Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 15 da novela “As Tontas Não Vão Ao Céu”, exibida pelo SBT em 2010.
Capítulo 01, 19 de abril de 2010 – Candy é uma jovem que decide tomar as rédeas de sua própria vida depois de sofrer uma grande desilusão. A história começa quando Candy e Patrício ficam noivos. Os dois são jovens e se amam muito. Ela pertence a uma família de classe média enquanto Patrício tem uma posição financeira mais confortável. Durante um vôo de paraquedas, Patrício pede Candy em casamento e os dois decidem se casar imediatamente. Santiago é um famoso cirurgião plástico e está casado com Paulina, uma jovem que adora seu trabalho. Ela descobre que está grávida e Santiago fica muito feliz com a notícia de que vai ser pai. Seis meses depois… Começam os preparativos para o casamento de Candy e Patrício. A festa foi marcada para o litoral e Patrício convida todas as amigas de Candy. Santiago é amigo e médico particular da mãe de Patrício e também é convidado para o casamento. Paulina está no final da gravidez e decide não acompanhar o marido. Os amigos de Patrício organizam uma despedida de solteiro e contratam uma garota de programa para passar a noite com ele. Alice, a irmã de Candy, se hospeda no mesmo hotel onde vai acontecer a despedida de solteiro. Inconsequente, ela paga para ficar no lugar da prostituta e passa a noite com o cunhado, que só percebe o que aconteceu no dia seguinte. Depois da cerimônia de casamento, Patrício procura a cunhada para pedir a ela que não comente com ninguém o que aconteceu, mas Alice age de má fé e lhe dá um beijo. Candy flagra os dois juntos e decide abandonar o marido. Ela tem um ataque de nervos, arranca o vestido de noiva diante dos convidados e foge dali com a roupa íntima.
Capítulo 02, 20 de abril de 2010 – Gregória, mãe de Candy, que não sabe o que aconteceu, reprova a atitude da filha e diz que se sente envergonhada. Chorando, Candy responde que não quer nada de Patrício e que ele não vai comprá-la com seu dinheiro. Clemente, pai de Candy, recrimina Alice pelo que fez e acusa a filha de nunca ter perdoado a irmã por causa das aulas de balé. Gregória também discute com Alice e a culpa por ter destruído a vida da irmã e de toda a família. Alice tenta se explicar com Candy, mas recebe uma bofetada. Alice conversa então com Patrício, confessa que sempre o amou e diz que não suportou ver que ele preferiu sua irmã. Revoltado, Patrício culpa Alice de ter destruído sua vida. Candy decide ir para a casa de Manuel, seu tio mais querido, conta a ele que foi traída por Patrício e Alice, e pede que a ajude a convencer a todos que está morta, pois não quer que Patrício nem seus pais a encontrem. A princípio, Manuel acha a idéia estapafúrdia, mas depois decide ajudá-la e procura Gregória, Clemente, Alice e Patrício para informar que Candy sofreu um infarto fulminante e entrega a eles a caixa com as cinzas e um atestado de óbito. Candy tenta refazer a vida quando descobre que está esperando um filho de Patrício. Santiago é abandonado por Paulina. Ela decide seguir sua carreira profissional e deixa a filha recém-nascida com o marido. Alice casa-se com Patrício em Las Vegas e realiza seu sonho.
Capítulo 03, 21 de abril de 2010 – Santiago lê a carta deixada por Paulina, onde ela explica o motivo do abandono e se revolta. Patrício mostra seu escritório para Alice e seu pai, Artur, flagra os dois se beijando. Marisa, sócia de Santiago na clínica, tenta consolá-lo e fala de seu propósito de se casar com ele. Manuel agradece a João Alberto, seu grande amigo, pela confiança. Patrício conta para o pai que há um ano está casado com Alice. Candy e Santiago se encontram no meio da rua e a primeira impressão não é das melhores. Manuel conta a Santiago que Candy é sua sobrinha. Uma paciente beija Santiago e diz que o espera no sofá. No campo de Golfe, Isabel, mãe de Santiago, reencontra Johnny, um velho amigo. Jorge volta para casa arrasado e surpreende Soledade ao dizer que sempre foi estéril e portanto Beto não pode ser seu filho. Isabel conta para a neta, Rosa, que os pais de Lúcia morreram em um acidente. Manuel conta a Candy quem é o homem com quem se desentendeu, mas ela se nega a falar sobre o assunto. Lúcia pega o carro da avó sem autorização e se envolve em um acidente com uma viatura da polícia. Manuel diz a Candy que todos na editora gostaram do artigo que pediu que ela escrevesse. Candy volta a encontrar Santiago no restaurante e ele canta em sua homenagem para se desculpar. Ela diz que aceita suas desculpas desde que ele pare de cantar. Rosa e Marisa chegam e discutem com Candy. Isabel diz a Santiago que Lúcia foi presa. Janete dá as boas-vindas a Patrício, que acaba de chegar na cidade. Santiago repreende a sobrinha por não obedecê-lo. Ela explica que se lembrou do acidente que matou os pais após bater o carro.
Capítulo 04, 22 de abril de 2010 – Patrício está em uma joalheria admirando as jóias de exportação, ramo de negócio com o qual pretende trabalhar. Candy relembra o dia em que se entregou a Patrício e confessa a Lulú que se sente muito sozinha. Depois de descobrir a traição, Jorge abandona Soledade e Beto. Manuel diz a Raul que sua sobrinha quer escrever uma coluna que tem o seguinte título: “As tontas não vão ao céu”. A antipatia mútua entre Candy e Santiago está cada vez maior. O cirurgião não perde a chance de provocá-la e diz que percebeu que Candy odeia os homens e insinua que ela é homossexual. Gregória visita Alice e é expulsa pela filha. Candy encontra o boneco merengue no baú e relembra seu passado. Manuel fala com a sobrinha sobre suas lembranças e por que odeia a capital. Charly diz para a mãe, Laura, que quer conhecer seu pai, mas ela se nega a dizer quem é ele. Marisa flagra Raul assistindo a um vídeo e se culpando pela morte de sua esposa. Ela tenta convencê-lo de que não é culpado e sugere que volte a se apaixonar. Candy acompanha Lulú a um encontro que marcou com Eduardo pela internet e se surpreende ao encontrar Santiago. Manuel mostra a Candy seu artigo publicado em uma revista. Candy diz a uma paciente que Santiago e Eduardo são namorados. Quando a paciente vai embora, Candy deixa claro que isso foi uma vingança por ter dito que ela gostava de mulheres. Gregória visita Manuel para dizer que seu irmão, Clemente, morreu. Indignado, Santiago critica Candy por tê-lo chamado de gay e a surpreende com um beijo.
Capítulo 05, 23 de abril de 2010 – Candy conta para Lulú que Santiago a beijou, diz que ele vende beleza artificial e que ela pode montar uma clínica de beleza. Depois, Candy vai ao consultório de Santiago e, diante de Marisa, reclama do beijo que ele deu. Santiago nega e Candy vai embora furiosa levando Marisa, a quem tenta convencer de que está dizendo a verdade. A cigana fala para Patrício que o dia que deixar de correr, o fantasma de quem ele acredita estar morta o alcançará. Hortência mostra a Santiago e Marisa o cartaz que Candy colocou no consultório. Santiago dá o troco. Candy fica furiosa ao ler o cartaz e volta ao consultório para pedir explicações. Manuel dá a Candy a notícia da morte de seu pai. Santiago vê Candy chorando e pergunta o que aconteceu. Laura entrega a Charly o endereço onde ele poderá encontrar seu pai, Manuel. Isabel comenta com Santiago o que Lúcia gostaria de ganhar de presente de aniversário. Apesar de tantos anos terem se passado e de estar casado com Alice, Patrício não consegue esquecer Candy. Pressionado por Alice, Patrício, finalmente, decide aceitar que os dois trabalhem juntos. Marisa pede a Santiago que a ajude a organizar a festa de aniversário de seu irmão, Raul.
Capítulo 06, 26 de abril de 2010 – Beto continua muito triste e diz à mãe que está com saudade do pai. Rosa diz a Vavá que sabe que seu avô morreu. Santiago propõe ao menino que faça alguma coisa para que Candy supere a morte do pai. Soledade assiste na televisão uma reportagem sobre Patrício e tenta localizá-lo. Candy critica o tio por ter contado ao menino sobre a morte de seu avô. Manuel nega ter feito tal comentário. Enquanto isso, no campo de futebol, Santiago, Vavá e os outros meninos da equipe preparam uma surpresa para Candy. Evangelina aconselha Lúcia a operar os seios. Soledade relembra a noite que esteve com Patrício. Raul pede a Santiago que defina sua situação com Marisa e marque a data do casamento. Santiago oferece a Manuel uma cirurgia plástica grátis se ele conseguir um encontro à sós com Candy. Lúcia pede ao tio, como presente de aniversário, uma cirurgia para colocar silicone nos seios. Como parte de seu plano para deixar Candy e Santiago à sós, Manuel propõe a Samuca e Tonho que se façam passar por ladrões. Santiago e Candy jantam à sós no restaurante quando os dois entram disfarçados. Antonio exige que o casal tire a roupa. Candy desce o vestido até a altura da cintura e, ao ver a pinta que ela tem no seio, Santiago percebe que Candy é a noiva que desistiu do casamento. Soledade localiza Patrício, mas ele se nega a ouvi-la. Candy relembra o dia de seu casamento com Patrício e diz que essa Candy já morreu.
Capítulo 07, 27 de abril de 2010 – Beto diz a Vavá que Jorge não volta porque não gosta mais dele. Santiago, no meio da rua, oferece flores a Candy. Ela não aceita e o acusa de viver procurando uma maneira de levá-la para a cama. Santiago insiste em acompanhá-la e, no meio de uma loja de roupas, ela arma o maior escândalo. Patrício recebe, via e-mail, informações sobre Andréa. Santiago se nega a falar com Candy sobre Paulina. Ele vai embora e Candy diz para si mesma que ele está em suas mãos. Lúcia agradece Evangelina por ter conseguido marcar uma consulta com o cirurgião. Em uma igreja, Alice consegue impedir que Patrício se aproxime da foto de Candy que está exposta no altar. Patrício critica a atitude de Alice e diz a ela que, apesar de durante sete anos ter tentado se convencer de que não foram os responsáveis pela morte de Candy, eles são sim os culpados. Revoltada, Alice dá uma bofetada em Patrício. Marisa reclama por Santiago se dedicar mais à clínica do que a ela. Soledade diz a Patrício que ele é o pai de Beto. O cirurgião plástico diz a Lúcia quanto vai lhe custar o implante de silicone nos seios. Em uma biblioteca, Santiago encontra, em um recorte de jornal, o escândalo do casamento de Candy. Santiago e ami-gos festejam o aniversário de Raul. Santiago dá dinheiro a Donato para que se passe por ele. Marisa entra no quarto de Santiago e, pensando que é o namorado que está na cama, decide se deitar a seu lado. Patrício não acredita em Soledade. No restaurante, Santiago diz a Candy qual é o preço de seu silêncio. Donato e Marisa gritam ao verem-se lado a lado na cama. Isabel, furiosa, expulsa Donato por ter ousado ir para a cama com a noiva de seu filho. Charles volta a pedir a Laura que fale sobre seu pai, mas ela se nega.
Capítulo 08, 28 de abril de 2010 – Candy, chorando, confessa para o tio que se sente muito sozinha. Patrício pede a Alice que não o infernize, depois pega uma revista de futebol e relembra quando ele e Candy iam ao estádio para assistir partidas de seus times. Marisa se nega a atender o celular ao ver que é Santiago quem está ligando. Eduardo aconselha Santiago a não se vingar de Marisa por causa do abandono de Paulina. Isabel entra no consultório do filho e o critica por ter entregue sua noiva ao mordomo. Patrício confessa a Sérgio que não ama Alice e diz que se casou com a caricatura de Candy. Tonho e Samuca imploram pelo perdão de Candy, mas ela demonstra sua indignação jogando a torta na cara deles. Marisa vê em uma bola de cristal que Santiago só está com ela porque se sente bem a seu lado. Santiago critica Candy por pensar que ele só tem a intenção de levá-la para a cama e a convida para sair.
Patrício diz a Soledade que quer fazer um teste de DNA. Santiago abre o capô de seu carro e acidentalmente atinge Candy, que cai desmaiada. Charles chega ao restaurante e pergunta por Manuel. Candy reage no exato momento em que Santiago se prepara para fazer respiração boca a boca. Manuel diz a Charles que é seu pai. Santiago tenta examinar Candy, mas leva uma bofetada. Santiago reclama e ela o acusa de tentar despi-la e beijá-la. Soledade promove o encontro entre Beto e Patrício. Santiago consegue fazer com que Candy o beije e ele admite ter gostado. Vavá ausculta o coração de Charles e conclui que é uma boa pessoa, depois ouve as batidas de Santiago e tem a mesma sensação. Santiago se recusa a sair com Marisa para ficar com sua filha. Manuel pede a Candy que o ensine a ser homem. Santiago relembra os momentos que passou com Candy e admite que está apaixonado. Por telefone, ele fala com Paulina e pede a ela que se preocupe um pouco com a filha. Diante da negativa de Paulina, Santiago decide escrever uma carta para Rosa como se fosse sua mãe. Depois de falar com Marisa pelo celular, Santiago deixa o telefone ligado. Marisa ouve quando Santiago comenta com Eduardo que está disposto a terminar seu relacionamento com ela.
Capítulo 09, 29 de abril de 2010 – Santiago observa Vavá jogando e o menino diz que gostaria de ter um pai como ele. Santiago diz que também gostaria de ter um filho como ele e pede que guarde segredo. Candy observa os dois e sai sem ser vista. Depois, Vavá se nega a contar seu segredo para a mãe. Lúcia diz a Sebastião que vai ganhar dinheiro e em seu aniversário pretende fazer uma viagem. Sheila mostra a Eduardo um isqueiro e afirma que ele a engana. Eduardo nega e diz que o isqueiro é de Santiago. Marisa espera por Santiago em seu apartamento. Patrício visita padre Alonso. Marisa, irritada, reclama por Santiago deixá-la para ir à clínica. Alice agradece Artur e Margarida por atenderem seu pedido e conversarem com Patrício. Raul marca uma reunião com Candy. Artur se irrita quando Patrício se nega a falar com ele e passa mal. No escritório, Santiago volta assediar Candy. Ela o despreza, volta a dizer que não acredita em suas boas intenções e pede que se afaste dela e de seu filho. No hospital, o médico fala com Patrício, Margarida e Alice sobre o estado de saúde de Artur. Santiago lê para Rosa a carta que escreveu em nome de Paulina. Candy aconselha o tio a abrir o jogo com o filho. Santiago vai até o restaurante e, ao ver Candy dançar, pede a ela que cante e dance para ele. Como sempre, Candy reage mal ao assédio de Santiago e joga uma bandeja em sua cabeça. Candy vai buscar o filho na escola e Vavá lhe apresenta Rosa. Patrício diz a Alice que fez teste de DNA.
Capítulo 10, 30 de abril de 2010 – Tina diz a Donato que para ela está morto, porque ele roubou a noiva de Santiago. Isabel ouve quando a neta, Lúcia, diz para Evangelina para que quer o dinheiro que pediu emprestado. No colégio, Vavá e Rosa dizem a Candy e Santiago que vão se passar por pais dos dois. Santiago propõe que formem uma família, Candy não aceita e as crianças apoiam Santiago. Marisa ouve Candy dizer ao filho que não quer formar uma família com Santiago, questiona o namorado e ele nega. Marisa se apresenta na escola e diz para a professora que vai participar ao lado de Rosa. Candy informa de quem se trata. Santiago ajuda Vavá a ganhar o concurso e na comemoração abraça Candy. Marisa se aproxima e os separa. Na editora, Raul, ao ver Candy, pensa estar vendo Angela. Patrício vai até o campo de futebol para ver Beto. Candy o vê e se esconde na lixeira. Isabel lê o diário da neta e descobre o nome do cirurgião que vai operá-la. Candy pede a Santiago que assuma a equipe porque não quer que seu marido a veja. Desesperada com a presença de Patrício na cidade, Candy diz a Santiago que vai mudar da cidade com o filho para que o ex-marido não os encontre. Depois, ela comenta com o tio quais são seus planos e Manuel pede um tempo para investigar o caso.
Capítulo 11, 03 de maio de 2010 – No consultório, o Dr. Uchoa atende uma ligação de Lúcia. Santiago ouve a conversa e critica o colega por aceitar operá-la. O médico se desculpa e Santiago pede sua ajuda para dar uma lição na sobrinha. Emiliano esculpe em madeira a imagem de Candy. Soledade confidencia a Candy quem é o pai de seu filho, Beto, e deixa a amiga desconcertada ao contar detalhes de seu relacionamento. Com a ajuda do Dr. Uchoa, Santiago entra no consultório e deixa Lúcia assustada com seus comentários. Charles não permite que o pai o beije e abrace. Manú tenta explicar que o carinho faz parte da relação entre pai e filho. Candy comenta com o tio que Patrício visitou Soledade. Patrício discute com Artur, que tenta convencê-lo de que é preciso saber perdoar, mas ele se nega a pedir perdão ao pai. Santiago diz a Candy que não deve haver mentiras entre eles. Candy pede que ele fale sobre Paulina.
Charles se nega a aceitar dinheiro do pai. Manuel diz ao filho onde pode encontrar trabalho. Ele fica feliz e agradece abraçando o pai pela primeira vez. Candy conta sua história para Santiago e fala sobre a grande desilusão que sofreu com Patrício. Ele a apoia e os dois se abraçam. Na editora, Raul propõe à irmã, Marisa, que seja a responsável pela coluna “As tontas não vão ao céu”. Candy fala com Santiago sobre o motivo que os impede de ficarem juntos. Marisa comunica a Candy que é a responsável por sua coluna e avisa que não gostou do que leu. Indignada, Candy decide deixar a editora. Alice diz a Patrício que jogou no lixo a imagem de Candy talhada em madeira. Raul consegue contornar a situação e Candy desiste da ideia de deixar a editora. Charles perde o emprego por causa de Lúcia. Raul confessa a Santiago que se sente culpado pelo aborto sofrido por Marisa quando ainda era uma adolescente. Charles se declara para Lúcia, mas ela não acredita na sinceridade do rapaz. Raul diz a Santiago que prometeu não deixar Marisa sozinha por isso, como amigo, o aconselha a não enganá-la e, como irmão, exige que se case com ela o quanto antes.
Capítulo 12, 04 de maio de 2010 – Santiago deixa claro para Raul que a decisão de casar-se cabe apenas a ele e Marisa. Alice procura no lixo a escultura de Candy. Por telefone, Santiago diz a Paulina que Rosa sente muita falta dela. Paulina promete escrever para a filha. Santiago cria endereços eletrônicos para Rosa e Paulina. Tina, entusiasmada, confidencia para Donato que Santiago está apaixonado por ela. Candy fala com Santiago sobre sua mágoa por não poder ter estado ao lado do pai em seu leito de morte. Santiago sugere que Candy leve flores ao túmulo do pai, freta um jatinho e a acompanha até a capital. No cemitério, Candy encontra a mãe, e Gregória leva um susto ao ver a filha. Depois do impacto, Gregória se revolta, critica Candy pela mentira, a culpa pela morte de Clemente e diz que para ela continua morta. Patrício pega o resultado do exame de DNA e procura Soledade para dizer que é o pai biológico de Beto. Marisa conta para Raul que Santiago a engana com Candy e pede que ele demita sua rival. Candy volta a procurar a mãe e consegue se reconciliar com Gregória. Antes de sair, ela diz à mãe onde pode encontrá-la e pede que não comente com ninguém sobre sua existência. Soledade conta a Candy que Patrício confirmou a paternidade de Beto. Candy pede a Soledade que não comente com ninguém que são amigas.
Capítulo 13, 05 de maio de 2010 – Marisa comunica a Isabel que fará uma festa para anunciar seu noivado com Santiago. Enquanto isso, Vavá e Rosa chegam à conclusão que estão apaixonados e decidem ser namorados. Rosa mostra ao pai e à avó uma carta supostamente escrita por sua mãe, Paulina, que afirma gostar muito dela. Santiago comenta com Candy o que Rosa lhe disse em tom de confissão. Soledade entrega a Patrício a certidão de nascimento de Beto. Alice os observa à distância. Em um bar, Jaime e Isabel se conhecem. Candy se nega a alugar as salas para Santiago, explica que pretende montar uma clínica para mulheres e declara guerra contra ele. Alice entra na casa de Soledade e a questiona sobre a visita de Patrício. Soledade afirma que conhece Artur e que Patrício foi entregar-lhe alguns documentos em nome do pai. Marisa conta para Santiago que Candy trabalha na editora. Em uma loja de roupas, Marisa entra no provador com Santiago. Lulú e Candy entram na loja conversando. Marisa reconhece a voz e espia. Santiago a vê e segura Marisa. Alice discute com a mãe e pergunta por que insiste em afirmar que Patrício não é seu marido. Santiago vê Candy em um táxi e tenta parar o veículo. Candy, preocupada, comenta com o tio que tem medo que Patrício a encontre e a afaste de seu filho.
Capítulo 14, 06 de maio de 2010 – Patrício critica Alice por tê-lo seguido e afirma que o menino que ela viu é seu filho. Alice não acredita e desconfia que o menino é filho de Artur. Marisa desconfia da honra de Candy. Candy convida Marisa para uma conversa. No restaurante, Candy e Marisa se unem a Raul. Candy fala sobre o projeto que tem em mente. Raul aconselha a irmã a se unir a Candy. Candy questiona o comportamento de Charles e ele admite que não tolera os gays. Raul explica para Marisa os motivos pelos quais lhe convém se associar a Candy e confessa que está interessado nela. Lúcia, acompanhada por Evangelina, encontra Charles em um centro comercial usando uma fantasia de galinha para trabalhar. Candy critica Marisa por ter se submetido a cirurgia plástica por se tratar de uma mudança artificial. Rosa, feliz, mostra para o pai uma mensagem, supostamente enviada por sua mãe. Depois de ler o e-mail, permite que ela responda a mensagem. Isabel convida Jaime para participar de uma festa organizada por Lúcia sobre os anos 60. Marisa diz a Santiago que vai alugar as salas comerciais e conta que ela e Candy são sócias. Santiago critica Marisa por se associar à sua inimiga e tenta chantageá-la emocionalmente para que desista do negócio. Artur fala com Patrício sobre seu desejo de conhecer o neto. Candy sugere ao tio que arrume uma namorada para que seu filho pare de fazer perguntas. Candy pede a Marisa que convide a imprensa para a inauguração e diz que Santiago fará parte da campanha promocional.
Capítulo 15, 07 de maio de 2010 – Manuel pede a Tonho e Samuca que lhe consigam uma namorada e deixa os dois em dúvida sobre sua masculinidade. Margarida fica feliz quando Artur conta que o menino que Alice viu é neto deles. Santiago diz a Sheila que não poderá operá-la e promete falar com Eduardo para que aceite seu caso. Samuca leva várias mulheres para Manuel. Samuca dá dinheiro a elas para que o acariciem e Charles fica feliz ao vê-lo. Candy faz uma aposta com Santiago e promete se despir se ele a ajudar na promoção da nova clínica. Diante da imprensa, Candy, Marisa e acompanhantes abrem seus casacos na frente de Santiago, vestidas em trajes sumários. Ele analisa e fala sobre a necessidade de uma cirurgia estética. Candy pede a Santiago que pague a aposta. Soledade mostra a Candy uma foto da esposa de Patrício e ela descobre que Alice se casou com ele. Santiago escreve um e-mail de Paulina para Rosa. Manuel encontra Candy chorando e ela conta para o tio que Alice e Patrício estão casados. Candy, usando um pseudônimo, escreve para Patrício. Rosa fica triste ao ler o suposto e-mail de sua mãe onde ela diz que não poderá vir vê-la. Santiago, para pagar a posta, decide despir-se. Manuel sai e Candy decide entrar na casa. Vavá e Beto jogam com Patrício. Este lê o e-mail que Candy escreveu sob pseudônimo e presenteia os meninos com um par de chinelos do time favorito de cada um deles. Na casa de Manuel, Patrício pega a foto de Candy e Vavá diz que ela é sua mãe. Rosa ganha um cachorrinho do pai e diz que vai se chamar Maripa, por Marisa e Paulina, suas duas mães. Manuel diz a Patrício que Vavá é órfão e que ele o adotou.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 16 a 30 de As Tontas Não Vão Ao Céu!