Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 41 a 50 da novela “A Mentira”, exibida pelo SBT em 2000 e reprisada em 2016.
Capítulo 41, 23 de maio de 2016 – Verônica conta a todos que vai pedir a anulação do seu casamento com Demétrio. Teodoro chama Demétrio para conversar. Pede que ele não falte com respeito a Verônica. Pepe, na clínica de recuperação de drogados, está se recuperando muito bem. Ele sente um pouco de medo por causa da situação de Carla. Tem medo que os mafiosos se vinguem com ela. Miranda conta a Antonia que é a verdadeira mãe de Verônica. Miranda chora com a culpa que sente por ter abandonado a filha pequena. Antonia a aconselha a formar uma sociedade com a filha, para desta forma estar mais perto dela. Jacinto telefona a Demétrio e comunica do seu casamento com Jacira, e o convida para ser padrinho da cerimônia, junto com Verônica. João pede ajuda de Virgínia para tentar localizar Carla.
Demétrio descobre sobre a gravidez de Verônica, através de exame do hospital onde ela esteve internada. Ele liga para ela e marca um encontro para o dia seguinte. Francisco vai procurar Demétrio. Ele quer saber notícias de Irma. Quer falar com ela. Demétrio o leva até a empresa Belver, para se encontrar com Irma. Demétrio pede a Irma para ouvir Francisco. A sós Francisco não resiste e agride Irma, que grita por socorro. Demétrio entra e tira Francisco da sala. João e Virgínia discutem. Ela diz que vai se vingar de toda a família. Demétrio encontra-se com Verônica. Lhe entrega os exames e diz que os dois estão grávidos. Ela, calmamente, diz que já sabia. Ele fica chocado.
- Veja também:
- Resumo da novela A Mentira
- Resumo das novelas
Capítulo 42, 24 de maio de 2016 – Ela lhe diz que o filho é dela. Toca o telefone, é Jacinto que convida Verônica para ser madrinha, ela aceita. Verônica diz a Beatriz que vai contar a todos que o filho é do João. João e Teodoro estão inclinados a perdoar Virgínia. Sara e Letícia não seguem estes pensamentos, as duas não conseguem perdoar. Francisco e Irma tem uma conversa franca. Tentam resolver a situação. Ela diz que já deu entrada no pedido de divórcio. Teodoro vai ao quarto de Virgínia e a felicita pelo trabalho da Oceânica. Ela pede desculpas por tudo, inclusive pelo aborto. Verônica vai ao escritório de João. Ela lhe pede que ajude na farsa do falso pai do filho que é de Demétrio. O investigador mostra o laudo de Virgínia a Teodoro. Laudo este que ele retirou do consultório do Doutor Guilbert.
O investigador fala também que viu Virgínia entrar no escritório do mafioso Natalício. Francisco consegue entrar no quarto de Irma. Verônica entra e leva um susto. Ele pede que não conte nada a ninguém sobre a sua presença ali. Francisco conversa com Demétrio e ele confessa que ama Irma. Miranda chega e diz que saiu do hotel e que alugou um apartamento. Dá a Demétrio um cartão com o endereço. Virgínia diz a Teodoro que localizou Carla. Teodoro pergunta qual a relação dela com o mafioso Nato. Ela engana o tio e diz que isso faz parte do seu trabalho. Demétrio vai ao apartamento novo de Miranda, tem a ideia de contratarem Irma como decoradora, para desta forma estarem mais próxima de Verônica. Miranda liga para Irma e a contrata. Chega Francisco barbeado e de roupa nova, e convida Irma para almoçarem. Ele pede perdão por todos os seus atos. Diz que não pode viver sem ela. Ela não aceita.
Capítulo 43, 25 de maio de 2016 – Demétrio chega na casa de Teodoro e pede para conversar a sós. Ele conta que Verônica está grávida. Teodoro fica furiosos com ele, pois pensa que ele fez amor contra a vontade de Verônica. Demétrio pede a ajuda dele para se aproximar de Verônica. João entra na biblioteca e diz que o filho que Verônica espera é dele. Eles discutem. Verônica chega e diz que o filho é apenas dela. Verônica sai. João e Demétrio brigam violentamente. Teodoro os separam. Francisco proibido de entrar na casa de Irma, pede ajuda a Verônica que está chegando. Os dois saem para conversar em um restaurante. Voltam para a empresa. Neste momento chega Belot. Verônica, feliz com a volta do amigo, o abraça. Chegam Demétrio e João que assistem a cena e ficam constrangidos. Demétrio pede a Verônica que explique o que está acontecendo. João sai. Demétrio pede uma nova oportunidade, que eles formem uma família. Verônica pede para ele se retirar. Teodoro convence Sara e Letícia sobre a ajuda de Virgínia na Fundação Oceânica e dos perigos que ela está correndo com isso. Chega Virgínia e se coloca na posição de vítima.
Irmã sai para jantar com Francisco. Ele pergunta se foi um marido tão mal assim. Ela diz que sempre o amou, mas não poderia continuar com aquela situação. Verônica confessa a Belot que seu filho é de Demétrio. Belot diz que está disposto a assumir a paternidade do filho e se casar com ela. Os pais de Pepe vão visitá-lo na clínica de recuperação. É dia de visita, encontram-se com pais de outros internos. Pepe fica muito emocionado. Virgínia recebe uma intimação para depor no caso da anulação do seu casamento com João. Um forte temporal cai sobre a região da fazenda. Ligam de lá, para o telefone do Sr. Belot, pedindo a volta de Demétrio e do Doutor Francisco. Virgínia escuta Sara dizer que João é o pai do filho de Verônica. Belot avisa Demétrio e Francisco da tempestade. Verônica pede o avião de Teodoro para levá-la até Povo Alegre. Virgínia vai ao hotel para pedir a Demétrio que se unam contra Verônica e João. Quando Francisco, que está do lado de Demétrio, descobre que aquela é a mulher que causou toda a desgraça contra Verônica, tem um acesso de raiva e ataca a Virgínia.
Capítulo 44, 26 de maio de 2016 – Francisco não entende como Demétrio ainda não acabou com a vida da mulher que causou a morte do seu irmão. Virgínia diz que tem que dar um fim na vida de Verônica ou do filho que ela espera de João. Antonia conta a Miranda que Verônica está gravida. Virgínia discute com João e diz que se eles se separarem, irão conhecer sua verdadeira força. Verônica, Belot e Irma estão chegando de avião a região de Povo Alegre. Demétrio e Francisco, de Jipe, sofrem com as más condições da estrada. Acabam sofrendo um acidente. O jipe com os dois caem dentro do rio. Virgínia manda, via fax, para a toda a imprensa, a cópia do recibo assinado pelo mafioso, como parte da transação do suborno.
Capítulo 45, 27 de maio de 2016 – Teodoro arma um plano para pegar Virgínia. Ela entra na biblioteca e discute com Teodoro. Ela diz que foi traída, já que João está pedindo a anulação do seu casamento. Miranda chega à casa de Teodoro. Jacinto chega na Igreja e comunica a todos que o engenheiro Demétrio e o Doutor Francisco estão mortos. Verônica que escutou a notícia fica em choque. Irma entra em desespero. Belot pede calma, diz que tem que se encontrar os corpos primeiro para, só depois, dar como certo o falecimento dos dois. Virgínia conta, por telefone, a Santiago que já armou sua vingança para destruir a reputação dos Fernandes Negrete. Miranda quer saber do paradeiro de Verônica. Teodoro explica que cedeu o avião para levá-los até a fazenda. Verônica conta a Irma que se Demétrio estiver vivo ela voltará para ele.
Capítulo 46, 30 de maio de 2016 – Virgínia vê Miranda na sala com a família de Teodoro, quer descobrir qual a ligação dela com Verônica. Virgínia entra no quarto de João e se esconde na cama dele. Teodoro entra no quarto e pensa que ela dormiu lá. João fica louco de raiva com isso. Na manhã seguinte Belot e Jacinto saem para procurar Demétrio e Francisco. Neste momento o público descobre que Demétrio está vivo e consegue chegar a uma das margens do rio, está completamente exausto. Demétrio encontra Francisco gravemente ferido. Eles se refugiam na cabana/esconderijo indicada a Demétrio por Jacira. Verônica pede ajuda a Jacira, já que ela conhece bem a região. Miranda chega na fazenda. Descobre que Verônica está lá, mas que o engenheiro está morto. João conta a verdade sobre a presença de Virgínia na sua cama naquela manhã. Teodoro acredita na história do seu filho. Virgínia lê nos jornais as manchetes envolvendo Teodoro na lavagem de dinheiro.
Capítulo 47, 31 de maio de 2016 – Jandira diz a Verônica que conhece um local onde os dois podem ter ido. Elas, no caminho, descobrem pistas de Demétrio e de Francisco. Francisco, delirando, diz que ama Irma. Teodoro informa que Virgínia aceitou o divórcio de João. Lógico que com algumas condições financeiras vantajosas para ela. O sócio de Teodoro lhe informa, por telefone, que eles estão na capa de todos os jornais. Ele, num acesso de raiva, culpa Virgínia por isso. Francisco melhora um pouco da febre. Demétrio fica desesperado pois acha que ninguém os encontrarão ali. A imprensa cai como abutres neste escândalo do banco de Teodoro. Ele decide que tem que enfrentá-los e convoca uma coletiva de imprensa onde assume o erro do banco e diz que poderá inclusive devolver o dinheiro de todos os correntistas que assim o desejar. Verônica reencontra Demétrio. Juram que nunca mais irão se separar. Teodoro e seu sócio chamam o investigador para que descubram o que houve. Como que o banco caiu em uma armadilha como esta. Verônica com a ajuda Demétrio e dos homens que participam das buscas, levam Francisco que está inconsciente. Chegam na igreja. Irma chora ao lado de Francisco.
Capítulo 48, 1 de junho de 2016 – Sara discute com Virgínia. Ela diz que vai embora daquela casa. Não suporta mais ficar sob o mesmo teto que eles. João também discute com ela. Diz que se ela sair da casa estará confirmando sua culpa. Quando descobre que Virgínia vai embora, Teodoro decide que ela deve ficar até tudo se esclarecer. Verônica conta a Belot que nunca deixou de amar Demétrio e vai voltar para ele. Irma pede ajuda a Verônica e Belot para levarem Francisco para um hospital. O investigador pressiona Teixeira para descobrir alguma coisa. Chega a polícia e leva Teixeira preso. Verônica pede o avião de Teodoro emprestado para transportar Francisco para outra cidade. Virgínia pede ajuda a Natalício. Ele discute com ela, diz que não vai dar mais nenhum tipo de apoio a ela. Demétrio chega à casa de Belot e encontra-se com Verônica. Demétrio agradece toda a ajuda que Belot deu a sua esposa. O investigador segue de perto os passos de natalício. Virgínia discute com Sara. Diz que se perderem toda a fortuna, inclusive a sua parte na herança, ela irá processá-los. Sara a expulsa dali.
Teodoro, desgostoso, abre uma caixa do seu escritório que tem dentro uma arma e pede ajuda a Deus para não fazer uma loucura. O médico diz a Irma, Demétrio e Verônica, que terão que operar Francisco com urgência. A maioria dos clientes resolvem não sacar o dinheiro do banco de Teodoro. Consideram ele um homem honrado. Demétrio e Verônica conversam sobre a gravidez dela. No final se beijam e ele a conduz nos braços para a cama. Teodoro comemora a recuperação do prestígio do seu banco através do apoio recebido de seus clientes. Chega Virgínia e cria-se um clima. Virgínia fica surpresa com a boa situação do banco. Acaba falando demais, o que todos estranham e acentua mais ainda as suspeitas que todos tinham dela. Demétrio deseja saber a data exata em que ele engravidou Verônica. Francisco acorda depois da operação. Fica preocupado com o estado de saúde da sua perna. Ele tem medo de ficar manco o resto de sua vida. Demétrio o tranquiliza. Verônica fala com Irma da preocupação que tem com Demétrio. Ela quer saber qual é a relação dele com Miranda. Ela acha que ele pode estar só interessado nela por causa do filho.
Capítulo 49, 2 de junho de 2016 – Francisco conta a Demétrio que é ele quem não pode ter filho. Demétrio pede que Francisco conte tudo a Irma. Ele se nega. Verônica pergunta a Demétrio qual a relação dele com Miranda. Demétrio fica a ponto de dizer. Miranda pede ajuda ao Padre Willians para se aproximar de Verônica. Demétrio e Verônica discutem no café da manhã sobre a presença de Miranda. Demétrio pede desculpas mas diz que isso é um segredo e que ele não pode revelar. Francisco confessa a Irma que é ele quem não pode ter filhos e que por isso tornou-se um alcoólatra. Belot visita o padre Willians e pergunta se o padre sabe algo sobre Miranda e sua amiga. Ruiz, investigador, vai até o escritório de Teodoro. Ele conta que tanto Virgínia quanto Santiago estão envolvidos com o traficante Nato. João vai ao hotel no qual Verônica está hospedada e ela fica muito feliz ao vê-lo. João relata tudo o que aconteceu com Teodoro e seu banco nos últimos dias. Eles se abraçam fraternalmente. Demétrio chega e pergunta o que está acontecendo. A amizade entre Belot e Miranda cresce. Falam de crianças de uma forma geral. Ela diz que ter filhos é a melhor coisa do mundo. Ele pergunta se ela tem filhos. Ela fala que tem uma filha, mas que não quer falar sobre isso agora. Teodoro pede ao investigador provas do envolvimento de Virgínia com o traficante.
Capítulo 50, 3 de junho de 2016 – Irma perdoa Francisco. Diz que vai ficar junto dele porque ainda o ama muito, mas pede que ele passe a tratá-la melhor e que pare de beber. Chega o médico e diz que a recuperação dele está muito boa, que o pior já passou. Pepe, recuperado, encontra-se com os pais e Beatriz. Fazem uma festa para ele. Pepe conta a Beatriz que está preocupado com o estado de Carla. Ele promete que vai encontrá-la e tirá-la dessa vida. Verônica diz a João, diante do seu marido, que decidiu ficar com Demétrio, que eles se reconciliaram. João e Demétrio vão ao bar do hotel. Lá discutem, e João diz que não se conforma com a reconciliação do casal. Diz que não confia no caráter de Demétrio. Miranda confessa ao Padre Willians que Verônica é sua filha. Irma conta a Francisco que resolveu adotar o menino Marinho. Ele aceita a decisão da esposa. Teodoro descobre que Virgínia comprou a maioria das ações do banco. Ele interroga a sobrinha e quer saber de onde ela tirou o dinheiro para comprar as ações. Verônica diz ao primo que perdoou Demétrio. Ele, contrariado, se despede. Ela pede que ele a compreenda. Ele diz que vai esperá-la, a beija no rosto e vai embora. Verônica encontra Miranda na fazenda de Demétrio. Discute com ela e a acusa de ser amante do seu marido.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 51 a 60 de A Mentira!
