Jesus – Resumo dos capítulos 151 a 165 da novela da Record

1

Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 151 a 165 da novela “Jesus”, exibida pela Record em 2018/2019.

Capítulo 151, 21 de fevereiro de 2019 – Dimas encontra Gestas e fica balançado com o convite do irmão para roubarem o palácio. Tiago Justo pede Deborah em casamento. Lázaro morre. Lázaro é sepultado. Jesus avisa aos apóstolos que irão para a Judeia. Ele diz que Lázaro está morto.

Capítulo 152, 22 de fevereiro de 2019 – O Messias diz a Marta que irá ressuscitar seu irmão. Ele chora a morte de Lázaro e chega até o sepulcro. Jesus o chama. Lázaro vem de dentro da caverna. Todos ficam impressionados com a ressurreição de Lázaro. Escondida de Pilatos, Cláudia sai à procura de Jesus para tentar curar Helena. Caifás não acredita na ressurreição de Lázaro e continua com a ideia de matar Jesus. Pilatos entra no quarto de Helena e não vê Cláudia. Furioso, ele quer saber onde ela está.

Capítulo 153, 25 de fevereiro de 2019 – Claudia volta da rua frustrada por não ter encontrado Jesus e dá de cara com Pilatos procurando por ela. O governador romano fica impressionado ao saber da ressurreição de Lázaro e chama Caifás. O Sumo-Sacerdote, junto de Anás, planeja matar Lázaro para duvidarem de Jesus. Satanás fica satisfeito ao ver Dimas roubando dentro do palácio. Terencius tenta matar Lázaro, mas é impedido pelo anjo Gabriel.

Capítulo 154, 26 de fevereiro de 2019 – Terencius tenta matar Lázaro, mas é impedido pelo anjo Gabriel. Jesus pede para seus seguidores ficarem vigilantes e prega sobre a parábola dos talentos. Caifás chega em casa e flagra Judite se preparando para fugir com Gestas. Bartimeu, exausto, trabalhando incessantemente para entregar a encomenda de lanças de Petronius. Algumas faíscas acabam atingindo seus olhos e ele grita. Jesus cura um cego.

Capítulo 155, 27 de fevereiro de 2019 – Almáquio descobre que Dimas está com joias roubadas e chama os guardas. Anás tenta impedir a fuga de Judite, mas ela golpeia o próprio pai. Ela se encontra com Dimas e Gestas e se esconde na carroça. Eles são surpreendidos com a chegada de soldados romanos, que dão voz de prisão aos irmãos. Judite é descoberta na carroça e finge estar sendo sequestrada. Caifás descobre que Judite iria fugir e avisa que ela morrerá apedrejada.

Capítulo 156, 28 de fevereiro de 2019 – Após Judite perder o bebê, Caifás ameaça entregá-la para ser apedrejada. Desesperada, ela é consolada por Livona. Após perder a visão ao sofrer um acidente em sua oficina, Bartimeu se revolta e termina seu noivado com Eloá, mas ela se nega a ir embora e promete que ficará ao lado dele independente de qualquer coisa. Anás tenta livrar sua filha do apedrejamento, mas é chantageado por Caifás, que ameaça revelar todos os segredos do sogro. Nicodemos realiza o casamento de Deborah e Tiago em cerimônia emocionante. Ao final, o casal revela que pretende adotar Elias e se emocionam aos serem chamados de “pai e mãe”. Caifás leva Judite até o sinédrio e obriga Anás e Livona a deporem contra ela. Diante das duas testemunhas, Judite é acusada de adultério e condenada ao apedrejamento. Do lado de fora, ela é apedrejada até a morte. Gestas recebe a visita de Livona na prisão. Ao descobrir sobre a morte de Judite, ele grita e chora, desesperadamente.

Capítulo 157, 01 de março de 2019 – Nicodemos realiza a cerimônia de casamento de Lázaro e Susana. De mãos dadas, o casal jura amor eterno em cena emocionante. Alguns dias se passam. Fariseus a caminho de Jerusalém para a páscoa, veem jesus e os apóstolos. Jesus é questionado por fariseus sobre o reino de Deus. O Messias alerta sobre a chegada dos últimos dias e os surpreende com a resposta. Rodeados de crianças, Tiago e Deborah relembram importantes histórias bíblicas. Diante do sofrimento de Cláudia, Cassandra aconselha que ela procure por Jesus para curar Helena. Pilatos desabafa com Petronius e chora diante da piora do estado de saúde de Helena. Judas Iscariotes tenta impedir a aproximação de crianças órfãs, mas é confrontado por Jesus que garante que o reino de Deus pertence à elas. Ao lado de um dos rebeldes, Barrabás brinda o início de sua vingança contra os romanos.

Capítulo 158, 04 de março de 2019 – Jesus se reúne com apóstolos e diz que irão a Jerusalém. Ele diz que lá o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e escribas, que o condenarão à morte. Mas ao terceiro dia ressuscitará. Os apóstolos respiram fundo e assimilam que está próximo do fim. Marta e Maria de Betânia informam a Bartimeu que Jesus está a caminho de Jerusalém. Ele decide partir sozinho à procura do Messias em busca da cura para sua cegueira. No caminho, é agredido por dois homens. Tiago Justo procurou o Messias para Lhe pedir perdão por não ter acreditado em Sua missão. Sorrindo, Jesus diz que o perdoa: “Sempre soube que esse dia iria chegar”. Antes de partir para Jerusalém, Jesus é procurado por Sula. Ela pede que seus filhos, Tiago Maior e João, sejam colocados em lugares de destaque em Seu reino, mas é surpreendida com a resposta do Messias: “Quem sentará a Minha direita ou a Minha esquerda, não me compete conceder. Esses lugares são para aqueles para quem Meu Pai os tem preparado”. Gestas e Dimas recebem visita de Joana na prisão. Ela tenta convencê-los a se arrependerem de seus crimes e, assim, ganharem a liberdade. Flagrados prestes a fugirem com Judite, eles afirmam que fariam tudo novamente, se necessário. Caifás procura Anás após apedrejamento de sua filha: “O que houve com Judite foi lamentável, mas precisamos continuar nosso trabalho”. Ele conta que tentará matar o Messias novamente e pede que o Sumo Sacerdote o ajude. Iscariotes conta que viu Sula pedindo a Jesus um lugar de destaque para Tiago Maior e João, o que causou discussão entre os apóstolos. Jesus, então, passou um novo ensinamento a eles: “Até o filho do Homem não veio para ser servido, mas veio para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos”.

Capítulo 159, 05 de março de 2019 – Eloá vai até Petronius para saber do sumiço de Bartimeu. Caifás diz a Anás que espera que a aproximação com seus filhos não seja para se unir contra ele. Ainda enferma, Helena sofre uma convulsão e deixa Claudia preocupada. Ao acordar, ela chama por Tadeu e Pilatos pede perdão por ter afastado os dois: “Se fosse para te ver bem e feliz, eu nunca teria mandado matar o rapaz”. Cláudia consola Pilatos. Após uma longa caminhada, Bartimeu encontra Jesus a caminho de Jerusalém. Ele pede ao Messias para que o cure da cegueira e Ele responde: “A sua fé te salvou”. Todos se emocionam ao ver mais um milagre feito pelo filho de Deus. Com a cidade cheia, Barrabás vê oportunidade para preparar seu próximo ataque. Ele se reúne com seus comparsas para raptar Cassandra e se vingar de Petronius. Petronius é enganado por rebeldes e acaba sendo golpeado por Barrabás, que sorri satisfeito.

Livona faz outra visita a Dimas e Gestas, leva comida aos sobrinhos e avisa que mandou uma carta a Diana. Ainda triste, ela comenta com eles sobre o momento em que Judite foi batizada por Batista. Antipas questionou Chuza sobre Lázaro, que foi ressuscitado pelo Messias. Impressionado e curioso, pede informações sobre ele e comenta: “Eu é quem preciso de um milagre para me livrar dos meus pecados e das chamas do inferno que me esperam”. A caminho de Jerusalém, Jesus e os apóstolos param na casa de Lázaro. Betânia lava os pés do Messias e lhe oferece seu bem mais precioso: um bálsamo deixado de herança por seu pai. Enquanto todos se emocionam com sua atitude e Jesus a agradece, Judas Iscariotes é o único a questioná-la. Uma multidão quer ver Lázaro e se aglomera em frente à sua casa. Temendo perder seu poder após Jesus ressuscitar Lázaro, Caifás promove uma reunião. Arimatéia e Tiago Justo saem em defesa do Messias, mas a maioria não ouve. Caifás anuncia uma recompensa para quem tiver informações de Jesus.

Capítulo 160, 06 de março de 2019 – Judas questiona aos outros discípulos sobre os ensinamentos de Jesus e é reprovado. Na prisão, Dimas e Gestas choram ao se lembrar de momentos com Adela. Arrependimento, Dimas pede perdão a Deus por seus erros. Após pedir posição de destaque para seus filhos, Sula é aconselhada por Gabriela e decide pedir perdão para Jesus. O Messias a recebe de braços abertos e a perdoa. Para se vingar de Petronius, Barrabás sequestra Cassandra. Petronius acorda e se depara com Cassandra amarrada a um tronco. Barrabás o ameaça. Ele começa a colocar fogo nos gravetos. Satanás fica satisfeito. Desesperada, ela ora a Deus e pede por socorro. Uma forte chuva cai. Barrabás e Satanás bufam de raiva. O anjo Gabriel sorri, satisfeito. Enquanto Tiago ensina histórias bíblicas para Elias, o garoto aproveita e pede para que Deborah lhe dê um irmãozinho. Barrabás é preso e confrontado por seus amigos de cela após descobrirem que o rebelde matou um menino judeu. Petronius diz que ele será crucificado pelo que fez. Após oferecer pagamento pela prisão de Jesus, Caifás revela sua verdadeira intenção: matar o Messias.

Capítulo 161, 07 de março de 2019 – Jesus é cercado por uma multidão e cura um homem encurvado. Bartimeu volta para casa e reencontra sua noiva. Cassandra revela para Petronius que no momento em que estava prestes a morrer, orou ao Senhor pedindo por socorro e, logo em seguida, se livrou da morte. O centurião se espanta ao perceber que a oração da irmã foi atendida por Deus. Jesus, olhando para o monte das oliveiras, chama João e Tadeu. O Messias pede para eles irem até a entrada da cidade e trazerem um jumentinho que nunca foi montado. Jesus olha para o horizonte com serenidade. Quando João e Tadeu retornam ao Monte das Oliveiras com o animal, o Messias parte em direção a Jerusalém. Caifás decide matar Jesus ao invés de prendê-lo. Jesus fica triste por saber que Jerusalém será destruída. Ele vai entrando na cidade e muitas pessoas vão estendendo suas vestes pelo caminho, outras colocam ramos de árvores, espalhando-os pelo chão, formando um colorido tapete para Ele passar. Em voz alta, muitos O adoram: “Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor.” Montado no jumentinho, Jesus passa pela multidão acompanhado dos apóstolos e mulheres. As pessoas seguram os ramos, emocionadas. Durante Sua entrada triunfal, Jesus é acusado por fariseus de blasfêmia. O Messias afirma que, se a população se calar, as pedras clamarão Sua santidade.

Capítulo 162, 08 de março de 2019 – Caifás e Anás vão até Jesus, furiosos. Pilatos não esconde seu incômodo ao presenciar a multidão que acompanha Jesus na entrada de Jerusalém. O Messias diz que chegou o juízo final. Durante Sua pregação, todo se impressionam ao ouvirem a voz de Deus, vinda do céu, respondendo ao Messias. Caifás e os outros arregalam os olhos e, assustados, olham para o céu. No sinédrio, Tiago Justo se enche de coragem e confronta os sacerdotes afirmando que estão cegos. O estudante os acusa de amarem mais a glória dos homens do que a de Deus. Tadeu conta com a ajuda de Madalena para entrar no palácio. O apóstolo visita Helena e se declara para ela. Durante a conversa, ela sofre uma piora e morre nos braços de Tadeu. Cheio de fé, João ora pela moça que, milagrosamente, volta à vida. Todos se espantam, emocionados. Petronius se irrita ao ver Madalena, Tadeu e João no palácio. Ele tenta impedir que os apóstolos saiam, mas cede ao descobrir que Helena está curada. Pilatos se emociona ao ser surpreendido pela chegada de Helena, completamente curada, em sua sala. Ele a abraça, fortemente.

Capítulo 163, 11 de março de 2019 – Helena revela para Pilatos que foi curada por um dos apóstolos de Jesus ao receber a visita de Tadeu. O governador fica furioso, mas decide atender ao pedido da filha e poupa a vida do discípulo. Deborah visita Helena no palácio e se emociona ao reencontrar a amiga curada. Caifás reúne os membros do sinédrio e arma plano para colocar Jesus contra Roma e provocar Sua própria morte. Judas Iscariotes descobre que Caifás está oferecendo uma recompensa pela captura de Jesus. Durante conversa com Chuza, o apóstolo não esconde seu interesse pelo valor. Susana conversa com Malco e tenta convencê-lo de que, se ele quer seguir a Jesus, terá que tomar uma decisão e deixar de trabalhar como soldado de Caifás. Jesus prega sobre os dez lavradores. Caifás planeja se disfarçar no meio da multidão para armar cilada contra o Messias. Um homem, aliado a Caifás, questiona Jesus sobre o pagamento dos tributos. Cheio de sabedoria, Jesus diz que “a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Anás, Caifás e fariseus fecham a cara e satanás, irritado, some dali.

Capítulo 164, 12 de março de 2019 – Durante conversa com Arimatéia, Pilatos revela que após a cura de Helena, não pretende prejudicar o Messias nem atrapalhar Seu caminho. Acompanhado por uma multidão, Jesus relembra quais são os maiores dentre os mandamentos deixados por Moisés e, chama a atenção para a presença de falsos profetas. Nicodemos, escribas e fariseus ficam constrangidos. Uma viúva idosa enfrenta as adversidades para se encontrar com Jesus. Se sentindo culpado, Antipas decide levar ouro e joias valiosas ao templo para oferecer a Deus e tentar se livrar de seus pecados. O sacerdote sorri, satisfeito. Durante as ofertas feitas no templo, Jesus percebe a presença de uma viúva pobre. Em meio a tantos itens de valor, ela oferece as duas únicas moedas que possui. Jesus então diz que a viúva deu mais que os nobres, pois não deu o que estava sobrando, mas tudo o que tinha. Shabaka conta com o incentivo de Susana e decide pedir a mão de Mirian em casamento. Emocionada, ela aceita. Zelote visita Barrabás na prisão e tenta convencê-lo ao arrependimento. Em tom de zombaria, o ladrão o humilha e expulsa o irmão da cela. Em frente ao templo, Jesus alerta Seus seguidores sobre a chegada dos últimos dias e as tragédias que ainda estão por vir.

Capítulo 165, 13 de março de 2019 – Pilatos ergue uma taça de vinho e faz um brindo em agradecimento ao Deus dos judeus pela cura de Helena. Helena agradece a todos que lutaram por sua cura, mas reconhece que só está viva por causa de Jesus. Caifás seduz Livona e a presenteia com um colar. A serva é tentada pelo Satanás para se render à investida do sacerdote. Judas Iscariotes e Maria Madalena se desentendem. Madalena não gosta de ouvir o apóstolo falando sobre sua relação com Petronius. Tiago Justo revela a Deborah que encontraram a família que adotou seu filho perdido. Jesus prega sobre a figueira e sobre o fim que está próximo. Apóstolos se preocupam.

Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 166 a 180 de Jesus!

Compartilhe: