Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 109 a 120 da novela “Eterna Magia”, exibida pela Globo em 2007.
Capítulo 109, 18 de setembro de 2007 – Max exige que Pérola e Rafael lhe contem o segredo. Elisa ouve o chamado de Zilda e a solta. Nina confessa para Flávio que está arrependida do plano que tem com Peter e ele a aconselha a escolher o caminho do bem. Inácia acha que Pérola deve contar a verdade. Zilda diz a Rafael que já sabe de tudo e vai contar a todos. Zequinha ouve uma entrevista de Lucas no rádio e fica revoltado ao descobrir que ele trocou seu sobrenome para Bogart.
Rafael diz a Elisa que Zilda já tentou prejudicá-lo, deixando-a horrorizada. Elisa não aguenta mais as maldades de Zilda e pega o anel no cofre. Flávio revela a Pérola que é um ser de luz e afirma que seu coração vai lhe dizer o que deve ser revelado agora. Mauro conta para Rafael que pegou o anel de Pérola a mando de Zilda. Elisa entrega o anel a Flávio. Pérola diz a Max que vai lhe contar tudo.
Capítulo 110, 19 de setembro de 2007 – Pérola tenta contar a verdade a Max, mas ele deduz que ela tem um envolvimento com Rafael e se recusa a ouvi-la. Zilda vê que o anel de valentina desapareceu e se desespera. Flávio entrega o anel a Medéia e diz que ela agora é a guardiã dele. Elisa conta para Zilda que entregou o anel a Flávio. Zilda fala para Elisa que Flávio não é humano, é uma entidade do bem que protege as valentinas. Elisa não acredita e diz que está se apaixonando por Flávio. Zilda deseja que Elisa só ame o que não pode alcançar.
Laura se irrita com o assédio das fãs de Lucas. Suzana decide fingir que é apaixonada por Gonzaga para ajudá-lo a despertar ciúmes em Sofia. Rafael acusa Medéia de ter contado a verdade a Zilda por vingança. Medéia afirma que foi a força do anel que a fez falar e garante a Rafael que o perdoou. Max vai embora e deixa uma carta dizendo que precisa de um tempo longe de todos. Nina começa a contar a verdade a Conrado, mas Peter aparece na hora.
Capítulo 111, 20 de setembro de 2007 – Peter diz a Conrado que Eva está tendo falhas de visão. Pérola se preocupa com Max, mas diz a Eva que não pode contar os motivos da briga. Max, transtornado, quase bate o carro. Peter ameaça Eva e Nina diz que tem provas contra ele, mas o médico afirma que eles cairão juntos. Eva flagra Nina mexendo em suas gavetas. Nina diz que está procurando os exames que Eva fez em Dublin para mostrar a Rafael. Elisa vai morar com Rafael.
Zilda descobre que Elisa saiu de casa. Matilde pede que Chica convença Zequinha a lhe dar o emprego. Mauro ameaça contar a todos que Zilda teve um relacionamento com Jair. Ela lhe promete dinheiro, depois que ele fizer um último serviço. Matilde conta que está procurando um irmão que foi dado para adoção, o que assusta Chica. Conrado quer levar Clara para morar com ele e Eva reage. Clara pede para passar a noite com o pai. Nina procura Flávio. Zilda diz que Eva é culpada pela briga de Max e Pérola.
Capítulo 112, 21 de setembro de 2007 – Zilda diz que Eva é uma bastarda. Ela diz que a verdadeira filha de Marta e Max morreu e que Pérola e Rafael a substituíram por Eva. Nina confessa a Flávio que ama Conrado e não conseguiu concretizar a vingança. Flávio aconselha-a a contar a verdade e sofrer as consequências, dentre elas, perder o amor de Conrado. Loreta diz a Rafael que aceita seu pedido de casamento. Eva exige que Pérola lhe conte tudo.
Pérola diz que Zilda mentiu, mas acaba confessando a verdade. Eva fica atônita. Pérola diz que Max não sabe de nada e que ela fez isso por amor. Eva desmaia nos braços de Peter, que fica alarmado. Max se hospeda em um hotel no Rio de Janeiro e encontra Lucas no bar. Pérola pede que Nina ajude Eva e lhe conta a verdade. Lucas diz a Max que Nina é apaixonada por Conrado. Loreta olha os desenhos feitos por Clara, em que está de mãos dadas com Joaquim. Nina tenta consolar Eva, que diz que não quer a sua compaixão.
Capítulo 113, 22 de setembro de 2007 – Eva diz que Nina deve estar feliz, pois é a única Sullivan. Nina nega, mas Eva a expulsa de seu quarto. Zeca avisa Inácia e Chica que vai contratar Matilde, para vigiá-la melhor. As duas são contra. Miguel comenta que Bruno está apaixonado. Pérola percebe que a marca de valentina de Nina está voltando. Conrado leva Clara para trabalhar na roça com ele. Matilde vibra com a oferta de emprego. Zequinha avisa que a novela de Lucas estréia naquele dia. Pérola chora abraçada com Rafael, que vai visitá-la. Nina avisa Conrado que Eva não está bem.
Gonzaga conta a todos na barbearia que está namorando. Zequinha ainda mostra-se furioso com o nome Lucas Bogart. Eva quebra coisas em seu quarto, o que assusta Inácia e Rita. Nina diz a Conrado que não sabe de quem Eva é filha. Peter mostra os exames normais de Eva para Rafael. Marques quer descobrir como o bibelô foi parar na casa de Zilda. Zilda vai ao sítio de Loreta. Rafael pede que ela conte o que sabe para Loreta. Flávio beija Elisa. Sofia finge estar indiferente ao ver Gonzaga com Suzana. Conrado arromba a porta do quarto de Eva, exigindo conversar com ela.
Capítulo 114, 24 de setembro de 2007 – Conrado diz a Eva que não tem a menor importância ela não ser uma Sullivan. Eva rebate que ele sempre quis casar com uma Sullivan para subir na vida. Conrado ameaça pedir a guarda de Clara se ela continuar a agir como uma menina mimada. Loreta expulsa Zilda de sua casa. Eva exige que Pérola lhe conte quem é sua mãe, em vão. Inácia diz a Lucas, pelo telefone, que a cidade parou para ver a novela. Eva insiste em saber quem é sua mãe, mas Inácia nega saber.
Loreta pede que Rafael não seja tão severo com ele mesmo. Joaquim fica incomodado por Loreta ter pedido Rafael em casamento. Matilde percebe. Conrado e Nina se beijam. Clara mostra ao pai e a tia que encontrou mais uma pedrinha brilhante. Zequinha tem um ataque quando um fã da novela o chama de Bogart. Max volta. Eva quase atropela Medéia, que foge. Eva corre atrás de Medéia, pega seu braço e diz que ela é sua mãe.
Capítulo 115, 25 de setembro de 2007 – Medéia diz que nunca teve uma filha. Max exige que Pérola finja que continua casada, para não manchar a reputação da família. Conrado diz a Nina que vai conversar com Max, pois já tem a concessão da lavra. Eva chega e percebe o clima entre os dois. Eva reage ao ver Clara toda suja de lama. Medéia diz a Flávio que não quer se vingar mais e mostra que sua marca de valentina está voltando. Zilda diz que Elisa não pode fugir de sua natureza de rasputina. Rafael a expulsa.
Pérola conta para Max sobre a troca das crianças. Max insiste em saber quem é a mãe de Eva, mas Pérola diz que era uma moça enganada pelo namorado, que nunca mais viu. Max abraça Eva e garante que nada mudou. Joaquim inventa uma desculpa para aparecer na casa de Loreta. Marques pergunta a Zilda porque ela insiste em achar que o bibelô não é dela. Nina ouve Pérola dizer que é a mãe de Eva.
Capítulo 116, 26 de setembro de 2007 – Joaquim garante que não está com ciúmes de Rafael. Loreta ironiza. Marques pede que Zilda escreva o endereço de uma loja e compara com os bilhetes encontrados na casa de Jair. Pérola conta para Nina que Eva é filha sua e de Max, mas que ele nunca soube que ela estava grávida. Joaquim manda Joyce voltar para cuidar de Loreta. Pérola conta para Nina que seu parto foi feito por Rafael e Medéia.
Max insiste que Pérola revele a Eva quem são seus pais, mas ela continua negando saber. Conrado mostra para Loreta a licença para começar as escavações. Max fica furioso ao ver que seu pedido de lavra foi negado. Nina confessa ter revelado tudo a Conrado. Marques acusa Zilda. Ela confessa que amou Jair e que está sendo chantageada por Mauro. Flávio promete ajudar Nina, que conta estar sendo ameaçada por Peter. Max propõe sociedade a Conrado.
Capítulo 117, 27 de setembro de 2007 – Conrado diz que já é sócio de uma empresa paulista, a principal concorrente de Max. Flávio manda Nina sumir com os remédios. Zilda diz a Marques que Mauro matou Jair. Carol diz a Miguel que está grávida. Max diz que jamais permitirá que Conrado se separe de Eva para ficar com Nina. Marques diz que vai fazer uma acareação com Zilda e Mauro e ela se assusta. Zilda encontra o mapa que Jair lhe enviou. Mauro ofende Bernardo e Max demite-o.
Nina pega os remédios de Eva, que se desespera, mas acaba encontrando duas cápsulas na bolsa. Zilda esconde o mapa no quarto de Jair e quase é flagrada. Rafael comenta com Loreta que Eva não tem sintomas de estresse. Eva pede ao boticário para descobrir a fórmula do seu remédio e fabricá-lo. Max reage forte ao ver Nina e Conrado abraçados.
Capítulo 118, 28 de setembro de 2007 – Max proíbe Nina de se encontrar com Conrado. O boticário diz a Eva que o remédio tem uma substância nociva que causa dor de cabeça, tontura, desmaio e visões. Flávio diz a Eva que talvez Peter tenha se enganado na formulação. Zilda diz que não cederá às chantagens de Mauro, que reage. Marques interfere. Mauro acusa Zilda, mas o mapa é encontrado em seu quarto e ele é preso. Joaquim tem esperanças de ser inocentado. Loreta não consegue tirar do dedo a sua aliança de casamento. Joyce comenta que pode ser o destino.
Loreta pergunta a Rafael porque Pérola tem medo de contar a verdade e ele diz que existe mais um segredo que não pode revelar. Eva diz a Pérola que não quer descobrir mais quem é sua mãe, pois a despreza. Eva se desespera, acusa Nina e perde a visão. Flávio garante a Nina que Eva ficará bem. Clara passa a mão nos olhos de Eva, que volta a enxergar. Eva conta a Rafael que tem um tumor no cérebro e pouco tempo de vida.
Capítulo 119, 29 de setembro de 2007 – Eva diz a Rafael que obrigou Peter a manter sigilo. Rafael estranha ninguém saber de nada. Eva diz que Nina é a única que sabe. Rafael não acredita quando Eva diz que Nina está tentando apressar a sua morte. Peter liga e Nina mente que Eva continua tomando a medicação. Rafael diz a Nina que acha que o diagnóstico de Peter está errado. Nina procura as radiografias de Eva. Conrado avisa Pérola que vai viajar para São Paulo.
Loreta se assusta quando Conrado garante que a vida deles vai mudar para sempre. Max vai até a porta do quarto de Pérola, mas não entra. Flora decide fundar um clube de Bandeirantes. Carol se sente mal. Berta desmente que tenha passado a noite do crime com Mauro. Medéia cobiça o anel, mas Flávio impede que ela o pegue. Evelyn convida Elisa para trabalhar na escola. Zilda e Mauro se encaram na delegacia. Conrado pede que Nina cuide de Clara e garante que a vida deles vai mudar. Nina fica emocionada ao ver a sua partida.
Capítulo 120, 1 de outubro de 2007 – Eva diz que quer ficar bem longe da pobreza da família de Conrado. Nina é dura, dizendo que em breve ela poderá estar em outro mundo. Max pede que Loreta demova Conrado de fechar negócio com a mineradora paulista, mas ela não cede. Eva se espanta ao saber que seu pai tentou ludibriar Loreta e Conrado. Nina confessa que escondeu os remédios, porque eles fazem mal e pede que Eva não conte nada a Peter. Eva não acredita em Nina.
Celestino, o boticário, conta para Rafael o que encontrou na cápsula. Medéia mostra o anel a Pérola. Zilda e Mauro se acusam mutuamente. Eva acha os remédios e toma algumas cápsulas. Rafael diz a Eva que ela não deve tomar a medicação, mas ela afirma que confia em Peter. Matilde começa a trabalhar na barbearia. Nina sugere a Rafael que troquem a medicação de Eva por placebo. Nina olha o quadro e vê o Mago Simon. Eva tira o telefone das mãos de Nina ao ouvi-la falando com Peter.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 121 a 132 de Eterna Magia!
