Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 163 a 180 da novela “O Cravo e A Rosa”, exibida pela Globo em 2000/2001.
Capítulo 163, 1 de janeiro de 2001 – Cornélio insiste e Dinorá não tem como deixar de tocar violino. Celso fica apavorado. Fábio derruba champagne no violino. Marcela garante que não convidou Celso e Fábio para a festa. Edmundo pensa em Bianca. Heitor insiste que liberta Edmundo em troca do casamento com Bianca. Hildegard procura Fábio. Lourdes e Bárbara desconfiam. Petruchio e Catarina se beijam, mas ele logo se afasta. Catarina se declara a Petruchio. Mimosa vai à fazenda. Petruchio se recusa a fazer as pazes com Catarina e eles brigam.
Capítulo 164, 2 de janeiro de 2001 – Calixto e Mimosa apartam a briga. Mimosa conta a Catarina sobre chantagem que Heitor está fazendo com Bianca. Ela decide falar com Heitor. Neca sente ciúme de Calixto. Calixto beija Mimosa, que desmaia. Petruchio e Catarina tentam acordá-la e querem saber o que Calixto fez para deixá-la desacordada. Josefa alerta Dinorá que Cornélio está desconfiado. Dalva aconselha Candoca a aceitar a corte de Serafim. Mimosa volta a si em estado de graça. Lindinha comunica estar levando adiante o plano para destruir Petruchio e desconfia que Joaquim pegou as apólices. Catarina pergunta a Heitor o que ele sabe sobre o roubo da herança.
Capítulo 165, 3 de janeiro de 2001 – Catarina manda Heitor se afastar de Bianca. Januário encontra Lindinha conversando com Joaquim. Josefa pressiona Heitor a se casar logo com Bianca. Mimosa confessa que só pensa em ser beijada novamente. Calixto desabafa com Petruchio, que o convence de que Mimosa desmaiou de susto. Batista procura Joana. Teodoro e Kiki se beijam. Catarina decide visitar o comprador do queijo da fazenda. Mimosa faz tudo errado na cozinha. Calixto vai vê-la. Marcela e Bianca vão à delegacia. Edmundo e Bianca se encontram.
Capítulo 166, 4 de janeiro de 2001 – Edmundo pede que Bianca aceite a proposta de Heitor. Para convencê-la, diz que não a ama. Mimosa tenta agarrar Calixto. Dinorá vai ao encontro de Celso. Mimosa aconselha Bianca a dar uma chance a Heitor. Candoca garante que não gosta de Serafim. Fábio alerta Celso de que Cornélio está desconfiado. Dinorá precisa aprender a tocar violino, mas Celso não sabe. Joana se recusa a voltar para Batista. O feirante devolve os queijos. Petruchio culpa Catarina e decide temperar pessoalmente a próxima encomenda.
Capítulo 167, 5 de janeiro de 2001 – Catarina aconselha Petruchio. Batista e Marcela não se entendem na cama. Bianca diz a Heitor que aceita a proposta dele, mas antes Edmundo deve ser solto. Bárbara e Lourdes decidem descobrir o que Hildegard está fazendo com Fábio. Heitor diz a Josefa que é ele quem vai tirar Edmundo da cadeia. Petruchio prepara o queijo. Kiki e Teodoro fazem planos para lançá-lo na carreira política. Heitor avisa Serafim que Josefa é o álibi para libertar Edmundo. Nasce um bezerro na fazenda. Lindinha enche o coalho de sal.
Capítulo 168, 6 de janeiro de 2001 – Lindinha esnoba Januário. Triste, ele mexe o queijo. Batista se sai mal numa reunião política. Kiki pede ajuda a Joaquim para acabar com a candidatura de Batista. Joana deixa que Batista pense que ela tem um novo amor. Josefa depõe a favor de Edmundo. Serafim entra com um pedido de habeas corpus e Edmundo sai da cadeia. Dalva pede que Cornélio assista a uma aula de Dinorá. Dalva se recusa a hospedar Edmundo. Cornélio se surpreende com o depoimento de Josefa. Petruchio perde outro freguês. Buscapé conta que Januário mexeu o queijo.
Capítulo 169, 8 de janeiro de 2001 – Catarina não acredita que Januário tenha estragado o queijo. Lindinha o acusa. Petruchio o coloca para fora da fazenda. Januário desconfia de Lindinha, mas não tem coragem de acusá-la para Catarina. Edmundo deixa a casa de Dalva. Marcela convence Batista a aceitar o casamento de Bianca com Heitor. Januário conversa com Joaquim. Neca desconfia de Lindinha. Calixto não acredita que Petruchio recupere a clientela e acusa Catarina pela crise na fazenda. Joaquim admite que Lindinha estragou os queijos. Serafim hospeda Edmundo. Heitor avisa Bianca que Edmundo está livre e lhe pede um beijo.
Capítulo 170, 9 de janeiro de 2001 – Bianca se recusa a beijar Heitor. Catarina faz o queijo. Marcela manda Heitor descobrir o que se passa na fazenda de Petruchio. Mimosa continua no mundo da lua. Cornélio conversa com Batista sobre Heitor. Buscapé adverte Catarina em relação à Lindinha. Inácio promete dar a Cornélio uma chave mestra. Lourdes e Bárbara flagram Hildegard com Fábio, que finge estar hipnotizado. Batista exige que Heitor trabalhe. Edmundo não tem dinheiro para comer. Petruchio avisa que ninguém quer o seu queijo. Lindinha ouve Calixto dizer que Petruchio ficou com a herança de Catarina.
Capítulo 171, 10 de janeiro de 2001 – Petruchio nega ter pego o dinheiro de Catarina. Heitor raspa o bigode. Petruchio recusa o beijo de Catarina. Edmundo não consegue trabalho. Marcela pede que Batista interdite Joaquim. Teodoro precisa do dinheiro de Joaquim para sua campanha. Teodoro pede que Joana desmoralize Batista, contando sua história para os jornais. Ela se recusa a trair o pai de seus filhos. Cornélio se veste de camareiro. Serafim emprega Heitor na revista de bordados. Heitor e Edmundo se encontram. Petruchio leva Lindinha à cidade. Serafim pede que o professor deixe a redação da revista. Edmundo não tem para onde ir.
Capítulo 172, 11 de janeiro de 2001 – Edmundo chora no banco da igreja. Heitor pede que Bianca o ensine a bordar. Cornélio entra no quarto errado e uma mulher o agarra. Joana desabafa com Berenice, que a aconselha a aceitar a proposta de Teodoro. Em troca de um anel, Lindinha conta para Marcela o que ouviu Calixto dizer sobre o roubo da herança. Marcela pede ajuda à Dinorá para fazer Petruchio cair em uma armadilha. Bianca e Heitor vão à fazenda. Bianca apela para Catarina: Mimosa precisa de ajuda. Serafim avisa Candoca que Edmundo partiu. Januário manda Lindinha embora..
Capítulo 173, 12 de janeiro de 2001 – Lindinha confessa ter salgado os queijos a pedido de Joaquim. Januário se recusa a beijá-la. Catarina e Bianca exigem que Calixto procure Mimosa. Marcela e Dinorá armam um plano contra Catarina. Heitor borda. Cornélio aparece com o pescoço arranhado e Dinorá faz uma cena de ciúme. Edmundo é assaltado e perde sua trouxa de roupas. Candoca avisa a Bianca que Edmundo desapareceu. Catarina decide colaborar com as investigações sobre o roubo de sua herança. Calixto foge do beijo de Mimosa. Lourdes agarra Fábio. Joana exige que Batista sustente os filhos.
Capítulo 174, 13 de janeiro de 2001 – Catarina vai à confeitaria. Dinorá a convida para um jantar. Joana encontra Edmundo deitado no jardim e pensa que é um mendigo. Marcela diz a Bianca que Josefa mentiu para o delegado. Joana alimenta Edmundo. Teodoro pressiona Joana. Marcela não admite que Batista ajude Joana. Cornélio avisa Dalva que não está conseguindo assistir à aula de violino. Calixto desabafa com Lindinha. Petruchio faz uma reunião na fazenda e comunica que perdeu todos os clientes e está completamente sem dinheiro. Lindinha oferece os brincos de Marcela para Petruchio.
Capítulo 175, 15 de janeiro de 2001 – Petruchio obriga Lindinha a mostrar os brincos para Calixto. Ela mente que ganhou de Januário. Catarina avisa Petruchio que vai preparar a lista de suspeitos. Joana não aceita a proposta de Batista em ter conforto em troca de uma visita semanal. Cornélio se esconde debaixo da cama de Ezequiel. Januário se recusa a casar com Lindinha. Ezequiel pede que Dinorá adie a aula. Teodoro dá dinheiro a Joana e diz que Batista mandou como indenização. Joana decide fazer um escândalo.
Capítulo 176, 16 de janeiro de 2001 – Joana autoriza Teodoro a marcar uma entrevista com os jornalistas. Calixto insiste em saber de quem Lindinha gosta. Josefa fica arrasada quando Heitor pede que ela o ensine a fazer glacê. Petruchio avisa Cornélio que Dinorá está oferecendo um jantar só para mulheres. Catarina pede dinheiro ao pai e admite que ama Petruchio. Bianca vê Edmundo em frente à janela de seu quarto. Dinorá e Josefa acertam os detalhes do plano para afastar Catarina de Petruchio. Dinorá despacha Cornélio, pois quer que Petruchio fique sozinho. Catarina vê Marcela e Petruchio se beijando.
Capítulo 177, 17 de janeiro de 2001 – Catarina fica furiosa. Petruchio jura inocência. Catarina dorme na casa de Dalva. Marcela manda Serafim se oferecer para levar Catarina à fazenda. Catarina reconhece Fábio e avisa que vai contar a verdade para Lourdes e Bárbara. Catarina descobre que as duas mentiram para ela e desiste de falar sobre Fábio. Catarina conta a Batista que flagrou Marcela e Petruchio aos beijos, mas ele não acredita. Petruchio fica furioso ao ver Catarina chegar na companhia de Serafim.
Capítulo 178, 18 de janeiro de 2001 – Petruchio e Catarina brigam e ele a beija. Marcela diz ao delegado que Petruchio pode ter roubado as apólices. Heitor avisa Batista que Joana vai desmoralizá-lo. Quando Joana está prestes a dizer aos jornalistas o nome do homem que a enganou, Batista chega. Joana desiste de falar. Joaquim assume ter armado o golpe. Dinorá e Celso se encontram no quarto. Petruchio propõe procurar Marcela para esclarecer tudo. Ele e Catarina se abraçam. O delegado vai à fazenda.
Capítulo 179, 19 de janeiro de 2001 – Catarina defende Petruchio. Petruchio se recusa a revelar porque ficou contente com o roubo. Teodoro avisa Joaquim que Marcela quer que ele mude o testamento. Batista agradece a ajuda de Heitor. Edmundo recebe esmola e sente-se humilhado. Lindinha conta que ouviu Calixto dizer que Petruchio ficou com as apólices. Batista demite Teodoro, que confessa que pretende se candidatar a prefeito. Joana e Batista se beijam. Petruchio e Catarina se abraçam.
Capítulo 180, 20 de janeiro de 2001 – Joana recusa a ajuda de Batista. Dr. Felisberto avisa que Hildegard é uma vigarista. Calixto confessa ter sugerido que Petruchio roubasse as apólices para impedir que Catarina partisse. Cornélio veste-se de camareira para entrar no quarto de Celso e Dinorá. Batista contrata Serafim para cuidar da campanha eleitoral. Joaquim concorda em patrocinar a campanha de Teodoro. Kiki dá um terno a Teodoro. O delegado interroga Joana. Cornélio flagra Celso e Dinorá no quarto do hotel.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 181 a 198 de O Cravo e A Rosa!