Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 91 a 100 da novela “Como Uma Onda”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 91, 7 de março de 2005 – Amarante fala para Francisquinha que quer voltar para a aldeia. Ylana se oferece para ajudar a cuidar dele durante a viagem e diz ao pescador que quer ficar com ele até o último momento. Amarante pergunta a Ylana como pode agradecer por tudo o que ela fez. Francisquinha percebe que Ylana se apaixonou por seu filho. Encarnação garante a Rubico que sempre o apoiará nas brigas com JJ. O menino fica emocionado. Lavínia tenta ensinar o pessoal da aldeia as danças açorianas. Jackie garante a Alice que Prata vai voltar para ela. Alice fica esperançosa. Virgínia sugere a Prata que eles namorem escondido por algum tempo. Pedroca oferece flores para Idalina e pede outra chance. Ela finge não dar a menor bola para Pedroca, mas gosta do gesto dele.
Sinésio leva Amarante até o hospital onde Prata trabalha para que ele faça alguns exames. Francisquinha conversa com Amarante sobre Lavínia, deixando-o desesperado. Prata fala para Francisquinha que Amarante está bem, embora tenha que fazer fisioterapia para voltar a andar. Ylana decide ficar no hospital com Amarante até que ele tenha alta. Francisquinha conta para Querubim que seu pai está vivo. Ele corre para o hospital para ver Amarante. Lavínia ouve o que Francisquinha disse e fica atônita. Querubim encontra Amarante desacordado e o abraça. Benvindo conta para JJ que Almerinda está morando na casa de Daniel.
Capítulo 92, 8 de março de 2005 – Querubim diz a Lavínia que ela não é mais nada de Amarante. Lavínia passa por ele e entra no quarto do hospital. Ela vê Amarante desacordado e chora muito, dizendo que nunca o esqueceu. Amanda vê e fica furiosa. Prata fala para Lavínia que Amarante vai ter que ficar no hospital algum tempo sem se aborrecer, pois está abalado emocionalmente. Querubim decide que vai passar a noite no quarto de Amarante e manda Lavínia ir para casa. Amanda diz a Floriano que ela mesma vai contar a Rosário o que ele está fazendo se ele não tomar jeito.
Ylana conta para Lavínia que foi ela quem cuidou de Amarante. Almerinda, que está hospedada na casa de Daniel, pede para que ele não diga nada a Nina, garantindo que vai sair dali o mais rápido possível. Lavínia conta para Sandoval que Amarante está vivo. Rosário, Floriano e Amanda decidem pensar numa maneira de reconciliar Pedroca e Idalina. Almerinda diz a Dolores que quer alugar um apartamento. Ela não entende nada. Daniel se sente culpado por não contar a Nina que Almerinda está em sua casa. Júlia fica radiante ao saber que Amarante está vivo. O pescador acorda e vê Querubim. Ele abraça o pai, muito emocionado. Francisquinha revela a Amarante que Lavínia está com Sandoval.
Capítulo 93, 9 de março de 2005 – Francisquinha confessa para Amarante que incentivou Lavínia a se envolver com Sandoval. Ele fica arrasado. A notícia de que Amarante está vivo se espalha pela aldeia, deixando todos felizes. Nina esquece seu computador na casa de Sinésio. Lenita copia em um disquete todos os arquivos de Nina relativos à aldeia. Querubim agradece a Ylana por ter cuidado de Amarante. Prata dá alta a Amarante, mas avisa que ele vai ter que se cuidar para ficar completamente bom. O pescador diz a Francisquinha que quer ir para a casa dela, e não para a de Lavínia. Lenita entrega o disquete a JJ e diz que quer que ele destrua os planos de Nina, para que ela deixe de ser a filha preferida de Sinésio. JJ, em troca, conta para Lenita onde Daniel está morando e avisa que Almerinda também está lá.
Nina e Daniel entram com um processo de tombamento da aldeia. JJ manda Osvaldo ligar para Ferreira, o deputado que é aliado deles no projeto do resort. Pedroca dá a Amanda um perfume e um poema de sua autoria para ela entregar a Idalina, mas fica arrasado pois ela dá o perfume para Quebra-Queixo passar na Cachorra. Amarante chega na aldeia e é saudado por todos. JJ diz a Ferreira que eles podem ter problemas para conseguir construir o resort. Júlia e Amarante se abraçam, muito felizes por se verem de novo. Amarante fala para Querubim que quer conversar com Lavínia.
Capítulo 94, 10 de março de 2005 – Lavínia diz a Amarante que nunca deixou de amá-lo e afirma que ele é seu marido. Ela explica que não acha que fez nada de errado em se envolver com Sandoval. Amarante e Lavínia se beijam. Almerinda conta para Daniel que encontrou um apartamento para alugar, mas fala que ele é um pouco longe do dele. Sandoval pega suas roupas e vai embora da casa de Lavínia, desejando a ela muitas felicidades. Todo o povo da aldeia dá as boas-vindas a Amarante e lhe conta as novidades. Rubico diz para Encarnação que Amarante voltou e afirma que agora ela e Sandoval podem ficar juntos. Nina pergunta a Encarnação o que ela vai fazer agora.
Sandoval confessa para Robusto que ficou arrasado por ter que deixar Lavínia. Arismar oferece um quarto para Sandoval ficar. Júlia diz a Lavínia que vai esperar alguns dias antes de contar a Amarante que ela e Querubim estão namorando. Daniel explica para Amarante o projeto que ele e Nina têm para a aldeia. Nina conta para Amarante que Sandoval também está envolvido no projeto, deixando-o incomodado. JJ fica apavorado ao saber que Amarante voltou. Ylana confessa para Querubim que se apaixonou por Amarante enquanto cuidava dele. Nina vai até o apartamento de Daniel.
Capítulo 95, 11 de março de 2005 – Nina não encontra Almerinda no apartamento de Daniel e não percebe que ela está morando lá. Daniel fica aliviado, mas se sente culpado por mentir para sua amada. Querubim fala de sua aldeia para Capiba, deixando-o interessado. Capiba pede que Querubim descubra se há lugar na aldeia para ele e Ylana. Nina conta para Encarnação que Sandoval e Lavínia se separaram. JJ manda Oswaldo descobrir se Sinésio está fazendo algo para prejudicar seu projeto do resort. Lavínia arruma sua casa para receber Amarante. JJ obriga Oswaldo a dizer a Encarnação que ela não vai poder comprar o apartamento que queria, pois houve um problema no contrato. Rubico ouve isso e fica furioso. Nina desconfia que tudo seja uma armação de JJ. Amarante volta para casa.
Abigail se preocupa com a falta de notícias de Samuca. Ele manda um e-mail para Rafa pedindo que o amigo não mergulhe perto do navio do tesouro, pois ele esconde uma maldição. Querubim se espanta ao saber que Amarante voltou para Lavínia e pergunta se ele vai conseguir conviver com o fantasma de Sandoval. Amarante fica perturbado. Lenita vai visitar Almerinda na casa de Daniel. A portuguesa pede que Lenita não conte a Nina que ela está lá. Nina e Daniel compram material para restaurar as casas da aldeia. Lenita fala para Almerinda que Daniel ainda gosta dela. JJ briga com Amarante e Sandoval estende a mão para o pescador.
Capítulo 96, 12 de março de 2005 – Amarante cumprimenta Sandoval. Querubim não entende como seu pai pode aceitar a amizade de Sandoval. Lavínia afirma para Querubim que ele deveria encarar a atitude de Amarante como uma lição. Sandoval deixa claro para Amarante que também quer se vingar de JJ. Rafa avisa Rubico, Frank e Gigi que há uma maldição no tesouro. Rubico decide ir conversar com Bartô e se oferece para levar Rafa junto. Amarante se sente frustrado por suas pernas não funcionarem direito. Rafa fica absolutamente pasmo ao conhecer Bartô. Bartô decide que ninguém mais vai mergulhar atrás do tesouro enquanto eles não tiverem certeza se há mesmo uma maldição.
Amarante confessa para Francisquinha que se sente mal em saber que Lavínia namorou outro homem. Ela aconselha Amarante a não deixar que aquela mágoa tome conta dele. Sandoval fala para Lavínia que ainda a ama. Daniel não gosta de saber que Lenita esteve em sua casa e avisa Almerinda que ela é muito dissimulada. Rafa fala para Amanda que não acredita que haja uma maldição no tesouro e decide procurá-lo. Almerinda confessa para Daniel que sente ciúmes dele e de Nina. Lavínia e Francisquinha temem que Amarante vá se tornar um homem amargo e pedem que ele esqueça seu ódio por JJ. O pescador afirma que jamais o perdoará. Amanda tem um mau pressentimento e pede que Rafa não mergulhe, em vão. Lenita pega o celular de Daniel e manda uma mensagem para Nina em nome dele, marcando um encontro no apartamento.
Capítulo 97, 14 de março de 2005 – Rafa e Amanda encontram o tesouro do navio, mas não conseguem pegá-lo porque a passagem que leva até ele é muito estreita. Sinésio recebe a primeira encomenda para a nova empresa. Rafa pede que Amanda não conte a ninguém que eles encontraram o tesouro até que descubram uma maneira de retirá-lo do navio. Nestor, o pescador que vendeu o barco para Floriano, diz a Rosário que vai tomar o barco de volta se ele atrasar mais uma prestação. Lenita leva Almerinda para comprar roupas de bebê e ao cabeleireiro. JJ manda Oswaldo conquistar Encarnação para fazê-la esquecer Sandoval de uma vez por todas e garante que teria muitas vantagens se virasse seu cunhado. Oswaldo convida Encarnação para jantar. Encarnação fica surpresa com o convite de Oswaldo, mas aceita.
Lenita deixa Almerinda sozinha no salão. Nina se arruma para seu encontro com Daniel. Lenita entra no apartamento de Daniel e deixa tudo pronto para um jantar romântico. Lavínia diz a Amarante que ele não pode se esforçar demais, mas o pescador só pensa em ficar bom logo. Robusto conta para Sandoval que descobriu que a irmã de Davi se chama Marly. Sandoval pede que ele descubra quem é ela. Robusto se insinua para Idalina, que adora. Rosário pergunta a Floriano o que está fazendo com o dinheiro das prestações do barco. Nina chega ao apartamento de Daniel e fica radiante ao ver a decoração. Almerinda e Daniel chegam logo depois. Almerinda, achando que a decoração é para ela, abraça Daniel. Nina vê.
Capítulo 98, 15 de março de 2005 – Nina pensa que Daniel fez o jantar romântico para Almerinda e vai embora, furiosa. Daniel tenta alcançar Nina, mas não consegue. Rosário dá uma bronca em Floriano por ele não ter pago as prestações do barco e diz que está cansada de viver na casa da mãe dele. Sandoval interrompe o jantar de Encarnação e Oswaldo e diz a Encarnação que quer conversar com ela sobre Rubico. Daniel liga para Nina, mas não consegue falar com ela e se desespera. Sandoval diz a Encarnação que quer colocar seu nome na certidão de Rubico. Encarnação fala que vai consultar um advogado primeiro. Osvaldo se oferece para consultar um advogado em nome de Encarnação e ela aceita.
Robusto faz uma serenata para Idalina, que lhe joga uma flor. Pedroca vê e fica indignado. Lenita garante a JJ que conseguiu abalar a relação de Nina e Daniel. Nina chega em casa arrasada e JJ tenta abraçá-la, mas ela diz que o odeia e se desvencilha. Mariléia manda que JJ solte Nina. Júlia diz para Lavínia que vai ficar com Querubim para o resto da vida. Mariléia dá um calmante para Nina. Floriano pede dinheiro emprestado a Pedroca para pagar as prestações de seu barco e ele explica que não tem. JJ garante a Mariléia que Nina estava brincando quando disse que o odiava. Mariléia, furiosa com o cinismo dele, avisa que vai acabar com ele se ele fizer mal para Nina. Daniel aparece na casa de JJ.
Capítulo 99, 16 de março de 2005 – JJ manda que os seguranças expulsem Daniel da sua casa. Daniel diz que precisa falar com Nina, mas Mariléia explica que ela está dormindo e pede que ele vá embora. Encarnação comenta com JJ que acha que Mariléia exagerou na dose do calmante que deu para Nina, pois ela está dormindo muito pesado. JJ aproveita e passa a noite com Nina. Rosário se preocupa ao saber que Floriano não conseguiu dinheiro com Pedroca. Floriano fica chateado, pois acha que Rosário não tem confiança nele. JJ diz a Encarnação que passou uma noite maravilhosa.
Encarnação encontra os chinelos de JJ no quarto de Nina e fica intrigada. Daniel descobre que não foi Almerinda quem arrumou a casa para o jantar romântico e deduz que deve ter sido Lenita. Rafa mostra para as crianças algumas fotos que tirou do baú do tesouro. As crianças mostram as fotos a Bartô e ele fica muito emocionado, mas pede que Rafa não tente pegá-lo sem antes saber se há mesmo uma maldição. Francisquinha conta para Amarante que Querubim e Júlia se gostam. Amarante fica indignado e diz que não vai aceitar o namoro. Lavínia deixa claro para Amarante que apóia o namoro de Júlia e Querubim. Querubim fala para Júlia que não pode ficar com ela se for magoar seu pai, deixando-a arrasada. Sinésio diz a Daniel e Nina que eles não podem deixar que sua vida pessoal interfira nos negócios da empresa. Nina conversa com Daniel e termina tudo com ele.
Capítulo 100, 17 de março de 2005 – Nina garante a Abigail que vai conseguir esquecer Daniel. Ele acusa Lenita de ajudar a acabar com seu relacionamento com Nina. A arquiteta e o português contam a Sinésio que não são mais um casal, mas que querem continuar a trabalhar no projeto. Lenita avisa JJ que Nina e Daniel não estão mais juntos. Encarnação aconselha Alice a tentar conversar com Prata antes de decidir se vai mesmo se separar. Mariléia diz a Idalina que ela é a representante das rendeiras da aldeia. Oswaldo conta para JJ que os contratos de Garcia estão prestes a vencer. Sinésio explica para Amarante que a empresa já tem seus primeiros contratos, com Garcia. Daniel diz a Amarante que acha que Sandoval deveria participar das reuniões sobre a empresa e o pescador concorda.
Querubim sofre por ter que ficar longe de Júlia. Lavínia comenta com Sinésio que Francisquinha tem um caderno com receitas açorianas. Ele pede que Nina e Daniel procurem o caderno. Nina fica chateada por ter que trabalhar ao lado de Daniel. Alice diz a Prata que está disposta a perdoá-lo. Amarante garante a Sinésio que os pescadores da aldeia vão conseguir entregar todo o pescado que ele prometeu a Garcia. JJ diz a Oswaldo que eles vão ter que dar um jeito de impedir Sinésio de entregar o pescado. Sinésio mostra aos pescadores o caminhão frigorífico que comprou para a empresa. Todos ficam emocionados. Francisquinha reza para que Daniel e Nina se entendam.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 101 a 110 de Como Uma Onda!
