Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 45 da novela “Canavial de Paixões”, exibida pelo SBT em 2003/2004.
Capítulo 31, 24 de novembro de 2003 – Paulo encontra com Clara, ele a beija e a deixa muito irritada. Fausto vai a casa de Teresa, encontra Clara e lhe dá uma bofetada perante todos na festa. Mirela volta da festa sozinha. Triste, ela pede a Remédios que faça algo para conseguir esquecer João de Deus. Padre Antônio conta para João, o tapa que Fausto deu em Clara. João de Deus revela que Clara só foi a festa, para ajudar o próprio pai. Padre Antônio fica surpreso. A festa termina e Paulo vai dormir. Clara conta à Mirela que Paulo a beijou. Fausto pergunta a Raquel sobre os resultados dos exames que Dr. Alexandre prescreveu, sugere falar com ele, mas Raquel pede para ele não se preocupar. Paulo visita túmulo de Amador. Clara conta a Amália que está apaixonada, mas que sua paixão é impossível. Guilherme vai a casa de Fausto procurar por Clara. Raquel o atende e diz que Clara não está. Guilherme aproveita para elogiar a beleza de Raquel.
Capítulo 32, 25 de novembro de 2003 – Clara pede a João de Deus que volte a trabalhar nos canaviais de Fausto. João de Deus reluta, mas aceita por ser um pedido de Clara. Teresa tem uma queda de pressão e pede para Paulo ficar mais uns dias na cidade. Clara chora segurando vestido de Débora. Raquel ameaça Mirela, caso ela conte para alguém sobre seus encontros com Dr. Alexandre. Fausto vai a casa de Dr. Alexandre para saber do estado de saúde de Raquel. Clara pergunta a Raquel, se ela contou a Fausto sobre a sua ida à festa. Raquel diz não ter tido outra saída. Agenor encontra Clara na rua e tenta beijá-la à força. Miguel e Amália chegam na hora, mas Agenor bate em Miguel que cai desacordado no chão. Clara sai em busca de socorro. Carlos pede a Teresa um emprego para Guilherme. Margareth chega à cidade, procura por Padre Antônio e se identifica como a mãe de João de Deus.
Capítulo 33, 26 de novembro de 2003 – Paulo encontra o amuleto e o joga no lixo. Regina não compreende, ele explica que lhe dá azar ao invés de sorte. Padre Antônio diz a João de Deus que o ama como um filho. João de Deus também diz que o ama e o abraça, Padre Antônio chora. Dr. Alexandre dá alta para Miguel. Agenor vai a clínica saber como Miguel está. Ele encontra com Clara e a provoca novamente, desta vez, ela reage com tapas. Lourdes conta para Fausto, que Clara não dormiu em casa. Fausto fica nervoso. Paulo se revolta quando descobre que Teresa deu emprego para Guilherme. Clara chega em casa, e Fausto sem questionar lhe dá um tapa. Ela procura explicar onde passou a noite e diz que deixou recado com Raquel. Raquel confirma, mas não lhe deu o recado, porque ele estava dormindo. Fausto pede perdão a filha, mas ela nega. Raquel promete a Guilherme, ajudá-lo a conquistar Clara. Dr. Alexandre pede sigilo à Mirela sobre seu caso com Raquel. João de Deus revela a Fausto que ama Clara. Paulo, Regina e Guilherme conhecem a Usina. Margareth observa João de Deus e Clara conversando. Paulo visita Miguel e o convida a trabalhar novamente na Usina.
Capítulo 34, 27 de novembro de 2003 – Miguel não aceita voltar a trabalhar na Usina e pede para Paulo assumi-la. Márcio e Denise vão até a casa de Teresa para convidar Regina e Paulo para jantar. Guilherme conta para Clara que Paulo ficará na cidade, apenas mais quinze dias e que ele ficará em definitivo. Paulo promete a Teresa que irá pensar na possibilidade de administrar a Usina, depois do seu casamento. Fausto não gosta do relacionamento entre Clara e Guilherme. Paulo empurra Márcio no restaurante para defender Clara de calúnias. Margareth simula um tropeço para aproximar-se de João de Deus. Clara procura Teresa para falar sobre negócios.
Capítulo 35, 28 de novembro de 2003 – Miguel deprimido, fala para Amália que já não serve para mais nada. Regina briga com Paulo ao descobrir que Clara tem um amuleto idêntico ao seu. João conta a Paulo sobre os problemas financeiros de Fausto. Agenor ameaça demitir Carlota. Teresa pede para Agenor investigar as condições das terras de Clara. Regina vai a casa de Márcio, pedir desculpas pelo que Paulo fez. Ela queixa-se de seu relacionamento e Márcio diz que Paulo não sabe o tesouro que está perdendo, aproxima-se dela e a beija. Remédios fala para Paulo não lutar contra o destino. Raquel termina seu romance com Dr. Alexandre. Margareth leva um bolo para João de Deus e Padre Antônio incomoda-se com a presença dela. Agenor demite Carlota. Regina deseja voltar para São Paulo, mas Paulo decide assumir a Usina.
Capítulo 36, 1 de dezembro de 2003 – Mirela fica aborrecida por ter discutido com Clara. Clara em sua casa, segura amuleto e pensa em Paulo. Padre Antônio procura Margareth no hotel, conversa com ela sobre João de Deus e duvida das suas intenções. Regina conta para Teresa que Paulo resolveu assumir a usina. Paulo pede para Miguel voltar a trabalhar na usina. Mirela decide pedir desculpas para Clara. Agenor e Vicente discutem quando Carlota chega. Agenor se aborrece e pergunta o que ela faz lá. Carlota revela que foi readmitida e pede a Agenor que ele vá até a sala de Paulo. Paulo comunica a Agenor, que assumiu a usina e que talvez Miguel volte a trabalhar para eles. Teresa chega e parabeniza Paulo. Agenor volta para o seu escritório furioso. Carlota ri dele. Fausto fica nervoso com os problemas financeiros e diz a Raquel, que pensa em hipotecar a casa. Agenor ameaça Osvaldo caso ele não lhe faça um favor especial. Empregados da Usina aplaudem Paulo e Agenor fica incomodado. Miguel vai até o armarinho conversar com Amália sobre a proposta de Paulo. Osvaldo não vê Miguel saindo, prepara bombas e segue em direção ao armarinho. Na frente do armarinho, Osvaldo acendo o pavio das bombas.
Capítulo 37, 2 de dezembro de 2003 – Clara fica assustada e corre em direção do armarinho. Tenta entrar para salvar Amália, mas Paulo a impede. Osvaldo relata o incêndio para Agenor. Paulo liga para Miguel e fala sobre o incêndio. Miguel vai ao armarinho e se desespera, ao ver paramédicos retirarem o corpo de Amália. Agenor pergunta à Margareth porque ela está rondando a usina. Ele e a convida para comer e beber algo. Agenor escuta os comentários sobre o incêndio e se surpreende com a morte de Amália. Maria conta a Vicente sobre a morte de Amália. Paulo pede que Vicente providencie o enterro de Amália. Clara consola Miguel. Guilherme vai procurar por Clara e conta a Lourdes sobre o incêndio. Fausto se desespera achando que pudesse ser Clara que estivesse no armarinho. Clara chega em casa e conta que Amália faleceu. Fausto a consola. No velório de Amália, Miguel acusa Agenor de ser assassino. Guilherme espera por Clara e se oferece para acompanhá-la ao velório. Paulo sente ciúmes.
Capítulo 38, 3 de dezembro de 2003 – Teresa pede explicações a Agenor sobre acusações de Miguel. Triste pela morte de Amália, Clara conversa com Fausto e fala sobre Débora. Raquel escuta a conversa dos dois. Remédios vai ao cemitério, coloca flores no túmulo de Débora e promete que vai cuidar de Clara. Margareth procura por Agenor e pergunta sobre emprego. Agenor sugere a Paulo, uma nova secretária para ajudar Carlota. Paulo aceita a ideia e pede que Agenor o avise, assim que essa pessoa for contratada. Remédios conta a Mirela que foi visitar Débora. Marcio atende Regina ao telefone. Combinam encontro na praça. Teresa pergunta a Regina com quem ela falava ao telefone. Regina mente e diz que estava falando com o pai. Fausto leva jantar para Miguel e aproveita para conversar um pouco com ele. João e Clara vêem Regina na praça. Regina e Márcio se encontram. Agenor conta a Margareth que conseguiu o emprego.
Capítulo 39, 4 de dezembro de 2003 – Paulo pergunta a Regina aonde ela foi. Márcio promete a Denise que irá conquistar Regina. Fausto fica irritado com Clara e Guilherme, que estão trancados no quarto. João de Deus faz contas de investimento no Canavial de Clara. Fausto conta a João sobre a ida de Guilherme ao quarto de Clara. Miguel procura Paulo para acertar contas sobre o funeral e falam de Agenor. Agenor apresenta Margareth para Carlota e pede para que ela lhe ensine o serviço. Mirela pede para Remédios não comentar que ela falou com Débora. Mirela preocupa-se com a reputação da avó. João vai procurar por Guilherme na casa de Teresa, para tirar satisfação sobre o episódio com Clara. Raquel demite Lourdes. Clara garante que ficará se Lourdes também ficar. João de Deus conta a Paulo sobre a atitude de Guilherme com Clara. Paulo manda Guilherme deixar Clara em paz. Fausto e Raquel discutem. Fausto readmite Lourdes. João de Deus conta a Padre Antônio, que Margareth está trabalhando na usina.
Capítulo 40, 5 de dezembro de 2003 – Margareth entra na sala de Agenor e se insinua para ele. Margareth sai da usina e encontra Padre Antônio. Ele diz que gostaria muito de acreditar nela e no amor que diz sentir por João de Deus. Teresa quer apressar o casamento de Paulo e Regina. Agenor vai ao hotel onde Margareth está hospedada e propõe que ambos juntem suas solidões. Padre Antônio leva João de Deus ao hotel no qual Margareth está hospedada. Os dois flagram Margareth e Agenor na cama. João de Deus pede explicações ao padre sobre o que foram fazer lá, mas ele desconversa. Raquel ouve Clara dizer a Lourdes que está indo à casa de Mirela. Imediatamente ela liga para Guilherme e avisa onde sua sobrinha está. Paulo sai à cavalo e vê o primo rondando a casa de Remédios e decide observá-lo. Quando Clara deixa a casa da amiga, Guilherme tenta agarrá-la à força.
Capítulo 41, 8 de dezembro de 2003 – Guilherme tenta agarrar Clara à força. Paulo chega para impedir e o agride. Margareth procura por Padre Antônio na sacristia, pede desculpas e implora ajuda. Remédios e Mirela deixam Clara em casa. Clara prefere não contar nada a Fausto. Márcio leva Regina para o consultório do pai e os dois acabam transando. João de Deus pergunta ao Padre Antônio o motivo pelo qual eles foram ao hotel onde estava Margareth. Agenor vai até o hotel de Margareth e lhe promete uma casa. Clara conta a Lourdes sobre a tentativa de estupro. Maria confirma que Clara ligou para Guilherme. Maria diz a Paulo que ela não disse o nome, mas que reconheceu a voz. Vicente estranha. Regina briga com Paulo por ele ter agredido Guilherme. Clara insinua que Raquel já sabia a respeito desse ataque. Remédios encontra Paulo no lago pensativo e segurando o amuleto. Ela lembra que o amuleto é para unir as pessoas. Paulo vai à casa de Clara, diz que a ama e os dois se beijam apaixonadamente. Clara confessa a Paulo que também o ama, mas diz que não pode existir nada entre eles, pois suas famílias se odeiam.
Capítulo 42, 9 de dezembro de 2003 – Clara conta a Mirela que Paulo se declarou. Agenor pede a Raquel a Garçoniere e em troca diz que devolverá as passagens aéreas. Paulo diz a Regina que quer terminar o noivado. Regina surpreende Clara ao visitá-la. João de Deus fala para Padre Antônio sobre o amor que ele sente por Clara. O religioso incentiva João a pensar mais em Mirela. Mirela fica contente. Guilherme sugere a Regina que ela engravide. Raquel confessa a Fausto que ainda sente ciúmes de Débora. Fausto fica irritado e Raquel desconcertada.
Capítulo 43, 10 de dezembro de 2003 – Agenor procura Oswaldo para que ele provoque um acidente com Paulo e assim afastá-lo da Usina. Oswaldo fica indignado. Padre Antônio discute com Teresa e diz que apoia o romance entre Paulo e Clara. Mirela fica feliz com a possibilidade de João de Deus se apaixonar por ela, uma vez que Clara e Paulo estão apaixonados. Paulo vai até a casa de Clara e Raquel dizer que seu pai era um fraco. Agenor insinua a Guilherme que talvez Raquel se interesse por ele. Raquel faz alguns comentários sobre Amador. Paulo fica incomodado.
Capítulo 44, 11 de dezembro de 2003 – Ao voltar do banco, Clara pede a Miguel para ver o local do acidente que matou sua mãe. Chegando lá, ela estranha o fato do carro ter capotado no sentido de volta à cidade. Clara e Lourdes saem para fazer compras. Guilherme vai à casa de Raquel, que atende a porta e leva um beijo de Guilherme. Margareth insinua que Agenor é apaixonado por Teresa. Teresa acha melhor Regina voltar para São Paulo. Guilherme começa a investigar a vida de Raquel. Regina visita Paulo na usina, por um descuido tropeça e bate a cabeça. Hilda espalha fofoca contra Clara. Mirela tenta encontrar Paulo, que aguarda na clínica notícias sobre Regina.
Capítulo 45, 12 de dezembro de 2003 – João de Deus exige de Padre Antônio explicações sobre Margareth. Miguel propõe a Clara parceria com a Usina Giácomo. Fausto discute com Clara por causa de Guilherme. Clara insinua que Fausto já traia Débora com Raquel antes de sua mãe morrer. Raquel exige que Fausto expulse a filha de casa. Fausto vai até a casa dos Giácomo e, diante de Teresa, Paulo e Carlos exige que Guilherme e todos os Giácomo se afastem de Clara. Padre Antonio vai à Usina conversar com Margareth e fica sabendo do acidente com Regina. Fausto incentiva João de Deus a batalhar pelo amor de Clara. Padre Antônio interrompe beijo entre Regina e Paulo.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 46 a 60 de Canavial de Paixões!
