Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 101 a 110 da novela “Paraíso”, exibida pela Globo em 2009.
Capítulo 101, 10 de julho de 2009 – Maria Rosa briga com Geraldo e o deixa sozinho para colocar seu programa de rádio no ar. Zé do Correio comenta com Vadinho que a separação de Norberto e Aurora é séria e conclui que Alfredo Modesto pode ser candidato a marido dela. Alfredo diz a Aurora que ela tem que provar que está separada do prefeito há mais de dois anos. A primeira-dama afirma que Maria Rosa será sua testemunha. Norberto pede que Maria Rosa converse com Aurora. Dona Ida diz a Aninha estar espantada com a separação de Norberto e Aurora. Isidoro repreende Geraldo por continuar apoiando a candidatura de Vadinho. Eleutério pede Zefa em casamento. Dona Ida fica espantada ao ver Aurora e Alfredo Modesto de mãos dadas. Norberto se lamenta com Padre Bento.
Terêncio diz a Tobi, Juvenal e Thiago que está pensando em parar por causa de Edith. Edith e Aninha ficam admiradas com o comportamento de Zuleika e Leni, que chegam à pensão rindo e brincando. Zuleika diz a Mariana que visitou Maria Rita no convento. Tobi tenta se aproximar de Das Dores, mas ela não lhe dá atenção. Vadinho, Zé do Correio e Capita insinuam que Alfredo Modesto está querendo se aproveitar da separação de Aurora para conquistá-la. Terêncio vai visitar Edith e é surpreendido por Zuleika, que se joga em seus braços e deixa Edith furiosa. Zuleika pergunta por Zé Camilo.
Edith sofre por achar que foi enganada novamente. Eleutério e Zefa chegam à fazenda e descobrem que todos os peões foram para a cidade. Terêncio, tenso, tenta se desvencilhar de Zuleika. Das Dores comenta com Tobi que foi uma maldade o que Mariana fez com o amor de Zeca e Maria Rita. Para defender Edith, Terêncio, Juvenal e Thiago se envolvem em uma briga. Rosinha fica deslumbrada com o hotel e com o Rio de Janeiro. Zeca avisa que eles irão sair, mas acaba dormindo, deixando Rosinha entristecida. Eleutério avisa a Terêncio e aos outros peões que o delegado está esperando por eles em casa.
Capítulo 102, 11 de julho de 2009 – Zé do Correio conta para Ricardo sobre a briga e ele dá a notícia na rádio. Tobi inventa uma história para o delegado, que decide não prender os três peões. Terêncio se declara para Edith e, antes que eles se beijem, Zuleika aparece e interrompe a conversa. Aurora pede para Norberto controlar a saudade que ele está sentindo dela. Eleutério deixa Padre Bento perplexo ao dizer que quer se casar com Zefa. Rosinha fica aflita ao ver Zeca surfando. Antero se lamenta com Nono e Bertoni. Zuleika tenta convencer Eleutério de levar ela e Leni para conhecer sua fazenda.
Rosinha reclama das atitudes de Zeca e afirma que ele a levou para o Rio de Janeiro com a intenção de encontrar Maria Rita. Zefa fica incomodada com a presença de Zuleika e Leni e pede que Eleutério as leve de volta para a cidade. Eleutério assusta as duas cariocas com histórias de seu diabinho na garrafa. Bertoni se preocupa com o sumiço de Antero e pede que Padre Bento tente encontrá-lo. Os soldados encontram Antero dormindo na rua e o levam para a delegacia. Padre Bento vai falar com Mariana sobre Antero, mas a beata não dá atenção.
Capítulo 103, 13 de julho de 2009 – Zeca leva Rosinha até o convento onde Maria Rita está. Irmã Matilde avisa que Maria Rita não pode vê-los e Zeca fica inconformado. Rosinha desabafa com Irmã Matilde e revela que Antero e Mariana se separaram. Leni conta a Eleutério que Zuleika está gostando de Zé Camilo. Zuleika, por sua vez, ao fazendeiro confessa que foi apaixonada por Zeca e que não entende como Santinha pode ter desistido dele. Candinha comenta com Padre Bento e Norberto que se preocupa com a saúde de Antero. Antero rasga a carta que escreveu para Maria Rita e Candinha fica inconformada. A Madre Superiora fica pasma com o que Irmã Matilde lhe conta e pede que ela arrume suas malas para ir até Paraíso. Eleutério convida Zuleika e Leni para dormir na fazenda e Zefa fica furiosa. Leni fala com Zuleika que acredita que Terêncio e Zé Camilo estejam fugindo delas. Zeca tenta mais uma noite fugir de Rosinha. Zefa reclama com Eleutério sobre Zuleika e Leni e o fazendeiro acha graça.
Capítulo 104, 14 de julho de 2009 – Rosinha acorda e percebe que Zeca não está no quarto. Maria Rosa ouve a conversa de Norberto e Padre Bento sobre a farsa que é a separação dele e fica revoltada. Geraldo afirma que vai apoiar Vadinho nas eleições. Leni pergunta sobre Tobi e Das Dores fica furiosa. Rosinha diz para Zeca que quer voltar para a fazenda. Zuleika e Leni ficam encantadas com a roda de viola na fazenda de Eleutério. Eleutério pede uma música em homenagem a Zefa. Zeca insiste em ficar no bar contra a vontade de Rosinha, que implora para ir embora. Otávio chega ao bar onde Zeca e Rosinha estão e o peão o convida para juntar-se a eles. Aninha conta para Edith que, se Ricardo vender sua parte na rádio, vai com ele para o Rio de Janeiro. Zuleika diz a Leni que foi para Paraíso atrás de Zé Camilo e pede para a amiga não arrumar confusão com ninguém. Eleutério tenta abraçar Zefa, que consegue se livrar dele.
Capítulo 105, 15 de julho de 2009 – Eleutério e Zefa não conseguem dormir pensando um no outro. Terêncio fala para Zé Camilo de Zuleika e deixa o peão preocupado. Maria Rita e Irmã Matilde embarcam no ônibus rumo a Paraíso. Edith sugere que Dona Ida faça um empréstimo para pagar a festa do casamento da neta. Ricardo e Aninha se desentendem por causa da escolha dos padrinhos. Maria Rosa e Norberto tomam café e o prefeito pede que a filha não conte para Geraldo sobre a farsa do divórcio. Vadinho revela para Zé do Correio como pretende impedir a candidatura de Aurora.
Terêncio e Zé Camilo aparecem na fazenda depois que Zuleika e Leni vão embora. Eleutério vai até a casa de Antero, que demonstra toda sua tristeza, deixando o fazendeiro preocupado. Marcos volta a Paraíso no mesmo ônibus em que estão Maria Rita e Irmã Matilde. Eleutério confessa para Antero que teme que Zeca faça Rosinha infeliz. Zeca decide levar Rosinha para a Bahia. Zefa reclama da falta de notícias de Rosinha. Zuleika pensa em abrir um negócio em Paraíso. Tobi tranquiliza Edith ao falar sobre os sentimentos de Terêncio. Maria Rita diz para Irmã Matilde que guarda boas lembranças do amor que sente por Zeca.
Capítulo 106, 16 de julho de 2009 – Edith quer saber mais informações sobre Terêncio. Terêncio comenta com Zé Camilo que pensa em ficar com Edith. Marcos está certo de que Edith vai entendê-lo quando ele chegar a Paraíso. Zé Camilo garante para Terêncio que não quer saber de Zuleika. O ônibus em que estão Maria Rita, Irmã Matilde e Marcos chega à rodoviária de Paraíso. Candinha tenta convencer Antero a voltar a trabalhar. Maria Rita vai visitar Antero. Dona Ida fica indignada com a indiferença que Mariana demonstra por Antero. Marcos vai até a rádio e deixa Ricardo, Aninha e Maria Rosa espantados. Capita conta para Maria Rita tudo o que aconteceu na cidade desde que ela foi embora.
Marcos não consegue entender a indignação de Aninha e a preocupação de Ricardo ao falar com ele. Nina comenta com Cleusinha e Jacira sobre a volta de Marcos. Norberto desconfia do tipo de negócio que Zuleika e Leni pretendem abrir na cidade. Eleutério sugere uma viagem a Zefa antes do casamento. Maria Rita chega em casa e vai procurar Antero. Tobi dá o recado de Edith para Terêncio. Nina vai até a rádio para saber de Marcos. Marcos chega à pensão e assusta Edith. Maria Rita encontra Antero sentado embaixo de uma árvore. Antero e Maria Rita se abraçam. Marcos diz a Edith que voltou a Paraíso para buscá-la. Candinha conta para Irmã Matilde a história de Zeca e Maria Rita. Maria Rita reage ao ouvir Antero dizer que não quer mais saber de Mariana.
Capítulo 107, 17 de julho de 2009 – Irmã Matilde analisa os comentários que Candinha faz a respeito de Mariana. Mariana fica indignada por Edith estar sozinha no quarto conversando com Marcos. Candinha confessa a Irmã Matilde que torce para que Santinha convença Antero a aceitar Mariana de volta. Antero tem esperanças de que Irmã Matilde fique do seu lado e diga que Maria Rita não tem vocação para ser freira. Aurora tem uma crise de ciúmes por causa de Zuleika e Leni. Nina, Cleusinha e Jacira vão até a pensão para saber notícias de Edith. Edith conta sobre Terêncio para Marcos. Os peões da fazenda de Eleutério se divertem implicando com Zé Camilo.
Rosinha afirma para Zeca que quer dormir com ele mesmo que ele esteja pensando em Maria Rita. Candinha faz comentários sobre Zeca que deixam Maria Rita atordoada. Irmã Matilde pede a Maria Rita para conhecer Mariana. Marcos afirma para Aninha e Ricardo que vai tirar satisfações com Terêncio por causa de Edith. Mariana diz que Edith deve se casar com Marcos. Irmã Matilde percebe a inquietude de Maria Rita ao ouvir o som de um berrante. Terêncio pensa em visitar Edith antes do dia combinado. Ricardo aconselha Marcos a não enfrentar Terêncio e deixar que Edith resolva a situação dos dois. Edith comenta com Aninha que está indecisa entre Marcos e Terêncio. Antero leva Maria Rita e Irmã Matilde para a cidade. Edith diz a Marcos que não quer voltar para o Rio de Janeiro. Tobi incentiva Terêncio a pedir Edith em casamento.
Capítulo 108, 18 de julho de 2009 – Edith garante a Marcos que não quer magoar Terêncio. Tobi diz a Terêncio que vai ter uma conversa séria com Eleutério. Das Dores recrimina Eleutério pelo modo como ele trata Tobi. Norberto fica indignado ao ouvir os comentários de Geraldo em seu programa. Uma beata fica curiosa ao ver Mariana ir à missa. Dona Ida avisa Zuleika para tomar cuidado e não se insinuar para Norberto. Norberto teme que Maria Rosa atrapalhe seu falso divórcio. Mariana inicia um tumulto durante a missa ao ver Maria Rita e desmaia.
Padre Bento fica furioso e reclama de Mariana com os coroinhas, sem perceber a presença de Irmã Matilde. Maria Rita e Dona Ida tentam acordar Mariana. Zeca se chateia ao perceber a tristeza de Rosinha. Mariana acorda e se espanta ao ver que Maria Rita saiu do convento. Zuleika e Leni ficam curiosas para saber o que aconteceu com Mariana. Bertoni fica irritado com os comentários de Nono a respeito de Zeca e Maria Rita. Mariana conversa com Santinha e acusa Antero por todo o seu sofrimento. Padre Bento diz para Irmã Matilde levar Mariana para o convento no lugar de Maria Rita.
Capítulo 109, 20 de julho de 2009 – Padre Bento e Irmã Matilde concordam que Maria Rita deve seguir sua vida sem a imposição de Mariana. Vadinho tenta conseguir informações sobre a vida conjugal de Norberto com Juca, empregado da fazenda do prefeito. Mariana fica intrigada com os questionamentos de Maria Rita. Irmã Matilde e Padre Bento conversam e ele fica preocupado com os comentários da freira sobre o casamento de Zeca e Rosinha. Maria Rita conversa com Mariana sobre a relação dela com Antero. Padre Bento permite que Mariana assista novamente às missas. Terêncio pede Edith em casamento e diz para falarem com Padre Bento. Zé Camilo comenta que Eleutério deveria se casar com Zefa.
Irmã Matilde pede para Mariana lhe contar a história de Santinha e Zeca. Maria Rita comenta com Padre Bento sobre a insanidade de Mariana. Dona Ida conta para Terêncio sobre a volta de Maria Rita. Tobi confessa para Antero que fez um pedido para o diabinho da garrafa trazer Santinha de volta. Rosinha pergunta a Zeca o motivo de ele ter se casado com ela, já que ele não a queria como mulher. Edith conta para Terêncio que Marcos voltou para buscá-la. Dona Ida não deixa Marcos falar com Edith e o deixa nervoso. Maria Rita acredita que Mariana vai convencer Irmã Matilde de sua santidade. Mariana fica perplexa com os comentários que Irmã Matilde faz a respeito de Santinha. Terêncio dá um ultimato em Edith.
Capítulo 110, 21 de julho de 2009 – Edith pede um tempo para Terêncio e deixa o peão arrasado. Rosinha sugere que Zeca pense em Maria Rita quando estiver com ela. Tobi tenta puxar assunto com Terêncio, mas, amargurado, ele não lhe dá atenção. Das Dores fala com Zefa sobre sua pretensão de acertar um salário com Eleutério para ela e Tobi depois que eles se casarem. Maria Rita diz não saber se volta para o convento e Irmã Matilde afirma que a dúvida pode ser um bom sinal de que ela não fez a escolha certa. Terêncio revela a Zé Camilo e Tobi que Marcos voltou para buscar Edith e declara que não irá mais se envolver com ninguém se a jovem lhe deixar. Maria Rosa avisa a Marcos que o padrasto de Edith foi procurar por ele na pensão para cobrar explicações e disposto a arrumar confusão.
Dona Ida aconselha Edith a resolver com quem vai ficar para evitar uma tragédia. Vadinho pede para avisarem ao delegado que o padrasto de Edith está atrás de Marcos. Antero afirma para Irmã Matilde que quem tem vocação para ser freira é Mariana e não Maria Rita. Candinha deixa Maria Rita nervosa com os seus comentários sobre Zeca. Antero diz a Irmã Matilde que aceita Mariana de volta se Maria Rita voltar a viver com ele na fazenda. Mariana reza para sua santa e pede para que Irmã Matilde leve Maria Rita de volta para o convento. Ricardo diz a Padre Bento que ele está precisando de um assistente, enquanto ele se prepara para abençoar um novo estabelecimento em Paraíso. Marcos é preso. Jacira estranha a presença de Edith na festa de inauguração de uma loja da cidade devido a confusão de seu padrasto com Marcos. Padre Bento chega com Ricardo e Aninha para a inauguração da loja. Zeca não consegue olhar Rosinha com desejo e confessa que se arrependeu de ter casado com ela.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 111 a 120 de Paraíso!
