Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 45 da novela “Amor Real”, exibida pelo SBT em 2004.
Capítulo 31, 16 de fevereiro de 2004 – Na tentativa de descobrir o motivo da prisão de Adolfo, Matilde procura Emídio. Prudência critica a sobrinha pois ela pode levantar suspeitas. Manuel comunica a Antônia, que ela vai passar a administrar a fazenda. José Maria chega à fazenda de Manuel e procura por Humberto. Antônia informa que Humberto está no povoado de Barranquilha. José Maria vai atrás dele e exige que se case com Josefina. Caso contrário, eles se enfrentarão num duelo. Humberto decide se casar com Josefina.
- Veja também:
- Resumo da novela Amor Real
- Resumo das novelas
Capítulo 32, 17 de fevereiro de 2004 – Manuel recebe a carta de Adolfo marcando o encontro. Silvano aconselha o amigo a não comparecer, pois pode ser uma cilada. Manuel não acredita que Adolfo tenha motivos para matá-lo. Emídio obriga Adolfo a preparar uma emboscada para Manuel. No momento de atirar, Adolfo muda o alvo e atinge Emídio. Manuel pergunta a Adolfo por que ele matou o prefeito da cidade e ele explica que Emídio pagou para que o matasse. Ele fingiu aceitar, mas, certamente, nunca o mataria.
Capítulo 33, 18 de fevereiro de 2004 – Matilde fica feliz por resolver o problema de Adolfo, sem que Manuel ficasse sabendo do envolvimento deles. Antônia fala para Rosário que ela está velha demais para trabalhar. Matilde proíbe Antônia de tratar mal os empregados. Maria Fernanda flagra Adolfo no quarto de Catarina. Catarina pede a Maria Fernanda que não conte nada para seus pais. Catarina e Adolfo são interceptados por soldados. Matilde conta para Gregório que Felipe Santamaria matou Emídio para salvar Manuel.
Capítulo 34, 19 de fevereiro de 2004 – José Maria volta com Humberto para Trindade e comunica a Josefina que ela vai se casar com Humberto. Josefina diz para o irmão que não pretende se casar com Humberto, pois ele não a ama de verdade. Gregório pede para Manuel ajudá-lo a encontrar o administrador, que desapareceu levando Catarina. José Maria exige que a irmã se case com Humberto, mas decide que ele não terá acesso à fortuna de Josefina. Manuel pergunta a Rosário porque ela mentiu ao dizer que veio do Norte.
Capítulo 35, 20 de fevereiro de 2004 – Manuel recrimina Rosário por ela mentido a respeito de sua origem. Matilde defende Rosário e diz que ela tem o direito de guardar segredos sobre seu passado. Manuel comunica a Antônia que providenciará uma casa para ela no povoado. Matilde confessa que se sente mal por não ter contado a Manuel que beijou Adolfo. Damiana encontra Antônia desmaiada. Manuel a socorre e conta para Matilde que Antônia tentou se matar. Adolfo revela sua verdadeira identidade a Joana.
Capítulo 36, 23 de fevereiro de 2004 – Manuel diz para Matilde que gostaria que Rosário fosse sua mãe e pergunta se essa possibilidade a assusta. Catarina pede ajuda à madrinha para provar a inocência de Adolfo. Joana repreende o General Brito dizendo que ele cometeu uma injustiça com o Tenente Adolfo Solis. Ela ordena que ele o reintegre na corporação como Capitão. Rosário fala para Matilde que pretende deixar a fazenda. Matilde pede a ela que fique, pois está esperando um filho e quer que ela seja a babá.
Capítulo 37, 24 de fevereiro de 2004 – Ciro fica surpresa ao ouvir de Manuel a descrição que ele faz do administrador. Ciro explica que a pessoa que mandou tinha 60 anos. Manuel pergunta como era Adolfo e, pela descrição, supõe que o administrador era ele. Furioso, Manuel insulta Matilde e a expulsa da fazenda, acreditando que o filho que espera é de Adolfo. Em seguida, acusa Prudência e Rosário de cúmplices e as expulsa também. Silvano aconselha Rosário a contar para Manuel que é sua mãe.
Capítulo 38, 25 de fevereiro de 2004 – Prudência comenta com Augusta que Ciro certamente contou para Manuel sobre a farsa de Adolfo de se fazer passar pelo administrador. Augusta pergunta quem é o pai do filho que Matilde espera. Augusta obriga Matilde a mentir e dizer ao pai que abandonou o marido porque ele tem outra mulher. Inácio fica indignado com a suposta traição do genro e decide ir até a fazenda tomar satisfações. Humberto pede a mãe que impeça o pai de ir a fazenda, pois ele poderá sofrer outro infarto.
Capítulo 39, 26 de fevereiro de 2004 – Inácio acusa o genro de ser infiel. Furioso, Manuel diz que foi enganado por Matilde e que ela espera um filho de seu amante. A revelação deixa Inácio abalado e ele sofre um infarto fulminante. Manuel vai até a casa dos Penalver para entregar a Matilde o corpo de seu pai. Desesperada, Matilde culpa Manuel pela morte do pai e diz que não quer mais vê-lo. Humberto tenta convencer o cunhado a pensar bem antes de tomar uma decisão, pois o filho que Matilde espera pode ser dele.
Capítulo 40, 27 de fevereiro de 2004 – Rosário tenta falar com Manuel, mas é impedida por Antônia que ordena que Silvano a expulse da fazenda. Silvano se nega a cumprir as ordens de Antônia e leva Rosário até Manuel. Rosário convence Manuel a conversar com Matilde. Quando Matilde chega na fazenda, Antônia diz que Manuel se arrependeu de falar com ela. Desconsolada, Matilde vai embora, enquanto Manuel a espera. Ele diz a Silvano que, se Matilde não apareceu, é porque assumiu a própria culpa.
Capítulo 41, 1 de março de 2004 – O Padre Albano diz a Manuel que ele está cometendo uma injustiça contra Matilde e contra seu filho. Antônia recebe a carta que Matilde enviou a Manuel e a queima. Enquanto isso, Padre Albano recebe uma carta de Rosário e tenta convencer Manuel a falar com sua esposa, mas Manuel não aceita a sugestão. Padre Albano responde a carta de Rosário e diz que Manuel nunca perdoará Matilde. Na noite de núpcias, Adolfo pede a Deus que o ajude a se apaixonar por Catarina.
Capítulo 42, 2 de março de 2004 – Matilde confessa para Prudência que não suporta a ideia de haver algo entre Manuel e Antônia, pois acredita que ela deve ter se aproveitado da situação. Augusta pede para Matilde visitar Josefina e tentar convencê-la a voltar atrás sobre os poderes que deu ao irmão. Matilde se nega e diz à mãe que não pretende se humilhar diante da cunhada. Manuel deixa claro para Antônia que não poderá se casar com ela enquanto Matilde estiver viva.
Capítulo 43, 3 de março de 2004 – Antônia comenta com Damiana que Manuel não quer ter filhos bastardos e que, por isso, ela não poderá engravidar enquanto Matilde for viva. Manuel diz a Silvano que, quando a criança nascer, vai tirá-la dos braços de Matilde e levá-la para a fazenda. Manuel recebe uma carta de Ciro, onde ele informa que Matilde está passando por dificuldades. Depois de um parto difícil, Matilde dá à luz a um menino e Rosário a aconselha a enviar um telegrama para Manuel.
Capítulo 44, 4 de março de 2004 – Matilde diz a Rosário que Manuel desprezou a criança e agora o filho é só dela. Catarina comenta com Adolfo que pretende visitar Matilde. Adolfo pede a ela que não vá, pois os dois já foram noivos e isso poderá lhe causar problemas. Antônia e Damiana chegam na casa de Manuel, mas são expulsas por Matilde. Damiana dá ordens a um sobrinho para que invada a casa de Manuel e mate Matilde. Manuel vai ao hotel e comunica a Damiana que seu sobrinho está morto.
Capítulo 45, 5 de março de 2004 – Matilde volta para a casa da mãe. Manuel pergunta a Antônia, porque ela não lhe contou que Matilde estava morando em sua casa. Rosário diz a Prudência e Matilde que Manuel pretende ficar com a criança. Rosário tenta falar com Manuel, mas é impedida por Antônia e as duas saem no tapa. Antônia se queixa com Manuel e ele expulsa Rosário de sua casa. Silvano critica Manuel por ter expulsado Rosário de sua casa e revela que ela é sua mãe.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 46 a 60 de Amor Real!
