Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 37 a 48 da novela “Cobras & Lagartos”, exibida pela Globo em 2006.
Capítulo 37, 5 de junho de 2006 – Nikki foge com a mala de dinheiro. Leona sugere colocar fogo no armazém com Omar lá dentro e Milu, Otaviano e Estevão concordam. Jair entra no armazém disposto a salvar Omar. Leona tranca o armazém. Foguinho decide não entregar a carta e diz a Silvana que o Pereira vai se atrasar. Bel grita pelo tio ao ver o armazém em chamas. Repórteres chegam ao local de incêndio. Foguinho vê na TV a notícia da morte de Omar e vai embora, aturdido. Leona e Estevão consolam Bel. Milu faz um escândalo. Ellen chora a morte do pai e é consolada por Foguinho. Henriqueta jura que vai fazer justiça. Silvana pressente que Pereira não vai voltar. Isaura, sem Serafim, insiste em se casar com Tufi.
Serafim dá um crucifixo para Eva e jura que é bijuteria. Leona diz a Milu que foi Nikki quem atirou em Omar. Letícia insinua que Otaviano e Estevão estão metidos no crime. Ellen se revolta porque não saiu nenhuma notícia sobre a morte de seu pai no jornal e jura que um dia ainda vai ser alguém. Silvana procura Pereira na loja e descobre que ele não foi trabalhar. Leona ameaça Valquíria e manda que ela conte à polícia que Nikki estava chantageando Omar. Valquíria incrimina Nikki em seu depoimento. Nikki aluga um carro sob nome falso.
Capítulo 38, 6 de junho de 2006 – Otaviano e Leona dizem que Henriqueta é maluca. Bel se abraça com Ellen e promete que o culpado vai pagar. Foguinho se impressiona com a reação agressiva de Ellen, depois que Celina diz que pagará o enterro de Jair. Sidney segue Nikki. Henriqueta diz que não vai permitir que Estevão se case com Bel. Omar é enterrado. Nikki percebe que Sidney está seguindo-a. Silvana não encontra Pereira. Ellen fica furiosa porque os presentes que Foguinho lhe deu são levados pelos credores. Henriqueta pede para conversar com Bel. Leona convida Sushi para um sorvete.
Henriqueta se desespera quando Estevão pergunta por Sushi e vai embora. Otaviano conta para Milu que Henriqueta teve um filho de Omar e que ele jamais soube. Otaviano ainda revela que aproveitou o fato da esposa estar internada para entregar o bebê para adoção e que mandou o médico dizer à Henriqueta que seu filho havia morrido. Martim arma confusão no bar. Nikki fica sabendo que ele é perturbado e mora em um trailer. Foguinho diz a Silvana que Pereira viajou. Sushi foge de Leona e volta para casa. Nikki abraça Martim e pede proteção. Henriqueta tenta entrar no hotel de Estevão e é levada por enfermeiros.
Capítulo 39, 7 de junho de 2006 – Sushi chora aguardando a mãe. Martim abriga Nikki. Sidney descobre que Nikki passou pelo bar. Leona vai com o oficial do juizado de menores à casa de Sushi, que consegue fugir. Estevão diz a Henriqueta que Sushi vai para o juizado e ela fica fora de si. Duda insiste em saber mais sobre Pereira e Foguinho diz que ele enviou uma carta e que deve estar chegando. Serafim promete presentes para os filhos, contra a vontade de Eva. Serafim desenterra dinheiro e um colar, que vende para Ramires. Celina fica indignada com o comercial criado por Foguinho e o demite.
Serafim faz compras na Luxus e Eva decide doar tudo, para desespero dos filhos. O marido de Isaura, Ulisses, leva-a embora. Ellen expulsa Foguinho definitivamente da sua vida. Nikki vê Sidney no bar e pede para Martim protegê-la. Estevão diz que a mãe foi internada e Bel decide procurar Sushi. Duda sai à procura de Sushi. Nikki beija Martim. Foguinho envia a carta de Omar. Martim acorda e se assusta ao ver Nikki morta. Duda encontra Sushi.
Capítulo 40, 8 de junho de 2006 – Duda leva Sushi para a sua casa. Martim pega uma foto em que está com Maria e vai embora. Os policiais invadem o trailer de Martim. Bel se preocupa por não achar Sushi. Martim olha a foto tirada na Vista Chinesa e dirige para o Rio de Janeiro. Estevão e Leona comemoram quando sabem que Nikki foi encontrada morta. Sushi vira o mascote da Lagartos Voadores. Ramires obriga Foguinho a voltar a ser homem-sanduíche, para felicidade de Téo. Kika se comove com a situação de Foguinho.
Eva flagra Serafim desenterrando as joias. Os filhos vibram, mas Eva manda que ele se desfaça de tudo. Letícia acusa o pai. A policia segue a pista de Martim, que chega ao Rio. Começa a leitura do testamento de Omar. Leona, Milu e Tomás se irritam com o que ganham. Estevão se surpreende ao ouvir que Bel tem 49% das ações e Daniel Miranda, 51%. Celina diz que o herdeiro é o empregado que demitiu. Os Deltas perturbam Letícia. Martim a protege. Ele sai correndo com a moto e Letícia o segue. Kika avisa Foguinho que ele é o herdeiro da Luxus.
Capítulo 41, 9 de junho de 2006 – Kika conta que o herdeiro é Daniel Miranda e que agora ele é rico. Estevão mostra-se preocupadíssimo, embora Bel confesse que se sente até aliviada. Leona, Milu e Tomás se sentem humilhados por Omar. Martim manda Letícia não se preocupar com ele, pois é um fugitivo da polícia. Letícia insiste e ele acaba aceitando. Foguinho lembra o momento em que Omar disse que Duda seria seu herdeiro e, depois, passeando pela Luxus, recorda as humilhações que já sofreu.
Capítulo 42, 10 de junho de 2006 – Martim instrui Letícia a dar pontos em seu ferimento. Ela pergunta se ele é médico, mas ele não se lembra de seu passado. A família escorraça Foguinho. Foguinho recebe um telefonema dos advogados de Omar e quebra a placa de homem sanduíche. Letícia pergunta quem é a mulher na foto, mas Martim não lembra. Eva doa as joias. Dr. Victor explica que precisam fazer acareação de diversas pessoas que possuem o nome Daniel Miranda. Duda anima Sushi. Kika conta para Ellen que Foguinho agora é o patrão. Foguinho tem um ataque quando descobre que tentarão encontrar algum homônimo. Foguinho vai à casa de Silvana. Geléia e Nicolas chegam com contas e a carta de Omar.
Capítulo 43, 12 de junho de 2006 – Silvana deixa para olhar as cartas depois. Milu diz a Bel que Foguinho pode estar envolvido na morte de Omar. Leona e Estevão conspiram para deixar Bel sem nada. Foguinho pega a carta. Letícia conversa com Júlia sobre Martim. Martim sonha estar em um restaurante com Maria. Foguinho diz que jamais vai esquecer o que Duda fez por ele. Foguinho, atormentado pela dúvida de trair Duda, desmaia e é acordado pela bajulação da família. Martim conta para Letícia que acordou ao lado de uma mulher morta e não sabe se cometeu o crime.
Frei José e Frei Paulo procuram o companheiro Serafim. Serafim se assusta ao dar de cara com Búfalo e Biscoito em sua casa e eles contam que assaltaram dois frades. Bel sugere adotar Sushi e Estevão reage mal. Duda é avisado que será acareado e diz ao advogado que nunca conheceu Omar. Foguinho diz que a família está de olho somente no dinheiro, mas os quatro saem correndo atrás dele, ainda bajulando. Letícia vai ao restaurante do sonho com Martim e ele é reconhecido como Doutor Luciano. Bel procura por Sushi e acaba encontrando-o com Duda.
Capítulo 44, 13 de junho de 2006 – Sushi abraça Bel. Bel e Duda ficam abalados com o encontro. Ramires, Shirley, Sandrinha e Téo fazem de tudo para convencer Foguinho que o amam. Martim tem uma recordação de Maria, onde ela diz que iria largar alguém para ficar com ele. Estevão fica furioso ao saber que Sushi está morando na casa de Duda. Duda garante a Foguinho que, se precisar, deporá a favor dele. Letícia chega, depois de passar a noite fora, e recebe bronca dos pais. Milu visita Shirley, que promete contratá-la como assessora de boas maneiras quando ficar milionária.
Martim mostra para Letícia a foto de Nikki no jornal. Ellen tenta seduzir Foguinho, mas ele pede perdão a Kika, que comemora. Serafim, Morreu, Biscoito e Búfalo planejam pegar o rubi do Marajá de Baroda da Luxus. Celina e Dr. Victor ficam horrorizados com os planos megalomaníacos de Foguinho. Leona manda Estevão tirar Sushi da casa de Duda. Henriqueta tenta fugir do sanatório sem sucesso. Estevão, acompanhado de um responsável do abrigo de menores, vai pegar Sushi na casa de Silvana. Foguinho fica desesperado ao ver tantos homônimos em frente ao juiz.
Capítulo 45, 14 de junho de 2006 – Todos discutem, inclusive mulheres que se dizem mães de filhos de Omar. Silvana não tem como impedir e Estevão arrasta Sushi. Duda, além de dizer ao juiz que nunca viu Omar, afirma que Foguinho trabalhava na Luxus e é o herdeiro. Foguinho conta que salvou Omar de um afogamento há alguns anos. Milu, Marilene e Tomás se divertem vendo a confusão no fórum. Duda e os Lagartos decidem encontrar Sushi. Estevão conversa com Celina sobre a possibilidade de Foguinho estar envolvido na morte de Omar. Letícia conta para Júlia que Martim é o acusado da morte de Nikki e que vai provar sua inocência.
Martim sonha estar no circo vendo uma acrobata, que lhe manda um beijo, ao lado de Maria e de Alberto. Otaviano decide seguir Letícia. Otaviano flagra Martim e Letícia se beijando e o expulsa. Letícia implora, mas ele vai embora. Madá se insinua para Biscoito e Búfalo. Igor encontra o abrigo de menores. Eva faz perguntas sobre religião aos falsos frades. Serafim tranca Biscoito e Búfalo no quarto. Duda visita Sushi e promete tirá-lo de lá. Bel exige saber para onde Estevão levou Sushi. Os Lagartos entram no abrigo e resgatam Sushi. A família expulsa Foguinho. O advogado chega e avisa que Foguinho é mesmo o herdeiro.
Capítulo 46, 15 de junho de 2006 – Foguinho comemora com Kika. A família vibra, mas Foguinho lembra que foi escorraçado minutos antes. Bel descobre que Sushi fugiu. Tufi sugere que Sushi fique escondido na garagem. Shirley recebe a imprensa. Marilene e Milu disputam quem vai trabalhar para Foguinho. Eva diz que não quer saber de dinheiro sujo e nem de privilégios para Serafim. Kika e Foguinho passam a noite em um hotel simples, mas fazem planos. Bel recrimina Estevão por ter colocado Sushi em um abrigo. Ele concorda em adotar o menino, assim que ele aparecer.
Capítulo 47, 16 de junho de 2006 – Leona brinda com os dois. Duda diz a Silvana que, se Henriqueta não aparecer, ele vai adotar Sushi. Letícia procura por Martim, que descobre o anúncio de um show com a mesma acrobata de seu sonho. Letícia segue Otaviano e bate na porta do apartamento. Milu abre. Letícia exige que o pai seja honesto com Celina. Milu sugere internar Letícia outra vez. Sushi é consagrado Cavaleiro da Ordem dos Lagartos. Fernanda, a acrobata, reconhece Martim, chama-o de Luciano e o trata mal. Foguinho entra na Luxus como dono. Bel vai à casa de Duda.
Capítulo 48, 17 de junho de 2006 – Bel e Duda descobrem que ambos pensaram em adotar Sushi. Foguinho assume a Luxus. Fernanda não acredita na falta de memória de Martim e diz que ele fez muito mal a ela, ao pai e a Maria. Duda sente-se culpado por não ter contado para Bel o paradeiro de Sushi. Celina pede demissão, mas Foguinho não aceita. Leona acha que Estevão deve conseguir uma procuração de Bel e vender a parte dela para Foguinho.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 49 a 60 de Cobras & Lagartos!