Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 91 a 100 da novela “Ciranda de Pedra”, exibida pela Globo em 2008.
Capítulo 91, 18 de agosto de 2008 – Laura manda Otávia sair de sua sala, pois tem que trabalhar. Marisa e Mirna brincam com Afonso na piscina. Bruna fica magoada. Afonso reclama com Iracema da demora no preparo do lanche. Natércio diz a Rogério que pode voltar atrás no rompimento da sociedade, se Cícero aceitar abrir o capital da Metalúrgica. Natércio tenta subornar Rogério para que ele convença Cícero. Rogério recusa. Elzinha discute com Afonso porque ele destratou Iracema. Laura defende Elzinha. Cícero diz a Rogério que vai pagar a quantia que Natércio está pedindo. Letícia e Daniel se divertem jogando tênis. Marisa pede a Afonso para passar bronzeador nela.
Laura vai ao clube procurar por Daniel. Daniel acusa Laura de privar Virgínia do contato com o pai. Daniel diz a Laura que ela está com ciúme de Letícia. Bruna diz a Afonso que está magoada com ele. Afonso dá um beijo em Bruna. Letícia diz a Daniel que não quer ser motivo de briga entre ele e Laura. Daniel diz a Letícia que não tem mais relação com Laura. Otávia, Mirna e Marisa escutam a conversa de Bruna e Afonso atrás da porta. Daniel compra um carro. Peixe e Patrício mexem nas instalações elétricas do Grêmio. Conrado chama Margarida para sair, dizendo que precisa de uma amiga para conversar. Eduardo vê Margarida e Conrado juntos. Virgínia vai à pensão procurar por Luciana. Conrado pergunta se Margarida ainda gosta de Eduardo, mas ela se recusa a conversar sobre o assunto.
Capítulo 92, 19 de agosto de 2008 – Luciana se recusa a contar o segredo de Daniel. Adonir e Alice saem para jantar fora. Virgínia corta a mão ao tentar se desvencilhar de Luciana, que insiste que ela saia de seu quarto. Adonir surpreende Alice com um piquenique na varanda da pensão. Nicolau espia enciumado. Patrício e Peixe sabotam a caixa de força do Grêmio. Elzinha e Urânia são surpreendidas pelo curto-circuito. Conrado pede que Cícero seja sócio em uma oficina mecânica que pretende abrir. Laura garante a Letícia que não tem mais nada com Daniel. Natércio ouve Laura dizer que não o ama mais. Natércio garante a Laura que vai reconquistar o seu amor. Luciana revela que Daniel é o pai de Virgínia.
Virgínia corre pelas ruas, desnorteada. Daniel quase atropela Virgínia. Elzinha avisa a Laura que Virgínia passou por ela completamente transtornada. Laura acusa Daniel pelo desaparecimento da filha, depois chora em seu ombro. Natércio sai ao saber do sumiço de Virgínia. Frau Herta manda Peixe encontrar Virgínia. Peixe dá de cara com Ferdinando. Luciana diz a Laura e Daniel que contou a verdade para Virgínia. Daniel encontra Virgínia. Daniel confirma para Virgínia que é seu pai. Virgínia se sente enganada. Daniel diz a Virgínia que abdicou da paternidade para protegê-la de Natércio. Virgínia diz a Daniel que não consegue perdoá-lo.
Capítulo 93, 20 de agosto de 2008 – Laura diz a Frau Herta que se vingará se descobrir que ela está envolvida no caso. Daniel tenta abraçar Virgínia. Daniel e Virgínia encontram Natércio e Laura na pensão. Virgínia acusa Laura de tê-la enganado. Virgínia chama Laura e Natércio de egoístas. Elzinha pensa na reação de Lindalva quando souber que ela é a sua verdadeira mãe. Afonso conta a Bruna que Virgínia é filha de Daniel. Frau Herta diz a Afonso que Luciana pagará caro por não ter contado a ela sobre a paternidade de Virgínia. Aurora repreende Luciana por ter se metido em uma história que não a envolve diretamente. Natércio diz a Laura que legalmente Virgínia é filha dele. Laura pede a Pedro para procurar Otávia, mas ela se recusa a ir para casa com ele. Otávia dança em cima da mesa na lanchonete.
Peixe e Patrício se divertem com Mirna, Otávia e Marisa. Rogério aconselha Cícero a vender as ações que tem na bolsa para pagar a dívida com Natércio. Laura bate na porta do quarto de Virgínia, que diz que quer ficar sozinha. Virgínia corta os cabelos. Virgínia abre a porta para Laura. Virgínia diz a Laura que já é uma mulher e tomará decisões sozinha. Natércio acusa Laura de ter ficado muito tempo longe das filhas. Afonso cobra de Otávia a conta que ele pagou na lanchonete. Bruna pergunta a Otávia o que Afonso estava fazendo na lanchonete. Natércio afirma para Daniel que continuará sendo o pai de Virgínia. Natércio diz a Daniel que ele abalou o equilíbrio emocional de Virgínia. Daniel diz a Natércio que vai usar a ciência para provar e requerer a paternidade de Virgínia. Laura diz a Daniel e Natércio que Virgínia deve decidir de quem é filha.
Capítulo 94, 21 de agosto de 2008 – Virgínia veste roupas modernas e compra uma motoneta. Frau Herta repreende Luciana por não ter contado sobre a paternidade de Virgínia. Ferdinando invade a casa de Peixe procurando por Afonso. Cícero propõe a Conrado fazer um empréstimo para a abertura de sua oficina mecânica. Otávia, Mirna e Marisa ficam surpresas ao ver Virgínia moderna e autoconfiante. Letícia oferece apoio a Daniel. Letícia beija Daniel. Elzinha conta a Laura que viu Virgínia desnorteada dirigindo uma motoneta. Virgínia vai à metalúrgica e beija Eduardo.
Conrado diz a Cícero que Guerra será seu sócio na oficina mecânica. Eduardo beija Virgínia. Laura e Elzinha ajustam o vestido Julieta em Márcia. Margarida passa mal na sala de aula. Otávia pergunta a Conrado se Virgínia tem direito à herança de Natércio. Elzinha leva uns papéis para Cícero assinar. Cícero se surpreende com as despesas da Maison que estão por conta dele. Elzinha e Cícero discutem. Alice interrompe a discussão e faz com que Elzinha e Cícero peçam desculpas. Natércio pede a Afonso o restante das fitas de Laura.
Capítulo 95, 22 de agosto de 2008 – Margarida tem febre alta. Bruna acha uma fita de Laura na gaveta de Afonso. Daniel elogia a beleza de Letícia. Jovelina pressente que Cícero terá um novo amor. Peixe manda Franzé dizer a Elzinha que ela terá que pagar caro se quiser o mostruário de perfumes de volta. Daniel conclui que Margarida está com pneumonia. Eduardo e Virgínia se declaram um ao outro. Elzinha bate com a bolsa em Peixe ao vê-lo puxando Franzé. Afonso pega algumas fitas de Laura na casa de Peixe. Ferdinando diz a Afonso que quer as fitas.
Dona Alzira e Dona Ramira ficam escandalizadas ao ver Eduardo e Virgínia. Frau Herta repreende Afonso por ter entregado as fitas a Ferdinando. Peixe escapa de Elzinha. Cícero contrata Elzinha como assessora de elegância. Elzinha inventa um bazar para levantar dinheiro para pagar o remédio de Margarida. Alice conta a Eduardo que Margarida está com pneumonia. Virgínia beija Eduardo na frente de Otávia e das amigas. Daniel diz a Letícia que ela tem feito muito bem a ele. Natércio repreende Afonso por ter perdido as fitas e diz que ele não serve para nada.
Capítulo 96, 23 de agosto de 2008 – Cícero se oferece para comprar todo o bazar. Elzinha se recusa a vender. Jovelina diz a Elzinha que Cícero está apaixonado por ela. Cícero oferece um sorvete para Franzé e Lindalva. Patrício se insinua para Elzinha. Cícero pergunta a Lindalva e Franzé sobre Elzinha. Cícero vai à oficina de Conrado e Otávia se esconde. Ferdinando entrega as fitas de Laura a Natércio. Natércio paga Ferdinando e pede segredo. Cícero vê Otávia na oficina.
Cícero se decepciona ao perceber que Conrado não mudou. Elzinha conclui que conseguiu o dinheiro dos remédios com o bazar. Urânia manda Patrício ficar longe de Elzinha. Os convidados chegam para o desfile. Elzinha e Laura ficam ansiosas. Laura orienta as manequins amadoras e profissionais para o desfile. Peixe se prepara para mexer na fiação. Daniel confirma a Letícia que não quer ir ao desfile de Laura.
Capítulo 97, 25 de agosto de 2008 – Laura e Elzinha ajeitam as modelos. Elzinha procura Patrício para conseguir fita adesiva. Afonso confirma com Patrício e Peixe a sabotagem do desfile. Patrício e Peixe se escondem ao perceber que Elzinha está por perto. Afonso confirma para Natércio que está tudo correndo bem. Virgínia apresenta Eduardo a Natércio e Bruna. Natércio manda Bruna encontrar Otávia. Natércio diz a Afonso que quer que Virgínia se afaste de Eduardo. Dona Ramira chega para desfilar. Frau Herta chega ao salão. Bruna comenta que Frau Herta se veste mal. Afonso defende Frau Herta. Laura faz um discurso de abertura. Letícia aconselha Alberto a sair do escritório de Natércio.
Peixe puxa um fusível. A luz no salão pisca. A platéia fica alarmada. Elzinha e Laura ficam aflitas. Os jornalistas invadem a passarela, cobrando uma declaração de Laura. Cícero expulsa os jornalistas. Alberto percebe que Natércio não está preocupado com a confusão. Natércio, Frau Herta e Afonso trocam olhares vitoriosos. Peixe e Patrício levam choques. A luz se apaga completamente. Elzinha chama Urânia para ir à caixa de luz com ela. Cícero arromba a porta que dá para a caixa de luz. Peixe e Patrício pensam para onde fugir ao escutar o estrondo da porta. Laura garante às modelos que o desfile será salvo. Elzinha e Urânia flagram Patrício e Peixe. Cícero analisa a fiação e afirma que o conserto demoraria um dia inteiro. Laura resolve continuar o desfile à luz de velas. Afonso dá dinheiro a Peixe e Patrício pelo serviço. Daniel chega ao desfile.
Capítulo 98, 26 de agosto de 2008 – Eduardo e Daniel ajudam Elzinha a acender as velas. Um mutirão de amigos de Laura se mobiliza para colocar as velas na passarela. Natércio comenta com Otávia que Laura perdeu a noção do ridículo. Márcia desmaia ao pensar na possibilidade de incêndio. As modelos se animam para retomar o desfile. Daniel se entristece ao ser desprezado por Virgínia. Letícia o consola. Laura observa Daniel e Letícia. Laura deseja boa sorte às modelos. O público assiste ao desfile com entusiasmo. Nicolau e Adonir aplaudem Alice na passarela. Um repórter noticia o sucesso do desfile da Maison. A platéia aplaude de pé quando Laura entra no fim do desfile.
Laura se emociona com os aplausos. A luz volta. Eduardo analisa a fiação e conclui que alguém sabotou o desfile. Laura hesita em abraçar Letícia. Daniel diz a Letícia que a relação dele com Laura não tem mais volta. Daniel beija Letícia. Cícero e Joaquina vêem. Na sala de trabalho de Laura, Natércio derruba um manequim e rasga um croqui. Cícero adverte Letícia sobre o risco de se envolver com Daniel. Conrado se insinua para Alice. Adonir interrompe. Dona Ramira, Jovelina e Divina contam a Laura que gostaram da experiência de desfilar. Laura dá os vestidos desfilados por elas como retribuição. Natércio repreende Afonso por não ter dado um jeito de sabotar completamente o desfile. Daniel e Letícia chegam ao restaurante do Tênis Clube. Elzinha disfarça para que Laura não os veja. Laura vê o casal, mas decide permanecer no restaurante.
Capítulo 99, 27 de agosto de 2008 – Margarida pergunta a Elzinha se Eduardo estava com Virgínia no desfile. Iracema e Rosa tiram o manequim quebrado da sala para que Laura não veja. Natércio manda Afonso planejar algo para acabar com o sucesso da Maison. Cícero conta a Eduardo que está impressionado com a bondade e a força de Elzinha. Elzinha estranha o croqui rasgado e a ausência de um manequim. Letícia pergunta se Laura quer que ela se afaste da sociedade na Maison. Laura insiste com Letícia que a vida pessoal não deve atrapalhar os negócios. Cícero decide tirar férias e deixar a Metalúrgica sob a responsabilidade de Eduardo. Letícia decide continuar a sociedade na Maison. A doença de Margarida se agrava. Cícero diz a Daniel que o médico ainda ama Laura e não deve se envolver com Letícia. Daniel diz que Margarida deve ser internada. Cícero consola Elzinha pela situação de Margarida.
Capítulo 100, 28 de agosto de 2008 – Guerra conta a Conrado que o carro de Julieta foi sabotado. Daniel diz que Margarida está com tuberculose e ficará alguns dias internada. Elzinha se dá conta de que não foi buscar Lindalva na escola. Virgínia diz que não perdoará Laura por ter mentido. Virgínia conta a Laura que arrumou um emprego. Frau Herta paga um doce a Lindalva e tenta descobrir detalhes sobre a vida de Elzinha. Elzinha acha Lindalva na padaria e pergunta a Frau Herta o que ela está fazendo com a menina. Natércio cobra de Ferdinando a única fita de Laura ainda não obtida, em que estão relatos importantes. Natércio pede a Ferdinando que destrua todas as outras fitas.
Laura aconselha Bruna a chamar Afonso para sair. Bruna e Afonso se surpreendem ao ver que Virgínia está trabalhando como garçonete. Bruna diz a Virgínia que ela está humilhando a família. Elzinha manda Frau Herta ficar longe de Lindalva. Cícero contém Elzinha. Dona Ramira, Dona Alzira e Seu Memé animam Margarida. Seu Memé decide criar uma tintura revolucionária para ganhar dinheiro. Alice confirma o jantar japonês com Adonir e Nicolau. Franzé conta a Cícero seus planos de investimento para o galinheiro. Letícia diz que Daniel não se envolve com ela por causa de sua história com Arthur X. Daniel diz a Letícia que não quer vê-la sofrer. Laura diz a Bruna que o trabalho de Virgínia como garçonete é digno. Afonso conta a Natércio sobre o trabalho de Virgínia na lanchonete. Conrado quer descobrir quem sabotou o carro de Julieta.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 101 a 110 de Ciranda de Pedra!
