Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 18 da novela “Insensato Coração”, exibida pela Globo em 2011.
Capítulo 01, 17 de janeiro de 2011 – Raul se desentende com Wanda por ela proteger demais o filho Léo e avisa que não vai deixá-la influenciar Pedro. Léo se encontra com Afrânio e juntos planejam uma parceria profissional em negócios ilegais. Léo não conta a Pedro que uma empresa aérea lhe telefonou para tratar de seu registro como piloto. Raul promove um evento esportivo em Florianópolis. Luciana diz para Júlio que está chateada com a possibilidade de não ganhar muitos presentes de casamento e o comentário deixa Pedro constrangido. Eunice, Cecília e Leila comentam sobre a diferença de personalidade entre Léo e Pedro. Wanda conversa com Zuleica sobre a sua festa de aniversário de casamento. Léo é convencido por tia Neném a procurar Umberto, primo de seu pai Raul. Irene ajuda Léo a descobrir informações sobre o paradeiro do tio. Luciana faz a última prova do vestido de noiva. Bibi e Ismael buscam Marina no aeroporto. Após deixar a penitenciária, Jonas invade a casa de Vitória e a acusa por ter sido preso injustamente.
Sueli diz a Jonas que vai ajudá-lo nesta nova fase de sua vida. Pedro avisa a Luciana que vai viajar para o Rio de Janeiro para tratar do seu registro como piloto. Marina convida André para trabalhar com ela. Natalie consegue ir à premiação que homenageia André e boicota a participação de Daniela Sarayhba no evento. Jonas garante para Sueli que não voltará à casa de Vitória. Zeca ajuda Léo a editar o vídeo com os depoimentos dos familiares para presentear os pais. André reencontra Carol, ele se encanta por ela e os dois se beijam. Raul presenteia Wanda com um vestido. Jonas observa Marina e Bibi na sala de embarque do aeroporto. Luciana comenta com Eunice que Pedro está no mesmo voo de Marina, vindo do Rio de Janeiro para Florianópolis. Pedro e Jonas sentam-se juntos dentro do avião. Jonas invade a cabine do piloto e assume o comando da situação. Pedro e Marina se encontram. Marina convence Jonas a abrir a cabine e Pedro tenta dominar Jonas. O copiloto atinge Jonas, que cai no chão desacordado. Emocionados, Pedro e Marina se beijam. Umberto chega à casa de Raul e Wanda.
Capítulo 02, 18 de janeiro de 2011 – Luciana avisa à mãe que vai ao aeroporto buscar seu noivo. Pedro fica atordoado com o assédio da impressa ao sair da aeronave. Vitória e Oscar ficam tensos ao saber da morte de Jonas. Léo afirma a Afrânio que conseguirá o dinheiro para fechar o negócio. Raul ouve tia Neném dizer que Léo convidou Umberto para a festa. Léo começa a exibição do seu vídeo, mas Raul interrompe irritado. Júlio avisa que Pedro está sendo entrevistado por ter evitado um acidente aéreo e Léo fica irritado. Luciana assiste com orgulho à entrevista do noivo. Marina pensa em Pedro e afirma a Bibi que vai encontrá-lo. Sueli fica chocada ao descobrir que Jonas foi morto depois de sequestrar um avião. Luciana marca um encontro com Marina, sua amiga de infância, para apresentá-la a Pedro. Léo diz para Wanda que Raul foi injusto com ele. Instalado na casa de tia Neném, Umberto consegue o número do celular de Wanda. André marca um jantar com Carol. Natalie pede para Roni promover um encontro dela com André. Umberto telefona para Wanda. Pedro conta para Léo sobre seu beijo com Marina no avião e o vilão aconselha o irmão a desistir do casamento com Luciana. Wanda discute com Raul e ele desiste de dormir no quarto com ela. Marina conta para Vitória sobre o encontro com Pedro no avião. Luciana apresenta Marina a Pedro.
Capítulo 03, 19 de janeiro de 2011 – Pedro e Marina tentam disfarçar a tensão do reencontro. Zuleica pretende se desculpar com Wanda pelas ofensas que fez a ela durante a festa. Eunice, que deseja morar no Rio de Janeiro, pensa em pedir a Marina um emprego para Júlio na empresa de Vitória. Pedro se surpreende ao chegar em casa e encontrar Marina a sua espera. Vitória pergunta a Bibi sobre como Marina e Luciana se conheceram. Pedro e Marina falam sobre o que estão sentindo um pelo outro. Umberto deixa tia Neném curiosa ao fazer mistério sobre a sua verdadeira relação com Wanda. Raul conta a Pedro o que aconteceu na festa de seu aniversário de casamento e reclama de Léo. Raul tenta se reconciliar com Wanda. Carol conta para Alice como foi sua noite com André e fica na expectativa de um segundo encontro. Natalie pede para Roni conseguir todos os contatos de André. Olga e Floriano vão à casa de Wanda para conversar sobre a confusão que aconteceu durante a festa. Irene invade o quarto do primo Pedro, mas é repreendida por Nando. Léo vai à casa de Tia Neném a procura de Umberto.
Capítulo 04, 20 de janeiro de 2011 – Léo fica decepcionado com a recusa de Umberto em lhe emprestar dinheiro. Irene reage contrariada quando ouve Pedro dizer que chamará Luciana para ir à praia com eles. Repórteres assediam Sueli após o enterro de Jonas para tentar descobrir por que ele sequestrou o avião. Carol avisa a Vitória que ela precisa fazer uma reunião de negócios com Raul. Marina confessa para Bibi que está apaixonada por Pedro. Pedro pensa em Marina. Léo propõe a Afrânio uma outra alternativa para começar o negócio, pois ele ainda não conseguiu o dinheiro que havia prometido. Sueli afirma que Jonas foi preso injustamente e deixa Ismael aflito. Luciana e Eunice almoçam com Marina e Bibi. Irene tenta ficar sozinha com Pedro. Carol decide telefonar para André, mas eles não se entendem. Roni entrega para Natalie um convite para um almoço onde André estará. Aquiles fica furioso com André ao saber que ele está desenvolvendo um projeto sem a sua autorização. Pedro é contratado para trabalhar como piloto da CTA. Pedro descobre que Vitória é avó de Marina. Marina pensa em contratar Léo para administrar seu escritório. Léo convence Wanda a vender seu carro. Vitória se surpreende ao saber que Pedro vai se casar com Luciana e que Marina será a madrinha. Umberto vai atrás de Wanda em um shopping. Carol encontra André no almoço de negócios e fica com ciúmes de Natalie.
Capítulo 05, 21 de janeiro de 2011 – Marina afirma a Pedro que não pode ficar perto dele. Durante o evento, Natalie decide conquistar André e não dá atenção para um empresário americano que conversa com ela. Vitória tenta esconder o constrangimento quando Raul a convida para ir ao casamento do filho. Werner pede para Pedro fazer um último trabalho antes de deixar a empresa. Wanda fica nervosa ao encontrar Umberto no shopping e implora que ele vá embora antes de Olga chegar. Olga e Zuleica aconselham Wanda a perdoar Raul. Vitória conversa com Marina sobre Pedro e pede à neta para se afastar do piloto. Pedro conta para Léo que vai viajar com Luciana. Marina inventa uma desculpa para Luciana e desiste de ser sua madrinha de casamento. Wanda e Raul se reconciliam. Haidê tenta convencer Natalie a esquecer André. Carol recebe uma mensagem de André pedindo para encontrá-lo no píer. Marina conta para Bibi que voltará para o Rio de Janeiro com Vitória. Léo acerta com Zeca os detalhes sobre a venda do carro de sua mãe. Pedro sonha com Marina. Zeca encontra um comprador para o carro de Wanda e Léo fica preocupado ao descobrir que os documentos estão em nome de Raul. Pedro lamenta Luciana não querer viajar com ele. André aluga uma lancha para passear com Carol. Pedro termina o noivado com Luciana e vai ao encontro de Marina.
Capítulo 06, 22 de janeiro de 2011 – Pedro conta para Marina que terminou com Luciana e os dois se beijam. Pedro e Marina combinam se encontrar longe do hotel e ela conta tudo a Bibi. Leila e Cecília não aprovam a ideia de Eunice de ir para o Rio de Janeiro. Wanda afirma a Léo que vai conseguir a assinatura de Raul para vender o carro. Umberto deixa um recado no celular da cunhada e tia Neném ouve. Zuleica e Eunice convencem Luciana a aceitar viajar com Pedro para tentar se reconciliar com ele. Pedro e Marina namoram em uma praia deserta. André e Carol passeiam com a lancha e decidem parar para mergulhar. Natalie é convidada para ir a uma feijoada em uma fazenda. Pedro e Marina decidem não contar a ninguém que estão juntos. Irene inventa para Luciana que Pedro terminou com ela por sua causa. Raul não gosta de saber que Umberto ainda está na cidade. Raul e Wanda discutem por causa de Umberto e o empresário decide não deixá-la vender o carro para dar o dinheiro a Léo. Tia Neném conta para Umberto sobre a discussão que ouviu na casa de Raul. Umberto marca um encontro com o irmão e a cunhada. Luciana pede para Marina descobrir por que Pedro terminou o noivado com ela.
Capítulo 07, 24 de janeiro de 2011 – Marina fica nervosa com a insistência de Luciana em querer sua ajuda para reatar com Pedro e acaba confessando que se apaixonou por ele. Eunice sofre com a falta de notícias da irmã. Umberto beija Wanda e Raul flagra os dois juntos. Luciana afirma que vai viajar com o ex-noivo e Pedro pede para Léo convencê-la a ficar em Florianópolis. Marina avisa a Vitória que vai ao aeroporto falar com o piloto. Pedro vê o carro do pai ao chegar à casa de tia Neném. Reinaldo se aproxima de Natalie. Carol e André saem juntos e se beijam. Umberto conta para tia Neném que conseguiu atingir o irmão. Raul pede o divórcio a Wanda e exige que ela saia de sua casa. Léo se esforça para convencer Luciana a desistir de viajar com o irmão e decide levá-la até o aeroporto. Pedro descobre que a carga que transportará está atrasada. Marina tenta conversar com Pedro, mas não consegue. Valdir abastece o tanque da aeronave e Pedro não presta atenção. Luciana implora para viajar com o ex-noivo. Marina vê o avião de Pedro decolar e entra em pânico quando a aeronave explode.
Capítulo 08, 25 de janeiro de 2011 – Werner e Rita acionam o resgate para socorrer Pedro e Luciana. Marina vai ao hospital para onde os dois são levados. Wanda conversa com Umberto e descobre que ele a usou para se vingar de Raul. Raul afirma a Floriano que seu casamento acabou. Wanda implora para que Eunice não conte a ninguém sobre a crise com Raul. Marina avisa a Eunice sobre o acidente com Luciana. Léo conta aos pais que Pedro se acidentou. Umberto diz a tia Neném que não quer mais saber de sua família. Léo vê Marina no hospital e se aproxima da designer. André convida Carol para ir a sua casa depois do passeio de barco. Natalie fica indignada com a proposta que recebe de Reinaldo. Zeca repreende Valdir por ter abastecido o avião de Pedro com o combustível errado. Dr. Moreira informa às famílias o estado de Pedro e avisa que Luciana não resistiu aos ferimentos. Natalie convence Haidê a sair com ela para jantar. Carol e André se beijam. Wanda sente-se mal e Léo a leva para emergência do hospital onde Pedro está internado. Norma leva Silveira ao hospital. Carol recebe uma ligação avisando que Alice está em uma delegacia. Silveira confessa a Norma que possui uma grande quantia de dinheiro escondida em casa e Léo ouve na conversa.
Capítulo 09, 26 de janeiro de 2011 – Léo observa Norma e a segue pelo hospital. André é frio com Carol e deixa claro que está na delegacia apenas para resolver a situação de Alice. Sem ser notado, Léo ouve a ligação que Norma faz para o advogado de Silveira. André consegue liberar Alice. Léo fica à espreita, observando Norma. Eunice e Zuleica se despedem de Luciana. Isidoro recebe Vitória ao chegar em casa. Dr. Moreira avisa à família de Pedro que ele não consegue movimentar as pernas. Eunice tem uma crise nervosa no hospital e Raul perde a paciência com ela. Alice convence André a ir com ela e Carol para casa. Natalie pensa em fazer outro ensaio fotográfico para tentar voltar à mídia. Werner conversa com o dono da carga que Pedro transportava e teme que tenha que arcar com o prejuízo. Léo se apresenta para Norma com o nome de Armando.
Capítulo 10, 27 de janeiro de 2011 – Léo inventa sua história para Norma. Bibi tenta acalmar Marina. Gilda conta para Vitória sobre o acidente com Pedro e a empresária teme por sua neta. André acha graça do relacionamento entre Carol e Alice. Vitória se tranquiliza ao conversar com Marina. Werner fala para os repórteres que Pedro foi o culpado pelo acidente. Léo volta a falar com Norma e ela se encanta por ele. Wanda e Raul visitam Pedro na UTI. Valdir lamenta com Selminha por ter trocado os combustíveis do avião. Raul defende Pedro contra as acusações de Werner. Natalie leva Haidê a um restaurante japonês. Carol se despede de André e ele promete ligar para ela para marcar um futuro encontro. Dr. Moreira não autoriza a entrada de Marina na UTI. Raul diz que Wanda pode ficar em sua casa para cuidar de Pedro. Léo conta para os pais que Pedro tinha cancelado o casamento com Luciana, pois se apaixonou por outra mulher. Eunice culpa Pedro pela morte de Luciana. André passa a noite com Solange. Alice implica com Carol por causa de André. Raul e Wanda ficam preocupados ao ler no jornal que Pedro pode realmente ter sido o culpado pelo acidente com o avião. Dalva repara que Norma está diferente. Léo afirma a Afrânio que vai conseguir muitos dólares para investir no negócio que tanto deseja. Carol fica chateada ao ver fotos de André em uma boate. Raul revela para Eunice que Luciana implorou para viajar com Pedro.
Capítulo 11, 28 de janeiro de 2011 – Eunice não acredita na declaração de Raul sobre Pedro e deixa Marina constrangida com suas indagações. André convida Mônica para almoçar. Carol vê André e Mônica juntos. Raul se emociona ao ver Pedro acordado, mas não tem coragem de contar sobre a morte de Luciana. Leila decide que vai sair com Cadu. André conversa com Carol sobre o suposto relacionamento que existe entre eles. Silveira tem alta e Norma e Dalva o ajudam a ir embora do hospital. Léo tenta invadir a chácara de Silveira, mas a presença de Cida o impede. Dois clientes de Raul rompem o contrato com sua empresa. Zeca fala para Werner que Valdir trocou os combustíveis, mas revela que Pedro não conferiu a entrega. Valdir decide fugir e se despede de Selminha. Norma chega à chácara acompanhada por Silveira e se surpreende ao encontrar Léo na propriedade. O vilão finge estar apaixonado por Norma. Felipe fica interessado em Bibi ao notar que ela é uma mulher rica. Raul conversa com Marina e descobre seu romance com Pedro. Raul autoriza a entrada de Marina na UTI. Felipe conversa com Bibi. Raul pergunta por que Léo se ausentou da empresa.
Capítulo 12, 29 de janeiro de 2011 – Eunice, Zuleica, tia Neném, Leila e Cecília esperam Wanda no apartamento de Pedro e Luciana para resolver o que deve ser feito com os presentes de casamento. Leila vai ao encontro de Cadu. Bibi comenta com Marina que conheceu Felipe. Léo confirma a Eunice que Pedro estava apaixonado por outra mulher. Bibi e Felipe chegam a uma boate. Vitória avisa aos funcionários da Drumond que Gustavo deixará de ser o diretor de marketing da empresa. André convida Mônica para sair, mas ela recusa. André resolve telefonar para Carol, que mente ao dizer que vai se encontrar com um amigo. Bibi percebe que Felipe só tem interesse em seu dinheiro. Leila e Cadu são flagrados por um segurança. Bibi vai embora e deixa Felipe pagar a sua conta. Norma decide se encontrar com Léo longe da chácara. Raul descobre que Werner influenciou um de seus clientes a romper o contrato com ele. Léo sai da empresa e pede para Júlio acobertá-lo. Raul declara guerra contra Werner. Zeca procura Valdir e avisa a Selminha que não vai ser prejudicado por causa do erro dele. Léo beija Norma e consegue várias informações sobre a vida de Silveira. Wanda diz a Zuleica que Pedro ainda não sabe da morte de Luciana. Marina conta para Eunice sobre seu romance com Pedro. Eunice invade o quarto de Pedro e o acusa de ter matado Luciana.
Capítulo 13, 31 de janeiro de 2011 – Pedro pede para o pai lhe contar a verdade sobre seu acidente. Júlio se enfurece com Eunice pelo escândalo no hospital. Pedro fica arrasado ao saber da morte de Luciana e afirma ao pai que ele tem pagar pelo que fez. Léo convence Norma a dormir com ele. Roni ajuda Natalie a se encontrar com André. Alice incentiva Carol a acreditar que André pode mudar. Carol chora ao lembrar que não pode ter filhos. Marina se anima ao saber que Pedro vai para o quarto. Raul comenta com Wanda que torce para que Marina consiga ajudar Pedro a se recuperar. Silveira conversa com Gomes, seu advogado, sobre o dinheiro que esconde em casa. Norma marca de se encontrar com Léo. Júlio teme uma retaliação de Raul e resolve falar com Léo. Cecília critica Leila por querer ir ao apartamento de Cadu. Cadu cancela o encontro com Leila. Pedro expulsa Marina de seu quarto e a culpa pela morte de Luciana. Léo fica contrariado ao ter que responder ao chamado de Júlio. Norma fica assustada ao chegar para o encontro com Léo. Júlio avisa a Léo que descobriu sobre o roubo à empresa de Raul e ameaça contar tudo se ele não repuser o dinheiro.
Capítulo 14, 01 de fevereiro de 2011 – Bibi fica impressionada com a decisão de Marina em não desistir de Pedro. Nando consegue que Pedro o deixe ficar em seu quarto. Norma comenta com Léo sobre o dinheiro que Silveira esconde em casa. Eunice fica nervosa quando Cecília sai de casa com Leila. Léo induz Norma a levá-lo para seu quarto na chácara. Pedro se martiriza por ter matado Luciana. Léo volta à casa de Silveira e procura pelo dinheiro no escritório. Léo pensa em roubar os presentes de casamento de Pedro para repor o dinheiro que pegou de Raul. Carol invade a sala de André. Léo pega a chave do apartamento de Pedro e disfarça ao ser flagrado por Raul. Leila combina ir com Cadu ao apartamento de Luciana. Léo acerta com dois comparsas de roubarem os presentes de casamento do irmão. Vitória, Oscar e Gustavo elogiam o trabalho de Carol. Carol se surpreende ao encontrar André em sua sala. Tia Neném arma um encontro entre Wanda e Eunice. Felipe provoca Bibi. Leila fica decepcionada depois de dormir com Cadu. Andrade e Bira chegam ao apartamento de Pedro. Marina chega ao hospital e encontra Léo.
Capítulo 15, 02 de fevereiro de 2011 – Leila se assusta com o interfone e manda Cadu ir embora. Chagas autoriza a entrada de Andrade e Bira. André e Carol marcam um jantar. Bibi pega o cartão de crédito da carteira de Felipe, sem que ele perceba. Pedro expulsa Marina de seu quarto. Léo combina com Neném o pagamento por ter mantido Eunice e Wanda longe do apartamento de Luciana. Júlio conta para Eunice sobre o desvio que Léo fez na empresa de Raul. Andrade leva Léo para vender os presentes de casamento de Pedro. Bibi leva Felipe para uma suíte e ela faz questão de assinar a conta. Leila conta para Cecília como foi com Cadu. Felipe fica furioso com Bibi ao descobrir que foi enganado mais uma vez. Norma pensa em Léo. Neném convence Eunice a deixá-la ir ao apartamento de Luciana para limpá-lo. Haidê sugere que Natalie trabalhe como vendedora em uma loja. André fica orgulhoso com o elogio que recebe de Aquiles. Neném fica chocada ao descobrir que não há mais presentes de casamento no apartamento de Luciana. Raul pede para Júlio manter Eunice longe de sua família. Neném conta sobre o suposto assalto ao apartamento de Luciana e Eunice acusa Raul e Wanda.
Capítulo 16, 03 de fevereiro de 2011 – Léo afirma a Júlio que conseguiu o dinheiro para cobrir o rombo da empresa. Marina diz a Raul que voltará para o Rio de Janeiro, mas não pretende desistir de Pedro. Eunice acusa Raul pelo roubo dos presentes de casamento. Pedro se recusa a fazer fisioterapia. Eunice, Raul e Wanda informam à polícia o roubo no apartamento. Léo combina com Norma um encontro em seu quarto. Todos ficam surpresos quando Chagas conta que carregadores levaram os presentes que estavam no apartamento. Eunice descobre que Leila esteve no apartamento com um amigo. Carol revela a Cláudia que tratará André como as mulheres que ele conquista. Natalie convence Roni a levá-la a um evento que está promovendo. Lutero interroga Chagas. Raul não encontra a chave do apartamento de Pedro e desconfia ao lembrar de Léo. Neném insinua chantagear Léo pelo assalto ao apartamento. Wanda acha a chave de Pedro e Raul fica cismado com Léo. Vitória chama Carol para uma reunião de urgência e ela desmarca o jantar com André. Natalie e André se encontram na festa. A reunião de Carol termina antes do previsto e ela sai à procura de André. Cecília entra em pânico quando ouve Júlio e Eunice falando sobre o assalto que ocorreu no apartamento de Luciana. Natalie beija André no momento em que Carol chega à boate.
Capítulo 17, 04 de fevereiro de 2011 – Carol vai embora irritada e André sai da boate com Natalie. Raul descobre que terá que depor no processo movido por Werner. Cecília comenta com Leila que ela terá que explicar o que fazia no apartamento de Luciana. André leva Natalie para um motel e a destrata. Eunice e Júlio repreendem Leila. Bibi consola Marina, que sofre por causa de Pedro. Norma avisa a Léo que ficará no hospital com Silveira e o vilão aproveita para ir à chácara procurar o dinheiro. Alejandro se preocupa com Raul, que bebe demais. Léo fica tenso ao ver que Cida está em casa. Pedro e Marina sofrem pensando um no outro. Norma volta para casa com Silveira e Léo vai embora, mas deixa seu celular cair. Carol pensa em André. André liga para Carol. Eunice desconfia que Leila esteja escondendo algo. Wanda pede para Werner retirar o processo contra Raul. Norma encontra o celular de Léo e fica intrigada. Carol afirma a Alice que vai tentar esquecer André. Pedro receber uma citação sobre um processo movido por Werner. Norma vai ao quarto onde Léo está e o questiona sobre seu celular.
Capítulo 18, 05 de fevereiro de 2011 – Léo inventa uma história para Norma. Silvio, um psicólogo, conversa com Pedro. Marina diz a Bibi que vai para o Rio de Janeiro, mas volta para Florianópolis assim que Pedro quiser vê-la. Pedro pede para Nando chamar Léo. Norma pede para Léo não voltar à chácara. Raul fica tenso ao pensar em uma possível instabilidade financeira. Pedro pede para Léo lhe contar o que aconteceu depois do acidente. Natalie reclama de André para Douglas. André liga novamente para Carol. Borges conversa com Raul sobre o processo de Werner. Wanda e Raul se preocupam com a situação de Pedro, depois de saberem que foi comprovada sua culpa no acidente. Pedro decide fazer fisioterapia. Bibi fala para a prima que não quer voltar para casa. Aquiles comenta com André que Carol esteve na boate. Leila pede a Cadu para não contar à polícia o que foram fazer no apartamento de Luciana. Vitória acerta a parceria com Raul. Léo compra uma aliança e marca um encontro com Norma. Lutero segue com os depoimentos das famílias de Raul e de Eunice. Alice fala com André sobre Carol. Eunice insinua que um dos filhos de Wanda roubou o pai e Raul exige que ela diga de quem está falando.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 19 a 36 de Insensato Coração!