Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 145 a 162 da novela “A Padroeira”, exibida pela Globo em 2001/2002.
Capítulo 145, 3 de dezembro de 2001 – Manoel não gosta de ver Imaculada e Antunes caídos no chão. Faustino se esconde no telhado de Izabel, e ela distrai Diogo para que ele não perceba. Cosme e Damião tiram Faustino do telhado. Fernão acusa Cecília de sempre estar contra ele e pede a ela ajudar ele roubar a imagem. Diogo beija Izabel e ela quase o manda embora, mas lembra de que Faustino está em cima do telhado. Antunes e Manoel disputam a atenção de Imaculada. Manoel incentiva Dodô a se vingar de Blanca. Fernão diz que a Santa vai voltar de onde veio Lourenço o enfrenta e protege a Santa. Gregório abençoa Pureza e Aguilar nos pés de Nossa Senhora. Imaculada e Antonieta planejam destruir o casamento de Cecília e Fernão. Manoel e Antunes discutem na igreja, pois querem sentar perto de Imaculada. Pureza leva as mulheres na casa de Blanca para descansarem. Blanca desconfia das intenções de Dodô.
Capítulo 146, 4 de dezembro de 2001 – Blanca desconfia das intenções de Dodô, mas deixa que Delfina aperte seu espartilho. Molina pede que Blanca faça uma dança espanhola, e sua barriga falsa cai na frente de todos. Valentim vai embora, humilhado. Blanca acusa Cecília de tentar roubar seu marido, deixando Fernão furioso. Blanca pede perdão a seu marido, mas ele a destrata. Molina jura se vingar. Cecília recebe um recado de Valentim e decide encontrá-lo. Antunes a segue. Imaculada confessa a Molina que está atraída por Antunes. Fernão vai até a casa de Antonieta. Faustino e o Barbeiro cirurgião vão embora sem ganhar. Faustino ouve gritos, mas Gil impede que ele encontre Rosário. Gregório avisa a Cecília que seu casamento só dará certo quando ela amar seu marido. Dodô diz a Delfina sobre o plano de desmascarar Blanca no casamento de Pureza. Faustino aparece no quarto de Izabel e tenta convencê-la a desistir de seu casamento. Izabel manda Faustino se esconder embaixo da cama ao ouvir Diogo se aproximar. Faustino espeta Diogo com uma agulha para evitar que ele beije Izabel. Antunes e Imaculada trocam elogios e Imaculada pede que Antunes impeça a união de Aguilar e Pureza.
Capítulo 147, 5 de dezembro de 2001 – Molina jura se vingar, pois Blanca se recusa a fugir com ele. Dom Lourenço fica sabendo sobre o acontecido com Valentim. Cecília decide ir ao encontro de Valentim. Antunes segue Cecilia, mas a perde de vista. Imaculada pergunta a Damião se ele levou algum recado para Cecília. Cecília acredita que deve ficar ao lado de Fernão, mas Valentim não se conforma e tenta beijá-la. Marcelina revela onde Cecília está e Lourenço manda Braz ir atrás dela. Imaculada pergunta a Damião se ele levou algum recado para Cecília, mas Izabel o salva antes que ele confesse. Valentim pede que Cecília fuja com ele. Manoel fica arrasado ao ver que Imaculada é mais gentil com Antunes do que com ele. Valentim não acredita que Cecília ame Fernão ele não se conforma e tenta beijá-la.
Capítulo 148, 6 de dezembro de 2001 – Imaculada avisa a Fernão que sua mulher está com Valentim. Manoel encontra Diogo e pede que vá ajudar Valentim. Valentim beija Cecilia. Pureza briga com Blanca. Fernão vê Valentim com Cecília. Valentim e Fernão brigam. Pureza manda Aguilar carregá-la no colo e ele acaba derrubando todos os móveis. Dodô afirma que eles devem pedir ajuda a Aguilar. Dodô invade a casa de Blanca e avisa Aguilar que Valentim está em perigo. Blanca expulsa Dodô de sua casa, deixando-a furiosa. Cecília decide ir embora com seu marido. Cecília garante a Fernão que não pretendia deixá-lo, mas ele não acredita. O cirurgião-barbeiro cuida do ferimento de Valentim, com a ajuda de Faustino. Lourenço avisa Cecília que vai expulsá-la de casa se Fernão a abandonar. Antonieta se declara para Fernão. O cirurgião barbeiro e Faustino vão até a casa de Valentim para fazer curativo.
Capítulo 149, 7 de dezembro de 2001 – Lourenço avisa Cecília que se Fernão não voltar para sua casa ela será expulsa. Cecília decide ir embora, mas Marcelina pede que ela reze para a Santa antes de tomar uma decisão. Silvana conversa com Tiburcina. Valentim desabafa sua tristeza com Manoel. Cecília confessa a Fernão que o ama. Antonieta ordena que Benta a ajude a acabar com o casamento de Fernão. Lourenço garante a Marcelina que não vai mais mandar Cecília embora. Cecília volta a se declarar para Fernão. Zoé fica apavorada ao perceber que seus seios estão crescendo e pede que Gertrudes não diga nada a seu pai. Benta conversa com Marcelina e descobre que Fernão perdoou Cecília. Gregório fica feliz por saber que Cecília está se acertando com Fernão. Cecilia diz a Manoel que lutará pelo seu casamento.
Capítulo 150, 8 de dezembro de 2001 – Blanca avisa a Valentim que não desistirá dele. Izabel percebe que sua mãe está mais vaidosa e acredita que ela esteja envolvida no desaparecimento da mãe de Cosme e Damião. Manuel Blanca avisa a Valentim que não desistirá dele. Manuel e Antunes brigam novamente. Eusébia leva remédio para piolho para Imaculada, e Antunes se afasta de Imaculada achando que realmente está com piolho. Faustino fala pra Dodô que Valentim não quer vê-la. Fernão questiona Cecília se realmente ela o ama. Dodô promete ajudar Manoel a conquistar Imaculada. Blanca diz que nunca abandonará Valentim. Luiz ouve Blanca oferecendo dinheiro para Molina ir embora. Valentim não se conforma que Cecília ame Fernão. Cecília pede que Fernão desista de destruir a Santa. Antonieta vai atrás de Fernão, mas ele a destrata. Faustino se lamenta por não ter dinheiro para comprar os instrumentos de cirurgião. Silvana explica para Tiburcina que ela deve se arrepender de verdade. Imaculada aconselha Antonieta a revelar para Fernão que Lourenço ameaçou expulsar Cecília de casa.
Capítulo 151, 10 de dezembro de 2001 – Gertrudes aconselha Honorato a tratar Zoé como menina. Izabel ameaça não casar com Diogo se ele deixar que Joaquina destrate Cosme e Damião. Dodô oferece suas joias para que Faustino possa comprar instrumentos e se tornar cirurgião-barbeiro. Faustino fica comovido, mas não aceita, deixando Dodô orgulhosa. Izabel fica furiosa ao ver Joaquina maltratando Cosme e Damião e manda que Diogo escolha entre ela e a mãe. Luiz revela a Dodô o que ouviu e ela decide escrever uma carta ao bispo. Antonieta garante a Fernão que Cecília não o ama e que só o aceitou porque não queria ser expulsa de casa. Fernão briga com Cecília. Lourenço passa mal ao ver Gertrudes e Honorato se beijando e morre. Cecília se culpa pela morte do pai e pede a Fernão que não a abandone. Valentim decide dar seus pêsames à família de Lourenço, deixando Blanca com ciúmes.
Capítulo 152, 11 de dezembro de 2001 – Cecília manda Valentim ir embora, pois quer salvar seu casamento em nome da memória do pai. Dodô e Delfina vão ao velório de Lourenço. Antonieta conta a Imaculada que Fernão acreditou nela e foi correndo brigar com Cecília. Dodô oferece sua amizade a Valentim, mas ele a destrata. Fernão avisa a Cecília que já tomou sua decisão. Delfina se insinua para Braz. Dodô entrega a Manoel os biscoitos que despertarão a paixão de Imaculada. Fernão fala pra Cecília que vai deixá-la, e ela decide que vai reconquistá-lo. Fernão resolve ficar, não por amor a Cecília e sim por piedade, e deixa claro que vai embora assim que o casamento for anulado. Imaculada garante a Joaquina que vai se livrar de Cosme e Damião. Joaquina maltrata Cosme e Damião e Izabel fica furiosa. Faustino lamenta por não ter dinheiro para comprar os equipamentos para ser barbeiro cirurgião. Damião pede para Eusébia pegar o anel da Imaculada, para ajudar Faustino. Delfina aconselha Dodô a dar alguns biscoitos para Luiz.
Capítulo 153, 12 de dezembro de 2001 – Imaculada pede que Antunes e Honorato a ajudem a sumir com os moleques, mas eles se recusam. Imaculada cai na escada com Antunes. Eusébia aceita ajudar Manoel a conquistar Imaculada. Manoel se espanta com o comportamento de Imaculada. Damião encontra seu anel no quarto de Imaculada. Imaculada sai do transe e acusa Manoel de agarrá-la e ele é preso. Dodô pede que Antunes tire Manoel da cadeia e, em troca, promete dar os biscoitos para Luiz. Imaculada se desespera ao ver que o anel sumiu. Damião entrega o anel a Faustino. Gertrudes aconselha Cecília a lutar por Fernão. Cecília tenta seduzir Fernão. Fernão se esquiva de Cecília. Cecília vê Fernão e Antonieta se beijando.
Capítulo 154, 13 de dezembro de 2001 – Cecília atira um castiçal na cama e provoca um incêndio. Gregório pede que Fernão volte para sua casa. Antunes manda Fernão ir para casa, para evitar um escândalo. Gregório avisa a Antonieta que, se ela continuar se encontrando com Fernão, será expulsa da vila. Faustino revela a Manoel que Damião estava com o anel de Dodô. O poeta castiga os moleques, acreditando que eles roubaram o anel. Luiz garante ao pai que vai manter seu voto de castidade. Damião explica que achou o anel dentro do pato e Manoel decide devolvê-lo a Dodô, para decepção de Imaculada. Gregório ameaça tirar os direitos de Fernão ao dinheiro de seu pai, caso ele não respeite seu casamento. Imaculada sugere que Fernão dê um sumiço em Cosme e Damião e Eusébia, horrorizada, ouve a conversa dos dois.
Capítulo 155, 14 de dezembro de 2001 – Dodô fica muito grata a Manoel por receber seu anel de volta. Eusébia ouve Imaculada pedir a Antunes que suma com Cosme e Damião. Dodô mostra o anel a Valentim. Valentim pede perdão a Dodô, mas ela não aceita. A Santa manda Damião acreditar que Fernão um dia irá gostar dele e do irmão. Antunes prepara uma armadilha para Cosme e Damião. Luiz começa a sentir calor, e Dodô o encoraja a tirar a roupa. Eusébia avisa Faustino que os moleques correm perigo. Faustino e João Alves colocam um porco espinho dentro da armadilha preparada por Antunes. Gertrudes se recusa a encontrar-se com Honorato. Zoé consola Marcelina. Valentim vê Luiz nu no quarto de Dodô. Antonieta garante a Cecília que desistiu de Fernão. Antunes acha que conseguiu pegar os escravos, mas é surpreendido pelo um porco espinho, chega à casa de Imaculada com espinhos no rosto.
Capítulo 156, 15 de dezembro de 2001 – Izabel garante a Faustino que sua mãe jamais faria mal a Cosme e Damião. Dodô fica magoada ao ouvir Valentim dizer que se envergonha dela. Luiz é obrigado a sair pelado na rua e acaba preso. Delfina percebe que Manoel está com ciúmes de Dodô. Antonieta pede perdão a Gregório. Cecília acredita que agora seu casamento dará certo. Antonieta se encontra com Fernão e eles planejam se vingar de Cecília. Imaculada manda chamar o cirurgião para tirar os espinhos de Antunes. Fernão é frio com Cecília. Valentim oferece dinheiro para Blanca ir embora. Imaculada garante a Izabel que jamais faria mal aos moleques. Joaquina e Diogo planejam dar um fim em Rosário. Damião tem certeza de que sua mãe está viva. Antunes se decepciona ao saber que nada aconteceu entre Luiz e Dodô. Blanca avisa para Valentim que não o deixará em paz. Cecília beija Fernão.
Capítulo 157, 17 de dezembro de 2001 – Fernão e Cecília fazem amor. Gertrudes se esquiva das propostas de Honorato. Fernão garante a Cecília que a noite não significou nada para ele, deixando-a furiosa. Luiz se arrepende muito do que fez, para desespero de Antunes. Manoel e Dodô discutem. Antunes planeja aprontar outra armadilha para Cosme e Damião. Imaculada acorda muito estranha agradando Damião e Cosme, Eusébia desconfia dela. Faustino pede que Manoel vigie os moleques. João Alves pede um beijo para Tiburcina e ela foge. Braz fica preocupado ao perceber que Fernão está roubando dinheiro de seus irmãos. Antonieta tenta dar um presente a Cecília, mas ela desconfia de suas intenções e não aceita. Imaculada tenta impedir Manoel de ir encontrar Cosme e Damião na aldeia dos pescadores. Antunes arruma armadilha para pegar Cosme e Damião. Molina se oferece para ajudar Valentim a se livrar de Blanca, mas ele recusa. Blanca revela a Gregório que Molina não é padre. Luiz pede Dodô em casamento. Manoel e Antunes caem nas armadilhas.
Capítulo 158, 18 de dezembro de 2001 – Cecília fica indignada ao saber que Fernão planeja se encontrar com Antonieta. Faustino liberta Manoel da armadilha. Izabel desconfia que Imaculada tramou algo contra Cosme e Damião. Faustino decide soltar Antunes, mas exige que ele revele a Izabel que estava caçando os moleques. Fernão promete a Honorato que roubará a Santa em breve. João Alves e Silvana rezam por Tiburcina. Luiz está arrasado, pois Dodô recusou sua proposta de casamento. Cecília manda que Tenório ponha uma cobra no quarto de Antonieta. Antunes assume diante de Izabel que quis sequestrar Cosme e Damião, mas Imaculada não deixa que sua filha saiba que ela estava envolvida. Gregório fica chocado ao saber toda a verdade sobre Molina, e decide denunciá-lo. Izabel termina seu noivado com Diogo ao ouvi-lo planejando colocar Cosme e Damião na senzala. Antonieta beija Fernão em seu quarto.
Capítulo 159, 19 de dezembro de 2001 – Antonieta fica histérica ao ver a cobra. Fernão se pergunta como a cobra chegou ao quarto. Diogo não consegue fazer Izabel mudar de ideia. Dodô empresta sua carroça a Gregório, e fica sabendo que ele recebeu uma denúncia sobre Molina. Izabel desconfia que Imaculada está envolvida no desaparecimento de Rosário. Molina desconfia que Blanca o denunciou, mas ela nega. Manoel expulsa Luiz de sua casa, e Dodô acha que ele está com ciúmes dela. Blanca admite para Valentim que esconde muita coisa dele. Brásia revela a Antonieta que foi Cecília quem mandou colocar a cobra em seu quarto. Faustino fica feliz em saber que Izabel rompeu seu noivado. Izabel ameaça entregar Imaculada caso algo aconteça com os moleques. Brásia leva Antonieta até uma feiticeira.
Capítulo 160, 20 de dezembro de 2001 – A feiticeira manda Antonieta lhe trazer um objeto de Cecília, mas avisa que o mal que ela desejar voltará para ela. Luiz estranha o nervosismo de Molina. Imaculada recusa dar comida a Cosme e Damião. Antonieta vai visitar Cecília. Imaculada obriga Cosme e Damião a vestirem roupas de meninas. Antunes se decepciona com a frieza de Imaculada. Imaculada fica chocada ao saber que Luiz pediu Dodô em casamento. Antonieta tenta pegar um lenço de Cecília, mas não consegue. Dodô decide usar os biscoitos para acender o fogo de Manoel. Uma mulher entra em trabalho de parto nas escadas da igreja, e Molina manda que ela seja levada para a casa de Imaculada. Faustino é chamado para fazer o parto, mas não sabe muito bem o que fazer. Brásia fala para Antonieta que pegará alguns fios de cabelo na escova de Cecília.
Capítulo 161, 21 de dezembro de 2001 – Faustino tranquiliza a mulher, mas se sente apavorado. Izabel fica indignada ao ver que Imaculada obrigou Cosme e Damião a vestirem roupas de meninas. Imaculada se recusa em pegar água para o parto. Cecília conversa com Fernão e eles se beijam. Faustino consegue fazer o parto. Eusébia garante a Izabel que foi ela quem fez tudo, mas Izabel descobre que ela está mentindo ao perceber que ela não pode ver sangue. Um fazendeiro recompensa Faustino por ter feito o parto de seu filho. O cirurgião dá seus instrumentos de presente para Faustino e se despede. Imaculada teme que Izabel queira reatar seu namoro. Fernão pede que Antonieta não a procure mais. Brásia pega alguns fios de cabelo na escova de Cecília e entrega para Antonieta.
Capítulo 162, 22 de dezembro de 2001 – Imaculada revela a Antunes que Luiz pediu Dodô em casamento. Antunes manda Dodô ficar longe de seu filho. Valentim afirma que tem vergonha de sua mãe. Delfina estranha ao ver Manoel e Dodô brigando por causa de Luiz. Dodô manda que Valentim não a procure mais e ele chora. Faustino pede Izabel em casamento e ela aceita. Zoé e Marcelina preparam um presépio. Fernão revela a Cecília que pediu que Antonieta não o procurasse mais. Braz desconfia que Gertrudes gosta de alguém. Antonieta e Brásia levam os cabelos de Cecília para a feiticeira. Dodô faz os biscoitos escondida de Manoel. Imaculada finge passar mal quando Izabel revela que está noiva de Faustino, mas ele a ameaça com tratamentos dolorosos.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 163 a 180 de A Padroeira!