Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 15 da novela “A Gata”, exibida pelo SBT em 2016/2017.
Capítulo 01, 15 de agosto de 2016 – Esmeralda é uma menina órfã que vive em um lixão, e se diverte deslizando sobre um papelão do alto de um barranco. Paulo é um adolescente que nasceu na riqueza, mas vive aborrecido, pois não tem amigos. Ele deseja muito poder brincar no barranco com Esmeralda e seus amigos. Lorena apressa Paulo para que ele vá a escola. Paulo diz a Mariano que gostaria de brincar com Esmeralda e seus amigos. Mariano responde que eles são um bando de vagabundos. Damião diz a Esmeralda que não entende como ela aguenta Dona Rita, a bruxa velha, que a trata tão mal.
Esmeralda responde que, apesar de tudo, ela é a senhora que a criou, e não tem mais ninguém além dela e de Centavinho. Dona Rita se enfurece por Esmeralda não ter conseguido muito dinheiro na rua. Ela a maltrata e a manda para fora de seu barraco, mesmo com a chuva forte que cai. Esmeralda defende Paulo de uns trombadinhas. Paulo convida Esmeralda para comer em sua casa. Lorena percebe a presença de Esmeralda no jardim da mansão e a manda se retirar imediatamente. Paulo percebe que Esmeralda não está mais na mansão e sai à sua procura.
- Veja também:
- Resumo da novela A Gata
- Resumo das novelas
Capítulo 02, 16 de agosto de 2016 – Mariano pede dinheiro a sua mãe. Ela responde que já deu ontem e não tem uma fábrica de dinheiro. Mariano diz que gasta muito com táxi, pois Lorena não permite que seu pai lhe dê um carro. Esmeralda não quer falar com Paulo e se queixa que Lorena a tratou muito mal. Paulo pede a Esmeralda que desculpe sua mãe, pois ela é um pouco orgulhosa. Esmeralda responde que Lorena é uma bruxa, que abusa dos pobres e pisa em todos. Paulo completa dizendo que sua mãe não é má, apenas uma mulher com temperamento difícil. Virginia diz a sua mãe que Mariano está saindo do controle. Lorena responde que na idade da filha, ela não sabe de nada. A menina então responde que a idade não é importante e não determina que ela não esteja certa quando diz que Mariano é uma má pessoa. Paulo e Esmeralda voltam a discutir. Paulo diz a Esmeralda que a ensinará a ler e escrever e que, mesmo contra a vontade de sua mãe, eles sempre serão amigos. Dona Rita fica sabendo que houve uma rebelião no presídio em que vários presos escaparam, entre eles seu filho. Lorena comenta com Augusto sobre a fuga de presos. Ele responde que o melhor seria eles irem para outro país, antes que sejam assaltados ou percam a vida. Lorena responde que seus filhos estão no final do ano letivo, e o melhor seria esperar um pouco mais. O filho de Dona Rita chega ao lixão e deixa Esmeralda e Centavinho assustados. O diretor do presídio diz a Silencioso que, apesar de todos os argumentos que apresentou, não conseguiu que lhe dessem o indulto. Silencioso responde que não importa o tempo que demore, mas irá se vingar de todos os que causaram sua desgraça. A polícia detém novamente o filho de Dona Rita.
Capítulo 03, 17 de agosto de 2016 – Paulo cumpre o que prometeu e começa a dar aulas para Esmeralda. Lorena se queixa com Augusto que Paulo não a obedece, pois já ordenou que ele não se metesse com as crianças do lixão. Augusto responde que Paulo é um jovem solitário e está buscando alguém para conversar. Esmeralda pede a Dona Rita que fale de sua mãe. Rita responde que ela era muito linda e tinha o mundo a seus pés, mas sua desgraça foi se apaixonar por um homem rico. Esmeralda pergunta quem é seu pai. Rita responde que não está mais com humor para esse assunto. Depois de crescida Esmeralda diz a Dona Rita que irá procurar um trabalho. Rita concorda, pois precisa de mais dinheiro. Esmeralda passa o dia todo atrás de trabalho. Sem sucesso, volta ao anoitecer para a cabana. Um homem invade o local e tenta abusar dela. Jacira a salva. Esmeralda se entristece quando percebe que Paulo não quer contar para Mariano e Mônica que são amigos. Paulo diz a Mônica que Esmeralda é órfã e muito humilde, que não tem educação porque a mulher que a criou é uma exploradora. Mônica diz que vai presenteá-la com roupas e sapatos. O diretor do presídio diz a Silencioso que um parente dele herdou uma volumosa fortuna. Silencioso diz que espera que ele a use para conseguir sua liberdade. Esmeralda se emociona ao ver que Paulo está fazendo uma pintura de seu rosto. Ela diz que ele a pintou muito bonita. Paulo e Esmeralda se olham, fixamente.
Capítulo 04, 18 de agosto de 2016 – Paulo diz a Esmeralda que fez a pintura para ela. Silencioso lembra de sua vida ao lado de sua esposa e filha. Ele jura que todos que os separaram vão lhe pagar. Lorena recrimina Paulo por ter deixado Mônica plantada no cinema. Mariano, com má intenção, pede que Paulo conte a Lorena sua aventura no com Esmeralda. Paulo responde que Esmeralda é sua amiga, uma de várias, e não precisa contar cada encontro a Lorena. Lorena diz a Paulo que precisa ir se desculpar pessoalmente com Mônica. Mariano diz ao irmão que a mulher a quem já está destinado é Mônica, pois Lorena jamais aceitaria outra mulher para ele. Jacira diz a Esmeralda que mesmo que ainda não tenha se dado conta, já está apaixonada por Paulo. Ela a aconselha a ter muito cuidado para que não a machuquem. Mariano diz a Paulo que “A Gata” ficou com ciúmes de Mônica. Domênico faz planos com Rita para que ela mande Esmeralda a sua venda. Rita, astuta, finge sentir dor e pede a Esmeralda que vá a venda de Domênico buscar algo para ela. Centavinho diz que é muito tarde para Esmeralda estar na rua. Esmeralda diz que não gosta de ter contato com esse senhor, pois sempre diz coisas desagradáveis. Rita responde que Esmeralda deveria estar agradecida com os galanteios de Domênico. Esmeralda chega à casa de Domênico para pedir dinheiro para Rita. Ele a convida para jantar e diz que poderia lhe dar o que quisesse se ela aceitasse seu amor. Domênico tenta beijar Esmeralda. Ela o morde. Esmeralda reclama com Rita sobre os galanteios de Domênico. Rita afirma que ele está apaixonado por ela, por isso ela terá que se casar com ele. Esmeralda diz que prefere morrer. Paulo diz a Esmeralda que é melhor se afastarem, pois as pessoas já dizem que são namorados. Esmeralda diz ter medo de perdê-lo.
Capítulo 05, 19 de agosto de 2016 – Rita diz a Jacira que soube que Esmeralda sabe ler e escrever. Jacira responde que não tem nada de mal nisso, e inclusive Esmeralda tinha direito a ir a uma escola, assim como Inês. Rita responde que Inês nasceu para estudar, já Esmeralda para trabalhar. Inês diz a Rita que reprovou em cinco matérias, mas a culpa é dos professores, que não ensinam bem. Paulo diz a Esmeralda que a ama. Ela responde que acreditava que ele nunca a diria isso, por ela ser muito humilde. Mariano diz a Virgínia que Paulo está apaixonado por Esmeralda. Lorena, furiosa, insulta Esmeralda por haver colocado os olhos em Paulo. Paulo diz a Esmeralda que não se preocupe, pois sua mãe sempre faz “tempestades em copos d’água”. Esmeralda responde que Lorena nunca a aceitará. Paulo jura que tirará Esmeralda do lixão. Paulo pede permissão a Rita para ser namorado de Esmeralda. Rita responde que não e pede para ele se retirar. Virginia diz a sua mãe que por fim Paulo reconheceu que está apaixonado por Esmeralda. Lorena responde que enquanto ela viver isso jamais acontecerá. Rita diz a Esmeralda que Paulo só quer se entreter com ela. Esmeralda responde que Paulo a ama. Rita a diz que se fosse esperta, se casaria com Domênico. Esmeralda diz que nem louca ficaria com um homem como ele. Damião diz a Esmeralda que não quer fazê-la sofrer, mas precisa dizer que o amor de Paulo não deve ser verdadeiro, pois são de classes opostas. Esmeralda responde que Paulo a adora, e se casará com ela. Lorena diz a Augusto que ele precisa falar seriamente com Paulo. Augusto responde que o melhor seria ela deixar o filho em paz. Augusto tenta convencer Paulo a se afastar de Esmeralda e toda sua “gente”. Paulo responde que Esmeralda é tudo para ele.
Capítulo 06, 22 de agosto de 2016 – Augusto diz a Paulo que ele deve esquecer a amizade com Esmeralda dar mais atenção à Mônica, que é linda e tem um pai milionário. Paulo responde que tem princípios e por isso só se casará com a esposa que seu coração escolher. Augusto ameaça tirar o apoio econômico, caso ele se case com Esmeralda. Cai uma chuva torrencial e as cabanas do lixão ameaçam vir abaixo. Paulo se preocupa com Esmeralda e se prepara para ir buscá-la. Virginia diz a Paulo que ela tem algumas coisas que podem servir para Esmeralda e sua gente. Paulo agradece seu gesto. Paulo oferece ajuda a Esmeralda para levantarem suas cabanas. Esmeralda responde que conhece a gente de Paulo, e o pede para ir embora, pois são muito orgulhosos e não será bom para ele ser visto ali. Paulo diz a Esmeralda que vai levá-la até sua casa e preparar algo quente para ela se recompor.
Esmeralda diz que melhor não, pois Lorena seria capaz de tirá-la de lá a patadas. Paulo insiste e, ao chegar à mansão, Esmeralda é expulsa por Lorena, aos gritos e insultos. Virginia diz a sua mãe que Esmeralda tem fome, e eles não devem recusar um prato de comida a garota. Lorena responde que dar lhe de comer não tem problema algum, mas jamais sentaria na mesma mesa. Virginia diz a Lorena que Esmeralda tem sim direito a sentar-se na mesa, pois é a mulher que Paulo ama. Paulo diz a Esmeralda que queria não depender mais de sua família, mas ainda lhe falta terminar seus estudos. Domênico, em cumplicidade com Rita, insiste em conquistar Esmeralda, ela responde que não tem interesse algum nele. Lorena diz a Mariano que a ajude a convencer Paulo que, a mulher a quem deve amar é Mônica. Mariano diz a sua mãe que quem ficará com Mônica será ele, pois Paulo não a quer.
Capítulo 07, 23 de agosto de 2016 – Domênico diz a Rita que não consegue tirar Esmeralda da cabeça. Ela o aconselha a conquistá-la com bons modos e presentes dignos dela. Esmeralda vê Inês e Garrancho se beijando e os separa. Garrancho ameaça agredi-la. Inês diz a ele que será ela quem dará o que ela merece. Esmeralda leva Inês a Rita, e revela ter visto a garota aos beijos com Garrancho. Inês diz que Esmeralda é uma mentirosa, e elas brigam. Rita esbofeteia Esmeralda e a expulsa da cabana. Mariano tenta convencer Paulo de que mulheres como Esmeralda são apenas diversão, não para se casar. Paulo responde que ama Esmeralda e se casará com ela. Centavinho diz a Rita que foi injusto expulsar Esmeralda. Augusto diz a Paulo que Mônica ficará uns dias em sua casa. Rita diz a Esmeralda que ela deve deixar Paulo e se casar com Domênico. Esmeralda pede a Rita que esqueça isso. Esmeralda diz a Paulo que tem urgência em arrumar um trabalho porque Rita está pedindo dinheiro a Domênico, que por isso pensa ter direito a ela. Paulo agride Domênico. Paulo apresenta Esmeralda a seu irmão. Ele diz que Paulo tem razão em dizer que ela é muito bonita. Neste momento chega Domênico com uma arma ameaçando Paulo.
Capítulo 08, 24 de agosto de 2016 – Domênico, ao ver Esmeralda e Paulo se beijando, fica furioso e ameaça o rapaz com uma pistola. Paulo e Domênico brigam. Paulo consegue desarmar Domênico, que diz a Esmeralda que a ama e vai embora. Domênico diz a Rita que ela é uma mentirosa, que terá que devolver até o último centavo, pois Esmeralda já tem outro. Mariano diz a Esmeralda que sente pena dela, pois Paulo a engana. Ele lhe diz que Paulo já tem uma namorada há muitos anos, chamada Mônica, e que conta com a aprovação de Lorena. Esmeralda se surpreende, mas Mariano logo diz se tratar de uma brincadeira. Ele diz que Mônica está sim muito apaixonada por Paulo, mas não é correspondida. Lorena diz a Paulo que se insistir em ficar com Esmeralda terá que escolher entre ela e sua família. Paulo responde que Esmeralda é a mulher que ama e, se tiver que escolher, ficará com ela. Angustiado, Augusto diz a Lorena que “O Silencioso” herdou uma grande fortuna e contratou os melhores advogados para sair em liberdade. Lorena pede que ele use de suas influências para impedi-lo. Paulo chega à cabana de Rita procurando Esmeralda. Inês o olha com interesse e diz que Esmeralda saiu com um homem que lhe ofereceu trabalho. Esmeralda conta a Paulo sobre sua entrevista de trabalho com Ernesto. Paulo responde que ela não irá trabalhar com esse homem, pois ele tem outros interesses com ela. Paulo pede a Esmeralda que se case com ele.
Capítulo 09, 25 de agosto de 2016 – Paulo e Esmeralda decidem se casar de imediato. Paulo diz a seu pai que está apaixonado e deseja se casar. Augusto responde que se ele estiver falando de Mônica, já tem sua aprovação. Paulo responde que a mulher com quem vai se casar é Esmeralda, e que ela levará o sobrenome Martinez Negrete. Augusto diz que jamais aceitará esse casamento. Lorena diz a Virginia que se voltar a ver Centavinho, vai colocá-lo na cadeia. Lorena diz a Paulo que ele causou um grande desgosto a seu pai. Ernesto manda chamar Esmeralda a seu escritório e se oferece para levá-la até sua casa. Esmeralda nega, mas ele insiste. Lorena diz a Mônica que aproveite os dias que vai passar na mansão para fazer com que Paulo se esqueça de Esmeralda. Paulo diz a Esmeralda que vai a fazenda com sua família. Ela pede que ele não vá, pois Lorena vai tratar de separá-lo. Paulo diz que é um compromisso familiar, mas que a mulher que ama é somente ela. Augusto diz a Lorena que se Mônica não conseguir fazer com que Paulo se esqueça de Esmeralda terá que mandá-lo estudar em Nova York. O Silencioso diz que não esqueceu de seu inimigo, e diz que não descansará até vê-lo derrotado. Alicia diz a Esmeralda que o advogado Cantú a espera em sua sala para lhe dar algumas instruções. Uma secretária diz a Esmeralda que as intenções de Cantú são claras, e que se ela não satisfazer seus desejos, será mandada embora e terá que arrumar outro trabalho. Paulo diz a Mônica que sua mãe foi quem meteu em sua cabeça a ideia de que eles sejam namorados, mas ele não pode ser, pois ama Esmeralda.
Capítulo 10, 26 de agosto de 2016 – Esmeralda pergunta a Alicia porque ela a odeia tanto, já que não lhe fez nada e não é sua a culpa das mudanças que o Senhor Cantú fez. Alicia responde que ela é sim a culpada, apenas por ter aparecido por lá. Ernesto diz que Esmeralda é uma menina boa, que só quer trabalhar para se sustentar honestamente. Paulo pede a Mônica que o ajude a convencer seus pais para que aceitem Esmeralda. Mônica responde que não pode. Lorena pergunta a Paulo o que disse a Mônica que a fez chorar. Paulo responde que disse não poder amá-la, pois ama Esmeralda. Ernesto tenta beijar Esmeralda. Carolina chega e começa a insultar Esmeralda, dizendo ser a dona da empresa e ter todo poder para demiti-la. Esmeralda fala para a secretária de Cantú que Ernesto a demitiu e Carolina jurou que fará de tudo para que ela não consiga outro emprego. O Silencioso pede a seu advogado que não poupe gastos para encontrar sua filha. Augusto faz Paulo acreditar que aceita sua relação com Esmeralda e vai ajudá-la a conseguir trabalho. Paulo consegue um trabalho de vendedor, mas Augusto consegue contratar uns rapazes para que o assaltem. Virginia diz que Paulo está apaixonado por Esmeralda e se casará com ela. Lorena a esbofeteia. Rita insulta e maltrata Esmeralda por não levar dinheiro para ela. Ela diz que Esmeralda deveria procurar por um marido. Paulo diz a Esmeralda que tentou arrumar um emprego de todas as formas, mas não encontrou. Assim, não lhe resta mais remédio senão aceitar a oferta de seu pai e ir para os Estados Unidos.
Capítulo 11, 29 de agosto de 2016 – Paulo garante que irá trabalhar para enviar uma ajuda para ela. Esmeralda pede que ele não vá, pois teme perdê-lo. Paulo responde que ela não o perderá, e que logo estarão juntos novamente. Esmeralda suplica para que ele não vá. Jacira diz a Esmeralda que Paulo vai pelo bem dele, e ela deve se lembrar que ricos não se casam com pobres. Esmeralda responde que não é assim, e que Paulo a ama. Paulo e Esmeralda se despedem, jurando amor eterno. Rita diz a Esmeralda que Paulo rapidamente a esquecerá. Virginia e Centavinho se encontram com o apoio de Omar. Domênico chega à cabana de Rita com flores e um presente para Esmeralda, que os rejeita e diz não querer nada que venha dele. Lorena se zanga ao perceber que mesmo longe, Paulo segue com a ideia fixa de se casar com Esmeralda. Augusto dá dinheiro para Rita para que ela o ajude a separar Esmeralda de Paulo. Esmeralda diz a Jacira que vai para Nova Iorque atrás de Paulo. Augusto diz a Lorena que está fazendo Paulo acreditar que está preparando tudo para que Esmeralda vá viver com ele nos Estados Unidos, mas ela não irá aparecer, pois desaparecerá de uma vez por todas de suas vidas. Dois marginais pagos por Augusto chegam à cabana de Rita procurando por Esmeralda.
Capítulo 12, 30 de agosto de 2016 – Damião descobre os delinquentes. Ao se verem acuados, os meliantes decidem fugir. Esmeralda agradece a todos por resgatá-la. Paulo é assediado por Grace, uma de suas companheiras de escola, mas ele a rejeita. Augusto, furioso, diz a Lorena que os homens que contratou não conseguiram cumprir com o trabalho que ele havia encomendado. Esmeralda decide ir à casa de Paulo saber porque ele não tem entrado em contato. Augusto diz a Esmeralda que Paulo já a esqueceu. Augusto diz a Paulo que foi procurar Esmeralda e a encontrou com um homem. Esmeralda fica muito doente e o doutor diz a Rita e a Jacira que Esmeralda pode estar grávida. Damião diz a Esmeralda que não pode enviar suas cartas a Paulo porque a caixa postal do rapaz foi cancelada. Ele diz que não quer fazer Esmeralda sofrer, mas tudo indica que Paulo realmente não queira mais saber dela. Esmeralda responde que Paulo a amava quando foi para o exterior, e não acredita que ele já possa ter esquecido dela. Paulo pede a Mariano que procure por Esmeralda e diga que ele ainda a ama. Mariano responde que o fará, mas o aconselha a esquecer Esmeralda. Centavinho confessa a Virginia que se apaixonou por ela. Damião diz a Augusto que seu filho Paulo terá que se casar com Esmeralda, pois ela espera um filho dele. Augusto responde que certamente Damião foi mandado por Esmeralda, para pedir dinheiro, mas não irá tirar nada dele. Damião agride Augusto e é expulso da casa. Augusto adverte que mandará Damião para a cadeia. Centavinho diz a Esmeralda que Virginia disse a ele que poderá ver Paulo pela internet. Lorena pede que Virginia vá para a Itália terminar seus estudos, pois não permitirá que ela tenha a mesma “sorte” de Paulo.
Capítulo 13, 31 de agosto de 2016 – Mercedes diz a Damião que Augusto não quis recebê-la. Damião pede que ela não volte mais a procurá-lo. Mariano diz a Paulo que foi atrás de Esmeralda como prometeu, mas ela já está com outro homem. Paulo responde que não pode ser verdade. Mariano diz a seu pai que se Esmeralda estiver realmente esperando um filho de Paulo ele precisa saber. Augusto responde que Paulo não deve ser o pai da criança, pois mulheres como Esmeralda se entregam a qualquer um. Desolado, Centavinho diz a Esmeralda que mandaram Virginia para a Itália. Esmeralda fica muito feliz ao saber que terá um filho e diz a Jacira que irá a casa de Paulo para dar a notícia a seus pais. Damião está a ponto de ser agredido por vários marginais, mas Silencioso o defende. Muito feliz, Esmeralda diz a Lorena que está esperando um filho de Paulo e que se casou com ele antes de sua viagem. Lorena se surpreende e diz que ela está mentindo para lhe tirar dinheiro. Lorena diz a Esmeralda que Paulo vai se casar com Mônica, a quem sempre amou. Esmeralda responde que Paulo já tem esposa e mostra sua certidão de casamento.
Lorena rasga o documento e diz que Paulo está arrependido de ter entrado em sua. Silencioso diz a Damião que acredita em sua inocência e vai pagar um bom advogado para que o defenda. Damião responde que não pode aceitar, pois não teria como lhe pagar. Silencioso responde que ficou vinte anos na cadeia por falta de dinheiro e, como precisa de gente de confiança, irá libertar Damião para o ajude em sua vingança. Mercedes pede a Augusto que retire a acusação contra seu filho. Augusto responde que Damião vai passar muitos anos na cadeia. Esmeralda visita Damião na cadeia. Ao vê-la, Silencioso acha ela parecida com sua esposa. Paulo chega de surpresa à mansão. Lorena se preocupa e diz a Augusto que quando o filho se encontrar com Esmeralda, descobrirá tudo. Paulo procura Esmeralda no lixão. Rita responde que Esmeralda já não vive mais ali, e foi morar em outro canto com um homem que a mantém. Augusto tenta convencer Paulo que o filho que Esmeralda espera não é dele. Damião sai da cadeia e Silencioso diz que ele será como seu secretário particular. Lorena questiona Mariano sobre o casamento de Esmeralda e Paulo. Esmeralda cai de um caminhão de carga e fica com dor no ventre.
Capítulo 14, 01 de setembro de 2016 – O senhor Velasco se preocupa ao ver Esmeralda no chão a leva ao hospital. Paulo diz a Henry que Mônica é uma mulher excepcional e merece ser amada, por tanto, talvez ele possa esquecer Esmeralda em seus braços. Jacira diz a Mercedes que Esmeralda vai ter gêmeos. O diretor do presídio apresenta o advogado Osório ao Silencioso, que o encarrega de encontrar sua filha. Damião diz a sua mãe que foi uma benção encontrar se com Fernando Santa Cruz. O Silencioso, por fim, fica em liberdade e Damião o espera na saída. Augusto diz a Lorena que o momento que tanto temiam, chegou. Paulo diz a Henry que não consegue esquecer Esmeralda. Chega a hora de Esmeralda, e o doutor diz a ela que vão anestesiá-la para realizar uma cesariana. Esmeralda pede ao médico que não a faça dormir, pois teme não acordar. O doutor pede para ela não se preocupar. Uma enfermeira diz a Esmeralda que ela teve um menino e uma menina. Esmeralda diz que agora sua vida voltou a ter razão.
Capítulo 15, 02 de setembro de 2016 – Esmeralda diz a Jacira que seus filhos se chamarão Paulo e Jacira, como homenagem. Jacira vai à casa de Lorena para informar lhe que ela já é avó. Lorena manda Jacira se retirar, do contrário a tirará ela mesma. Jacira esbofeteia Lorena e diz que ela lhe dá asco. Esmeralda, feliz, amamenta seus bebês. Lorena se queixa com Augusto pela agressão que recebeu de Jacira. Ele responde que não deveriam deixar qualquer uma entrar em sua casa. Jacira diz a Mercedes que Esmeralda deve se esquecer de Paulo. Augusto diz a Paulo que viu Esmeralda e sua gravidez já é aparente. Paulo pensa que Esmeralda terá um filho de outro homem. Augusto aconselha o filho a se esquecer de Esmeralda, pois é fato que ela nunca o amou. Jacira tenta convencer Domênico a emprestar dinheiro para ela comprar algumas coisas para os bebês de Esmeralda, Domênico responde que dará tudo que Esmeralda quiser, porém ela tem que se casar com ele.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 16 a 30 de A Gata!
