Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 45 da novela “Abismo de Paixão”, exibida pelo SBT em 2016.
Capítulo 31, 09 de maio de 2016 – Branca morre e Elisa se sente culpada por tê-la deixado sozinha. Damião a diz que ela não é culpada de nada e tampouco poderia ter feito algo. Damião diz a sua mãe que Branca morreu e que vai se encarregar de todos os gastos. Almerinda, zangada, responde que ele não tem nenhuma obrigação. Damião responde que, de todo modo, irá se encarregar disso. Florência pergunta a Almerinda porque a morte de Branca afetou tanto Damião. Almerinda responde que ele a conhece desde que era pequeno, e aconselha a acompanhar Damião no cortejo, pois Elisa era afilhada da falecida. Horácio diz a Ramiro que cumpriu com o trabalho que ele o deu, e agora ele precisa lhe dar o que prometeu. Ramiro, furioso, o sacode dizendo que quem morreu foi Branca, e não o dará nada. Ele ainda diz que caso ele abra a boca e conte o crime lhe dará algo que ele nunca se esquecerá. Paulo chega à casa de Elisa e diz a Dolores que a casa de modas explodiu e uma mulher morreu. Elisa chega em casa, chorando, e diz a seu pai que sua madrinha acaba de falecer. Carmen sugere a Paulo que aproveite a oportunidade, pois Elisa está muito vulnerável, já que Branca era muito importante pra ela.
Bráulio diz a Damião que os peritos disseram que o incêndio que resultou na morte de Branca pode ter sido provocado. Ramiro chega para dar os pêsames a Lúcio, que grita que Ramiro é um assassino. Lúcio diz a Damião que Gael está certo que Ramiro teve a ver com o incêndio porque o odeia. Damião responde que se fosse assim, o vitimado seria Lúcio, já que Ramiro não tinha nada contra Branca. Lúcio contesta, dizendo que Ramiro quis pegar aonde mais o doeria. O Padre Lupe diz a Ramiro que respeite a dor de Lúcio e vá embora. Dolores tenta consolar Elisa, que a diz que em frente a seu padrinho teve de se mostrar forte, mas por dentro está em pedaços. Elisa diz que a morte de Branca é como reviver a morte de sua mãe. Carmen recrimina Augusto por ter ido ao funeral de Branca. Augusto a responde que tinha o dever de ir, e que lamenta muito não tê-la escutado sobre o assunto que ela queria lhe falar. Paulo diz a Elisa que deseja lhe dar todo seu apoio. Carmen, muito feliz, fica pensando que foi uma grande sorte que Branca tenha levado seu segredo para o tumulo.
Capítulo 32, 10 de maio de 2016 – Dolores encontra Horácio fora da igreja e, chorando, diz que Branca era uma mulher muito querida por todos e que para Elisa era como uma segunda mãe, por isso a dói muito sua morte, Horário, com pena, pede licença para Dolores e sai. Antônia diz a Almerinda que Bráulio a disse o incêndio que vitimou Branca pode ter sido provocado. Almerinda a questiona sobre quem poderia ter interesse em fazer mal a Branca. Antônia responde que Ramiro odeia Lúcio e estava furioso porque Damião havia dito que o senhor voltaria a ter um cargo de confiança na processadora, Almerinda zangada diz a Antônia que é muito cômodo jogar a culpa de tudo em Ramiro e que o culpado, mais cedo ou mais tarde, será pego pelas autoridades. Carmen descobre, por casualidade, que foi Ramiro quem ordenou a Horácio que matasse Lúcio, mas por uma infelicidade quem acabou morrendo foi Branca. Carmen exige uma grande quantia em dinheiro para guardar o segredo de Ramiro, este à diz que também sabe um grande segredo dela, e tem o guardado por anos, então que agora eles estão quites. Florência conta a Almerinda sobre o incidente entre Lúcio e Ramiro. Damião escuta quando Florência está falando com Sabrina para marcar um encontro com Henrique, as interrompe e pergunta qual o motivo desse encontro.
Capítulo 33, 11 de maio de 2016 – Damião exige a Florência que o diga o porquê de ela ir ver Henrique, astuta, Florência responde que Henrique está muito triste pelo incidente que teve no trabalho, e acredita que Damião irá demiti-lo, e certamente Henrique queria pedir lhe que ela intercedesse por ele. Damião pede a Sabrina que diga a Henrique para ficar tranquilo, pois ele não irá demiti-lo. Damião procura Elisa e Carmen o diz que certamente ela saiu com Paulo. Florência diz a Paulo que Damião quase descobre que ela estava se encontrando com Henrique, Paulo diz a Florência que Henrique deve estar muito interessado nela, e ela deveria aproveitar a situação para causar ciúmes em Damião. Lúcio pede a Augusto que o prometa que irá mudar sua atitude com Elisa, e deixe essa dúvida de que não é o pai da garota, Augusto diz a Lúcio que já realizou um exame de DNA, Lúcio transtornado diz a Augusto que não acredita que ele precise de um papel para saber que Elisa é sua filha. Florência chama Henrique, e deixa claro que ama Damião, porém eles podem ser bons amigos, e inclusive podem se ver de vez em quando. Paulo procura Elisa e Carmen o diz que Damião está muito interessado na sobrinha, que se ele não se esmerar na conquista rapidamente, Elisa acabará ficando com Damião. Elisa chega a seu quarto e se surpreende ao encontrar Paulo, furiosa, ela o expulsa do local, porém antes de ir Paulo a beija, e justo neste momento entra Augusto, que furioso insulta a filha e a diz que ela é igual sua mãe. Augusto, zangado, recrimina Carmen por não ter se dado conta do que estava ocorrendo em sua própria casa, Carmen, hipócrita, diz que Elisa já não é uma menina, e quem vai saber desde quando ela tem se encontrado com Paulo as escondidas, e em seu quarto. Carmen, com a ajuda de Ramiro e Horácio consegue falsificar o exame de DNA de Elisa e Augusto. O Doutor Edmundo entrega á Augusto a prova de paternidade e o diz que assim que abrir o envelope, saberá por fim se Elisa é ou não sua filha.
Capítulo 34, 12 de maio de 2016 – Carmen despede Dolores porque ela a diz que toda a vida invejou sua irmã Estefânia, e odeia Elisa porque ela a faz lembrar de sua irmã, além de garantir que sabe que foi a megera que permitiu a entrada de Paulo no quarto de Elisa. Paulo diz a Ramiro que Carmen foi quem o deixou entrar no quarto de Elisa, e está se zangou muito, porém o pior foi que quando ele estava para sair, chegou Augusto, e o flagrou junto com a garota. Ramiro diz que Carmen é muito especial, e ele deve ter cuidado com ela. Augusto lê o resultado da prova de paternidade falsificada e fica desolado ao se inteirar que Elisa não é sua filha. Gael, furioso, tenta agredir Paulo, a fim de que ele deixe Elisa em paz. Damião pergunta a Gael porque ele queria brigar com Paulo, Gael o diz que Paulo se meteu no quarto de Elisa, e não acredita que ele tivesse boas intenções. Damião adverte Paulo que se não deixar Elisa em paz, será ele mesmo que o ‘quebrará’ a cara. Elisa diz a Dolores que irá embora com ela, Augusto adverte Elisa que não vá, pois o que quer é liberdade para fazer o que a de vontade.
Elisa diz ao pai que fica com a condição que Dolores também fique, Augusto procura Carmen para dizê-la que Elisa e Dolores ficaram na casa. Carmen adverte Augusto que quando souber o resultado de exame de DNA, será ele mesmo quem expulsará Elisa de casa. Augusto o diz que já sabe o resultado, e que Elisa fica, sendo ou não sua filha. Carmen adverte Dolores que procurará uma maneira para se desfazer dela. Almerinda diz a Elisa que quer fazer um trato com ela, Elisa responde que já sabe que com ela não existem tratos, e também não a interessa dialogar. Almerinda insiste, dizendo que pode resolver todos os problemas econômicos de Augusto, em troca de que ela apenas se afaste de Damião. Elisa responde que o melhor seria que Almerinda oferecesse algo que interessasse á Damião, assim ele não a procuraria, e tudo que ela deseja é que Damião e Florência desapareçam, e Almerinda a deixe em paz. Elisa pede a Lúcio que a ajude a semear nas terras que herdou de sua mãe. Almerinda tenta convencer Damião a voltar para a capital, e que adiante o casamento com Florência. Damião responde que não entende o motivo de tanta pressa, Almerinda diz que o tem notado muito estranho com Florência, e o pergunta se ele realmente quer se casar com ela.
Capítulo 35, 13 de maio de 2016 – Florência fica histérica quando Damião a diz que seria bom que ela fosse para a capital, e eles se permitissem um tempo, cada um do seu lado. Paulo procura Elisa, hipócrita, a diz que quer se desculpar pelo problema que a causou com seu pai, e jura que isso jamais voltará a ocorrer. Elisa responde que não voltará a ocorrer porque qualquer tipo de relação que poderia haver entre eles acabou, pois nunca mais voltará a confiar em suas boas intenções. Elisa conta a Dolores sobre o incidente que teve com Paulo, e também que Almerinda propôs dar lhe muito dinheiro para que ela se afastasse de Damião. Dolores diz a Elisa que Almerinda está muito preocupada que esse casamento entre Damião e Florência nem chegue a acontecer. Kenia chega diante de Ingrid e a exige que ela a ajude, Ingrid a diz que lhe de um quarto, mas que nem pense em dizer isso a sua filha. Ingrid fica furiosa porque Gael e o Padre Lupe a surpreendem beijando Ramiro. Carmen diz a Elisa que se Damião realmente a interessa, já pode tratar de esquecê-lo, porque Augusto jamais aceitaria essa relação. Elisa a responde que não se preocupe, porque Damião já é um homem comprometido. Carmen, cínica, diz a Elisa que certas mulheres sentem como que uma atração irresistível por homens comprometidos, assim como sua mãe, Elisa a corrige, dizendo que no caso seria como Carmen, pois ela mesma a surpreendeu beijando seu pai, quando sua mãe ainda estava viva.
Florência segue paquerando Henrique, ele a diz que está se apaixonando por ela, e tem se sentido culpado diante de Damião. Elisa diz a Dolores que vai procurar Paloma, Carmen escuta e de imediato diz a Paulo que cerque Elisa, pois enfim ela poderá ser dele. Paulo espia Elisa, e furioso, a diz que tem sido muito paciente com ela, mas que já havia a advertido que ela seria dele por bem ou por mal, e como não foi por bem, eles ficarão juntos naquele momento, da forma que ele quiser. Paulo tenta abusar de Elisa, Damião chega e o agride. Ingrid procura o Padre Lupe para pedir lhe que fale com Gael, o Padre a responde que levou Gael ao hotel como ela havia pedido, mas chegando lá eles a viram aos beijos com Ramiro, e a pouca boa imagem que Gael tinha dela, foi por água abaixo. Florência segue disposta a estar com Henrique, e o beija, mas logo o pede que não mal interprete as coisas, pois ela ainda está confusa. Gael exige ao Padre Lupe que explique para que o levou ao hotel para ver Ingrid, e completa dizendo que sente que o Padre está o escondendo alguma coisa.
Capítulo 36, 16 de maio de 2016 – Augusto diz a Elisa que já é muito tarde para ela andar por aí sozinha, Ramona diz a Augusto que se ele realmente se preocupa tanto com a filha, deveria cuidá-la como Deus manda. Kenia reconhece a moto de Paulo. Elisa, chorando, conta a Dolores que Paulo tentou abusar dela, mas por sorte, Damião chegou e a ?salvou?. Carmen diz a Augusto que talvez Elisa tenha ido encontrar algum homem no caminho até a casa de Ramona, Augusto a pede que pare de inventar coisas para tentar manchar a imagem de Elisa. Almerinda obriga Antônia a dizer a Damião que foi Elisa quem ligou para Paulo. Damião pede a Antônia que diga a verdade, e se realmente foi Elisa quem ligou para Paulo, a fim de encontrá-lo, Antônia, com medo, diz que sim. Bráulio exige a Antônia que diga a verdade, ela responde que Almerinda a estava pressionando em dizer que quem ligou foi Elisa, e só o fez para conservar seu trabalho. Bráulio diz que está muito decepcionado com ela. Florência, furiosa, recrimina Damião por ter agredido Paulo para defender Elisa, e diz que Elisa é uma sem vergonha, e que ela foi quem esteve atrás de Paulo.
Damião, furioso, adverte Florência que não irá permitir que ela insulte Elisa, Florência o diz que jamais o perdoará. Carmen, disposta a causar intriga, questiona Elisa quanto a ela ter visto Paulo, Elisa responde que sim, o viu, e ele estava a esperando na volta da casa de Paloma, e tentou abusar dela, porém Damião apareceu e a salvou. Kenia diz a Ingrid que quer conhecer seu meio irmão, Ingrid a responde que nem pense em dizer a Gael que eles são irmãos. Henrique confessa a seu pai que está saindo com Florência, e que não a percebe tão indiferente, Edmundo o diz que ele precisa ter em mente que Florência é comprometida com o seu patrão. Almerinda adverte Antônia que se ela disser á Damião que não foi Elisa quem ligou para Paulo, Bráulio irá saber de sua antiga relação com Ramiro. Damião, furioso, joga na cara de Elisa que ela tem se visto com Ramiro, Gael, Paulo, e sabe se lá com quantos homens mais, Elisa o esbofeteia e expulsa o de sua casa. Damião pede a Elisa que o jure que não teve relações com nenhum desses homens, pois está morto de ciúmes e louco por ela, ainda que ele tenha por todo esse tempo se negado a aceitar esse sentimento, Elisa e Damião se beijam.
Capítulo 37, 17 de maio de 2016 – Damião diz a Elisa que a ama, e que vai romper seu compromisso com Florência, Elisa responde que não o faça, porque a gente do povoado dirá que ela seguiu o exemplo de sua mãe. Damião a garante que não irá perdê-la uma segunda vez, e está disposto a lutar contra tudo e com todos por seu amor. Elisa diz a Dolores que Damião a disse que a ama, e lutará até contra o mundo se for necessário, e tudo por seu amor. Damião diz ao Padre Lupe que já confessou a Elisa que a ama, e ela também o ama, o Padre diz que isso não o surpreende, mas que eles terão muitos empecilhos, pois Almerinda, Augusto e Gael irão se opor com força a essa relação. Damião diz ao Padre que sabe tudo que ele e Elisa terão que enfrentar, e o único que o preocupa é Gael, pois ele não queria machucá-lo. Damião termina sua relação com Florência, ele o suplica que não a deixe, porque ela poderia morrer sem ele. Paulo chama Carmen, e ela se surpreende ao ver chegar Almerinda, que a diz que sabe que ela odeia Elisa, pois a jovem em tudo lembra Estefânia. Almerinda e Carmen pensam em se unir para separarem de vez Elisa e Damião. Ramiro propõe a Carmen que o dê a casa onde ela se via com Rogério, em troca das passagens de avião com os nomes dela e de Rogério, que comprovam que quem iria fugir era ela, e não Estefânia. Carmen duvida que ele tenha as passagens, e Ramiro as mostra a Carmen. Carmen tenta pegá-las, mas Ramiro a diz que ela já sabe o preço. Paulo se surpreende ao ver Kenia, e finge dizendo que sentiu sua falta, ela o esbofeteia, e o revela que está esperando um filho dele, Paulo, covardemente, diz que não será pai de ninguém, e que Kenia busque outro otário para assumir a criança. Damião procura Elisa e ela o rejeita, ela o diz que entre eles não pode haver nada, Damião a diz que não voltará a desistir dela. Dolores diz a Elisa que lute junte a Damião pelo amor que sentem, Elisa responde que ela tem razão. Florência vai atrás de Elisa.
Capítulo 38, 18 de maio de 2016 – Kenia previamente entregou a Florência um frasco com um pouco de sua urina, e esta diz a Elisa que está com um atraso de duas semanas, e comprou um teste de gravidez, pois crê estar grávida de Damião. Elisa a propõe que faça o teste e acabe de vez com essa dúvida. Kenia diz a Paulo que deu uma amostra de sua urina á Florência, para que seu teste de gravidez de positivo, e em frente à Elisa, Florência garanta que por estar grávida precisa se casar com Damião. Florência na verdade está arruinada, e vê em Damião a única esperança de seguir mantendo a vida que leva. Kenia diz a Florência que agora que ela já ?comprovou? sua gravidez, precisa tratar de ter relações com Damião, por do contrário a mentira logo cairá por terra. Paulo acusa Florência de haver dito onde poderia encontra-lo. Ingrid pergunta a Kenia se por fim ela voltará para a capital, Kenia responde que não irá, que ficará, e nada mais, nada menos que na Fazenda Arango. Ingrid lembra a Kenia que não diga a ninguém que elas são mãe e filha. Ramiro exige á Horácio que faça com que Damião sofra um acidente, e o diz que se ele não fizer, a polícia poderia encontra-lo e acabaria na cadeia. Seguindo os conselhos de Kenia, Florência tenta seduzir Damião, que a rejeita. Almerinda entrega um cheque a Kenia, e a diz que a quer fora de sua fazenda. Kenia responde a Almerinda que só a resta ajeitar um assunto, e em seguida partirá. Almerinda diz a Paulo que ele é tão pouco homem que nem lhe importa causar problemas em todos os lugares, e o diz que teve que dar dinheiro a Kenia para ajeitar seus problemas. Almerinda procura o Padre Lupe para tentar convence-lo a ajudar-la com que Damião não desista do casamento com Florência. O Padre responde que se Damião tem dúvidas, é melhor que se resolvam agora do que depois que já estiver casado. Kenia vai de moto com Paulo em busca de Gael, eles sofrem um acidente e Kenia cai desacordada.
Capítulo 39, 19 de maio de 2016 – Almerinda diz a Paulo que sabe que ele pouco se interessa por seu trabalho na processadora, e o melhor seria que ele voltasse para a capital. Paulo tenta convence-la que na verdade deseja trabalhar, e Almerinda o responde que não nasceu ontem, e sabe que ele só quer seguir ali por manter esperanças de estar com Elisa, mas que não precisa ser muito inteligente para saber que ela nunca terá nada com ele, e que na verdade ele está se escondendo de Kenia, e como já foi descoberto por ela, o melhor seria que voltasse para a capital. Elisa pede a Lúcio que a leve ao lugar do acidente onde morreu sua mãe, e o questiona porque se sua mãe estava fugindo da cidade, o acidente ocorreu do lado contrário da pista, como se ela estivesse voltando. Lúcio a responde que neste dia estava chovendo muito, Elisa o confessa que sempre achou essa história muito estranha. Carmen chama Paulo para dizer lhe que ele é pouco homem por ter mandado Almerinda para resolver seus problemas.
Ao ver Damião, Elisa o diz que se Augusto descobrir que eles tem se visto, terão graves problemas. Damião a responde que não vai se esconder nem de Augusto, nem de ninguém, e se ela também não estiver disposta a lutar junto a ele, é porque na verdade não o ama. Justamente nesta hora, Carmen aparece com um teste de gravidez, dizendo que é de Elisa, Damião exige que Elisa o de uma explicação, Elisa o responde que não tem explicação nenhuma, e que não quer voltar mais a vê-lo. Damião diz a Elisa se é isso que ela quer, ele fará com gosto. Dolores pergunta a Elisa de quem é esse teste de gravidez, Elisa responde, chorando, que é de Florência, a noiva de Damião. Almerinda recrimina Florência por estar tentando seduzir Damião, e a diz que ela é uma moça de família, e não pode se comportar como Elisa, e que se de fato quer estar com Damião, tem que se comportar como uma mulher decente. Augusto, furioso, maltrata Elisa e a insulta. Elisa chorando diz que o teste não é dela, Carmen, cínica, diz que encontrou o teste no quarto da garota. Elisa diz a Augusto que se ainda tem dúvidas, que leve o teste ao consultório do Dr. Edmundo, para que ele o revise, Dolores o diz que pode o acompanhar. Paulo procura Carmen e diz que vai provar lhe que não precisa de ninguém, ele a beija, Carmen finge indignação, o esbofeteia e expulsa de sua casa. Edmundo diz a Augusto que Elisa não está grávida, e que por ser seu médico, sabe que ela nunca teve relações sexuais. Augusto diz a Carmen que Elisa não está grávida, Carmen o responde que talvez o teste seja de Florência, porque ela foi a única mulher que visitou Elisa, e talvez tenha mostrado a Elisa estar grávida de Damião, para que ela se afaste de uma vez por todas dele. Paloma diz a Damião que o teste de gravidez é de Florência. Damião pede a Florência que marque uma consulta com o médico, pois é muito estranho que ela e Kenia estejam grávidas ao mesmo tempo.
Capítulo 40, 20 de maio de 2016 – Edmundo diz a Kenia que ela perdeu o bebê, mas ficará bem. Betânia parabeniza Damião e Florência, já que acredita que eles serão papais. O Padre Lupe diz a Damião que Almerinda foi vê-lo para que ele a ajudasse a convencê-lo a não terminar a relação com Florência. Damião pede ao Padre que diga a sua mãe para não se preocupar, pois ele e Elisa não chegarão a nada, pois a mesmo o pediu para não mais buscá-la, e ele estava disposto a mandar tudo para o espaço por ela, mas um filho, jamais e Florência está grávida, e por isso irá se casar com ela. Carmen procura Almerinda para dizer lhe que agora é sua família que anda na boca do povo. Kenia agradece Gael por ter salvado sua vida, e pergunta o seu nome, quando ele se apresenta, ela pensa o quanto deve ser bom ter um irmão.
Augusto pede perdão a Elisa por novamente ter duvidado dela, e que Carmen depois o disse que o teste de gravidez era de Florência, e assim sendo, espera que a filha se afaste de uma vez por todas de Damião. Elisa responde que sua tia é muito comunicativa, e que seu pai não se preocupe, pois certamente Damião irá acelerar seu casamento, Elisa finaliza dizendo que seria bom se alguma vez Augusto duvidasse do que diz Carmen. Florência diz a Almerinda que não é verdade que está grávida, apenas usou uma amostra de urina de Kenia, e o fez para que Elisa se afastasse de uma vez por todas de Damião. Damião vai andar a cavalo, Florência se empenha em acompanha-lo, e ambos caem do cavalo. Henrique recrimina Damião por haver permitido que Florência montasse a cavalo, sabendo que estava grávida. Damião o responde que ela insistiu. Ingrid insiste em esclarecer a Gael que não tem nenhuma relação com Ramiro, ele a diz que não quer ser grosseiro, mas não o diz respeito nada que ela faça ou deixe de fazer. Ingrid diz a Gael que apenas deseja que ele não tenha uma má imagem dela. Edmundo diz a Damião que depois de todos os testes feitos, não encontrou nada de grave em Florência. Damião pergunta sobre a gravidez de Florência, e Edmundo responde que Florência nunca esteve grávida.
Capítulo 41, 23 de maio de 2016 – Florência segue fingindo diante de Damião que sim, estava grávida, e que a queda do cavalo é que resultou na perca de seu bebê. Paloma diz a sua avó que a noiva de Damião está grávida, Ramona responde que não é verdade, pois ainda não é tempo de que Damião seja pai, ou seja, se Florência não estiver mentindo, o pai da criança é outro homem. Damião diz a sua mãe que vai levar Florência para a capital, Almerinda diz ao filho que segundo Edmundo, Florência estará bem em um par de dias. Damião diz a mãe que levará a noiva a um especialista, e que talvez ela nunca mais volte da capital. Florência diz a Damião que não sente as pernas. Sabrina tenta chamar a atenção de Paulo, ele a diz que não sente o menor interesse por ela, e desta forma, ela poderia deixar de perder seu tempo. Ramiro beija Ingrid, Ramona atira uma pedra na cabeça de Ramiro, e o adverte que da próxima vez que ele se atrever a tocar em Paloma, o jogará na cabeça uma pedra muito maior. Ingrid pergunta a Ramiro quem é essa mulher, e porque o ameaçou, Ramiro responde que é uma louca. Gael visita Kenia, ela o diz que irá embora para sempre do povoado, e a única lembrança bonita que levará deste local é ter o conhecido, finaliza dizendo que gostaria muito de ter tido um irmão como ele, e sugere que ele tenha muito cuidado com Ingrid, pois ela não é merecedora de nenhuma confiança.
Almerinda responsabiliza Edmundo por Florência não estar podendo caminhar, ele responde que não é obrigado a tolerar a prepotência da senhora, e a mostra dados de um especialista quanto á situação de Florência. Elisa diz a Edmundo que sabe que Florência caiu de um cavalo, e quer saber como está seu bebê, Edmundo a diz que Florência jamais esteve grávida. Almerinda diz a Florência que já se deu conta de sua incrível capacidade de mentir, e só não a desmentiu frente a Damião para que ele não saísse correndo atrás de Elisa, mas que se ela descobrir que também é mentira o fato de não conseguir mover as pernas, se arrependerá amargamente, e não é recomendável tê-la como inimiga. Augusto insulta novamente Elisa, e a diz que ela saiu igual a sua mãe. Elisa o diz que talvez Estefânia tenha se vingado do pai com Rogério, tendo em vista que ele e Carmen se relacionavam enquanto sua mãe ainda era viva. Carmen adverte Elisa que se arrependerá de tê-la ofendido. Augusto diz a Gael que se ele ama tanto Elisa, poderia casar se com ela, já que ele como pai já desistiu de tentar controlá-la. Gael diz a Augusto que Elisa precisa de amor, não de controle, Augusto o diz que ele a dá muito amor.
Capítulo 42, 24 de maio de 2016 – Augusto diz a Gael que não se renda, e convença Elisa a se casar com ele, pois talvez assim todos os problemas que eles têm enfrentado terminem. Guido, furioso diz a Paulo que ele o envergonha muito, e deveria também ter vergonha de que os outros sejam obrigados a ficarem resolvendo seus problemas. Florência segue insistindo com Damião para que voltem a capital, e o diz que fará todo o necessário para que se recuperar totalmente, por ele. O Padre Lupe diz a Damião que espera que se ele realmente se casar com Florência, seja por amor, e não para fugir de Elisa, pois casar se por obrigação não seria justo para nenhuma das partes. Carmen furiosa diz a Augusto que esperava que ele a defende-se de todas as barbaridades que Elisa disse. Augusto diz que Elisa tinha a razão, pois realmente o viu aos beijos com ela, e nesta época Estefânia ainda era viva. Padre Lupe diz a Ingrid que o melhor seria se ela fosse embora de uma vez por todas do povoado, porque sua relação com Ramiro é uma prova contundente que suas intenções por lá não são nada boas. Ingrid responde que não irá, e goste ou não, Gael é seu filho, e fará o que for para recuperar seu carinho, Gael se surpreende ao ouvir a conversa, e desolado, diz ao Padre que não merece descobrir a verdade desta forma. Gael pergunta se ele o enganou durante tantos anos.
Florência se desculpa por haver mentido a respeito de sua gravidez, e diz que a ideia foi de Kenia, Almerinda responde que não tolera mentiras, mas é experiente em descobri-las. Elisa e Damião se encontram, ela diz que soube que sua noiva caiu do cavalo, e pergunta como está seu bebê, Damião responde que Florência nunca esteve grávida, mas que pela queda não tem conseguido mover as pernas. Guido diz a Paulo que arrume suas coisas para que voltem a capital, Paulo responde que tem trabalho no povoado, e não voltará com ele. Guido o diz que está na bancarrota, e precisa dele. Paulo cínico diz que se Guido fosse mais inteligente, já teria descoberto que Almerinda faz o que ele diz, e seria fácil conseguir dinheiro dela, e assim resolver todos os seus problemas financeiros. O Padre Lupe tenta convencer Gael de que não poderia ter o revelado quem era sua mãe, Gael revoltado, diz que em umas dessas também aparece seu pai, e o padre diz que este, está certo que está morto. Gael exige que o Padre o diga quem foi seu pai, ele o responde que faça essa pergunta a sua mãe. Almerinda derruba, propositalmente, café quente nas pernas de Florência, e acaba descobrindo que ela pode sim mexer as pernas, e essa era apenas mais uma mentira.
Capítulo 43, 25 de maio de 2016 – Almerinda furiosa diz a Florência que sabia que ela estava mentindo quanto a não poder mexer as pernas, e por isso foi a capital consultar um especialista, e mostrou suas radiografias, e o Doutor disse que ela não tinha nada. Florência confessa que o fez para prender Damião a ela, pois queria ganhar tempo, Almerinda zangada reclama com Florência, dizendo que deveria ter confiado nela. Padre Lupe diz a Elisa que se ama Damião não deveria mentir para afastá-lo, porque mais cedo ou mais tarde a verdade sempre aparece. Malu diz a Damião que lamenta muito que ele vá embora para a capital, que a presença dele fez os funcionários da processadora felizes, assim como quando Rogério era vivo, Damião a diz que também sente muito em partir, mas infelizmente é necessário. Elisa procura Ingrid para adverti-la que não permitirá que ela faça Gael sofrer, Ingrid responde que Elisa está se metendo onde não deve.
Carmen liga para Paulo, mas vê Augusto chegar e desliga o telefone, dizendo o em seguida que era uma ligação de engano. Augusto, irônico, diz que ultimamente Carmen só tem atendido ligações onde a pessoa sempre se enganou, e isso é muito curioso. Gael procura Ingrid só para perguntar-lhe quem é seu pai, Ingrid responde que não faria diferença para Gael saber o nome, pois ele já está morto. Gael diz a Ingrid que se o motivo para ela seguir no povoado é ele, pode ir embora, pois ele há muitos anos é órfão de pai e mãe. Almerinda diz a Florência que terá que dizer a Damião que ela pode caminhar, e que ainda á zanga muito saber que ela não confiou lhe que podia mexer as pernas, completa dizendo que não quer mais saber de truques baratos para prender seu filho, que ela cresça e seja uma mulher de verdade. Ingrid procura Almerinda para pedir lhe dinheiro, em troca de que ela siga calando o fato de Gael também ser filho de Rogério Arango, e assim sendo, irmão de Damião. Almerinda responde que já a deu muito dinheiro, e não a dará mais um centavo, Ingrid diz que se assim for ela procurará Damião. Damião diz a sua mãe que Florência já pode andar, mas Guido pensa que ainda precisa levá-la a um especialista. Almerinda diz a Damião que a saúde de sua noiva tem que estar, sempre, em primeiro lugar.
Capítulo 44, 26 de maio de 2016 – Paulo liga para Carmen e eles marcam de se ver na “casa azul”, Elisa chega e pergunta a tia com quem ela falava em segredo. Carmen responde que falava com Paulo, que ele queria falar com ela (Elisa), mas ela tratou de dispensá-lo. Elisa questiona Carmen que para dizer isso, não precisaria falar como se estivesse escondendo algo, Carmen zangada diz a Elisa que ela tem enchido a cabeça de Augusto com essas besteiras, e por causa dela ele voltou a beber. Florência agradece Almerinda por estar a apoiando quanto á Damião e ela irem embora para a capital. Almerinda responde que a melhor coisa, também para ela, é afastar Damião de uma vez por todas de Elisa. Carmen e Paulo fazem amor, e ele, cínico, diz que seu marido tinha razão em dizer que ela era uma mulher muito especial. Damião se desculpa com o Dr. Trovar por haver duvidado de seu diagnóstico. Paloma diz á Damião que Florência mentiu sobre sua gravidez, e que fez a mesma coisa quanto ao caso de suas pernas. Florência procura Elisa para se despedir, e hipócrita, diz que Damião está ansioso para que se casem, e também para encomendarem o primeiro filho na lua de mel. Damião exige que Kenia diga se foi ela quem cedeu a prova para que Florência fingisse uma gravidez, Kenia o responde que Florência a disse que uma tal de Elisa andava atrás dele, e apenas por isso o ajudou. Gael diz a Kenia que Elisa e Damião são seus amigos, e não aprova sua atitude, Kenia jura que só o fez para ajudar sua amiga. Henrique pede a Florência que não vá embora, ela o responde que desde o princípio havia o dito que amava apenas Damião, porém que antes de ir embora o dará algo que ele jamais irá se esquecer, Florência beija Henrique com paixão, Damião os surpreende.
Capítulo 45, 27 de maio de 2016 – Damião surpreende Florência e Henrique se beijando, ela tenta convencê-lo de que Henrique estava lhe beijando a força, Damião, furioso, responde que não é tonto, e viu que foi ela quem o beijou, e que ela é a melhor na arte de enganar, não bastou a falsa gravidez, o caso das pernas, e agora seu “romance” com Henrique, Damião finaliza dizendo que agora acabou, e ela não o enganará nunca mais, e pede que ela deixe o povoado imediatamente. Florência conta a seu pai que começou a relacionar-se com Henrique apenas para causar ciúmes em Damião, porém ele os surpreendeu aos beijos. Guido, furioso, diz que Florência é uma tonta, e que Damião tem toda a razão em terminar com ela. Almerinda pede a Damião que a explique o que está acontecendo, Damião responde que não vai mais a capital, pois Florência o enganou com a falsa gravidez, o caso de não mexer as pernas, e o pior, a flagrou aos beijos com Henrique. Damião diz a Almerinda que suspeita que ela seja cúmplice de Florência em todo esse engano, Almerinda o responde que isso não é verdade, e Damião finaliza dizendo que não confia mais nela.
Ramona pergunta ao padre se é verdade que a mãe de Gael apareceu, ele responde que é verdade. O Padre pergunta a Ramona se ela teme que algum dia Paloma descubra que Ramiro é seu pai, Ramona responde que sim, e o padre a diz que deveria dizer toda a verdade a garota, ou ao menos ir a preparando porque algum dia ela acabará sabendo a verdade. Ingrid se apresenta na fazenda Arango e pede para falar com Damião, Almerinda tenta impedi-la, Ingrid diz a Damião que Gael é seu filho, e teve que deixa-lo na igreja quando bebê, mas agora voltou e quer recuperar seu carinho, e pede que ele a ajude, pois é amigo de Gael. Damião pergunta quem é o pai de Gael, Ingrid o diz que jurou jamais dizer o nome desse homem, e pelo bem de Gael manterá a promessa. Kenia chega à casa de Augusto e não é bem recebida por Carmen, Elisa diz a Kenia que ela ajudou Florência a fazer todos de tontos, Kenia se desculpa dizendo que não conhecia a verdadeira Florência, e que ela é pior que seu tio Paulo, ela também revela que Damião já sabe a verdade. Elisa, desolada, diz a Gael que sempre dá voltas, e mais voltas, e não consegue nada, Gael a abraça, neste momento chega Damião e os vê, surpreso.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 46 a 60 de Abismo de Paixão!
