Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 11 a 20 da novela “Ciranda de Pedra”, exibida pela Globo em 2008.
Capítulo 11, 16 de maio de 2008 – Daniel percebe que o policial não tem um mandado de prisão e se recusa a sair do ônibus. Laura explica que está indo para São Paulo por vontade própria e manda o ônibus seguir. Os policiais ficam intimidados e desistem de prender o médico. Urânia diz a Marilu que já está tudo combinado para ela ganhar o concurso e que dez por cento do valor do prêmio será dela. Afonso se mostra prestativo com Rogério em seu primeiro dia no escritório. Eduardo tenta convencer Margarida de que não a traiu. Natércio manda Justino sacrificar o cavalo de Laura. Seu Memé pinta o cabelo de azul. Eduardo e Elzinha vão à Metalúrgica por causa do anúncio de emprego de copeiro e faxineiro.
Natércio decide punir Virgínia pela rebeldia e a proíbe de sair de casa. Ele humilha Frau Herta por ter deixado Virgínia passar dos limites. Elzinha faz de tudo para conseguir o emprego de faxineira na entrevista com Alice. Idalina convida Afonso para acompanhá-la no concurso. Daniel avisa Luciana que Laura irá morar com ele. Laura teme que Natércio a afaste das filhas. Alice contrata Elzinha e Eduardo. Emiliano parabeniza Eduardo pelo emprego. Urânia coloca duas bexigas de água na blusa de Marilu para dar volume. Natércio vai à casa de Daniel acompanhado de dois oficiais de justiça para levar Laura.
Capítulo 12, 17 de maio de 2008 – Daniel ameaça contar tudo o que aconteceu no passado à polícia. Natércio acusa Daniel de ser injusto e decide ir embora. Urânia e Marilu tentam deixar Jovelina sem esperanças sobre o concurso, mas Seu Memé a incentiva a continuar. Divina tenta convencer Eduardo a ir ao concurso, mas ele está cansado após o primeiro dia de trabalho. Natércio conta a Frau Herta que Laura não irá mais morar na mansão. Daniel cede seu quarto para Laura e Luciana fica enciumada. Faísca foge da pensão para assistir ao concurso. Elzinha convence Margarida a ir ao concurso e perdoar Eduardo. Natércio pede a Frau Herta que lhe entregue o vestido de casamento de Laura. Daniel e Laura fazem um brinde ao futuro.
Seu Memé descobre o plano de Urânia e Marilu, conta tudo a Divina e pede que ela deixe Faísca ajudá-lo a desmascarar as duas. Julieta repreende Cícero por ter demitido Conrado. Faísca, com seu estilingue, acerta as bexigas embaixo da blusa de Marilu. Seu Memé ameaça contar o plano de Urânia para todos, caso ela suspenda o concurso. Margarida reconhece o suéter de Elzinha em Jovelina e Seu Memé explica que pegou emprestado. Jovelina vence o concurso. Dona Ramira arruma uma confusão com Seu Memé por causa de Dona Alzira. Margarida e Eduardo fazem as pazes. Bruna quer saber para onde Laura foi. Otávia promete descobrir o que aconteceu com Laura. Natércio joga o vestido de Laura na lareira. Virgínia vê tudo escondida.
Capítulo 13, 19 de maio de 2008 – Otávia tira a grinalda e o véu da lareira. Bruna ordena que ela jogue tudo de volta onde estava. Luciana diz a Daniel que ele não tem condições de hospedar Laura em sua casa e ele a repreende. Emiliano aposta com Elzinha que ela não irá permanecer muito tempo no emprego. Natércio pressiona Rogério para que encontre Genilda. Afonso ouve tudo e decide pedir ajuda a Peixe para encontrá-la. Virgínia visita Laura e diz temer que Bruna e Otávia não aceitem a separação. Julieta manda Conrado ir para a Metalúrgica trabalhar e ele fica preocupado com o que Cícero irá dizer. Letícia alerta Otávia a não se aproximar de Conrado. Elzinha derruba café em Cícero e leva uma bronca. Ele fica irritado com as panes no gerador. Eduardo o aconselha a não ligar o gerador de novo para evitar um acidente.
Patrício se desespera ao ver um carro de polícia em frente ao grêmio. Margarida avisa Daniel que encontrou Genilda próximo ao planetário. Daniel diz a Genilda que foi ele quem causou o acidente com o bonde. Ela mostra já ter esquecido o ocorrido e agradece Daniel pela ajuda. Daniel deixa um cartão com Genilda caso ela precise de alguma coisa. Seu Memé culpa Urânia pela polícia estar investigando o clube por causa do roubo de carteiras durante o concurso. Elzinha fica encantada com Conrado. Peixe se apresenta para Genilda e Afonso a leva ao escritório de Natércio. O gerador causa um acidente na Metalúrgica.
Capítulo 14, 20 de maio de 2008 – Cícero fica preocupado com a possibilidade de alguém ter se machucado e Alice o avisa que Conrado está dentro da Metalúrgica. Eduardo impede que Conrado jogue água no gerador e cause uma pane no sistema elétrico. Conrado então corre para desligar a chave-geral e sofre uma queimadura na mão. Eduardo consegue desligar o gerador. Natércio convence Genilda a assinar uma procuração para processar Daniel. Rogério conta a Natércio que Afonso foi o responsável por encontrar Genilda. Elzinha puxa uma salva de palmas para Eduardo. Cícero o agradece e lhe oferece dinheiro como recompensa. Eduardo recusa e explica que não fez mais do que sua obrigação. Cícero fica surpreso ao saber que ele é engenheiro. Seu Memé avisa Urânia que irá propor aos sócios do clube uma sindicância.
Bruna recusa um presente de Rogério por considerar um símbolo de vaidade. Cícero promove Eduardo a diretor de produção da Metalúrgica. Margarida promete chamar a atenção de Faísca por ter faltado aula. Seu Memé é surpreendido por um policial enquanto tentava pegar flores da casa do vizinho. Cícero decide aceitar as sugestões de Eduardo para a reforma da Metalúrgica. Natércio repreende Cícero pelo acidente na frente de todos. Daniel tenta disfarçar seu desejo por Laura. Virgínia e Otávia discutem no hospital por causa de Conrado. Rogério rouba um beijo de Bruna. Eduardo surpreende Margarida com um buquê de flores em sala de aula. Dona Alzira se decepciona ao ver que o cabelo de Seu Memé está azul. Frau Herta avisa Laura que seu cavalo foi sacrificado e ela tem outra crise.
Capítulo 15, 21 de maio de 2008 – Laura pede ajuda a Frau Herta que a acusa de estar apenas colhendo o que plantou. Lindalva convence Dona Ramira e Dona Alzira a deixarem Seu Memé voltar para casa. Luciana ajuda Laura e expulsa Frau Herta da casa de Daniel. Eduardo mostra a Cícero como a Metalúrgica ficará após a reforma e recebe um adiantamento. Alice diz a ele que Cícero só grita com quem ele gosta. Letícia proíbe Otávia de visitar Conrado. Natércio humilha Eduardo por ter aceitado a vaga de faxineiro mesmo sendo formado. Alice demite Elzinha. Margarida repreende Faísca por suas atitudes e Virgínia chama sua atenção. As duas discutem e Elzinha intervém.
Urânia pede ajuda de Dona Ramira para se vingar de Seu Memé. Natércio exige ser ressarcido dos prejuízos com a Metalúrgica. Laura pede a Daniel que não comente nada com Virgínia sobre a visita de Frau Herta. Julieta e Letícia ficam revoltadas com o egoísmo de Natércio. Elzinha bajula Virgínia, que fica encantada com a hospitalidade de Dona Alzira e Seu Memé. Letícia acusa Alberto de ter abandonado Elzinha no clube. Virgínia e Margarida ficam amigas. Patrício oferece dinheiro a Peixe para ele dar uma lição em Seu Memé. Otávia e Bruna pegam as jóias de Laura. Daniel descobre que Genilda conseguiu dinheiro e se mudou.
Capítulo 16, 22 de maio de 2008 – Daniel tem certeza de que foi Natércio quem ofereceu dinheiro a Genilda. Virgínia tenta impedir que Bruna e Otávia fiquem com as jóias de Laura. Frau Herta pega a caixa de jóias e decide guardá-la. Idalina conta a Daniel que Genilda esteve no escritório conversando com Natércio. Peixe se oferece para revender as perucas de Seu Memé. Laura tenta confortar Daniel e diz que sua situação financeira irá melhorar. Natércio proíbe Virgínia de visitar Laura. Seu Memé desconfia das intenções de Eduardo com Margarida. Virgínia decide ficar no sótão. Cícero reclama com Conrado da atitude de Natércio por causa da contratação de Eduardo.
Eduardo leva Margarida para jantar. Laura descobre com Luciana o valor das dívidas de Daniel. Seu Memé quase arruma uma confusão no restaurante ao tentar vigiar o namoro de Margarida. Peixe avisa Patrício que Seu Memé irá lhe entregar dez perucas para revender. Jovelina fica desconfiada de Peixe. Letícia se diverte com Alberto e o empurra do trampolim. Frau Herta sugere a Natércio que mande Virgínia para um colégio interno. Laura vai ao banco e descobre que Natércio proibiu que ela fizesse qualquer movimentação na conta conjunta e ele se recusa a recebê-la em seu escritório. Afonso observa tudo de longe. Laura pede a ajude de Seu Memé para vender suas jóias. Peixe rouba a aliança de Laura e sai correndo. Ela se assusta.
Capítulo 17, 23 de maio de 2008 – Laura quase é atropelada e fica confusa com a aglomeração de pessoas ao seu redor. Seu Memé estranha o sumiço de Peixe. Franzé diz a Elzinha que é órfão de pai e mãe. Letícia diz a Cícero que não nasceu para ser dona de casa, mas ele diz a filha que encontrou o parceiro ideal para ela. Eduardo quita sua dívida na pensão, pagando um mês adiantado e uma gratificação para Divina. Daniel repreende Luciana por ter deixado Laura sair sozinha de casa. Elzinha encontra Laura desorientada no meio da rua e a leva ao hospital. Seu Memé conta a Daniel que Laura saiu à procura de alguém que comprasse suas jóias. Afonso descobre que Peixe roubou a aliança de Laura e pensa em alguma forma de tirar proveito disso. Franzé avisa Daniel que Laura foi para o hospital.
Eduardo percebe que Alice está tossindo muito desde o acidente com o gerador. Virgínia tenta convencer Bruna e Otávia a apoiar Laura. Otávia seduz Pedro. Silvério o aconselha a não se deixar levar pelas provocações de Otávia. Rosa ouve e fica magoada. Daniel acalma Laura. Eduardo se surpreende com a ausência de um ambulatório na Metalúrgica. Conrado decide voltar logo a trabalhar. Eduardo altera a planta da Metalúrgica para construir um ambulatório e Cícero reclama das despesas. Patrício e Peixe pegam o dinheiro das perucas. Patrício decide levar uma para casa. Rogério pega a procuração de Genilda para dar entrada na ação. Laura fica com febre alta e começa a delirar.
Capítulo 18, 24 de maio de 2008 – Daniel fica aliviado ao ver que a febre de Laura passou. Peixe dá um terno novo de presente para Afonso. Virgínia diz a Conrado que tem medo que alguma coisa os separe. Ela vai visitar Laura e encontra Elzinha. Letícia conta a Rogério que tem planos de morar sozinha. Laura pede a Virgínia que traga mais roupas para ela, além do seu gravador. Virgínia pede para Elzinha ajudá-la. Eduardo oferece a Daniel o emprego de médico do ambulatório. Ele aceita e examina Alice, explicando que as tosses são em função da fumaça inalada durante o acidente. Cícero alerta Eduardo que Daniel não pode trabalhar na Metalúrgica por causa dos desentendimentos dele com Natércio. Idalina arruma um quarto na pensão para Afonso. Elzinha pega o carro de Seu Memé emprestado para ajudar Virgínia.
Natércio expulsa Daniel do ambulatório. O médico descobre que Natércio é sócio da Metalúrgica e decide ele mesmo pedir demissão. Afonso conta a Peixe que irá se mudar para a pensão e ele fica arrasado. Otávia beija Pedro e Bruna os observa de longe. Letícia diz a Rogério que Bruna é reservada. Frau Herta não deixa Virgínia levar as roupas de Laura e humilha Elzinha. Daniel repreende Eduardo por tê-lo contratado para trabalhar no ambulatório mesmo sabendo de Natércio e o engenheiro pede desculpas. Cícero e Natércio discutem por causa da decisão de Eduardo em contratar Daniel. Virgínia enfrenta Frau Herta e pede também a ajuda de Iracema e Rosa para pegar as roupas de Laura. Seu Memé percebe que foi enganado por Peixe. Natércio relembra que foi Eduardo quem ajudou Daniel a salvar Laura na festa. Natércio exige que Cícero demita Eduardo imediatamente.
Capítulo 19, 26 de maio de 2008 – Cícero questiona Natércio, que exige que ele quite sua dívida ou demita Eduardo. Elzinha ajuda Virgínia a separar as roupas de Laura. Virgínia enfrenta Frau Herta. Dona Ramira desconfia que Urânia esteja lucrando com a vingança que planejam contra Seu Memé. Seu Memé confirma a Jovelina que foi vítima do golpe de Peixe. Eduardo teme que Cícero seja prejudicado por tê-lo defendido. Virgínia pega o gravador, mas esquece a caixa com as fitas. Patrício presenteia Naná com uma peruca. Cícero diz a Conrado que teve que entregar um de seus imóveis a Natércio para quitar sua dívida. Conrado promete devolver o imóvel a ele. Frau Herta proíbe Virgínia de deixar a casa com as roupas de Laura. A jovem ignora a governanta e sai determinada.
Bruna chama Frau Herta de covarde. Letícia não se conforma com a atitude de Natércio com Cícero. Daniel e Eduardo fazem as pazes. Julieta chama Cícero para sair. Jovelina tenta animar Seu Memé. Otávia esconde um objeto no armário com fundo falso. Bruna esconde algo dentro da imagem de um santo. Iracema guarda um objeto no armário da cozinha. Frau Herta arruma o quarto de Natércio e aprecia o aroma de sua camisa. Ele vê. Laura se desespera ao saber que Virgínia esqueceu as fitas.
Capítulo 20, 27 de maio de 2008 – Virgínia tenta acalmar Laura. Ela teme que Natércio ouça as fitas. Frau Herta tenta disfarçar seu constrangimento quando Natércio entra no quarto. O advogado também não deixa nada transparecer. Seu Memé conta a Dona Alzira que foi roubado e Dona Ramira fica intrigada. Laura revela a Daniel que usava seu gravador como diário e deixou registrado nas fitas todos os seus segredos. Iracema aconselha Virgínia a não enfrentar Natércio e Frau Herta para evitar conflitos. Pedro acusa Conrado de fazer Virgínia sofrer. Conrado deixa claro que não lhe deve satisfações. Elzinha fica animada ao ver um anúncio de emprego para aeromoças.
Rosa e Pedro se beijam. Frau Herta vê e aproveita a situação para repreendê-los. Otávia se convida para conhecer o apartamento de Rogério. Ele conta a Natércio que Genilda se mudou para Porto Alegre antes que ele pudesse entrar com a ação. Genilda diz a Daniel que ficou em dúvida sobre a proposta de Natércio, mas que seria incapaz de prejudicá-lo. Afonso convence Idalina a contar tudo sobre Natércio e Laura. Virgínia pergunta a Natércio sobre as fitas de Laura, sem saber que era segredo. Ele guarda um objeto no quarto. Margarida vê Naná usando uma das perucas de Seu Memé. Elzinha pega um uniforme de aeromoça e entra em um avião. Virgínia acusa Bruna de ter roubado as fitas de Laura.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 21 a 30 de Ciranda de Pedra!
