Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Alegrifes e Rabujos”, exibida pelo SBT em 2004/2005.
Capítulo 16, 30 de setembro de 2004 – Antonio se desculpa com Aurélio e mostra o cartaz que fez para o Centro Cultural. Aurélio, Sofia e Afonso percebem que estiveram sonhando com Helga. Rogério pede a Teresa que não comente com os pais das crianças que ele a esteve assessorando no processo pois, caso contrário, a acusará de estar interessada na herança de Aurélio. Aurélio pede às crianças que cada uma componha uma canção. Elvira e Matias pegam a pedra da juventude que pertence ao Sr. Aurélio.
Capítulo 17, 1 de outubro de 2004 – Antonio pede a Aurélio que o ajude a resolver seus problemas com Mercedes e Estevão. Angélica entrega a Bruno o convite de seu casamento com Rogério. Aurélio apresenta um cachorro para as crianças e diz que ele será o mascote do Centro Cultural. As crianças decidem dar a ele o nome de Achú. Bruno, para provocar ciúme em Angélica, pede a Irene que vá trabalhar no Centro Cultural. Helga chega à mansão.
Capítulo 18, 2 de outubro de 2004 – Aurélio recruta Rogério para cancelar seu testamento anterior. Ele quer fazer outro. Afonso e Sofia mostram uma pomba morta para Aurélio. Teresa se assusta ao encontrar Helga, que está disfarçada de anciã. As crianças mostram a Aurélio uma teia de aranha gigante. Mercedes fica enciumada ao ver Antonio conversando com Angélica. Aurélio diz às crianças que no livro de alquimia poderão encontrar uma explicação para os animais azuis chamados Croacus.
Capítulo 19, 4 de outubro de 2004 – Antonio convence Aurélio a sair da mansão. Mercedes fica muito irritada ao saber que Antonio ofereceu sua casa para Aurélio. As crianças se surpreendem ao ver o cão Achú totalmente azul e com chifre na testa. As crianças encontram Aurélio desmaiado no interior da mansão que foi totalmente invadida pelos Croacus. Aurélio explica para as crianças que os Croacus desapareceram porque eles venceram o medo. Aurélio pede a Rogério que investigue o paradeiro de Helga.
Capítulo 20, 5 de outubro de 2004 – Estevão confessa para Mercedes que colocou um pó na água que as crianças tomaram. Bruno se irrita quando Angélica pede a ele que sejam amigos. Aurélio impede que Antonio bata em Estevão e ele culpa Mercedes de ter colocado o pó na água. Rogério pede a Teresa que lhe conte o que sabe sobre Helga. Aurélio comunica as crianças que abrirá uma cafeteria na mansão. Rogério diz a Aurélio que Helga vive na Transilvânia.
Capítulo 21, 6 de outubro de 2004 – Sofia ensina Afonso a ler. Sofia diz a Afonso que os pais das crianças que frequentam o centro se transformaram em Alegrifes. Helga planeja matar Aurélio usando a flor da loucura. Aurélio pede a Rogério que coloque o cofre dentro da mansão. As crianças se preparam para uma competição que acontecerá no Centro Cultural. Helga, disfarçada de anciã, diz a Estevão que através da flor da loucura conseguirá realizar qualquer desejo. Sofia leva Aurélio para descansar.
Capítulo 22, 7 de outubro de 2004 – Antonio comunica a todos que Aurélio pode estar com um tumor no cérebro. Rogério discute com Angélica por ter cancelado os preparativos para o casamento. Matias se disfarça de caveira e assusta Elvira e as crianças. Angélica se nega a ter um relacionamento com Bruno porque o considera muito imaturo. Helga é informada que Aurélio não guarda seu dinheiro no banco. Rogério conta a Helga onde Aurélio esconde sua fortuna.
Capítulo 23, 8 de outubro de 2004 – Antonio diz a Chon que Aurélio não está com tumor no cérebro. Estevão luta com Aurélio quando o vê examinando o travesseiro. Aurélio descobre que o dinheiro que havia escondido sumiu. Estevão culpa Helga por ter lhe dado a flor que deixou Aurélio doente. Rogério rompe seu compromisso com Angélica e ela se sente aliviada. As crianças mostram para Aurélio o livro do alquimista onde aparece a flor da loucura.
Capítulo 24, 9 de outubro de 2004 – Aurélio diz às crianças que destruirá a flor da loucura. Estevão, diante de Aurélio e das crianças, admite ter colocado a flor da loucura dentro do travesseiro e finge arrependimento. Helga fica furiosa ao saber que Aurélio e as crianças conseguiram destruir a flor da loucura. Aurélio comenta com Rogério que Helga não está vivendo na Transilvânia e pede que a localize. Ricardo e Estevão aprontam com Afonso para que ele perca a competição.
Capítulo 25, 11 de outubro de 2004 – O cão Achú sai da mansão e mostra para Bruno e para as crianças que a mansão só está coberta por uma bolha que a torna invisível. Bruno e as crianças conseguem soltar Aurélio e ele captura Helga. Aurélio aceita enfrentar Helga sem a interferência de ninguém.
Capítulo 26, 12 de outubro de 2004 – Aurélio entrega a Helga o livro do alquimista. Angélica vê quando Bruno resgata Sofia e Afonso dos ajudantes de Helga. Aurélio consegue vencer a maldade de Helga ao chamá-la de rabuja. Aurélio sente que seu coração está cada vez mais fraco. Angélica e Bruno se beijam. Chon comunica a todos que Aurélio está morrendo. Helga, depois de um ritual, se converte em uma mulher jovem e pensa que Aurélio está morto.
Capítulo 27, 13 de outubro de 2004 – Flor diz a Irene que o Sr. Aurélio está morto. Helga pensa em ficar com a fortuna de Aurélio e recuperar o livro do alquimista. Chon, por telefone, comunica a Rogério que Aurélio está morto. Angélica e Bruno preparam um altar e prestam uma homenagem a Aurélio. Angélica diz a Bruno que vai ajudá-lo a conquistar Consuelo. Sofia e Afonso encontram os medalhões guardados dentro de um cofre. Helga detona alguns explosivos no porão da mansão.
Capítulo 28, 14 de outubro de 2004 – Os pais percebem que o terreno onde está a mansão está tremendo. Consuelo especula Elvira sobre a vida de Teresa. Angélica se irrita quando Irene comunica que Bruno acaba de readmiti-la. Nayeli pensa que Sofia e Afonso são namorados. Sofia conta para Angélica e Bruno que Réficus fez com que as crianças caíssem num sono profundo. Sofia e Afonso, em sonho e com os medalhões, vencem Réficus.
Capítulo 29, 15 de outubro de 2004 – Antonio, com um disparo, consegue estourar a fechadura da grade do porão da mansão. Algumas pessoas do circo tomam as crianças como reféns e em troca deles pedem que libertem o Havaiano. Sofia e Afonso soltam o anão. Aurélio, através de um vídeo que deixou gravado, doa toda sua fortuna para a manutenção do Centro Cultural. Antonio entrega as chaves para Rogério. Teresa visita Helga no hotel e ela finge estar doente.
Capítulo 30, 16 de outubro de 2004 – Helga, rindo, diz a Teresa que tudo não passou de uma brincadeira. Rogério se irrita quando as crianças não permitem sua entrada na mansão por considerá-lo um rabujo. Antonio culpa as crianças por terem provocado o desmaio de Mercedes. Rogério fica surpreso ao ver Bruno e Angélica se beijando. Nayeli percebe que está apaixonada por Afonso.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Alegrifes e Rabujos!
