Na novela A Vida da Gente, chega o dia da final do torneio de tênis e Sofia (Alice Wegmann) e Cecília (Poliana Aleixo) se preparam para o jogo. A pupila de Ana (Fernanda Vasconcellos) deseja boa sorte para a filha de Mariano (Francisco Cuoco), mas Cecília reage ríspida: “Desculpa, mas quem vai precisar de sorte é você”.
Ana se mostrará ansiosa: “Essa é a primeira vez que eu enfrento aqui, fora da quadra. A vida inteira eu estive lá dentro. Como treinadora, o que eu podia fazer, eu já fiz, não tem como mudar nada. O jeito é cruzar os braços e assistir, né?”, comenta com Lúcio (Thiago Lacerda).
A treinadora de Sofia ainda confessa ao médico: “O fato de ser a Vitória (Gisele Fróes) aqui hoje, não é mole pra mim não. A vida inteira essa mulher me assombrou”. Enquanto isso, a ex-mulher de Marcos (Ângelo Antônio) se mostrará confiante: “Não existe no mundo adversárias que eu conheça melhor do que essas duas e, sinceramente, duas lunáticas, completamente indisciplinadas. Não chegam exatamente a me incomodar, a me ameaçar”.
A partida começa e Cecília vai se destacando. Ana garante que Sofia está seguindo a estratégia que as duas combinaram: “Ela está fazendo o que a gente combinou, o que nós decidimos juntas, é isso mesmo. Ela não tem que resolver a carreira dela num torneio, não. O importante é evolução, não é só o resultado que conta. É claro que é importante ganhar. Ela quer ganhar, eu quero que ela ganhe. Eu só não acho que ela deva colocar os planos de uma carreira toda a perder por causa de uma partida”.
Os narradores explicam o andamento do jogo: “Começou como uma competição equilibrada, mas parece estar se definindo. O que estamos vendo, na verdade, é a disputa entre dois estilos de tênis totalmente diferentes. Ao jogo calculado e direto de Cecília Vilaça se opõe a presença mais solta e criativa de Sofia Prates. E quem vai levando a melhor é a estratégia de vencer apostando no erro da adversária, Cecília está com uma boa vantagem”.
Cecília acaba comprovando o favoritismo alcançado ao longo da partida e vence a competição. Ana decide ir até o vestiário conversar com Sofia: “Ergue essa cabeça e vamos seguir em frente. Você jogou muito bem, você fez tudo que você podia numa situação difícil pra caramba pra nós duas. Você fez o possível. Não é nesse curto prazo, nesse tudo ou nada que a gente está construindo o nosso jogo. Certo? Você está passando de uma escola, pra uma filosofia de tênis que é o contrário de tudo isso”.
Ana lembra que Sofia ficou muito tempo parada e que ela também nunca tinha treinado ninguém: “E mesmo com tudo isso, a gente chegou numa final. Não é ruim pra um começo, né?”. A irmã de Manu (Marjorie Estiano) ainda confessa que sabe que é doloroso perder, mas reforça: “Aqui não é o Wimbledon. Aqui é um torneio local que a gente entrou pra ver como você se saía diante das tenistas do seu nível. E eu posso te dizer que você se saiu muito bem, muito bem mesmo, viu? Agora a gente vai trabalhar em cima do que a gente aprendeu aqui, é só o começo. Eu estou muito orgulhosa da minha atleta”.
A conversa das duas será interrompida por Vitória, que vai aproveitar a oportunidade para zombar da própria filha: “Está satisfeita?”. Ana vai defender a pupila: “Perder faz parte do jogo, faz parte do aprendizado do atleta. E a Sofia, ela é perfeitamente capaz de lidar com tudo isso. Ela tem fair play, jogo de cintura e maturidade. Com tantos anos de carreira, eu achei que você já tivesse aprendido isso também”.
Será que Ana e Sofia vão conseguir se superar e conquistar o primeiro lugar em outros torneios? Acompanhe o resumo de A Vida da Gente para ficar por dentro de tudo o que vem por aí!
