Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 131 a 140 da novela “Como Uma Onda”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 131, 22 de abril de 2005 – Nina pergunta a JJ o que ele faria se sua mãe voltasse. JJ diz que tem certeza que ela está morta e por isso se livrou das lembranças. Ana Amélia e Memel se preparam para ir embora de Florianópolis. Mariléia diz a Sinésio que acha que Francisquinha já sabia que JJ e Lenita eram irmãos. Prata ajuda Alice a se entender com o computador e não gosta quando ela comenta que o divórcio deles está quase saindo. Nina entrega a caixa de JJ a Encarnação, que a guarda. Bartô despeja o antídoto da maldição no local onde Frank vai mergulhar. Tadeu vai com seu programa de TV até a aldeia e Nina lhe mostra todo o projeto de restauração.
Rafa, Amanda e Frank mergulham atrás do tesouro. Abigail fala para Sinésio que ele deveria contar a verdade a Lenita, pois será pior se ela descobrir tudo sozinha. Francisquinha confirma para Mariléia que já sabia de tudo e a aconselha a conversar com Lenita. Tadeu entrevista JJ também, que garante que o resort não acabará com a aldeia. Um turista abusado dá uma gorjeta a Rosário, que joga o dinheiro nele. Floriano briga com o turista, defende sua mulher e fica satisfeito ao ver que ela o desprezou. Daniel almoça com Marly e joga charme para ela. Rafa entra no barco atrás de Frank. Amanda puxa o baú do tesouro, que bate no teto, fazendo com que parte da estrutura do barco desabe em cima de Rafa. O tesouro se desprende do cabo e cai de volta dentro do barco.
Capítulo 132, 23 de abril de 2005 – Frank não vê o acidente e vai para a superfície encontrar Amanda. Marly comenta com Daniel que sempre manda dinheiro para o exterior para JJ. Amanda mergulha atrás de Rafa e o traz para a superfície. Rubico e Gigi leem um e-mail de Samuca em que ele implora que Rafa não mergulhe atrás do tesouro, afirmando que todos que já tentaram resgatá-lo sofrem com a maldição. Amanda vê o barco de Querubim e pede ajuda. Mariléia diz a Sinésio que eles precisam contar a verdade a Lenita. Nina acha que Daniel está demorando demais em seu almoço com Marly. Rosário e Júlia acham graça do ciúme dela. Daniel revela a Sandoval e Robusto que JJ envia dinheiro para o exterior, e quem cuida das remessas é Marly. Ele avisa que marcou outro encontro para descobrir mais.
Mariléia e Sinésio dizem a Lenita que querem conversar com ela, mas perdem a coragem de contar a verdade. Amanda leva Rafa para o hospital e o deixa aos cuidados de Virgínia. Mariléia e Abigail consolam Frank. Rubico pede que Sandoval o leve para falar com Bartô. Quebra-Queixo conta para Francisquinha que viu vários homens ajudando a tirar Rafa do mar, inclusive Lourenço. Rubico diz a Bartô o que aconteceu com Rafa. Bartô explica para Sandoval que existe mesmo um tesouro no fundo do mar e uma maldição. Conrado conta para Alice sobre o acidente.
Capítulo 133, 25 de abril de 2005 – Conrado conta para Alice que Rafa está no hospital. Abigail diz a Nina que Frank ficou muito abalado com o acidente e está achando que a culpa foi dele. Amanda garante a Frank que ele não teve culpa de nada. Alice e Prata se angustiam por não poderem ajudar Rafa. Lavínia volta do Rio e diz a Amarante que agora eles podem se casar. Pedroca e Idalina pensam que, assim como Rafa sofreu um acidente no mar, o mesmo poderia ter acontecido com Floriano. Ele e Amanda ouvem e ficam emocionados. Daniel e Nina contam para Almerinda que reataram. Idalina consola Amanda e Alice. Almerinda fala para Daniel que já trouxe Maria Luísa do hospital para casa e que vai se mudar.
Nina pede que ela more com Daniel por mais algum tempo. Virgínia consola Prata e afirma que Rafa vai ficar bom. Conrado fica muito preocupado com o irmão e teme que o acidente deixe sequelas. JJ minimiza o que aconteceu com Rafa, deixando Nina furiosa. Rubico diz a Frank e Gigi que Bartô não quer mais saber do tesouro, deixando-os preocupados. Francisquinha afirma que a fortuna ainda vai ser retirada do mar por alguém. Daniel encontra um envelope com exames de Almerinda e fica desconfiado. Amanda e Floriano fazem as pazes.
Capítulo 134, 26 de abril de 2005 – Prata garante a Alice que o estado de Rafa não é definitivo e ela afirma que um milagre irá salvá-lo. Amanda conta para Conrado que Rafa ficou paralítico. Alice afirma que o filho irá voltar a ser como antes e pede a Prata, Conrado e Amanda que tenham fé. Lavínia faz uma festa no dia de seu casamento com Amarante. Almerinda fica feliz ao ver Daniel cuidando tão bem da filha e se entristece quando pensa que aquela situação não vai durar muito tempo. Alice tira quase todos os móveis de sua sala para que Rafa tenha um quarto no andar de baixo da casa.
Lenita telefona para Ana Amélia, que fica emocionada. Nina diz à irmã que ela não deveria manter contato com Ana Amélia, pois JJ pode descobrir e ficar abalado. O vilão pede que Marly faça outra remessa de dinheiro para o exterior. Daniel marca outro encontro com Marly. JJ manda Oswaldo apagar os vestígios do saque que ele fez na empresa. Amanda e Alice ficam radiantes ao ver que Rafa está de bom humor. Nina conta para Mariléia que Lenita simpatizou muito com Ana Amélia.
Capítulo 135, 27 de abril de 2005 – Amanda conta para o pessoal da aldeia que Rafa acordou. Nina encontra Marly num salão de beleza caro e fica desconfiada. Rubico comenta com Sandoval que não sabe se vai gostar de morar num apartamento. Nina descobre com seu cabeleireiro que Marly frequenta o salão e gasta muito dinheiro lá. Mariléia não gosta quando Lenita diz que teve a impressão de já conhecer Ana Amélia. JJ se sente abandonado ao saber que nem Nina nem Encarnação estão em casa para almoçar com ele. Francisquinha diz a Amanda que ela terá que dar muito apoio a Rafa e garante que eles ainda vão conseguir o tesouro. Sandoval sugere a Encarnação que ela se mude para uma casa, não para um apartamento. Rafa garante a Frank que o que aconteceu não foi culpa dele e pede que ele não desista de mergulhar. Francisquinha pede que Quebra-Queixo a leve na ilha de Bartô. Prata observa a sala de Alice preparada para Rafa e se emociona.
Capítulo 136, 28 de abril de 2005 – Rafa garante a Conrado e Amanda que sua condição é temporária. Marly comenta com Daniel que está preocupada com as incumbências que JJ lhe dá. O português joga charme para ela e a incentiva a falar mais. JJ se sente só e chama Rubico para sair. O menino foge pela janela. O vilão liga muito nervoso para Encarnação e diz que está sozinho. Nina ouve o telefonema e fica preocupada com ele. Marly recebe um telefonema de Davi e se afasta para falar com ele. Daniel percebe e pega um extrato bancário de dentro da bolsa dela. Francisquinha pergunta a Bartô se ele teria coragem de sair de sua caverna e ir viver na aldeia caso ela lhe trouxesse seu tesouro. Ele garante que sim.
Rubico afirma para Encarnação que JJ está estranho e diz que quer se mudar logo. Francisquinha afirma para Bartô que sabe quem é a pessoa certa para pegar o tesouro. Daniel mostra o extrato de Marly a Sinésio, dizendo que uma grande quantia entrou e saiu da conta dela no mesmo dia. Francisquinha manda Quebra-Queixo mergulhar atrás do tesouro, garantindo que ele terá toda a ajuda que precisar para tirá-lo do fundo do mar.
Capítulo 137, 29 de abril de 2005 – Quebra-Queixo, com a ajuda dos espíritos, consegue tirar o baú do fundo do mar sem nenhum esforço. Daniel devolve o extrato de Marly e diz que ela o deixou cair. Quebra-Queixo leva o bau para o barco e Francisquinha diz que eles precisam entregar o tesouro ao seu dono: Bartô. Lourenço e os outros fantasmas aparecem na caverna de Bartô e depois vão embora, deixando ele e Francisquinha emocionados. Lavínia pede que Almerinda seja testemunha de seu casamento com Amarante, junto com Daniel. Francisquinha fala para Bartô que agora ele terá que se mudar para a aldeia.
Bartô diz que vai esperar Rafa se recuperar para cumprir sua promessa. Sinésio mostra a Marly que já viu o extrato dela e pede que ela conte o que sabe. Marly afirma que apenas permitiu que JJ usasse sua conta e garante que fez tudo para salvar seu irmão Davi. Pedroca e Manjubinha ficam sabendo que Sandoval comprou um barco velho e riem dele. Francisquinha consola Rafa e leva para ele uma moeda do tesouro. Marly vai visitar Davi numa pensão. Robusto vê tudo.
Capítulo 138, 30 de abril de 2005 – Sinésio diz a Daniel que eles devem chamar Oswaldo para conversar, pois ele vai se interessar em fazer um acordo. Lavínia e Júlia sugerem a Almerinda que ela vá morar na aldeia com Maria Luísa. Rafa fala para Amanda que Francisquinha lhe deu ânimo para seguir em frente e mostra a moeda que ganhou. Lenita diz a Nina que ela deveria contar para JJ que Ana Amélia está viva e afirma que sente pena dele. Sinésio pede que Oswaldo lhe diga o que sabe sobre as falcatruas de JJ. Ele concorda, mas avisa que está fazendo tudo aquilo por Encarnação, para desagrado de Sandoval. Lenita conta para JJ que Ana Amélia está viva e o aconselha a procurá-la. O vilão fica furioso e manda que ela saia de sua casa. Lenita vai embora, mas deixa um papel com o telefone de Ana Amélia.
Robusto conta para Sandoval que encontrou Davi. Daniel acha maravilhosa a ideia de se mudar para a aldeia e diz a Almerinda que vai começar a procurar uma casa. Conrado conta para Rafa que a operadora não vai precisar parar suas atividades, pois já tem um grupo de turistas querendo fazer passeio de barco com eles. Um grupo da agência de turismo Tomatão, muito pobre e cafona, chega na aldeia. Darcy está nele. Sandoval encara Davi e diz que ele precisa contar a verdade.
Capítulo 139, 2 de maio de 2005 – Sandoval exige que Davi fale a verdade sobre o acidente. Daniel conta para Almerinda que está quase conseguindo as provas contra JJ. Ela pede para o português tomar cuidado e comenta que Maria Luísa vai precisar ainda mais de um pai. Nina percebe que JJ está estranho e se preocupa. Daniel pede desculpas a Marly. Ela diz que está numa situação muito difícil, deixando-o culpado. Floriano e Querubim veem Darci e ficam pasmos com a beleza dela, deixando Júlia e Rosário com ciúmes. Quebra-Queixo conta para Rubico, Frank e Gigi que Francisquinha levou-o para pegar o tesouro. Nina fala para Daniel que JJ não está bem e diz que vai pedir a Sinésio que não o denuncie para a polícia. Alice concorda em deixar que Amanda durma em sua casa, para que ela fique mais perto de Rafa.
Daniel e Mariléia pedem que Sinésio não entregue JJ para a polícia. Mariléia diz para o marido que ele precisa pensar em Lenita. A menina ouve e não entende. Robusto diz a Menez que quer agenciar seu grupo de música e avisa que a primeira apresentação será no casamento de Lavínia. Pedroca vê Darci na aldeia e fica apavorado. Idalina se oferece para hospedá-la em sua casa. Sandoval leva Encarnação e Rubico para falar com Davi e manda que ele diga a verdade. Davi fala sobre o acidente.
Capítulo 140, 3 de maio de 2005 – Encarnação garante a Sandoval que acredita que ele é inocente. O ex-presidiário diz que não vai denunciar JJ à polícia, pois já fica satisfeito em saber que ela e Rubico sabem a verdade. Davi pede dinheiro a JJ, mas o vilão se recusa a dar. Rosário conta para Floriano que está guardando todo o dinheiro que ganha no bar de Lavínia. Prata diz a Alice que quer frequentar mais a casa dela, pois não quer ficar longe de Rafa. Daniel diz a Nina que Sinésio concordou em não denunciar JJ para a polícia. Encarnação fala para o irmão que já sabe a verdade e afirma que a vida dele é uma grande mentira. JJ fica muito abalado.
Robusto convence Lavínia a contratar o grupo de Menez para tocar no casamento e para acompanhar o grupo de danças açorianas. Francisquinha tem uma visão de Ylana e sabe que ela virá para a aldeia em breve. JJ telefona para o número que Lenita lhe deu e ouve a voz de Ana Amélia. Daniel pede ao vilão que ele devolva tudo que era de Sinésio, garantindo que nada será feito contra ele. JJ fala para o português que ama Nina mais do que tudo e não pode abrir mão dela. Pedroca vê Darci conversando com Idalina e fica apavorado. Daniel e Sinésio aconselham Nina a sair da casa de JJ, mas ela afirma que só fará isso quando a batalha estiver ganha. O vilão pensa em Ana Amélia e chora.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 141 a 150 de Como Uma Onda!
