Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 49 a 60 da novela “Eterna Magia”, exibida pela Globo em 2007.
Capítulo 49, 9 de julho de 2007 – Eva diz a Peter que chegarão a Serranias de surpresa e que Conrado nada sabe. Eva, Conrado e Clara viajam. Padre Zuza entra na igreja, apesar de Sofia tentar impedi-lo. Como forma de agradecimento, Loreta leva geleia de jabuticaba para Rafael. Padre Agnaldo desmaia quando Padre Zuza se apresenta. Zilda insiste em saber quem é o filho ilegítimo de Rafael, mas Medéia permanece confusa. Nina pega um recorte sobre o nascimento da filha de Eva e manifesta sua mágoa com Conrado. Zilda observa Rafael e Loreta juntos. Elisa diz a Lucas que Nina jamais vai amá-lo. Joaquim avisa aos filhos que Matilde ficará responsável por eles, enquanto ele estiver viajando. Elisa diz ao pai que teme ficar igual a Zilda. Nina diz que resolveu investir em sua relação com Lucas e dá um beijo no namorado.
Capítulo 50, 10 de julho de 2007 – Pérola diz a Rafael que está pagando muito caro por seu erro, pois não pode amar Max. Zilda ouve a conversa dos dois. Matilde diz a Quinzinho que Joaquim tem orgulho dele. Gina e Teca combinam algo para assustar Matilde. Eva pergunta a Conrado se ele teme se encontrar Nina. Conrado acha que todos devem estar preparados para o reencontro, já que Eva avisou Pérola. Eva sustenta a mentira. Chica vibra ao saber que Lucas e Nina ficarão noivos. Mauro diz que não vai desistir de Pérola. Pérola avisa que a relação deles é impossível. Zilda diz que Elisa está cada vez mais parecida com ela. Matilde encontra sapos na sua cama, mas finge que nada aconteceu. Rafael é avisado que Medéia fugiu do sanatório. Zilda manda Berta ficar calada. Eva, Clara e Conrado chegam no exato momento em que Lucas pede Nina em casamento e coloca o anel em seu dedo.
Capítulo 51, 11 de julho de 2007 – Nina abre um sorriso e recebe Eva, Conrado e Clara. Eva fica desconcertada com a atitude da irmã. Pérola abraça Eva. Lucas diz a Conrado que ele e Nina acabaram de ficar noivos. Todos se encantam com Clara. Nina garante a Conrado que muita coisa mudou em Serranias. Conrado admira a nova personalidade de Nina. Pérola conta para Eva que Max não a perdoou. Conrado reclama por Eva ter mentido e diz estar se sentindo um intruso. Loreta revela a Conrado que sentiu muita saudade e os dois se abraçam chorando. Suzana conta para Zilda, Elisa e Rafael que Eva voltou. Elisa explode ao saber do noivado de Lucas. Conrado dá muitos presentes para a mãe. Loreta abraça Clara. Elisa diz ao pai que não consegue mais controlar suas emoções. Rafael culpa Zilda pelo descontrole da filha. Berta cuida de Medéia no ateliê de Zilda. Nina garante a Eva que o passado está enterrado. Sozinha em seu quarto, Nina chora. Eva diz a Zilda que Nina e Conrado precisam voltar a ficar juntos.
Capítulo 52, 12 de julho de 2007 – Eva diz que quer reparar o mal que fez no passado. Zilda responde que é irreversível. Pérola interrompe a conversa e percebe algo estranho. Nina diz a Lucas que precisa entender o que está sentindo com a chegada de Conrado. Lucas garante que vai lutar pelo amor dos dois. Elisa rasga as fotos de Nina. Nina chora. Loreta diz a Conrado que Joaquim colocou outra pessoa em casa. Eva se choca ao ver que Max deu tudo o que era dela e diz a Pérola que o pai precisa perdoá-la.
Eva sente uma forte dor e desmaia. Rafa insiste que Marques investigue o desaparecimento de Medéia. Berta consegue fazer Medéia comer. Matilde encontra suas roupas molhadas e cheias de nós e seus perfumes e maquiagem destruídos. Matilde passa um sermão em Carol, Teca, Gina e Quinzinho. Conrado chega e abraça os irmãos. Sofia pede para ficar na pensão e acaba dividindo um quarto com Gonzaga. Matilde vai embora. Clara sente medo de Zilda. Nina encontra Conrado nas ruínas da casa que jamais foi habitada.
Capítulo 53, 14 de julho de 2007 – Nina diz que Conrado deve estar feliz por estar casado com a mulher que sempre quis. E que ela também, pois vai se casar com o homem que sempre a amou. Conrado diz que pensou em Nina todo o tempo, mas ela corta a conversa. Eva se assusta quando Clara conta que ganhou uma galinha de presente. Sofia avisa Padre Agnaldo que vai se mudar. Matilde pede abrigo na igreja. Pérola observa que está sumindo a marca no pescoço de Nina. Nina coloca o anel de noivado e se concentra. Padre Agnaldo contrata Matilde e Sofia vai embora, inconformada.
Medéia delira e diz para Zilda que o bebê era uma menina e morreu. Conrado se recusa a comentar com Eva o que sentiu ao ver Nina. Conrado se assusta ao ver um incêndio na casa de Joaquim e salva os irmãos. Todas as mulheres cochicham quando Matilde chega para a novena de Santo Antônio. Chica diz que ela é bem-vinda. Inácia não gosta quando Zequinha relembra que pegaram Bruno para criar e que ele não tem o sangue deles. Lucas procura Conrado. Max liga e percebe o nervosismo de Pérola.
Capítulo 54, 16 de julho de 2007 – Nina pega o telefone e conta ao pai que ficou noiva. Pérola pede que ela conte sobre a chegada de Eva, mas ela não fala nada. Lucas diz a Conrado que não vai abrir mão de Nina. Conrado garante que ama Eva. Lucas se irrita, não acredita no que o primo diz e deixa claro que Conrado não vai interferir em seu relacionamento. Padre Zuza percebe como Padre Agnaldo sente falta de Sofia, mas ele nega. Pérola sonha com Marta, que diz que estará sempre ligada a Max. Zequinha exulta ao ver Bruno com Matilde. Berta dança com Brasil. Zequinha conta que viu Bruno e Matilde para Inácia. Conrado insiste com os irmãos para que peçam desculpas a Matilde. Lucas se despede de Nina e garante que volta logo. Conrado flagra os dois se beijando. Zilda pede a Eva o anel de valentina para desfazer o sortilégio.
Capítulo 55, 17 de julho de 2007 – Eva diz que o anel pertenceu a Marta, que não era uma valentina. Zilda garante que Marta fez uso de seus poderes. Nina pede que Lucas não discuta com Conrado por sua causa. Chica e Lucas embarcam para o Rio de Janeiro. Nina garante a Elisa que não queria magoá-la com seu noivado. Elisa a acusa de não se preocupar com os sentimentos dos outros e garante que ela vai pagar pelo que está fazendo a Lucas. Padre Zuza reza sua primeira missa e todos os fiéis se retiram da igreja.
Padre Agnaldo e Sofia permanecem, dando apoio ao novo padre. Eva não encontra seu anel. Zilda diz a Elisa que seus poderes estão aflorando. Medéia escreve um número – 1782 – e diz a Zilda que Pérola sabe sobre a criança. Carol e os irmãos pedem para Matilde voltar, mas ela resolve pensar. Nina acusa Zilda de estar enlouquecendo Elisa. Conrado garante a Loreta que é apaixonado por Eva. Mauro passeia com Pérola e lhe dá um beijo. Max volta para casa de surpresa.
Capítulo 56, 18 de julho de 2007 – Afonso é surpreendido com o retorno de Max. Rita sai correndo ao ver o patrão. Max ouve o som de uma flauta e sorri ao ver Clara tocando. Max chora quando Clara diz que a mãe está preocupada que o pai vai chegar e brigar com ela. Eva entra na biblioteca e fica cara a cara com o pai. Eva diz a Clara que Max é seu avô e a menina o abraça. Padre Agnaldo, em sua missa, explica que Padre Zuza veio somente ajudá-lo. Eva pede perdão a Max, mas ele a manda embora.
Eva chora e não aceita que Nina a console. Max surpreende Mauro e Pérola se beijando. Sofia e Matilde disputam para ver quem cozinha melhor. Pérola diz que não contou a Max sobre Eva porque Nina impediu. Max avisa que mandou Eva embora e Pérola o acusa de ser egoísta e orgulhoso. Eva se revolta porque Conrado não está ao lado dela. Nina pede que o pai reconsidere, mas ele não cede. Eva sente forte dor e desmaia nos braços de Max.
Capítulo 57, 19 de julho de 2007 – Clara fica furiosa com Max, acusando-o pelo estado da mãe. Nina consola Clara, que quer sair para encontrar o pai. Max pede que Rafael cuide de Eva. Clara pergunta se Eva vai morrer e a mãe a tranquiliza. Pérola e Rafael surpreendem Nina pedindo uma ligação para Peter. Joaquim se espanta e se emociona ao ver Conrado. Brasil, Carlão e Gonzaga admiram Matilde limpando os vitrais da igreja. Joaquim avisa Matilde que sua casa estará sempre aberta para ela.
Max diz a Conrado que ele não é bem-vindo, mas que Eva pode ficar em sua casa até se recuperar. Joaquim não gosta de encontrar Carol ao lado de Miguel e seus filhos na casa de Inácia. Zilda avisa Medéia que quer explicação sobre o número. Elisa manda Nicolau esquecer que ela existe. Nicolau diz que Elisa é igual à mãe. Flora briga com Carlão por causa de Matilde. Conrado insiste que Eva saia da casa do pai. Max ouve Clara tocar, mas ela pára ao vê-lo e diz que não quer mais ser sua neta.
Capítulo 58, 20 de julho de 2007 – Max insiste que gosta muito de Clara, mas ela sai correndo. Max diz a Pérola que ela está sendo ingênua e que Mauro só quer o seu dinheiro. Chica e Lucas se divertem no Rio. Carlão sofre, porque Flora quer o desquite. Peter diz a Rafael que Eva não tem nada de grave. Joaquim manda os filhos ficarem no quarto até se arrependerem do que fizeram com Matilde. Max pede desculpas a Eva e convida Conrado para jantar em casa.
Conrado, relutante, aceita o convite. Joaquim se surpreende com o jeito mais suave de Loreta. Max dá as mãos para Eva e Clara e as conduz para a mesa de jantar. Flora não deixa que Edméia e Neném sentem-se com Carlão na hora do jantar. Joaquim diz que Loreta continua amarga. Loreta rebate que ele não perdoou Regina e trata Quinzinho mal. Max promete um cavalo para Clara. Joaquim vai à casa de Max conhecer a neta.
Capítulo 59, 21 de julho de 2007 – Clara abraça e beija Joaquim. Max fica enciumado. Berta leva comida para Medéia e lhe aconselha a revelar o segredo do número para Zilda. Loreta se dispõe a ser professora de Joyce, que vibra. Conrado sugere uma brigada de incêndio para a cidade e Max promete patrocinar. Eva encontra um piano na sala e começa a tocar, certa que o pai a perdoou. Max manda que ela pare. Nina diz que trouxe o piano para a casa. Zequinha instala um sistema de alto-falantes pela cidade.
Matilde leva broas para Bruno. Bruno diz um poema para Matilde e ela beija o seu rosto. Mauro e Pérola combinam de sair e ele conta tudo para Zilda. Inácia garante a Eva que Max a ama. Max leva Clara à casa de Loreta. Matilde volta para a casa de Joaquim. Todos na praça aplaudem ao ouvir o programa de rádio com Lucas. Lucas diz que a música foi feita para Nina, a quem ama muito. Conrado fica sombrio. Nina sorri.
Capítulo 60, 23 de julho de 2007 – Todos cumprimentam Nina e comentam como Lucas é apaixonado por ela. Chica fala na rádio para que as mulheres de Serranias nunca se esqueçam da força do amor. Eva garante a Zilda que não sabe onde está o anel. Clara mostra o anel para Joyce e diz que é de brinquedo e que lhe foi dado por sua mãe. Mauro relembra Pérola do encontro marcado. Max diz que Clara não pode entrar com a galinha em casa. Loreta insiste que a neta precisa ser feliz e fazer o que quiser, pelo menos no seu sítio. Quinzinho gosta de ver Matilde em casa e lhe dá uma colagem de presente.
Matilde lembra a Joaquim que ele tem um presente para Quinzinho, que adora o agrado do pai. Jair foge. Zequinha se desconcerta quando Bruno diz que não tem nada com Matilde. Lucas é convidado para escrever novela para a rádio e aceita. Nina sugere que Mauro trabalhe no projeto da brigada de incêndio. Jair pega Quinzinho. Eva diz a Pérola que precisa do anel para reverter seu erro e que vai se separar de Conrado.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 72 de Eterna Magia!
