Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 37 a 54 da novela “Lado a Lado”, exibida pela Globo em 2012/2013.
Capítulo 37, 22 de outubro de 2012 – Edgar e Guerra são presos. Isabel, Diva e Laura conversam sobre o bebê. Edgar e Guerra exaltam amizade na cadeia. Constância planeja pedir ajuda a Berenice. Margarida exige que Bonifácio liberte Edgar. Margarida e Fernando conversam sobre Edgar e Bonifácio. Berenice é procurada por comparsa de Constância. Bonifácio ameaça transferir Praxedes. Berenice se interessa na proposta feita pelo comparsa de Constância. Praxedes libera Guerra e Edgar. Mário repreende Neusinha por não pedir ajuda a ele. Bonifácio se surpreende ao ver Edgar em sua casa. Edgar pede perdão a Bonifácio. Jurema aconselha Zé Maria. Albertinho encontra Isabel na rua. Edgar tenta convencer Laura a se deixar fotografar. Berenice ouve a conversa de Afonso e Jurema. Praxedes avisa a Teresa que será transferido. Celinha não entende conversa entre Carlota e Constância. Berenice passa informações sobre o parto de Isabel. Celinha ouve Constância falar com Carlota sobre a carta de Edgar.
- Veja também:
- Resumo da novela Lado a Lado
- Resumo das novelas
Capítulo 38, 23 de outubro de 2012 – onstância decide não queimar a carta de Edgar. Suzano repreende Berenice. Celinha joga bebida no vestido de Carlota. Laura e Edgar namoram na banheira. Suzano aparece de surpresa na casa de Constância. Suzano faz proposta a Constância. Celinha pega a carta de Edgar. Neusinha se decepciona com a falta do salário. Constância surpreende Albertinho e diz saber do filho de Isabel. Isabel comenta que sua parteira teve que viajar. Umberto se insinua para Celinha. Eulália mente para sair de casa. Constância assiste à partida de fubebol de Albertinho. Berenice insinua ter uma ótima indicação de parteira. Eulália faz ameaças a Bonifácio. Eulália exige que Praxedes não seja transferido. Laura prestigia a partida de futebol de Albertinho. Berenice pede para Zenaide indicar parteira para Etelvina. Laura não consegue conversar com Albertinho. Berenice prossegue com o plano de Constância. Zé Maria pede ajuda a Isidoro para escrever um bilhete para Isabel. Constância proíbe Carlota de viajar. Edgar, Guerra, Neto e Jonas comemoram a reabertura do jornal. Celinha entrega a carta de Edgar para Laura.
Capítulo 39, 24 de outubro de 2012 – Laura descobre que Edgar tem uma filha com Catarina. Afonso tenta fazer com que Zé Maria desista da Marinha. Laura tem crise de choro durante sessão de caricatura. Zé Maria decide entregar bilhete para Isabel. Berenice vê Zé Maria sendo seguido por capangas. Laura sofre por causa da carta de Catarina. Zé Maria enfrenta os capangas de Bonifácio. Eulália decide tomar uma decisão para evitar transferência de Praxedes. Isabel cuida dos ferimentos de Zé Maria. Sandra e Teresa desconfiam das saídas de Eulália. Isabel conta a Laura que Zé Maria foi atacado. Zé Maria procura Bonifácio. Eulália chantageia Margarida. Isabel aconselha Laura a entregar a carta de Catarina para Edgar. Celinha se sente culpada por entregar a carta a Laura. Constância se preocupa com o bebê de Isabel. Albertinho pede emprego a Teodoro. Constância surpreende Isabel. Edgar encontra a carta de Catarina nas coisas de Laura.
Capítulo 40, 25 de outubro de 2012 – Edgar e Laura brigam. Isabel e Zé Maria pensam um no outro. Edgar é frio com Laura. Carlota se espanta com a frieza de Constância. Albertinho desdenha o emprego que Teodoro conseguiu para ele. Margarida pede que Bonifácio cumpra a exigência de Eulália. Laura teme perder Edgar. Chico se preocupa com Zé Maria. Neusinha comemora ao receber seu pagamento. Laura implora o perdão de Edgar. Zé Maria procura Isabel e diz que a perdoa. Zé Maria se declara para Isabel antes de partir. Zé Maria se despede de todos no morro. Edgar e Laura se reconciliam..
Capítulo 41, 26 de outubro de 2012 – Edgar recebe um telegrama de Portugal. Isabel conversa com Jurema sobre a parteira. Edgar comunica a Laura que irá para Portugal. Diva fala para Mário e Frederico que tem os dois como irmãos. Laura se desespera com a viagem de Edgar. Constância diz a Albertinho que apoiará o filho de Isabel. Mário e Frederico continuam disputando o amor de Diva. Isabel se sente mal e desmaia. Teresa questiona Eulália sobre a atitude de Bonifácio. Isabel é levada para a casa da parteira. Laura pede que Edgar não vá para Portugal. Isabel chega à casa da parteira. Afonso não consegue o endereço da casa da parteira. Laura lamenta viagem de Edgar. Teresa questiona Praxedes sobre o passado de Eulália. Diva estranha a atitude da parteira, que droga Isabel. Neusinha se revolta com o cancelamento do espetáculo. O bebê de Isabel nasce. A parteira avisa a Isabel que o bebê não vingou. Suzano entrega a Constância o verdadeiro filho de Isabel.
Capítulo 42, 27 de outubro de 2012 – Constância decide o que fazer com o filho de Isabel. Isabel fica desolada ao dizer que seu filho está morto. Berenice pressiona Suzano. Praxedes encontra livro indecente escondido. Isabel avisa que vai passar a noite velando seu filho morto. Teresa desconfia que o livro proibido seja de Eulália. Constância arruma uma ama de leite para seu neto. Constância e Berenice conversam sobre o futuro do bebê. Laura é avisada sobre o filho de Isabel. Isabel faz o enterro de seu filho. Constância entrega seu neto para Berenice. Berenice leva Zenaide para o Morro da Providência com o bebê. Isabel decide voltar a trabalhar. Berenice diz para Zenaide que quer ver Isabel sofrer. Isabel fica desesperada ao ouvir o choro do bebê. Edgar conta para Margarida que tem uma filha. Praxedes pergunta para dona Eulália se o livro é dela. Edgar pede perdão a Laura. Constância consola Albertinho. Dona Eulália procura um novo esconderijo para seu livro. Isabel fala de seu sofrimento para Diva. Laura implora que Edgar desista de sua viagem.
Capítulo 43, 29 de outubro de 2012 – Laura passa mal ao se despedir de Edgar. Albertinho conversa com Umberto sobre o bebê de Isabel. Assunção se preocupa com Laura. Zenaide confessa a Berenice que está arrependida do que fez. Berenice apresenta Elias para Afonso. Laura pede para Assunção não contar para Constância que ela está doente. Laura desconfia que está grávida. Assunção também acha que Laura está grávida. Diva humilha Neusinha na rua. Laura pede que Isabel fique com ela na ausência de Edgar. Constância se enfurece ao saber que Isabel está cuidando de Laura. Isabel tenta convencer Laura a receber Constância. Albertinho vai para o Exército. Constância convence Laura a ir para sua casa. Guerra manda Jonas entrevistar a dançarina Dorleac. Constância afirma a Laura que vai receber Isabel em sua casa. Quequé implica com Neusinha. Laura diz a Constância que não tem notícias de Edgar.
Capítulo 44, 30 de outubro de 2012 – Constância questiona Laura sobre a viagem de Edgar. Diva sente ciúmes ao ouvir Mário e Frederico elogiando Dorleac. Constância questiona Carlota. Albertinho pensa em formas de fugir do exército. Carlota descobre que a carta de Edgar sumiu. Guerra incentiva Jonas. Neusinha sente inveja de Diva. Constância ignora Albertinho. Zenaide se arrepende de ter pego Elias para criar. Constância tenta saber notícias de Edgar. Berenice tenta ser amiga de Isabel. Neusinha quer ser uma grande atriz. Albertinho implora que Constância não o deixe ir para o exército. Eulália e padre Olegário pensam em iniciar uma campanha contra os livros. Alice tenta animar Laura. Laura discute com Constância por Isabel. Bonifácio, Fernando e Margarida conversam sobre Edgar. Assunção aconselha Constância a trazer Isabel para falar com Laura. Assunção não desiste de alistar Albertinho no exército. Eulália e Padre Olegário procuram Guerra. Isabel vai com Diva assistir à entrevista de Dorleac.
Capítulo 45, 31 de outubro de 2012 – Isabel é fotografada com Dorleac. Dorleac se interessa pela história de Isabel. Albertinho fala com Isabel na saída da confeitaria. Eulália ameaça Guerra. Diva chama Isabel de traidora. Diva teme perder Isabel para Dorleac. Celinha conversa com Laura. Isabel chega à casa de Constância para visitar Laura. Constância descobre que Celinha entregou a carta a Laura. Eulália exige que Guerra lance uma campanha contra alguns livros. Jurema doa para Zenaide as roupas que eram do filho de Isabel. Neusinha sonha com seu lugar como primeira atriz do teatro. Assunção conta que Laura perdeu o bebê. Isabel e Laura sofrem juntas. Dorleac chama Umberto para se sentar com ela na confeitaria. Constância acusa Celinha de ter destruído o casamento de Laura. Umberto leva Dorleac ao Teatro Alheira. Assunção conforta Laura. Mario sobe ao palco para homenagear Dorleac. Laura sonha com a foto de Catarina. Umberto convida Dorleac para uma bebida em seu apartamento.
Capítulo 46, 01 de novembro de 2012 – Dorleac vai ao apartamento de Umberto. Laura aconselha Albertinho a arrumar um emprego. Umberto comemora a noite com Dorleac. Eulália tem um ataque de fúria com Praxedes. Isabel convida Dorleac para ir ao Morro da Providência. Assunção convence Laura a permanecer em sua casa. Afonso reclama da foto de Isabel no jornal. Umberto conta a Teodoro que dormiu com Dorleac. Isabel lamenta não ter conseguido notícias de Zé Maria. Margarida sofre com a falta de notícias de Edgar. Isabel avisa a Jurema que vai levar Dorleac para a festa. Albertinho aceita ir para o exército. Isabel vê seu filho no colo de Zenaide e diz que é o seu bebê. Constância vê a foto de Isabel no jornal. Albertinho diz aos amigos que Isabel desgraçou sua vida. Neusinha chama Quequé para ir à confeitaria com ela. Edgar instala Catarina e Melissa no Rio de Janeiro. Laura vai embora da casa dos pais. Laura flagra Edgar e Catarina em sua casa.
Capítulo 47, 02 de novembro de 2012 – Edgar se surpreende por Laura não ter recebido suas cartas. Constância fica triste com a ida de Albertinho para a escola militar. Laura discute com Edgar. Edgar tira satisfações com Catarina. Neusa leva Quequé em restaurante fino. Catarina faz uma visita para Laura. Laura expulsa Catarina de sua casa. Confusos, Neusa e Quequé fazem seus pedidos no restaurante. Edgar desabafa com a mãe. Neusa e Quequé saem satisfeitos do restaurante. Eulália comemora o sucesso da sua campanha contra os livros. Matilde faz fofoca para Constância. Constância descobre que Catarina está no Brasil. Guerra, Neto e Jonas reclamam de Eulália. Caniço volta para o Morro da Providência. Constância enfrenta Catarina. Isabel apresenta Dorleac ao povo do morro. Edgar pede uma chance para Laura. Umberto espera Dorleac em casa. Jurema tenta convencer Isabel a dançar.
Capítulo 48, 03 de novembro de 2012 – Isabel se deixa levar pela música. Umberto se irrita com a demora de Dorleac. Laura e Edgar sofrem. Dorleac quer patrocinar um jantar francês no Morro da Providência. Dorleac acorda Umberto. Edgar combina de jantar com Laura. Dorleac convida Diva para ir à praia. Neusa sugere ser a estrela da próxima peça de Mário. Praxedes questiona roupas de Diva e Dorleac. Praxedes prende Dorleac e Diva. Catarina engana Margarida. Constância aconselha Laura. Edgar recebe recado de Margarida. Por causa da falsa doença de Melissa, Laura acaba jantando sozinha. Teresa reclama do movimento da biblioteca por causa da campanha de Eulália. Isabel prepara um jantar francês no Morro da Providência. Laura sai de casa para procurar Edgar. Isabel pede para conversar com Dorleac. Laura descobre que seu marido foi para a casa de Catarina. Catarina arma para Edgar dormir em sua casa. Berenice inveja Isabel. Laura procura Edgar na casa de Catarina.
Capítulo 49, 05 de novembro de 2012 – Catarina faz Laura acreditar que Edgar se envolveu com ela. Eulália fica indignada ao ver Praxedes no jornal com Dorleac e Diva. Laura desabafa com Isabel sobre Edgar. Frederico pede explicações a Diva sobre foto no jornal. Neuzinha fica furiosa com elogios de Mario a Diva. Umberto reclama das roupas que Dorleac usou na praia. Catarina faz Edgar acreditar que bebeu demais. Isabel se oferece para ir com Dorleac para Paris. Edgar chega em casa e tenta se explicar para Laura. Laura pede o divórcio a Edgar. Berenice implica com Isabel ao saber de viagem. Laura procura um advogado para pedir a separação. Berenice conta à Constância que Isabel quer ir para Paris. Laura diz a Isabel que vai se divorciar de Edgar. Margarida conta para Fernando que Edgar tem uma filha ilegítima. Constância diz a Dorleac que quer financiar a viagem de Isabel. Umberto fica constrangido ao ver Dorleac vestida como homem. Fernando conta para Bonifácio que ele já é avô. Laura avisa a Constância que vai se divorciar de Edgar.
Capítulo 50, 06 de novembro de 2012 – Constância não aceita o divórcio de Laura. Dorleac ameaça deixar Umberto. Edgar discute com Bonifácio. Diva apoia a viagem de Isabel. Umberto sente vergonha de passear ao lado de Dorleac. Fãs esperam Diva na porta do teatro. Praxedes conta que viu Dorleac vestida de calças compridas. Dorleac diz a Isabel que seu empresário financiará a passagem da moça. Isabel vai para Paris ensinar samba. Laura lembra-se de momentos de Edgar com Catarina. Umberto não consegue beijar Dorleac vestida com roupas de homem. Constância pede ajuda às irmãs para convencer Laura a não se divorciar. Edgar não consegue se entender com Laura. Isabel conta para Jurema que vai para Paris. Constância, Celinha e Carlota vão à casa de Laura. Berenice fica com inveja de Isabel. Isabel humilha Berenice. Bonifácio conta para Margarida que Edgar vai se divorciar. Edgar afirma a Guerra que não vai se afastar de Melissa. Afonso repreende Isabel ao vê-la chegar à barbearia. Constância renega Laura. Afonso não aceita a viagem de Isabel. O advogado de Laura chega à casa do casal.
Capítulo 51, 07 de novembro de 2012 – Laura pede que Edgar facilite as coisas do divórcio. Neusinha decide mudar de nome. Laura sofre ao pensar em seu casamento. Isabel se despede de Diva. Neusinha conta que seu nome artístico é Jackeline Duvivier. Isabel se despede de Laura. Edgar culpa Catarina por sua separação de Laura. Margarida tenta convencer Laura a não se divorciar. Umberto se entristece com a partida de Dorleac. Assunção se despede de Laura. Edgar chora com falta da esposa. Antes de viajar, Isabel visita o cemitério. Constância conta que mandou uma notícia sobre Laura para os jornais. Isabel e Laura se despedem no porto. Isabel promete que voltará ao Brasil um dia. Constância fica orgulhosa de Elias. Zenaide sai com Elias para um passeio. Mário teme que novo espetáculo seja um fracasso. Guerra tenta convencer Edgar a ficar com Catarina. Elias questiona Zenaide sobre Constância. Chico reclama da vida na Marinha.
Capítulo 52, 08 de novembro de 2012 – Zé Maria e Chico são repreendidos pelo capitão do navio. Zenaide fica tensa com a proximidade entre Afonso e Elias. Zé Maria fica animado com a notícia que recebe de Chico. Berenice reclama por ter ficado com os sobrinhos. Constância se vangloria por conseguir manter farsa sobre divórcio de Laura. Berenice se encontra com Caniço. Catarina pensa em retomar a carreira. Edgar decide colocar Melissa na escola. Constância revela que responde as correspondências de Laura. Eulália comemora a chegada da luz elétrica em sua casa. Zé Maria enfrenta o capitão do navio. Zé Maria leva chibatadas no navio. Constância prepara a grande festa de Assunção. Elias reclama por receber menos comida que os irmãos. Margarida convence Bonifácio a ir à festa de Assunção. Albertinho atropela Afonso. Bonifácio contém a irritação ao falar com Constância e Assunção. Mário pensa em reapresentar um antigo espetáculo. Bonifácio tenta se aproximar de Constância, mas ela o rechaça. Caniço entrega uma bolsa roubada para Berenice. Chico ajuda Zé Maria. Praxedes invade a festa de Assunção à procura de Albertinho.
Capítulo 53, 09 de novembro de 2012 – Praxedes leva Albertinho para a delegacia. Catarina reclama de suas roupas. Fernando desacata Praxedes e acaba preso. Edgar vai até a delegacia ajudar os rapazes. Neusinha avisa a Mário que quer o lugar de Diva na peça. Edgar repreende Fernando. Margarida implora que Praxedes liberte Fernando. Elias pede que Zenaide conte mais sobre seu pai. Constância e Assunção brigam com Albertinho. Zé Maria pensa em Isabel. Margarida se preocupa com Fernando. Fernando enfrenta Bonifácio. O capitão ordena que Zé Maria limpe o navio. Constância afirma que vai encontrar uma noiva para Albertinho. Mário desabafa com Frederico. Empresário rejeita Catarina. Edgar dá conselhos para Fernando. Neusinha quer ser a atriz principal nas produções do teatro. Catarina destrata Melissa. Edgar consegue matricular Melissa na escola. Fernando se desculpa com Praxedes.
Capítulo 54, 10 de novembro de 2012 – Eulália percebe o cinismo de Fernando ao falar com Praxedes e faz com que ele se arrependa de suas atitudes. Neusinha sai com um de seus fãs e Quequé a critica. Catarina briga com Melissa. Edgar consegue uma vaga para a filha em um colégio de freiras. Carlota pensa em quem vai se casar com Alice. Assunção tenta se desculpar com Afonso e leva um fora do barbeiro. Constância se preocupa por não encontrar alguém para se casar com o filho. Jurema se anima ao receber uma carta de Isabel. Diva não aceita que Mário altere seu papel na peça. Guerra provoca Edgar ao lembrar-se de Laura. Catarina se desculpa com Melissa e pede que a filha não conte nada para Edgar. Zé Maria fica animado para iniciar sua luta ao lado de João Cândido. Berenice fala mal de Isabel. Afonso guarda o dinheiro que recebe da filha. Edgar empresta dinheiro para Catarina. Quequé não consegue impedir Neusinha de entrar no teatro. Carlota se incomoda com vários marinheiros negros na cidade. Chico avisa a Zé Maria que o movimento com João Cândido acontecerá na data prevista.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 55 a 72 de Lado a Lado!
