Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 145 a 156 da novela “Kubanacan”, exibida pela Globo em 2003/2004.
Capítulo 145, 20 de outubro de 2003 – Esteban sente a solidão. Todos se preparam para a passagem do zepellin. Gabriel espera Rodrigo, que se enrosca com Maria no hotel. Marisol se prepara para cantar no show pela chegada do dirigível. Gui insiste em saber se Mercedes teve um caso com Alejandro. Gabriel sente-se esquecido no hospital. Lola se desespera porque Esteban de tão triste não quer nem ficar com ela. Pilar liga, o que alegra Esteban. Marisol flagra Rodrigo no hotel com Maria. Ao saber que Gabriel está sozinho, Esteban corre para o hospital. Marisol avisa que não vai mais se mudar com Rodrigo.
Rodrigo explica que precisa estar casado para receber uma herança. Esteban e Gabriel veem juntos e emocionados a passagem do zepellin. Marisol conta para Lola que não vai mais viajar. Esteban acerta um murro em Rodrigo e avisa que Gabriel não sai mais de sua casa. Alejandro paga a passagem de volta de Rodrigo e reclama que ele não fez o serviço direito. Esteban leva um presente de Dia dos Pais para Alejandro. Enrico se emociona no ensaio do casamento de Lola e Esteban. Rubi sai correndo atrás dele e declara todo o seu amor.
Capítulo 146, 21 de outubro de 2003 – Rubi garante ter amado Enrico desde o primeiro momento que o viu. Ele fica apalermado; ela sai correndo. Johnny procura Laura no hotel, que o espreita escondida. Mercedes vibra ao ver que Alejandro ficou em quinto lugar nas pesquisas. Alejandro acha que a única solução é eleger mesmo Esteban. Marisol avisa que Gabriel vai embora com ela. Rubi ameaça ir embora, mas Enrico pede que ela fique, embora continue abobado. Gabriel garante que que ficar com o pai e Esteban, calmamente, pede que Marisol respeite a decisão.
Alejandro banca o doente, mas Gabriel o leva para passear. Milagros aparece avisando que é casada com Esteban, tem dois filhos e mostra a certidão. Laura é perseguida e se esconde no iate de Johnny. Esteban garante a Lola que vai investigar, mas ela acaba o casamento. Laura vai embora deixando a echarpe. Enrico declara o seu amor a Marisol e a beija. Alejandro está decidido a acabar com o casamento do filho. Gui garante que Soledad gosta dele e a beija. Lola se choca ao encontrar Esteban na favela. Rubi procura Gabriel no hotel e flagra Enrico e Marisol.
Capítulo 147, 22 de outubro de 2003 – Enrico vai atrás de Rubi, mas ela não quer nem ouvi-lo. Esteban agradece a Lola pela sua nova vida na favela. Laura aluga o barco de Johnny e apresenta o seu marido, Sandoval. Mercedes descobre que o dinheiro do governo acabou e eles não têm nem o que comer no palácio. Lola volta às boas com Esteban, quando percebe que ele só quis lhe dar uma lição. Milagros acaba contando que deu um golpe. Alejandro quer que Esteban volte a ter a vida obscura de antes. Esteban dorme no hotel com o pai. Carlito rouba comida de uma escola para que todos comam no palácio.
Lola consola Rubi. Esteban rejeita os carinhos de Pinta. Esteban aluga uma casa e avisa Lola que eles não precisam se mudar para Santiago para que ela possa cantar. Todos vibram com a notícia da chegada de Veruska. Alejandro convida o filho para ser o segurança da estrela, mas ele não aceita. Rubi dá um murro em Enrico quando ele a agradece por ter lhe dado coragem, com a sua confissão de amor, a procurar Marisol. Enrico dá as boas vindas a Veruska. Esteban salva Veruska de um atentado à faca.
Capítulo 148, 23 de outubro de 2003 – Veruska reclama que Esteban pulou em cima dela todo molhado. Ele procura Calígula, que estava com a faca. Os fotógrafos espocam os flashes. Esteban e Veruska não se dão bem. Lola faz tietagem e a estrela se impacienta. Rubi avisa Marisol que ela vai fazer Enrico sofrer outra vez. Esteban garante a Lola que não quer voltar a ser agente. Alejandro convida Veruska para uma visita a um bairro popular. A multidão se acotovela e derruba Pilar.
Lola leva Veruska para a sua casa. Esteban se preocupa ao ver a confusão. Veruska tem uma crise histérica e se tranca no banheiro. Esteban consegue acalmá-la e tirá-la da casa. Laura e Sandoval embarcam no barco de Johnny. Para superar a fome, Mercedes aceita o pedido de casamento de Augustin, que desmaia. Rubi se veste de homem e se alista no exército. Veruska decide que Esteban será seu segurança, mas ele recusa mais uma vez. Gabriel pede que o pai aceite e Esteban acaba concordando. Alejandro vibra.
Capítulo 149, 24 de outubro de 2003 – Alejandro tem certeza que Esteban vai se envolver com Veruska. Augustin faz planos para o casamento e Mercedes só pensa em comida. Veruska faz perguntas sobre Esteban para Gabriel, que garante que o pai é fiel. Rubi vai desfazer a brincadeira, mas Pantoja a aprova para o exército. Esteban proíbe que Veruska saia para jantar fora e ela espatifa um vaso na parede. Mercedes inspeciona a feira e coloca frutas na sacola. Laura e Sandoval insistem em visitar a Ilha do Papagaio. Veruska finge passar mal, faz Esteban sair para comprar remédio e vai para o cassino.
Alejandro confidencia a Lola que a atriz é uma devoradora de homens. Esteban carrega Veruska nas costas de volta para o hotel. Consuelo vê Guijermo e Soledad se beijando. Para irritar Juan, Veruska beija Esteban de surpresa. Lola sai no tapa com a estrela e briga com Esteban. Alejandro decide aterrorizar Veruska mais uma vez. Esteban desiste de se demitir quando Veruska, frágil, mostra a carta anônima cheia de ameaças e viaja com a estrela. Lola quer ir atrás dele e pede para Enrico viajar com ela. Marisol não deixa.
Capítulo 150, 25 de outubro de 2003 – Marisol decide ir junto com Enrico e Lola. Alejandro garante que fará tudo para aproximar Esteban e Veruska. Veruska se assusta e agarra Esteban, aterrorizada. Enrico se perde, o carro atola e os três acabam em um hotel. Veruska abraça e beija Esteban, que resiste. Atiradores ameaçam sequestrar a estrela, mas Esteban a salva, levando um tiro de raspão. Alejandro fica furioso ao saber que atingiram seu filho. Marisol e Lola só falam de Esteban, para irritação de Enrico.
Esteban leva Veruska para sua antiga casa na praia. Soledad tenta terminar o namoro com Carlito, mas não consegue. Esteban arde em febre e Veruska não encontra ninguém na vizinhança. Dulcinéia, Jesus e Ramon chegam na capital para o casamento de Esteban. Esteban delira, confunde Veruska com Lola e a beija. Carlito flagra Soledad e Guijermo se beijando e parte para a briga. Guijermo desmaia. Esteban acorda e Veruska está ao seu lado.
Capítulo 151, 27 de outubro de 2003 – Mercedes ameaça colocar Carlito na cadeia se Guijermo não melhorar. Marisol e Enrico estranham Lola não ter chegado. Esteban garante que não aconteceu nada entre ele e Veruska, mas Enrico diz que vai contar tudo para Lola. Guijermo melhora, mas Carlito desaparece. Esteban implora e ameaça Enrico. Marisol garante que eles não vão falar nada. Lola e Esteban trocam juras de amor pelo telefone. Alejandro engasga ao saber que Veruska quer levar Esteban para Hollywood. Esteban, Enrico e Marisol voltam para a capital de avião. Alejandro propõe um debate dos candidatos e acaba beijando Mercedes.
Esteban investiga e descobre a armação de Alejandro para que ele se envolvesse com a estrela. Veruska manda um carro de presente para Esteban, mas ele devolve. Veruska dá entrevista avisando que vai abandonar a carreira por causa de Esteban. Alejandro implora que Esteban consiga que Veruska volte para Hollywood. Veruska avisa que vai morar com Esteban, mas quando vê o tanque de roupa cheio para ela lavar, sai correndo. Dualde acusa Esteban de ter matado a sua filha. Laura se assusta ao ver um barco da marinha. Carlito não quer ser mais candidato. Esteban pede para Alejandro contar quem ele é de verdade.
Capítulo 152, 28 de outubro de 2003 – Lola lê a notícia do caso de Esteban e Veruska, mas não acredita. Alejandro garante que o Dark é quem ele conheceu e promete contar tudo. Lola se prepara para o casamento. Alejandro conta que Esteban viveu de favores de mulheres, bebia, mas um dia decidiu ser melhor do que ele e vivia para o trabalho, sempre criando personagens. O filho insiste e Alejandro dá a entender que ele matou a filha de Dualde por acidente, já que o pai trocou de carro. Dualde grita assassino.
Esteban fala que seu filho está muito doente e que sabe o que ele está sentindo, mas o homem retruca que só quando o filho morrer ele vai saber o que é dor. Laura mente para Johnny sobre os diferentes nomes que ela e Sandoval têm nos documentos. Lola está cada vez mais nervosa. Esteban avisa a Enrico que não vai mais ter casamento, porque não quer mais colocar Lola em perigo. Enrico o convence de que ele pode defender Lola e os dois se abraçam. Laura beija Johnny, que cai do barco. Esteban decide fazer uma festa de casamento. Dualde se aproxima. Pilar grita pelo pai e ele vira a arma para a menina.
Capítulo 153, 29 de outubro de 2003 – Dualde atira. Esteban protege Pilar com o próprio corpo. Julietinha é atingida por uma bala. Esteban, Lola e Enrico a levam para o hospital. Esteban avisa que Julietinha está em coma. Enrico explode, dizendo que a filha vai morrer porque Esteban matou a filha de Dualde. Lola ouve tudo chocada e manda Esteban embora. Pilar garante a Esteban que o Dark não mataria ninguém e ele decide investigar. Johnny ouve Sandoval e Laura planejando matá-lo e se atira no mar. Esteban descobre que era segurança de Dualde e Alejandro confirma que ele escolheu a função para poder cumprir a missão de matar Dualde. Laura jura que não iam matar Johnny, mas sim resgatar documentos importantes escondidos por Sandoval, que foi ministro de Rúbio.
Julieta perde um rim, mas pode se recuperar. Dualde garante que Esteban tentou matá-la outra vez no dia do golpe. Esteban descobre depois que não podia ser ele, pois caiu em Santiago um dia antes. Dualde é morto pelo companheiro de cela. Esteban conversa com Lucia, a outra filha de Dualde, que garante que ele não colocou a bomba, pois passou o dia com ela e a mãe. Ela diz ainda que o pai sempre culpara Alejandro Rivera pela morte da menina. Esteban leva Lucia para conversar com Lola. Enrico dá um soco em Esteban. Lola explode e manda que Esteban saia de sua vida.
Capítulo 154, 30 de outubro de 2003 – Lola deixa claro que a única coisa que importa é a vida da filha, mas Rubi a convence a ouvir as explicações de Esteban. Ele garante que Dualde queria matá-lo para se vingar de Alejandro. Manolo tranquiliza Dolores que o risco de vida passou. Alejandro confessa para o filho que mentiu e que ele se recusara a atender a sua ordem de matar Dualde. Lola dorme em casa, mas não vai falar com Esteban, que aguarda ansioso a noite toda. Gui tenta se entender com Carlito, mas ele não aceita. Lola entristece Esteban ao confirmar que não vai haver mais casamento, pois olha para ele e vê a filha coberta de sangue. Ele vai embora, envergonhado por chorar.
Bolívar se irrita com Mercedes que se recusa a aumentar as verbas militares. Lola sente alívio ao ver Julietinha melhorando. Bolívar e Guevara se infiltram no hotel, onde se realiza um concurso de culinária, e conseguem imobilizar Mercedes. Pilar pede que Lola volte com Esteban dizendo que ele não conseguirá viver sem ela. Os militares exigem a renúncia da presidente. Enrico pede Marisol em casamento. Esteban finge que é mensageiro e entra no quarto onde os militares estão com Mercedes. Dolores manda Lola ir ao hotel para tirar Esteban da confusão.
Capítulo 155, 31 de outubro de 2003 – Esteban leva uma coronhada de Guevara. Johnny fala pelo rádio com Manolo, que manda que ele se afaste de Laura. O barco atraca na Ilha do Papagaio. Alejandro coloca Esteban para fora do hotel para ele parar de correr perigo, mas ele volta escalando a parede. Lola sai correndo ao ouvir as notícias. Esteban liberta Mercedes e pula com Bolívar pela janela. Ele se entrega gritando que Esteban é louco. Gabriel acusa o pai de querer morrer. Carlito, bêbado, é trazido para o palácio vestido de mulher. Lola arruma a casa para receber a imagem da Virgem.
Johnny cava em busca do baú Cedita conhece e se interessa por Jesus, que mente ser rico. Carlito faz farra em uma suíte do hotel. Esteban corta o cabelo de Gabriel. Alejandro se fascina ao ouvir Lola cantar. Nina tomba inerte; Carlito se solta dela, que acaba caindo pela varanda. Johnny encontra o baú, mas cheio de ouro. Sandoval e Laura fogem com o barco e deixam Johnny na ilha. Nina dá entrevista dizendo ter sido vítima de um monstro sexual. Esteban avisa Lola que vai para Santiago. Ela chora, enquanto Esteban e Pilar embarcam na boleia de um caminhão.
Capítulo 156, 1 de novembro de 2003 – Alejandro reclama da pensão onde está hospedado. Augustin percebe que ele se interessou por Lola. Carregadores retiram os móveis do palácio. Alejandro dá carona para Lola e passa o dia com ela. Sargento Ardiles manda Rubi e Pedro, que conversam, fazerem flexões. Carlito vai trabalhar no Coliseu. Enrico se empolga e agride Eliseu. Augustin manda que ele arrume um novo vilão. Dolores e Lola colocam Alejandro para consertar as coisas na casa. Esteban e Pilar mergulham no mar de Santiago. Alejandro entra no jogo de futebol. Pilar cuida de Esteban com carinho.
Os recrutas vão para o chuveiro e Rubi não sabe o que fazer. Inventa que sua religião não permite tirar a roupa na frente dos outros e o sargento acata. Alejandro se encanta com Lola. Enrico insiste que Marisol dê uma resposta à sua proposta de casamento. Ela pede mais uma semana para pensar. Lola comenta com Mercedes que Esteban gostaria de abrir uma escola. Esteban decide arrumar outra mulher para esquecer Lola. Pepita Pantoja se insinua para Esteban, mas ele a expulsa de sua casa. Alejandro e Mercedes se encontram no avião, ambos indo ao encontro de Esteban. Marisol chega em Santiago com Gabriel e Antônia.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 157 a 168 de Kubanacan!
