Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 11 a 20 da novela “Desejo Proibido”, exibida pela Globo em 2007/2008.
Capítulo 11, 16 de novembro de 2007 – Escobar diz a Miguel que vai buscar uma forma de continuar tratando Ana e ele percebe que o médico está apaixonado. Nezinho desconfia dos ensaios de Galileu. O boticário chega tarde em casa e Belinda faz uma cena de ciúmes. Chico avisa que Ana ficará trancada até melhorar seu comportamento. Eles discutem e Ana diz que quer sua vida de volta. Laura chega e interfere na discussão dos dois. Henrique sugere a Laura que fiquem noivos no final das férias de verão. Ana conta para Laura como seu casamento é infeliz e pede que ela não se case com Henrique.
Chico diz a Henrique que financia a pesquisa sobre um novo local para a construção da ponte e os dois se reconciliam. Laura estranha ver os dois abraçados. Iraci pede que Chico deixe Ana sair do quarto, mas ele a mantém trancada. Laura e Henrique convidam Miguel para fazer uma pesquisa geológica na fazenda para encontrar terreno apropriado para a ponte e ele aceita. Viriato faz a mesma proposta a Miguel, mas ele diz já estar contratado. Iraci, Tonha e Valdenor ajudam Escobar a entrar no quarto de Ana pela janela e o médico a hipnotiza. Ana se lembra de quando Cândida quis lhe tirar Laura para entregar ao padre e Chico quase aceitou a proposta.
Capítulo 12, 17 de novembro de 2007 – Viriato conta para Cândida que Henrique fez uma sociedade com Chico e ela passa mal. Ana quer ir à cidade e Iraci acha a chave do quarto e consegue abrir a porta. Ela não concorda com a ideia da filha, mas Ana sai mesmo assim. Ana vai até a igreja e pede para padre Inácio libertá-la do juramento que fez ao se casar com Chico, para que fuja com Escobar. Cândida acusa Henrique de traição. Henrique diz estar apenas forjando uma aproximação de Chico. Ele acha melhor começar a procurar um novo lugar para a ponte antes que Viriato o faça. Padre Inácio diz a Ana que não pode desfazer os votos do casamento e ela garante que cometerá um pecado. Tonha comenta com Iraci que Ana devia denunciar Chico. Germano vai atrás de Doralice, que o evita. Trajano pede que Guará faça um paletó de pijama igual ao de Alcebíades.
Viriato vibra com a reportagem que Ciro lhe mostra sobre o milagre da santa. Cândida diz a Henrique que ele nunca será prefeito se não for tão esperto quanto Viriato. Chico entrega o dinheiro da pesquisa a Henrique e vibra por estarem trabalhando juntos. Laura diz que não vai viajar com Henrique, pois não pode abandonar a mãe. Miguel reza para conseguir parar de pensar em Laura. Tonha avisa Escobar que Chico viajou. Ana, durante um transe hipnótico, revela que Henrique é muito mau. Alcebíades descobre que não é o seu pijama aquele que Trajano o entrega. Miguel e Laura pesquisam juntos sobre o solo da fazenda na casa paroquial. Laura faz perguntas sobre a vida de Miguel e ele disfarça. Florinda não tira os olhos de Ciro, mas ele não liga. Purezinha se irrita com as reclamações sobre o pijama de Alcebíades. Laura dorme em cima dos livros e Miguel a pega no colo e a coloca em sua cama.
Capítulo 13, 19 de novembro de 2007 – Florinda fala alto de casamento e de suas qualidades dentro do armazém para que Ciro escute. Argemiro acha que o recado é para ele e pede ajuda a Ciro para conquistar uma mulher. Ciro aconselha que ele mude o visual. Padre Inácio se assusta ao ver que Laura dormiu na casa paroquial e ela o garante que Miguel dormiu em outro cômodo. Miguel acha um brinco de Laura em sua cama. Padre Inácio aconselha que Miguel se afaste de Laura e sugere que ele seja substituído na investigação. Miguel reza para superar essa situação. Cândida pergunta o que Ciro pretende na cidade depois de inventar um milagre e se unir a Viriato. Ciro demonstra não estar muito satisfeito com o prefeito e garante que Henrique pode vencer a eleição se fizer uma boa campanha. Chico volta de viagem e surpreende Escobar e Iraci na porta do quarto de Ana.
Capítulo 14, 20 de novembro de 2007 – Iraci diz que o médico veio buscar umas camisas que esqueceu na casa. O morador de rua que pegou o paletó de Alcebíades tenta vendê-lo para soldado Brasil, que o prende. Alcebíades chora ao ter seu pijama de volta. Brasil tem que dividir a cela onde vive com o preso. Cândida diz a padre Inácio que não está gostando da relação de Miguel e Laura. Miguel promete a Escobar descobrir como Ana está. Viriato reage quando Ciro elogia Cândida. Eulália fica sem graça quando Lídio diz que ela gosta de Argemiro. Viriato manda Cândida tomar cuidado com Ciro e fica furioso quando ela diz que ele está com ciúmes. Laura confessa a Miguel que está encantada por ele e eles se beijam.
Capítulo 15, 21 de novembro de 2007 – Miguel, ainda assustado com a atitude de Laura, pede que ela se afaste. Miguel afirma que existem coisas mais importantes do que a paixão e, em seguida, vai embora. Florinda pede ajuda a Purezinha para fazer um bolo, pois quer conquistar alguém e Argemiro se anima. Miguel veste a batina, se ajoelha e chora. Inácio diz ao afilhado que ele pode desistir do sacerdócio e servir a Deus de outras maneiras. Apesar de saber que vai sofrer, Miguel diz que deseja manter os seus votos.
Ciro diz que Viriato precisa mentir e ganhar tempo, para não deixar que destruam a gruta. Escobar se revolta ao saber que Ana continua trancada no quarto. Noronha e Gaspar acusam Ciro de atrapalhar o progresso. Florinda insiste que Ciro coma o bolo que fez, mas ele diz que tem alergia. Decepcionada, Florinda dá o bolo para Argemiro, que vibra. Galileu sai de casa com sua tuba e pede para Brasil guardá-la por uma noite. Florinda sonha com Ciro. Iraci conta para Laura que Ana está trancada em seu quarto. Laura diz a Chico que, se ele não libertar sua mãe, vai embora com Ana para São Paulo.
Capítulo 16, 22 de novembro de 2007 – Laura abre a porta do quarto. Escobar compra uma foto de Ana. Florinda pede para se consultar com Escobar. Laura e Miguel esperam por Henrique no portinho. Ela pergunta se o ofendeu e diz que, se Miguel quiser, ela termina seu namoro com Henrique assim que ele chegar. Cândida chega e interrompe a conversa. Henrique desembarca com o equipamento para a pesquisa geológica. Florinda pede que Escobar a cure da mania de casamento, mas ele garante que isso é normal na idade dela.
Trajano conversa com Purezinha sobre as dúvidas de Maria Augusta. Argemiro vê os dois conversando e diz que Alcebíades precisa tomar uma atitude. Henrique beija Laura e Miguel desvia o olhar. Cândida convida Inácio e Miguel para jantar em sua casa. Henrique pede que Laura esteja linda no jantar. Purezinha recebe uma carta de sua irmã Madalena e Alcebíades fica desconfiado. Nezinho conversa com Guará sobre os ciúmes de Alcebíades. Cândida recebe seus convidados para jantar. Miguel empalidece quando Henrique pede a mão de Laura a Chico Fernandes.
Capítulo 17, 23 de novembro de 2007 – Laura espera que Miguel diga algo, mas ele permanece calado. Laura aceita o pedido de casamento. Ana conta para Escobar que Chico a trancou porque ela não se sente bem ao lado do marido. Os dois se beijam. Germano vê e conta para Cândida. Guará observa Purezinha entrar na casa de Trajano. Purezinha vai até lá para conversar com Maria Augusta. Alcebíades pergunta a Purezinha o que Trajano queria com ela. A quituteira explica que o delegado queria apenas uma ajuda com sua filha mais nova. Belinda fica desconfiada quando Brasil devolve a tuba de Galileu. Cândida diz a Ana que ela precisa sair de Passaperto ou contará para Chico tudo sobre seu relacionamento com Escobar. Cândida exige que Ana abandone a casa no mesmo dia.
Capítulo 18, 24 de novembro de 2007 – Belinda diz a Brasil que desconfia que Galileu possa estar se encontrando com Purezinha. Ana pede que Laura jamais duvide do amor que sente por ela. Purezinha escreve para Madalena pedindo que ela vá morar em Passaperto para cuidar das filhas de Trajano. Belinda manda Brasil vigiar Purezinha, enquanto ela fica de olho em Galileu. A população se reúne na praça e Viriato anuncia que vai desviar o curso do Rio para que possam ter a ponte e a gruta. Cândida acha que não é possível, mas Henrique teme pelo seu projeto de pesquisa e pela sua candidatura. Viriato garante à família que mentiu sobre o desvio do rio só para ganhar tempo. Inácio fica revoltado com o anúncio de Viriato Laura não gosta do comportamento de Henrique na gruta. Ana pede que Tonha avise Escobar que ela o está esperando em Desemboque. Iraci diz a Chico que Ana foi embora. Ela sai pela mata, cai e fica desacordada dentro de uma canoa.
Capítulo 19, 26 de novembro de 2007 – Miguel se joga na água ao ver uma canoa com alguém dentro indo em direção à queda d’água. Miguel salva Ana e a leva para a casa paroquial. Escobar diz que vai cuidar dela e Chico o ameaça. Lázaro ameaça Viriato, dizendo que vai contar os segredos que ouviu ao longo dos anos como barqueiro se o prefeito mexer no curso do rio e prejudicar a população ribeirinha. Inácio enfrenta Chico e manda Escobar cuidar dos ferimentos de Ana. Escobar diz a Ana que não recebeu o recado. Chico aguarda impaciente o fim do curativo e leva Ana embora.
Inácio aconselha que Escobar vá embora e ele diz que só sai de Passaperto com Ana. Chico decide punir a mulher pela fuga e a tranca no quarto. Revoltada com a atitude do pai, Laura fica presa no quarto com a mãe. Ciro procura Lázaro para saber qual é o segredo de Viriato, mas ele se nega a contar. Florinda decide fazer uma camisa para Ciro e pede ajuda a Guará. Ana confessa a Laura que está apaixonada por Escobar. Viriato pergunta a Galileu se ele contou alguma coisa a Lázaro sobre o tal segredo e o boticário garante que não.
Capítulo 20, 27 de novembro de 2007 – Henrique se revolta ao saber que Laura está trancada no quarto. Henrique consegue abrir a porta, mas Laura diz que só sai junto com a mãe. Galileu garante a Belinda que não tocou bem na praça por causa da pressão. Henrique comenta com a avó que Laura e Ana estão presas em casa. Inácio pede ajuda de Cândida. Trajano diz que, se Chico não soltar as duas, terá que prendê-lo e Viriato prefere não interferir. Chico concorda em tirar Ana do quarto, mas avisa que ela está proibida de sair da fazenda. Cândida abre a porta e avisa Ana que ela deve cumprir o combinado. Ana escreve um bilhete para Escobar. Miguel promete a Escobar cuidar do ferimento de Ana.
Galileu diz a Diogo que ele precisa arranjar um emprego. Diogo diz que quer ganhar muito dinheiro com algum empreendimento. Florinda sofre por não conseguir costurar a camisa. Magnólia encontra uma foto de Cândida jovem entre os objetos de Viriato. Ele mente que é uma prima que morreu cedo. Ana mostra para Miguel o machucado quase cicatrizado. Ela pede que Miguel cuide de Laura se algo lhe acontecer, a afastando de Henrique e Cândida. Miguel hesita, mas concorda em levar uma carta para Escobar. Henrique pede desculpas a Laura pela sua atitude na gruta. Ana diz que Miguel ama Laura, mas respeita o compromisso que ela tem com Henrique. Laura garante que Miguel não gosta dela.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 21 a 30 de Desejo Proibido!
