Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 49 a 60 da novela “Liberdade, Liberdade”, exibida pela Globo em 2016.
Capítulo 49, 4 de julho de 2016 – Rubião tenta esconder as marcas do assassinato. Joaquina se preocupa com o atraso de Raposo para o jantar. Alessandra tenta evitar que Xavier veja Branca, com medo de que o rapaz descubra a perda do bebê. Branca tenta convencer Mimi a lhe ceder seu filho após o nascimento. Virgínia comenta com Xavier sobre o desaparecimento de Mimi. Anita percebe uma mancha de sangue no punho da camisa de Rubião. Dionísia diz a Blandina que teme o destino de Terenciano.
Capítulo 50, 5 de julho de 2016 – Os moradores de Vila Rica seguem para o velório. Branca escreve um bilhete a Virgínia, fingindo ser Mimi. Tolentino comenta com André que Rubião acredita que o assassinato está relacionado a Mão de Luva. Gaspar aproveita que a família de Raposo está fora da chácara e coloca a peruca de Terenciano sobre a cama de Dionísia. Dom João afirma ao Duque de Ega que não está satisfeito com o trabalho de Rubião e o nomeia Interventor Real em Minas Gerais. Rubião diz a Joaquina que eles são uma única família.
Capítulo 51, 7 de julho de 2016 – Omar diz a Xavier que voltou para ajudar a encontrar quem cometeu o assassinato. Omar entrega a Rubião um salvo-conduto, dizendo que o Príncipe Regente o perdoou. Virgínia chora nos braços de Xavier. Omar avisa Joaquina que estará a seu lado sempre. Omar promete a Jacinta comprar sua alforria. Rubião manda o carcereiro torturar Ascensão, mas a mulher não revela o paradeiro de Mão de Luva. Xavier promete ajudar Mão de Luva a libertar Ascensão. Rubião se enfurece ao ver Xavier e Joaquina abraçados.
Capítulo 52, 8 de julho de 2016 – Dionísia desmaia ao ver a peruca de Terenciano em sua cama. Pressionada por Joaquina/Rosa e André, Blandina conta que Dionísia assassinou Terenciano. Anita encontra um lenço sujo de sangue na sala de Rubião. Virgínia desconfia da veracidade do bilhete de Mimi. Malveiro avisa a André e Joaquina que houve um acidente na mina. Dom João desconfia de que o assassinato cometido em Vila Rica foi obra dos rebeldes. Duque de Ega se apresenta a Rubião como Interventor de Vila Rica, nomeado por Dom João VI. Branca e Xavier se casam.
Capítulo 53, 11 de julho de 2016 – Branca provoca Joaquina durante seu casamento. Joaquina pede que o Duque de Ega reavalie a prisão de Ascensão, e Rubião se incomoda. Xavier arma com Mão de Luva o resgate de Ascensão. Omar tenta abordar o assunto da morte de Raposo com Ega. Rubião comenta com Tolentino que não gosta da presença do Duque. André se diverte com Tolentino. Mão de Luva e Simão fogem com Ascensão, e Rubião e Tolentino saem à caça dos três. Rubião e Mão de Luva se enfrentam. Duque de Ega pede que Guilhermo verifique a procedência dos tiros. Mão de Luva atira contra Rubião.
Capítulo 54, 12 de julho de 2016 – A arma de Mão de Luva falha, e Guilhermo chega para resgatar Rubião. Mão de Luva, Simão e Ascensão conseguem fugir. André cuida de Tolentino, que é humilhado por Rubião. Gironda sonha em ser a próxima a se casar em Vila Rica. Virgínia alerta Xavier sobre o Duque de Ega. Rubião e Duque de Ega trocam ameaças sutis. Virgínia tem certeza de que a carta que recebeu de Mimi foi escrita por outra mulher. Guilhermo flagra Dimas tentando escapar. André vai à casa de Tolentino para saber como ele está. Dionísia se desespera ao receber nova ameaça sobre Terenciano. O Duque de Ega anuncia a Rubião que o Intendente corre o risco de ser destituído.
Capítulo 55, 14 de julho de 2016 – Rubião sente-se humilhado pelo Duque de Ega. Bertoleza acode Dionísia e confronta Malveiro. Omar revela a Bertoleza e André que Malveiro é um violador de mulheres. Alexandra conversa com Xavier e diz se preocupar com as desconfianças do Duque de Ega. Rubião sonda Caju sobre o esconderijo de Mão de Luva. Ega sonda Virgínia sobre Rubião. Malveiro foge da casa de Raposo. Omar anuncia que deseja a liberdade de Jacinta. André e Joaquina decidem libertar todos os escravos da casa dos Raposo. Culpado por seu amor por André, Tolentino decide se unir a Gironda. Gaspar invade o quarto de Dionísia. Rubião revela a Joaquina que é filho de Virgínia.
Capítulo 56, 15 de julho de 2016 – Rubião inventa para Joaquina que se reaproximou de Virgínia por sua causa. Xavier consegue afugentar Gaspar e tranquiliza Dionísia. André confronta Tolentino sobre sua decisão de unir-se a Gironda. Virgínia cuida de André, que sofre com a perda de Raposo e Tolentino. Dionísia incentiva Joaquina a se casar com Rubião. Duque de Ega visita Joaquina. Simoa se irrita por ter de servir Celeste. Saviano e Blandina conversam sobre sua recém-adquirida liberdade. André é denunciado por sodomia e é preso. Joaquina pede que Rubião intervenha em favor de André. Xavier vê quando Rubião beija Joaquina e a pede em casamento.
Capítulo 57, 18 de julho de 2016 – Joaquina aceita pensar na proposta de casamento de Rubião. André afirma a Virgínia que enfrentará o tribunal. Tolentino descobre quem denunciou André. Rubião ajuda Xavier a capturar Gaspar. O Duque de Ega exige que Rubião apreenda Mão de Luva e Ascensão. Rubião comunica a Dionísia que Gaspar está preso. Ega ameaça Rubião. Joaquina conforta André. Rubião aconselha Tolentino a eliminar a testemunha que acusa André. Mimi ouve quando Branca e Luzia planejam dar fim à sua vida após o parto do bebê. Rubião flagra Ega com Joaquina.
Capítulo 58, 19 de julho de 2016 – Rubião e Ega se enfrentam. Ega orienta Guilhermo a procurar a testemunha do caso de André. Bertoleza se vinga de Gaspar. Mimi foge da fazenda de Branca. Rubião vai ao encontro de Gaspar na prisão. Xavier afirma a Virgínia que não acredita na suposta mudança de Rubião. Alexandra aconselha Ega a fazer de Rubião um aliado. Rubião conquista o apoio de Dionísia para casar-se com Joaquina. Anita provoca Rubião. Mão de Luva, Simão e Ascensão resgatam Mimi e repreendem Branca. Joaquina aceita casar-se com Rubião.
Capítulo 59, 21 de julho de 2016 – Rubião comemora seu casamento com Joaquina. Ega cumprimenta Joaquina/Rosa por seu casamento. O bando de Mão de Luva salva Mimi e rouba a fazenda de Branca e Luzia. Virgínia e Xavier pensam em libertar Dimas da cadeia, contrariando as ordens de Alexandra. Tolentino alerta Rubião sobre os planos de Ega. Jacinta se vinga de Malveiro. Mimi procura André. Virgínia arma para descobrir as verdadeiras intenções de Ega, com a ajuda de Anita. Joaquina descobre o golpe de Branca e a enfrenta.
Capítulo 60, 22 de julho de 2016 – Branca simula sofrer por causa das agressões de Joaquina. Dom João VI e Carlota Joaquina chegam para o casamento de Joaquina e Rubião. Tolentino enfrenta Virgínia e se surpreende quando ela revela que Rubião é seu filho. Luzia e Alexandra se impressionam com o comportamento de Branca. Virgínia acaba se ferindo. Ascensão encontra Virgínia e a socorre. Vidinha e Carmina temem o desaparecimento de Virgínia. Xavier descobre a farsa de Branca e decide ir atrás de Joaquina.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 67 de Liberdade, Liberdade!
