Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 61 a 75 da novela “Canavial de Paixões”, exibida pelo SBT em 2003/2004.
Capítulo 61, 5 de janeiro de 2004 – Paulo fica desesperado por notícias de Clara e pede para que Padre Antônio dê andamento para a cerimônia de casamento deles. Padre Antônio pede para Paulo se acalmar e conversar antes com Clara e Fausto. Márcio conta para Mirela o seu romance com Regina. João de Deus pergunta ao Padre Antônio quem é seu pai, mas Padre Antônio nega a falar, por ser um segredo de confissão. Fausto retorna para casa e é acolhido calorosamente por Clara. Carlota vai a casa de Miguel para saber notícias de Fausto. Miguel a convida para jantar. Fausto procura Teresa e propõe trocar as suas terras pelas de Clara. Fausto pressiona Raquel para saber que tipo de relacionamento ela que tem com Guilherme. Raquel tenta se esquivar e acusa Clara de tentar envenenar seu casamento. Fausto conta que Clara não havia dito nada para ele, mas que agora gostaria de ouvir. Clara conta o beijo entre os dois. Fausto diz para Clara que não permitirá seu romance com Paulo. Teresa mostra usina para Carlos. Margareth tenta fazer do Padre Antônio um aliado e Remédios os vê juntos.
Capítulo 62, 6 de janeiro de 2004 – Clara conversa com João de Deus sobre acordo com Teresa. Clara fala para Paulo que ama João de Deus. Miguel pede para Carlota, o contrato de Clara. Agenor zomba da paixão de Carlota por Miguel. Remédios diz para Agenor que Margareth será a perdição dele. Clara conta para Lourdes sobre briga com Paulo. Paulo fica contrariado e conta a Padre Antônio sobre o beijo entre Clara e João de Deus. Guilherme atende telefonema de Raquel. Carlos escuta e pergunta a Maria se ela conhece alguém que se chame Raquel. Maria revela que é a esposa do Fausto. Teresa e Regina conversam sobre o fim do romance de Paulo e Clara. Carlos procura Raquel para o que ela tem com Guilherme. Fausto procura Alexandre para lhe pedir conselhos.
Capítulo 63, 7 de janeiro de 2004 – Paulo conta para Mirela sobre o relacionamento entre Clara e João de Deus. Margareth procura por João de Deus. Mirela briga com Clara por causa do suposto romance entre ela e João de Deus. Teresa vai a casa de Padre Antônio conversar com João de Deus e tenta suborná-lo. Margareth chega e pede para que Teresa esclarecer para João, o motivo delas se conhecerem tão bem. Padre Antônio aconselha Miguel a aceitar amor de Carlota. Teresa ameaça Margareth. Paulo demite Agenor. Agenor procura por Teresa para conversar sobre a demissão e sobre Margareth. Fausto diz para Raquel que acha melhor que eles se separem. Osvaldo vê Regina beijando Paulo. Margareth conta para Agenor sobre encontro com Teresa. Regina conta para Teresa que voltou com Paulo.
Capítulo 64, 8 de janeiro de 2004 – Osvaldo conta para Lourdes sobre o beijo entre Paulo e Regina. Fausto conta para Clara que irá se separar de Raquel. Carlos pede para Teresa demitir Guilherme da usina. Guilherme procura Raquel, diz que a ama e pede para que ela volte para ele. Mirela pergunta a João sobre o suposto romance entre ele e Clara, João nega. Mirela fica feliz e pede para João olhar para ela com outros olhos. João de Deus resolve tentar gostar de Mirela e o casal se beija. Padre Antônio vê beijo entre eles. Regina leva Paulo ao escritório, ao sair ela esquece sua bolsa na recepção. Clara procura por Paulo para conversar sobre o contrato de suas terras. Regina voltar para pegar sua bolsa, encontra com Clara e a ofende. Clara revida dando um tapa em Regina. Dr. Alexandre repreende Mirela por ter deixado a recepção do consultório sozinha. Raquel acusa Clara pelo fracasso de seu casamento. Mirela descobre alguns dados sobre a gravidez de Raquel no prontuário médico. Remédios chega e Mirela conta para ela sobre o namoro entre ela e João de Deus. Miguel pergunta para Clara o motivo dela ter terminado seu relacionamento com Paulo. Remédios relembra a cena do acidente de Amador e Débora.
Capítulo 65, 9 de janeiro de 2004 – Mirela pede desculpas para Clara e conta que está namorando com João de Deus. Márcio entra com alguns relatórios no escritório de Paulo e vê ele beijando Regina. Remédios diz para Mirela, que receia que ela sofra por causa de seu relacionamento com João de Deus. Fausto pede para que Miguel hospede Clara e Lourdes durante sua separação de Raquel. Remédios resolve desmascarar Raquel e pede conselhos ao Padre Antônio. Padre Antônio aconselha Remédios a refletir sobre as conseqüências dessa decisão. Fausto diz para Lourdes e Clara que elas ficarão com Miguel e que ele precisa ficar só. Remédios diz a João de Deus para ele não magoar Mirela. Teresa sente-se desrespeitada por Guilherme e lhe dá uma bofetada. Raquel tenta convencer Fausto a não deixá-la e acaba seduzindo-o. João e Mirela contam para Paulo sobre a farsa de Clara. Fausto comunica a Miguel que não irá mais se separar. Paulo procura Clara. Ela manda ele embora e diz que não quer se reconciliar.
Capítulo 66, 12 de janeiro de 2004 – Fausto conversa com João de Deus e pede para que ele ajude nas terras de Clara, para que elas produzam bem. Paulo, furioso, entra no quarto de Teresa e briga com ela por causa de Clara. Hilda fala para Alexandre que está tentando ampliar o seu círculo de amizades. Paulo arruma suas malas e diz para Teresa que vai embora. Teresa o ameaça e fala que caso ele saia, não precisa voltar nunca mais. Paulo diz que sua intenção é realmente nunca mais voltar, além disso, fala para Teresa que não a quer mais como mãe. Paulo dá adeus a Teresa e ela o esbofeteia.
Capítulo 67, 13 de janeiro de 2004 – Raquel diz que Paulo e Clara são irmãos e eles querem uma prova disso. Fausto, transtornado, quer saber de Raquel se Débora contou algo para ela sobre o fato de Clara e Paulo serem irmãos. Raquel confessa que Débora não contou nada explicitamente, mas deu a entender que sim. Fausto fica sem saber o que pensar. Clara conta para Lourdes que pode ser irmã de Paulo. Carlos diz para Teresa que precisa voltar para São Paulo, mas Teresa pede para que ele fique e aceite a proposta de ajudá-la na usina. Carlos fica comovido. Margareth fica furiosa com Agenor ao descobrir que está sem dinheiro. Paulo procura por Teresa para saber sobre a possibilidade de ser irmão de Clara. Clara, desiludida, não quer mais falar com Fausto. Agenor quer comprar as terras de Fausto, mas ele se recusa a vender. Lourdes conta para Miguel que Clara pode não ser filha de Fausto. Padre Antônio garante para Paulo que ele e Clara não são irmãos.
Margareth conhece Mirela.
Capítulo 68, 14 de janeiro de 2004 – Clara agradece Raquel por saber que é irmã de Paulo. Regina procura por Clara e ela a esbofeteia porque Regina fala mal de Débora. Teresa diz para Raquel ficar longe da herança de Paulo. Margareth tenta descobrir alguns segredos de Agenor. Padre Antônio ameaça Raquel. Diz que irá contar tudo o que sabe. Guilherme e Denise namoram e conversam dentro do carro. Clara pede para Miguel deixar ela e Lourdes morarem com ele. Paulo fala para João de Deus que irá desistir de Clara. Fausto pede para Clara ficar na casa dele, mas Lourdes e Clara vão embora com Miguel. Fausto fica deprimido com a saída de Clara. Teresa quer que Paulo retorne para casa. Fausto concorda vender suas terras para Agenor. Padre Antônio procura o Bispo e pede conselhos, fala que quer revelar um segredo de confissão por conta do mal que esse segredo causa para algumas pessoas da cidade, mas o Bispo reforça que o segredo de confissão é inviolável e sugere que Padre Antônio seja transferido de paróquia.
Capítulo 69, 15 de janeiro de 2004 – No cemitério, Remédios faz algumas perguntas para Clara sobre o dia do acidente de Débora. Denise busca o apoio de Márcio para o romance com Guilherme. Remédios fala para Raquel que ela não fugirá de seu destino. Paulo se despede de Clara e diz que depois de tudo o que houve, não há sentido em continuar trabalhando nas terras de Clara. Padre Antônio diz à Raquel que contará para Fausto que Clara é filha legítima dele. Raquel pede um tempo maior. Fausto chega, Raquel pede perdão e esclarece toda a verdade sobre Clara. Fausto a esbofeteia e a expulsa. Remédios encontra com Fausto na rua e tem uma premonição. No escritório de Fausto, Raquel abre a gaveta, pega o revólver e se desespera. Remédios manda Fausto tomar muito cuidado. Margareth pede dinheiro emprestado para João de Deus. Clara conta para Mirela sobre o fato de ser irmã de Paulo. Fausto procura por Clara na casa de Miguel e conta para ela que é seu verdadeiro pai e pede perdão.
Capítulo 70, 16 de janeiro de 2004 – João de Deus termina namoro com Mirela. Ela fica arrasada. Raquel pede perdão para Clara. Remédios procura Mirela na casa de Padre Antônio. Fausto diz para Clara que não perdoará Raquel e que não será mais contra seu namoro com Paulo. Padre Antônio aconselha Clara a conversar com Paulo. Regina vai até o escritório da usina procurar Paulo e ele aceita se casar com ela. Beijam-se e Clara vê o beijo entre os dois. Clara fica sabendo que Agenor quer comprar as terras de Fausto. Carlos aceita trabalhar na usina e insinua querer se casar com Teresa, mas ela diz não querer se casar nem com ele e nem com mais ninguém. Margareth acusa Agenor de roubar suas jóias. Regina conta para Teresa sobre casamento com Paulo. Guilherme entrega uma carta de Carlos. Regina e Guilherme ficam intrigados com a viagem de Carlos. Raquel pede ajuda ao Padre Antônio. Osvaldo é preso com as jóias de Margareth. Raquel ameaça suicidar-se com uma arma caso Fausto não a queira. Remédios tem outra visão do tiro em Fausto.
Capítulo 71, 19 de janeiro de 2004 – Miguel aconselha Fausto a não vender o Canavial para Agenor. Remédios procura Fausto e acaba deixando recado com Lourdes porque Fausto não está em casa. Pede para Lourdes falar para Fausto procurá-la em casa. Padre Antônio diz a Fausto que teve uma intuição sobre a mentira de Raquel. Paulo confunde-se e chama Regina de Clara. Fausto e Clara conversam e se entendem. Remédios conta para Fausto sobre o caso entre Raquel e Amador. Clara conta para Mirela sobre a mentira de Raquel e diz que reencontrou o pai. Remédios conta para Fausto que Raquel estava grávida antes de casar. Fausto invade consultório do Dr. Alexandre e ele confirma a gravidez de Raquel. Fausto, angustiado, lembra-se das acusações de Agenor.
Capítulo 72, 20 de janeiro de 2004 – Agenor devolve as jóias para Margareth e diz que vai se livrar de Teresa. Fausto procura Agenor para esclarecer algumas coisas e Margareth para confirmar o caso entre Amador e Raquel. Fausto chega em casa e pede para que Lourdes procure Clara na casa de Mirela com urgência. Clara entrega seu amuleto para conserto e Remédios diz que sua vida irá mudar. Fausto pede perdão à Débora (segurando uma foto rasgada. Fausto conta para Raquel que sabe sobre o caso entre ela e Amador. Raquel admite o caso com Amador e Fausto a expulsa, mas ela foge para o escritório. Fausto ameaça difamá-la em praça pública e Raquel diz que ele vai pagar muito caro por isso e atira em Fausto.
Capítulo 73, 21 de janeiro de 2004 – Raquel limpa a mancha de sangue, toma comprimidos e sai apressada. João de Deus a vê sair. Miguel convida Carlota para jantar. Quando Clara e Lourdes chegam em casa, Clara procura por Fausto e o encontra morto. Regina conversa com Carlos ao telefone. Mirela e Márcio conversam depois de terem ido ao cinema e encontram Paulo e Regina. Lourdes conta sobre a morte de Fausto para Miguel.
Capítulo 74, 22 de janeiro de 2004 – Angustiada, Raquel toma alguns comprimidos. Márcio, ao chegar em casa fica sabendo da morte de Fausto e sai para contar à Mirela. Teresa não conta para Paulo sobre a morte de Fausto. João de Deus procura por Mirela para conversarem. Raquel diz para Miguel que não quer que Fausto tenha velório e que o corpo dele será enterrado junto com o corpo do bebê. No campo, João de Deus e Mirela conversam e acabam se beijando e transando. Remédios conta para Padre Antônio sobre a morte de Fausto e que se sente culpada. Raquel praticamente expulsa Padre Antônio de casa. João de Deus procura Clara para consolá-la. Agenor entra no escritório da casa de Fausto e rouba alguns papéis. Raquel lembra-se do momento do tiro e fica perturbada.
Capítulo 75, 23 de janeiro de 2004 – Dr. Alexandre fala para Lourdes que Clara precisa repousar. Padre Antônio e Miguel comentam sobre o laudo da autópsia e estranham alguns pontos. No escritório da usina, Agenor procura por alguns contratos. Padre Antônio pede para Remédios contar para Clara tudo o que ela disse a Fausto no dia de sua morte. Padre pede ajuda de Paulo para salvar Clara de Raquel e conta para ele que eles não são irmãos. Raquel tenta impedir Paulo de conversar com Clara. Paulo pede perdão para Clara e diz que a ama. Agenor diz para Teresa que já havia entregue para Fausto, 50% do dinheiro referente as terras. Teresa fala que caso ele não consiga reaver o dinheiro dado, ela irá querer as terras de Fausto. Mirela procura João de Deus para saber como ficarão as coisas entre eles depois daquele encontro. João de Deus fica pensativo. Agenor procura Margareth para comemorar seu golpe. Clara surpreende Guilherme no quarto de Raquel.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 76 a 90 de Canavial de Paixões!
