Candoca para se encontrar com Bianca. Catarina tenta ir buscar ovos ao galinheiro. Petruchio quer receber o dote de Catarina, mas Batista finge-se surpreendido.
Capítulo 48, 19 de agosto de 2000 – Batista diz a Petruchio que os juros da dívida da fazenda valem o dote de Catarina. Bianca busca consolo em Edmundo. Petruchio chega furioso, e Catarina cobra seus pertences. Catarina se encanta com os filhotes de galinha e surpreende o marido. Petruchio manda Lindinha vigiar a mulher. Catarina vê Petruchio sem camisa.
Capítulo 49, 21 de agosto de 2000 – Catarina exige o seu carro. Lindinha beija Petruchio enquanto ele dorme e, certo de que foi Catarina, ele leva bolo e café para a mulher pela manhã e recebe um prato na cabeça. Joaquim preocupa-se com a filha que vai chegar de Paris. Lindinha finge que o anel de caveira é seu e surpreende Joaquim. Candoca intercede por Heitor. Ele sugere nova greve de fome e Bianca vai embora furiosa. Joaquim divide com Serafim o seu segredo: teve um filho com Suzette, uma mulher da noite, a quem deu o anel. Josefa adora as flores que recebe de Joaquim e vai ao seu encontro. Ele insiste que ela é Desirée e pergunta o sexo da criança que Suzette teve. Antes de responder, é sequestrada.
Capítulo 50, 22 de agosto de 2000 – Dinorá pede sais ao saber que a mãe foi levada. Josefa faz mil exigências no cativeiro. Celso reage ao saber que não é o primeiro namorado de Candoca e ela jura nem ter sido beijada. Edmundo dita uma nova carta de amor para Heitor. O médico não dá alta a Batista, que está louco para viajar. Berenice estranha ao saber que o banqueiro está com varicela. Batista inventa estratagema: Cosme deixa uma trouxa de roupas para Joana lavar, com um monte de dinheiro no bolso. Catarina recusa-se a lavar as próprias roupas. Calixto chega com a vaca nova que compraram. Cornélio negocia com o sequestrador pelo telefone e promete que irá libertar Josefa. Catarina entra no carro para fugir.
Capítulo 51, 23 de agosto de 2000 – Catarina não encontra a chave do carro para fugir. Bianca fica encantada com a carta de Heitor. Josefa inferniza Rufino. Dinorá pede a Cornélio que pague o resgate. Petruchio proíbe Neca de limpar o quarto de Catarina. Dinorá decide acabar a relação com Celso. Fábio posa de grego para Lourdes. Lindinha mente para Joaquim dizendo ter recebido o anel da mãe, que nem conheceu. Petruchio apanha Lindinha em flagrante com a chave do carro na mão.
Capítulo 52, 24 de agosto de 2000 – Lindinha revela a Petruchio que iria ajudar Catarina a fugir e acusa Neca de lhe dar comida. Joaquim manda um polícia assumir as investigações do sequestro. Lourdes e Fábio beijam-se. Joana fica preocupada com a saúde de Batista. Bianca decide ver Heitor. O polícia pede a Rufino uma prova de que Josefa está viva. Catarina procura sua galinha. Petruchio diz a Catarina que há canja para o jantar.
Capítulo 53, 25 de agosto de 2000 – Catarina chora, e Petruchio pede perdão. Neca devolve a galinha a Catarina. Rufino envia um brinco de Josefa e pede resgate. Bárbara e Dalva chegam à pensão, mas Candoca e Celso negam que Fábio more lá. Bianca decide visitar Catarina. Catarina rouba a chave do carro, mas Petruchio a flagra. Petruchio e Catarina se beijam.
Capítulo 54, 26 de agosto de 2000 – Calixto os interrompe. Neca serve café para Catarina, e Lindinha conta a Petruchio, que demite Neca. Catarina entrega a ela uma joia e uma carta de recomendação. Cornélio flagra Celso em sua casa com Dinorá. Petruchio readmite Neca e fica com a joia. Rufino diz a Cornélio que o rapto de Josefa é de verdade. Edmundo mostra a Bianca os mesmos versos que estavam na carta de Heitor.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 55 a 72 de O Cravo e A Rosa!