Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 37 a 54 da novela “Araguaia”, exibida pela Globo em 2010/2011.
Capítulo 37, 08 de novembro de 2010 – Estela decide procurar Mariquita. Beatriz faz perguntas sobre Solano para Mariquita. Max avisa que eles terão um convidado ilustre para o jantar e pede para Amélia organizar um banquete. Estela ouve Mariquita chamar Beatriz de Pierina e fica desconfiada. Amélia acerta com Pérola e Lurdinha o cardápio para o jantar. Estela mente para Solano e diz não ter visto Beatriz conversando com Mariquita. Ametista e Safira fingem acreditar nas palavras de Neca e começam um suposto namoro com ele. Amélia e Manuela ficam radiantes com a chegada de Max. Fred conta para Amélia que está sofrendo por amor. Janaína sofre ao mandar Fred embora de sua casa. Amélia pensa em Vitor e fica incomodada quando Max fala com ela. Manuela conta sobre sua viagem a Solano. Pimpinela desconfia da facilidade com que Ametista e Safira aceitaram as investidas de Neca. Estela pede para conversar com Beatriz.
- Veja também:
- Resumo da novela Araguaia
- Resumo das novelas
Capítulo 38, 09 de novembro de 2010 – Estela tenta confirmar com Beatriz que ela é a mãe de Solano. Manuela se despede de Solano e garante que voltará assim que puder. Amélia confidencia a Pérola que seu casamento está desgastado e que ela só permanece com Max por causa dos filhos. Glorinha fica chateada ao saber que Neca está namorando. Lenita e Tavinho se decepcionam por Beatriz não contar a conversa que teve com Estela. Manuela tenta animar Amélia, que não consegue esconder sua tristeza. Max avisa que não vai viajar com a filha. Fred conversa com Bruno e esclarece o mal entendido entre eles. Geraldo aborda Lenita e Tavinho. Max acerta com Vitor seu plano para o rapaz reconquistar Manuela. Estela incentiva Solano a ficar contra Manuela e Mariquita a repreende. Bruno ameaça contar para Janaína sobre o envolvimento de Nancy com seu pai se a tia não revelar sua armação. Solano questiona Max sobre sua viagem com Manuela. Max vai ao encontro de Beatriz. Bruno coloca Janaína e Nancy frente a frente.
Capítulo 39, 10 de novembro de 2010 – Nancy conta a Janaína sobre sua armação para separá-la de Fred. Padre Emílio aconselha Janaína a pensar em sua felicidade. Max liga e avisa Manuela que não vai encontrá-la, quando Vitor a surpreende. Solano estanha o jeito de Manuela ao telefone e Estela percebe. Vitor esconde o celular de Manuela no quarto. Cirso e Pérola comentam sobre o casamento de Amélia e Max. Amélia cede às investidas de Max. Solano liga para o celular de Manuela. Manuela liga para estância, mas Estela deixa o telefone fora do gancho de propósito. Padre Emílio tenta falar com Nancy sobre Janaína. Aspásia conta que Max não foi encontrar Manuela e Estela faz um comentário que deixa Solano intrigado. Nancy destrata Pimpinela, que reage. Solano liga para o quarto de Manuela e Vitor atende. Estela tenta disfarçar a satisfação ao ver a irritação de Solano. Manuela repreende Vitor e decide voltar para casa. Solano questiona Manuela sobre a presença de Vitor em seu quarto.
Capítulo 40, 11 de novembro de 2010 – Solano e Manuela se desentendem. Terezinha tem uma ideia para Bruno unir Janaína e Fred. Bruno pede para Caroço fazer uma serenata para Janaína. Neca se exibe na praia para Ametista, Safira e Esmeralda. Max fica radiante ao saber que seu plano com Vitor deu certo. Amélia se incomoda ao saber que Vitor foi para Goiânia atrás de Manuela. Janaína e Fred se reconciliam e Caroço fica chateado. Ametista, Safira e Esmeralda conversam sobre a farsa que inventaram para Neca. Cirso flagra Neca falando de suas filhas. Padre Emílio fica comovido ao ver Beatriz rezar em sua igreja. Amélia repreende Vitor por ter feito com que Manuela e Solano brigassem. Estela tenta consolar Solano. Mariquita critica Solano por não ter deixado Manuela se explicar pelo que aconteceu. Amélia insinua que Vitor tenha se unido a Max para afastar Manuela de Solano. Solano devolve o amuleto para Terê. Solano encontra com Beatriz.
Capítulo 41, 12 de novembro de 2010 – Terê percebe o nervosismo de Beatriz ao falar com Solano. Vitor nega para Amélia que tenha armado um plano com Max para atrapalhar o namoro de Manuela. Solano se desfaz do amuleto. Mamed fica abatido ao saber do namoro de Janaína e Fred. Solano cogita a ideia de ir embora do Araguaia e Estela aprova. Solano comenta com Mariquita que conheceu Beatriz. Ruriá deixa Estela intrigada ao falar que um mal sempre ocorre a um karuê que vai contra a maldição. Mariquita fica aflita com o convite que Solano fez a Beatriz. Mamed se declara para Janaína. Ametista fica incomodada com as irmãs por falarem mal de Neca. Terê pensa em aproximar Glorinha de Neca. Ametista confessa para a mãe que está gostando de Neca. Vitor fica arrasado por ter perdido seu frigorífico. Manuela elogia Vitor e critica Solano. Solano encontra o amuleto que havia descartado dentro de sua gaveta. Manuela pergunta a Vitor se ele armou o encontro com ela em Goiânia.
Capítulo 42, 13 de novembro de 2010 – Vitor confirma seu plano para Manuela, mas não confirma a participação de Max. Pérola consola Ametista por sua paixão por Neca. Terê afirma a Pimpinela que vai encontrar uma namorada para seu filho. Estela toma banho de rio e lembra-se de quando ela e Solano se beijaram. Mariquita estranha quando tenta fazer uma receita do caderno de Antoninha e encontra escritos sobre a maldição. Terê afirma a Pimpinela que vai reerguer o circo. Manuela não consegue se concentrar no trabalho. Amélia critica Max por pensar em seus interesses acima da felicidade de sua filha. Padre Emílio fica radiante com a proposta de Terê e Pimpinela de fazer um espetáculo de circo na igreja. Manuela decide ir até o frigorífico e liga para Vitor. Solano reclama com Terê por acreditar que ela colocou o amuleto em sua gaveta. Terê exige que Solano leia o caderno de Antoninha antes de tirar qualquer conclusão. Solano explica a Fred o que supostamente aconteceu entre Vitor e Manuela. Solano vê o hidroavião de Vitor decolar com Manuela e não percebe a proximidade de Estela.
Capítulo 43, 15 de novembro de 2010 – Solano disfarça a tristeza ao ver Manuela partir no hidroavião com Vitor. Aspásia entrega para Solano o antigo caderno de receitas de Antoninha. Mariquita coloca Aspásia de castigo para que ela não perturbe seu neto. Padre Emílio sugere que a renda conseguida com o espetáculo seja doada a Solano para pagar sua dívida com Max. Lurdinha conta para Amélia sobre o circo que será montado na igreja. Max exige que Geraldo impeça o espetáculo de circo. Solano termina de ler o caderno e fica impressionado. Estela sugere a Solano que os dois deixem o Araguaia. Fred incentiva Manuela a reatar seu namoro com Solano. Estela se declara para Solano e Manuela vê a cena.
Capítulo 44, 16 de novembro de 2010 – Manuela vai embora furiosa. Vitor se desentende com Max por causa do frigorífico. Max desconfia de Amélia ao ouvir uma conversa entre a mulher e Vitor. Solano fala com Terê sobre a maldição e resolve usar o seu amuleto. Solano convida Beatriz para jantar. Vitor tenta contar para Solano sobre sua armação, mas o gaúcho não dá atenção. Geraldo vai até o sítio de Padre Emílio pedir esclarecimentos sobre o espetáculo de circo. Manuela reclama com Max por tentar convencê-la a voltar com Vitor. Mariquita fica nervosa ao saber que Solano convidou Beatriz para jantar na estância. Geraldo aborda Safira na rua.
Capítulo 45, 17 de novembro de 2010 – Manuela reclama de ter visto Solano com Estela, que tenta conter sua felicidade com o rompimento dos dois. Mamed tenta vender uma batina usada para Padre Emílio. Beatriz agradece pelo jantar e Estela resolve mostrar o restante da casa para ela. Mariquita fica com ciúmes dos elogios que Solano faz a Beatriz. Neca diz a Terê que não vai participar do show e Glorinha pede para ele não abandonar o espetáculo. Beatriz aconselha Estela a não desistir de conquistar Solano. Mariquita aconselha Beatriz a contar a verdade para Solano. Fred e Janaína passeiam juntos e Nancy discute com a irmã. Pimpinela vê Nancy chorando e a consola. Beatriz avisa a Lenita e Tavinho que ficará no Araguaia e eles ficam perplexos. Estela entra no quarto de Solano e os dois passam a noite juntos.
Capítulo 46, 18 de novembro de 2010 – Aspásia conta para Mariquita que Solano saiu de casa acompanhado de Estela. Solano e Estela passeiam na praia. Beatriz pede para ver o imóvel de Janaína e Bruno lhe mostra como chegar lá. Lenita tenta convencer Tavinho a apoiá-la a ir embora do Araguaia. Beatriz leva seus assistentes para conhecer o lugar onde será o seu novo salão de beleza. Max sorri orgulhoso ao ver Manuela se entregar ao trabalho para esquecer Solano. Nancy pede para Esmeralda instalar um programa em seu computador para bater papo na internet. Geraldo conta para Max sobre a conversa que teve com Padre Emílio a respeito do espetáculo. Solano mostra seu amuleto para Estela. Aspásia diz que viu um velho índio perto do cemitério. Mariquita aconselha Solano a se afastar de Estela. Amélia chega à estalagem para devolver o celular de Vitor. Ruriá repreende Estela por ter passado a noite com Solano. Vitor e Amélia se beijam. Max vê o carro da esposa parado na estalagem e vai até lá.
Capítulo 47, 19 de novembro de 2010 – Terê impede Max de entrar na estalagem e tem uma visão quando aperta a mão do fazendeiro. Terê conta para Amélia que Max a procurou. Estela amaldiçoa seus ancestrais e Ruriá desmaia em seus braços. Amélia pensa no beijo de Vitor. Lenita e Tavinho se envolvem na preparação para o espetáculo circense. Aspásia conta para Mariquita que Estela não dormiu em seu quarto. Estela faz um ritual com oferenda para os ancestrais e Ruriá melhora. Amélia chega em casa e Max a aborda. Amélia pede para Vitor não procurá-la. Terezinha e Bruno contam para Solano sobre a ameaça que Max fez a Padre Emílio. Terê revela para Neca e Pimpinela a visão que teve quando tocou Max e decide não apresentar o espetáculo. Padre Emílio contraria Terê e Solano afirma que o espetáculo vai acontecer. Pimpinela convida Nancy para vê-lo se maquiando. A trupe do circo volta para o Araguaia.
Capítulo 48, 20 de novembro de 2010 – Dr. Ricardo agradece a carona e desce do caminhão da trupe perto da igreja. Padre Emílio apresenta Ricardo para Solano e ele o leva até a fazenda de Max. Marreta embarca na caminhonete de Solano sem ser visto. Manuela pensa em Solano. Ricardo brinca com a veterinária assim que chega na fazenda. Geraldo não deixa Dora assistir ao espetáculo. Max reclama com Manuela por ter chamado Ricardo para ser médico do posto de Girassol. Amélia incentiva Manuela a ir ao circo com Ricardo. Marreta ameaça contar que Max mandou atear fogo no circo. Ele entrega o dinheiro que recebeu de Max para Terê e Neca e pede perdão. Dora vai escondida para o circo e encontra Glorinha. Solano se incomoda ao ver Manuela chegar de mãos dadas com Ricardo. Pimpinela fica aterrorizado ao ver Maciel na plateia e deixa o picadeiro. Terê termina o espetáculo e entrega o dinheiro da bilheteria para Solano. Max diz que vai usar a foto que Geraldo tirou de Padre Emílio de peruca de palhaço em sua vingança. Neca encontra um bilhete de despedida de Pimpinela.
Capítulo 49, 22 de novembro de 2010 – Neca decide ir atrás de Pimpinela. Max convence Geraldo a procurar o bispo para denunciar Padre Emílio. Esmeralda ensina Nancy a usar uma rede social na internet. Solano ouve Mariquita dizer que Estela saiu sem dar explicações. Nancy conversa com o espanhol Hector pela internet e o convida para ir ao Araguaia. Solano lê o caderno de Antoninha e não percebe a presença de Estela. Estela pede para dormir com Solano, mas ele não deixa. Ricardo reza com as crianças no sítio. Padre Emílio e Mamed disputam a atenção do médico. Neca encontra Pimpinela e o leva de volta para Girassol. Beatriz acompanha Estela no encontro com o empresário interessado na safra de girassóis. Vitor descobre que Max arrendou seu frigorífico e decide voltar ao Araguaia para tirar satisfações com o ex-sogro.
Capítulo 50, 23 de novembro de 2010 – Amélia defende Vitor e Max se irrita com a esposa. Fred afirma para Solano que Manuela não se envolveu com Vitor na viagem. Vitor invade a casa de Max, mas o fazendeiro se recusa a falar com ele. Solano pede para falar com Manuela. Terezinha desconversa quando Bruno insinua pedi-la em namoro. Os adolescentes convencem Mamed a dar para Solano o dinheiro que arrecadou no espetáculo circense. Vitor se encontra com Amélia e lamenta não poder beijá-la. Max faz um telefonema misterioso assim que Vitor sai de seu escritório. Ricardo conversa com Manuela sobre os materiais a serem comprados para montar o posto médico. Solano pede perdão a Manuela por ter desconfiado dela. Pimpinela conta seu passado para Neca e Terê. Vitor vai embora do Araguaia. Manuela se desculpa com Mariquita por ter interrompido o jantar com Beatriz. O motor do avião de Vitor começa a falhar e ele fica tenso. Amélia conta para Manuela sobre o desentendimento entre Vitor e Max. O avião de Vitor cai na mata.
Capítulo 51, 24 de novembro de 2010 – Vitor permanece desacordado na mata. Max flagra Fred e Janaína se beijando. Bruno se incomoda com a música que Caroço compõe para ele e Terezinha. Geraldo conta para Max que o bispo mandou uma carta para Padre Emílio. Nancy conversa com Hector pelo computador. Padre Emílio conta para Solano que pode ser transferido de sua paróquia se o bispo considerar o espetáculo circense na igreja um desrespeito. Cirso comenta que o touro que Manuela comprou no leilão pode estar doente. Dora questiona Geraldo sobre as fotos que ele tirou de Safira. Estela entrega o carro de Beatriz para Tavinho e Lenita. Manuela se desculpa com Estela e lhe oferece uma carona até a estância. Geraldo entrega para Safira as fotos que tirou. Estela conta a Solano que vendeu toda a safra de girassol e Manuela vê a cena.
Capítulo 52, 25 de novembro de 2010 – Manuela avisa a Genão que o papagaio que encontraram está doente e percebe que o boi comprado por ela no leilão pode estar com a mesma praga. Solano e Manuela descobrem a existência de uma quadrilha de tráfico de animais silvestres. Esmeralda, Ametista e Safira se preocupam com o relacionamento virtual de Nancy. Mamed pergunta se Janaína aceita o seu pedido de casamento. Max ofende Janaína e Fred se irrita com o pai. Neca garante a Pimpinela que eles provarão sua inocência. A secretária de Vitor fala com Amélia para saber notícias do patrão. Vitor acorda na mata e chama por Amélia. Fred convida Janaína para jantar na casa de seus pais. Neca pede para Glorinha lhe explicar como funciona uma investigação policial. Fred chega à casa dos pais e apresenta Janaína como sua noiva.
Capítulo 53, 26 de novembro de 2010 – Mariquita implica com Estela ao falar sobre o comprador da safra de girassol. Pimpinela se recusa a dar seu verdadeiro nome para Neca. Amélia percebe o desconforto de Janaína à mesa e a apoia. Neca tem uma crise de riso ao descobrir o verdadeiro nome de Pimpinela. Estela entrega a Solano o contrato e o cheque pela venda da safra de girassol. Neca combina com Glorinha ir à delegacia para investigar um processo. Vitor consegue se levantar com dificuldade. Max ofende Janaína e oferece dinheiro para ela se afastar de Fred. Nancy garante a Hector que viajará em sua companhia quando ele chegar ao Araguaia. Manuela conta para Fred que descobriu indícios de tráfico de animais. Solano e Estela namoram no campo de girassóis e Manuela vê os dois juntos. Janaína destrata Fred e não conta sobre a proposta de Max. Neca encontra o processo de Pimpinela e consegue imprimi-lo. Max ouve Amélia falando com a secretária sobre Vitor e fica furioso com a aflição da esposa por notícias. Na mata, uma cobra se aproxima de Vitor.
Capítulo 54, 27 de novembro de 2010 – Vitor é salvo por alguém que afasta a cobra. Pimpinela, Neca e Terê descobrem uma pista para tentar provar a inocência do palhaço. Geraldo avisa a Max sobre a chegada do bispo e o fazendeiro exige que o delegado leve o sacerdote para a sua casa. Ametista e Esmeralda reparam no comportamento de Safira ao avistar Geraldo lhe observando. Hector avisa a Nancy que vai chegar ao Araguaia pela manhã. Nancy pede dinheiro emprestado para Janaína, que nega. Mariquita fala para Solano o que acha de Estela e ela ouve. Geraldo diz a Dora para esquecer a ideia de ter um filho. Janaína decide pedir um tempo a Fred para pensar no relacionamento dos dois. Mariquita questiona Estela sobre o seu passado. Bruno consola Janaína ao vê-la chorando por causa de Fred. Nancy rouba dinheiro da irmã. Amélia pede a Manuela para tomar cuidado com suas investigações. Manuela encontra um sítio abandonado e é surpreendida por um homem.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 55 a 72 de Araguaia!
