Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 211 a 220 da novela “Caminhos do Coração”, exibida pela Record em 2007/2008.
Capítulo 211, 29 de abril de 2008 – Perpétua encontra Demétrio e Ísis com Vavá e Pachola. Ela fica aliviada, mas se assusta ao saber que Pachola também é um homem-lobo. Cassandra ameaça matar Júlia, caso algo de ruim aconteça com Janete e Lucas. Amália liga para Gór e conta que Cassandra marcou uma reunião para desmascarar seu plano. Gór se irrita e arma um plano contra Cassandra. Eric, Fernando, Taveira e Dino caminham pela mata, quando vêem uma cobra congelada. Eric sente o cheiro e avisa que é Juanita. Ele e Fernando jogam água na cobra, que começa a se mexer e se transforma em Juanita. Eric entrega um cobertor para Juanita e ela avisa ter sido atacada pelo Homem-Gelo. Eles são surpreendidos pela chegada de Vlado, Fúria, Golias e Leão, que os cercam. Eric, Juanita, Dino e Taveira sacam suas armas. Cassandra liga para Mauro e conta que Lucas e Janete foram para ilha. Ela diz para Mauro voltar para casa, mas ele se recusa e fica preocupado com os netos. Capeletti encontra Marcelo no meio da mata e diz ter ordens para levá-lo de volta ao laboratório. Marcelo se recusa a ir com Capeletti e os dois lutam.
Capeletti saca a arma, mas Marcelo acerta uma pedra na cabeça dele e sai correndo. Capeletti atira na direção de Marcelo. Janete tem uma visão e avisa que os mutantes do mal estão se juntando na ilha para atacar os do bem. Taveira propõe uma aliança entre os mutantes do mal e diz para eles se unirem contra a Liga do Bem. Golias, Leão, Vlado e Fúria aceitam a proposta e se unem à Liga Bandida. Maria, Beto, Noé, Toni, Cléo, Lucas, Janete, Aquiles e Guiga dão as mãos e se concentram para vencer o mal. Esmeralda avisa que nunca irá abandonar Ernesto e os dois se abraçam emocionados. Tati dá de cara com o sapo-bufo gigante, que cospe uma gosma em sua direção. Tati reage rápido e consegue fazer a gosma parar no ar. Cris e Iara fogem de Velociraptor, que se aproxima cada vez mais deles. Iara olha para trás, tropeça e cai. Cris pára para acudir Iara, quando o dinossauro chega por ali. Iara começa a cantar e consegue hipnotizar Velociraptor. Cris faz surgir uma bola de fogo e joga na direção do dinossauro, que foge. Teófilo sai para pescar e Eugênio aproveita para fazer uma visita à Ágata. Mauro olha seu laptop e Simone se aproxima dele. Mauro fecha o computador rapidamente e ela reage surpresa. Simone pede para checar seus e-mails, mas Mauro avisa que não pode emprestar o laptop e volta a digitar. Capeletti atira Marcelo, que cai no chão.
Capítulo 212, 30 de abril de 2008 – Gór, Meduso e Meta-César chegam para a reunião na Progênese. Paola vai à mansão e Batista avisa que não tem ninguém em casa. Ela diz que só quer tomar uma água e ele sai para cozinha. Capeletti se aproxima de Marcelo e o cutuca para ver se ele está vivo ou morto. Marcelo agarra os pés de Capeletti e o derruba. Os dois rolam pelo chão e tentam pegar a arma, que dispara. Pachola, Vavá, Perpétua, Ísis e Demétrio andam por uma trilha, quando se deparam com o Homem-Gelo. Vavá rosna e o Homem-Gelo aponta o dedo para ele, mas Pachola se joga na frente e fica congelado. Homem-Gelo aponta para Demétrio, que sobe numa árvore. Ísis fica invisível e o Homem-Gelo vai para cima de Vavá, mas Perpétua o protege. Homem-Gelo lança gelo em Perpétua, que revida com raios elétricos. Tati se afasta do sapo-bufo e sai correndo. Ela olha para trás e vê Velociraptor vindo em sua direção. Tati se esconde e o dinossauro se aproxima. Gór, Meta-César e Meduso entram na sala da presidência e Cassandra encara Meta-César. Danilo e Lúcia chegam e Meta-César olha para ela com cara de sedutor. Lúcia fica desconfortável, enquanto Cassandra observa o jeito de Meta-César.
Cassandra faz várias perguntas a Meta-César e o manda confessar que é Metamorfo. Capeletti fica ferido na altura do abdômen e diz que precisa de ajuda. Marcelo pergunta a Capeletti como pode salvá-lo. Capeletti avisa que precisa de sangue e tenta morder Marcelo, mas ele se afasta e o deixa no chão. Capeletti fica fraco e avisa que precisa contar algo importante para Marcelo antes de morrer. Ele não consegue terminar a frase e Marcelo se desespera. Eugênio e Ágata se beijam. Ela leva um susto e avisa que Teófilo está chegando. Eugênio se esconde e Teófilo entra. Ágata fica com uma cara assustada e Teófilo pergunta o que ela está escondendo. Ângela diz que irá voar para procurar Tati. A menina sai correndo com as asas abertas e voa. A Liga Bandida se apronta e sai para a batalha contra a Liga do Bem. Tati foge de Velociraptor. Ela levita e o dinossauro fica tentando alcançá-la. Hélio passa mal, quando vê garras crescerem em suas mãos. Ele fica aterrorizado e se transforma em um homem-leão. Ernesto diz que irá colocar Taveira e Dino atrás das grades. Vavá, Demétrio e Ísis jogam pedras e galhos no Homem-Gelo, que se enfurece e foge. Os três tentam descongelar Pachola, mas não conseguem. Amália conta para Rodrigo que está sendo pressionada por Cassandra, que está desconfiada de que ela esteja traindo os verdadeiros donos da Progênese. Rodrigo pergunta se é verdade e Amália fica na saia justa. Batista coloca a mão em Paola e avisa que ela está gelada. Paola abraça Batista e começa a virar cobra.
Capítulo 213, 1 de maio de 2008 – Batista tenta beijar Paola, mas ela desvia e se enrosca por trás dele. Ela o aperta cada vez mais e Batista começa a se assustar. Paola se transforma em cobra e fica enroscada no pescoço de Batista. Janete tem uma visão e avisa que a batalha entre o a Liga do Bem e os mutantes do mal será terrível. Ela desmaia e todos ficam assustados. Júlia puxa pela coleira um grande cachorro e diz que ele terá a oportunidade de experimentar sua maior criação. A médica lhe dá algumas gostas do soro da juventude e ele vira um filhote. Marcelo caminha perdido, sem saber para onde ir, quando começa a sentir frio. Ele dá de cara com Homem-Gelo, que aponta o dedo para ele e solta um raio congelante. Marcelo consegue desviar a tempo e diz que o homem não irá conseguir congelá-lo. Tati levanta as mãos e joga uma rajada de areia em Velociraptor, que vai embora. Ela sente medo e procura da Liga do Bem. Simone desconfia que Mauro esteja guardando algum segredo no laptop. Batista tenta tirar a cobra do seu pescoço. Regina o ajuda. Os dois conseguem jogar a cobra longe. A cobra se transforma em Paola. Batista e Regina saem correndo para chamar os seguranças. Paola se veste rapidamente e foge.
A Liga do Bem escuta o barulho de pessoas se aproximando e se esconde no depósito. A Liga Bandida entra no local. Cassandra diz que irá provar que César na verdade é Metamorfo. Iara e Cris se beijam e a sereia leva um susto ao abrir os olhos e dar de cara com Ariadne, a Mulher-Aranha. Teófilo vai para dentro de casa e Ágata finge que vai estudar. Ela se aproxima de onde Eugênio está escondido e diz para ele ir embora. Teófilo os flagra e grita o nome da filha. Taveira procura Maria dentro do depósito e ela aparece por trás dele. Taveira atira em Maria, que desvia e lhe dá um chute. Ele larga a arma e os dois lutam. Maria dá uma seqüência de golpes em Taveira. Eric encontra Beto e os dois apontam as armas um para o outro. Beto se joga atrás do móvel e Eric atira. Beto tenta atirar, mas sua arma falha e Eric coloca a arma na cabeça dele.
Beto joga a arma de Eric longe e o derruba no chão. Golias tenta acertar Noé, que atira várias vezes no gigante. Golias se defende e parte para cima de Noé. Juanita tenta atacar Cléo, mas ela se defende com agilidade. Ela dá uma rasteira em Cléo, que cai no chão. Juanita se enrosca em Cléo e a sufoca. Dino atira em Toni, mas ele desvia com super-agilidade e dá um chute na arma. Os dois lutam e Dino avança em Toni, tentando mordê-lo. Leão parte para cima de Guiga e crava suas garras no peito dele. Guiga tenta se defender, mas Leão é mais forte e finca as garras em sua barriga. Guiga tenta resistir, mas começa a enfraquecer. Fernando encontra Aquiles e o segura com força. Ele aperta Aquiles, que tenta se soltar, mas não consegue. Fúria acha Lucas, que aponta a arma para ela. Fúria dá patada na arma e tenta atacar Lucas. Vlado olha para um canto e vê Janete. O vampiro vai para cima dela, que tenta fugir, mas fica acuada contra a parede. Vlado abre a boca e se prepara para mordê-la.
Capítulo 214, 2 de maio de 2008 – Cassandra mostra os extratos bancários da Progênese para os participantes da reunião e todos ficam perplexos ao descobrir que Gór, Metamorfo e Meduso estão roubando a empresa. Gór tenta hipnotizá-los, mas todos desviam o olhar. Gór manda Meduso fazer algo e o mutante ameaça matar alguém. Todos ficam paralisados com medo. Júlia comemora o sucesso de sua experiência com o soro da juventude. Vavá se desespera por Pachola estar congelado e chora abraçado ao pai. Sua lágrima cai no rosto de Pachola e descongela o local. A Mulher-Aranha se aproxima de Cris e Iara e a sereia canta para tentar espantá-la. Cris cria um escudo de energia para manter a Mulher-Aranha longe. Maria dá socos e pontapés em Taveira, que foge. Maria ajuda Aquiles, mas ele cai no chão desacordado. Fernando tenta golpear Maria, que luta com ele. Ela golpeia Fernando. Teófilo ameaça agredir Eugênio, mas Ágata tenta acalmar o pai. Eugênio foge e Teófilo grita para ele nunca mais voltar. Teófilo avisa que Ágata ficará de castigo. Mauro checa seus e-mails e Simone fica desconfiada.
Tati ouve o rugido de Velociraptor e corre pela mata. Ela se esconde e o dinossauro procura por ela. Tati provoca uma grande ventania e Velociraptor vai embora. Amália avisa que jamais trairia a confiança da família Mayer e diz que não admite que Rodrigo desconfie dela. Rodrigo e Amália entram na sala de reunião e vêem a confusão. Meduso diz que irá acabar com todo mundo e Rodrigo pede para Gór mandá-lo parar. Rodrigo avisa que garante o silêncio dos sócios da Progênese e todos concordam em ficar calado sobre a farsa da vacina. Ângela voa e fica indecisa se vai até a ilha ou não. Eric domina Beto e começa a sufocá-lo. Beto pega uma arma no chão e dá um tiro em Eric, que se apavora e o solta. Eric sai correndo e Beto corre para ajudar Cléo, que desmaia. Juanita é rápida e dá uma picada no braço de Beto. Juanita chama Fernando e os dois fogem. Maria olha para Beto e ele desmaia. Guiga vê sua arma no chão e tenta pegá-la, mas é atacado por Leão. Hélio encontra Tati e a menina percebe que ele está estranho. Hélio conta que foi mordido por Leão e manda Tati fugir.
Demétrio e Ísis jogam a água de coco em Pachola, que cai duro após o gelo derreter. Vavá se desespera e cai em cima do corpo de Pachola, pensando que ele morreu. Golias agarra Noé e se prepara para mordê-lo. Noé avisa que quase todos da Liga Bandida fugiram. Golias fica receoso e foge. Guiga aponta a arma para Leão, que fica nervoso e vai para cima dele. Guiga atira em Leão, que foge. Vlado começa a morder Janete e Lucas tenta se soltar de Fúria, mas ela lhe dá uma patada e ele desmaia. Fúria morde Lucas. Janete empurra Vlado e fica com olhos roxos. Vlado cai e vê que está em minoria. Vlado chama Fúria e eles saem correndo. Janete olha para Lucas, mas cai desmaiada. Hélio começa a se transformar em homem-leão e Tati implora para Hélio ajudá-la a encontrar Marcelo. Hélio conta que Marcelo morreu. Tati grita, desesperada, e faz a floresta toda tremer. Homem-Gelo dispara rajadas de gelo na direção de Marcelo, que consegue escapar. Os dois sentem o chão tremer e vêem plantas e árvores balançarem. Homem-Gelo se assusta e foge. Marcelo tenta se proteger e o tremor fica mais intenso.
Capítulo 215, 3 de maio de 2008 – Perpétua testa os sinais vitais de Pachola e avisa que ele não está respirando. Vavá pede para ela dar um choque em Pachola e ela lança raios elétricos próximos ao coração dele. Pachola continua sem respirar e Perpétua insiste mais uma vez. Hélio tenta acalmar Tati, mas ela fica aos prantos por causa do pai. Hélio vira homem-leão e fica com vontade de atacar Tati, mas se controla. Ele manda Tati fugir e avisa que não quer lhe fazer mal. Marcelo ouve o grito de Tati de longe e sente uma angústia. Ele dá de cara com Fernando e Juanita, que mostram a língua de cobra. Maria observa os amigos feridos dentro do depósito e se desespera. Toni corre para socorrer Janete. Aquiles se regenera e acorda. Maria diz para Aquiles acudir Noé, enquanto ela socorre Beto. Maria avisa que Guiga está muito mal e não sabe se ele irá resistir. A Mulher-Aranha ameaça atacar Cris e Iara. Cris cria um escudo de energia em volta dele e de Iara, enquanto Ariadne os cerca. Eugênio monta um rádio para tentar falar com Guiga no barco, mas não consegue fazer nenhum contato.
Fernando e Juanita cercam Marcelo, que se afasta. Noé e Maria tentam fazer o sangramento de Guiga parar e ele chora muito. Maria corre para socorrer Beto, que continua desacordado e ferido. Cléo desperta e percebe que Noé não está bem. Ela examina suas feridas e ajuda a limpar. Janete acorda e Toni a enche de beijos. Ela sente a mordida de Vlado em seu pescoço e fica com medo de virar vampira. Janete vai até Lucas, que está desmaiado e muito ferido. Perpétua, Ísis e Demétrio consolam Vavá, que fica arrasado por achar que Pachola morreu. O menino implora para Perpétua dar mais um choque em Pachola. Perpétua dá um choque máximo em Pachola, que finalmente acorda. Vavá abraça o pai. Ernesto fica deprimido e Esmeralda tenta consolá-lo. Aquiles limpa os ferimentos de Guiga, que desmaia. Maria cuida de Beto, que conta que foi picado por Juanita e se desespera com a possibilidade de virar um homem-cobra. Batista liga para Célia e conta que foi atacado por Paola. A Liga do Bem decide voltar para o barco, para levar Guiga, Lucas, Janete e Beto até Clara. Beto e Janete começam a sentir os sintomas da transformação e se apavoram. Beto avisa não estar se sentindo bem e fica com língua de cobra.
Capítulo 216, 5 de maio de 2008 – Janete começa a se transformar em vampira e Lucas avisa estar virando um mutante-leão. Beto, Janete e Lucas prometem se controlar e saem do depósito junto com Toni, Aquiles, Cléo e Maria, que ajudam Guiga. Fernando diz para Marcelo que ele roubou sua mulher e avisa que irá acabar com ele. Marcelo fica confuso e pergunta qual o nome da tal mulher, mas Fernando e Juanita o agarram e abraçam Marcelo com força. Tati grita e tem uma crise nervosa de choro. Hélio avisa que não está conseguindo mais se controlar e avança em cima de Tati para atacá-la. Tati se assusta e faz um gesto com a mão. Hélio levita. Ele implora para Tati parar, mas a menina se revolta com a morte do pai. Júlia diz que irá enganar a todos e dará a volta por cima. Ariadne vira uma aranha gigante e tenta atacar Cris e Iara, que estão protegidos por um campo de força. Cris se concentra e faz um fogo aparecer na frente da aranha, que se assusta. Ariadne avisa que não irá desistir de devorar Cris e vai embora.
Hélio pede perdão a Tati e ela percebe o mal que está fazendo. Hélio manda Tati ficar longe e ela foge. Vlado e Fúria encontram Leão ferido. Fúria diz que irá cuidar dele e Vlado fica com ciúmes. Marcelo dá um golpe em Fernando, que cai tonto. Juanita vira cobra e se enrosca em Marcelo, que faz força e a joga para longe. Fernando e Juanita ameaçam atacar Marcelo novamente, mas ele foge e os irmãos vão atrás dele. Clara sente que Ângela está voando em direção à ilha e todos ficam apreensivos. Taveira e Dino entram no depósito, mas não encontram ninguém da Liga do Bem. Eles decidem avisar para Eric e quando saem, dão de cara com Marcelo. Taveira e Dino ameaçam Marcelo, que tenta fugir, mas dá de cara com Fernando e Juanita. Marcelo se vê cercado pelo casal de cobras e pelos vampiros e se desespera sem ter para onde fugir. Rodrigo se esconde para espionar se César é ele mesmo ou se é Metamorfo. Gór avisa que irá se vingar de Cassandra e manda Metamorfo se transformar em Lucas. Meta-Lucas liga para Cassandra e finge ter voltado da ilha. Ele pede desculpas à mãe e avisa que irá passar em casa para vê-la. Júlia sente um frio dentro do laboratório e se surpreende com a chegada do Homem-Gelo. A médica pergunta o que ele quer e Homem-Gelo avança contra ela.
Capítulo 217, 6 de maio de 2008 – O Homem-Gelo avisa que irá se vingar de Júlia e lança um raio de gelo na direção dela. Júlia desvia, mas o raio congela o cachorrinho Cérbero e ela se desespera. Rodrigo e Amália vêem Meta-Lucas e descobrem a farsa de Metamorfo. Gór sente o cheiro de algo e diz para Meduso que eles têm companhia. Ela encontra Amália e Rodrigo escondidos e os dois ficam apavorados. Paola, transformada em cobra, rasteja pela sala da mansão. Irma e Aristóteles não percebem. Os dois discutem e sobem as escadas, enquanto a cobra fica solta. Amália e Rodrigo tentam disfarçar e ir embora, mas Gór não deixa e diz para Meduso que eles precisam dar um corretivo neles. Mauro e Simone saem para uma degustação no restaurante de Célia. Carvalho e Helga também vão juntos e rola um clima entre eles. Taveira, Dino, Fernando e Juanita avançam na direção de Marcelo. Júlia atira a pistola de dardo tranquilizante contra o Homem-Gelo, mas nada acontece. Homem-Gelo a ameaça, enquanto Júlia tenta encontrar algo para se defender. Ele lança raio de gelo contra Júlia, que desvia e vê uma mangueira de incêndio. A médica se aproxima da mangueira, discretamente e abre a torneira. Homem-Gelo se prepara para lançar mais um raio de gelo, quando Júlia direciona a mangueira contra ele e a liga. Homem-Gelo se apavora e sai correndo, mas avisa que voltará para se vingar.
Ágata chora por não ter notícias de Aquiles e Teófilo abraça a filha. A Liga do Bem consegue chegar à casa de Guiga. Maria diz que precisa da ajuda de Clara e Janete se desespera. Eugênio pergunta o que está acontecendo e Janete mostra os dentes e seus olhos vermelhos. Clara, Eugênio e Érica reagem com medo e Lucas mostra seus dentes de Leão. Lúcia e Danilo conversam na sala, enquanto a cobra rasteja. Lúcia sente-se mal e seu bebê começa a chutar sua barriga. Danilo se apavora e eles ficam com medo do bebê ser um mutante. Taveira, Dino, Fernando e Juanita atacam Marcelo, que golpeia um por um. Taveira e Dino caem no chão, mas Fernando e Juanita se recuperam rápido e abraçam Marcelo com força. Marcelo tenta se soltar e dá um golpe em Fernando, que sente dor e o solta. Juanita aperta Marcelo e se transforma em cobra. Ela se enrosca no pescoço dele, enquanto Taveira, Dino e Fernando se aproximam. Clara diz que irá precisar da ajuda de todos.
Maria segura Janete, enquanto Noé e Aquiles seguram Lucas. Janete tenta avançar contra Maria, que consegue prendê-la, e Lucas tentar morder Noé, que tira o braço. Clara coloca as mãos em Janete e a cura e depois cura Lucas. Gór e Rodrigo hipnotizam Meduso ao mesmo tempo e ele fica paralisado. Amália aproveita para fugir. Gór e Rodrigo se encaram e acabam se beijando. Meta-Lucas chega em casa e engana Cassandra. Meta-Lucas se transforma em Metamorfo e Cassandra se apavora. Marcelo ameaça matar Juanita-cobra, caso eles não o deixem ir embora. Golias aparece por trás de Marcelo, sem ser visto por ele e o agarra. O gigante se prepara para mordê-lo, mas Marcelo joga a cobra em cima de Golias, que se assusta e o solta. Marcelo tenta fugir, mas Taveira, Dino e Fernando bloqueiam sua saída. Golias e Juanita cercam Marcelo do outro lado e todos avançam contra ele.
Capítulo 218, 7 de maio de 2008 – Marcelo luta com Taveira, Dino, Fernando, Golias e Juanita e golpeia um por um. Ele sente dor e se refugia num canto, enquanto os cinco aproveitam para cercá-lo. Lúcia sai para cozinha e Paola aparece de repente na frente de Danilo, que leva um susto. Danilo grita e Paola tapa sua boca. Clara passa a mão pelo corpo de Guiga, mas ele não reage. A Liga do Bem faz uma corrente e uma luz invade a sala. Clara põe a mão no pai e ele abre os olhos. Beto se transforma em cobra, sem que ninguém o veja. Aquiles percebe que uma cobra está enroscada em sua perna e grita. Metamorfo se transforma em Cassandra e ela aponta uma arma para ele. Metamorfo fica invisível e Cassandra atira. O mutante a segura por trás e Cassandra tenta lutar contra ele. Metamorfo se torna visível e tira a arma da mão de Cassandra, que se apavora. Ele ameaça atirar e manda Cassandra ficar quieta, quando de repente lhe dá um beijo. Gór se afasta de Rodrigo e avisa que está namorando Metamorfo. Rodrigo diz que é melhor eles se aliarem. Marcelo desmaia e quando os mutantes do mal vão atacá-lo, chegam Perpétua, Vavá, Pachola, Demétrio e Ísis. A Liga Bandida os encara. Júlia descongela o cachorro Cérbero.
Maria e Noé tentam socorrer Aquiles e ele avisa que a cobra está lhe apertando cada vez mais. Clara coloca a mão sobre a cobra e cura Beto, que volta a sua forma humana. Guiga pergunta por Ângela e Tati. Érica, Eugênio e Clara se entreolham sem saber o que dizer. Dino avança em Demétrio, que pula de um lado para o outro como um macaco. Dino avança novamente e consegue puxar Demétrio pelo rabo, mas ele escapa. Demétrio segura Dino, tentando evitar sua mordida. Juanita abraça Perpétua e a aperta com força. Perpétua lança raios nas pernas de Juanita, que a solta. Golias levanta o porrete para bater em Pachola, que desvia e derruba o gigante no chão. Taveira ameaça Ísis e ela fica invisível. Ela tenta passar ao lado de Taveira, que sente a presença dela e a agarra. Taveira arrasta Ísis para a porta e os dois saem. Fernando corre atrás de Vavá e o menino aproveita uma oportunidade para dar uma rasteira nele. Vavá bate com uma vassoura na cabeça de Fernando, que apanha. Clara avisa que Tati e Ângela foram para ilha e a Liga do Bem decide voltar ao local para resgatá-las. Paola dá um abraço forte em Danilo. Lúcia e Regina chegam na hora. Danilo pede socorro e as duas seguram Paola, que larga Danilo e empurra Lúcia.
Regina e Paola brigam, enquanto Lúcia e Danilo tentam defendê-la. Todos cercam Paola. Metamorfo amordaça Cassandra e ouve a campainha. Ele se transforma em Meta-Cassandra e abre a porta para Amália. Meta-Cassandra se transforma em Metamorfo e Amália se apavora. Dino avança no pescoço de Demétrio, mas bem na hora ele dá uma mordida no vampiro e se afasta. Dino fica furioso e impede que Demétrio vá embora. O mutante-macaco lhe dá um golpe e Dino foge assustado. Juanita abraça Perpétua novamente e a mulher-elétrica lança uma descarga elétrica contra ela. Juanita cai no chão com dor e foge. Golias agarra Pachola e quando está prestes a mordê-lo, Perpétua lhe dá um choque e o gigante foge. Vavá tenta morder Fernando, que pede ajuda e se surpreende ao perceber que está sozinho. Fernando empurra Vavá e sai correndo. Demétrio se desespera por Taveira ter levado Ísis e sai para procurá-la. Perpétua vê Marcelo caído num canto do depósito e diz que ele é um dos mutantes do mal. Marcelo acorda. Pachola e Vavá ficam com medo. Perpétua cria uma bola de energia e se prepara para dar um choque em Marcelo.
Capítulo 219, 8 de maio de 2008 – Aquiles entra em casa super-rápido e surpreende Teófilo e Ágata. Rodrigo propõe fazer uma aliança com Gór e promete não contar que César é Metamorfo em troca de ela lhe aceitar ao seu lado. Cléo, Lucas e Janete decidem não voltar para ilha e avisam que irão ficar no continente para caso a Liga do Bem precise de ajuda. Beto, Maria, Noé, Guiga e Toni se preparam para voltar à ilha. Metamorfo amarra Amália e ela implora para ele não lhe faça mal. Amália grita por socorro. Metamorfo a amordaça. Marcelo pede para Perpétua não lhe dar um choque. Ele passa mal e desmaia. Pachola diz para amarrar Marcelo, mas ele acorda e se coloca em posição de luta. Metamorfo liga para Gór e pergunta o que fazer com Cassandra e Amália. Ela diz para ele se controlar e avisa que está indo para lá com Meduso. Aristóteles amarra Paola, que fica assustada. Paola se transforma em cobra e todos se desesperam tentando impedi-la de fugir. Danilo pega a cobra e coloca dentro de um saco, mas ninguém sabe o que fazer com ela. Marcelo avisa que não irá fazer mal a ninguém e se aproxima de Perpétua para se explicar, mas ela pensa que ele irá atacá-la e lhe dá um choque.
Aquiles conta para Teófilo que a Liga do Bem irá voltar para ilha e pede para ir com eles. Teófilo avisa que Aquiles está proibido de voltar para ilha. Marcelo cai de joelhos no chão, chorando, e Perpétua olha para Pachola sem entender nada. Marcelo avisa ser uma pessoa boa e implora para acreditarem nele. Júlia diz que irá tomar o soro da juventude e se tornar uma nova mulher. Carvalho se declara para Helga e a pede em namoro. Helga fica lisonjeada e pede um tempo para pensar. Gór manda Meduso lançar raios contra Cassandra e Amália. As duas imploram para Gór deixá-las ir embora. Perpétua, Vavá e Pachola acreditam em Marcelo. Ernesto diz que está difícil aceitar o fato de não poder mais andar e fica arrasado. A doméstica Ivonete entra no apartamento de Cassandra e se apavora ao ver a patroa e Amália amarradas. Ivonete tenta fugir para pedir ajuda, mas Meduso joga o raio do seu olhar sobre ela e a doméstica fica caída no chão. Meduso olha para Cassandra e Amália e avisa que chegou a hora delas morrerem.
Capítulo 220, 9 de maio de 2008 – Irma, Aristóteles, Regina Danilo e Lúcia chamam um policial do Depecom para levar Paola-cobra. Valdemar coloca a cobra num saco plástico, quando Paola volta a sua forma humana e avisa que irá se vingar de todos. Valdemar atira a pistola de dardo tranquilizante contra Paola. Cassandra e Amália imploram para Meduso não matá-las e prometem não contar nada sobre o plano dos mutantes. Gór pensa por um instante e manda Meduso e Metamorfo soltá-las, mas ameaça acabar com Cassandra e Amália, caso elas falem algo. Aquiles desafia Teófilo e diz que irá para ilha. Teófilo avisa que agora os dois filhos estão de castigo. Marcelo diz que precisa voltar ao laboratório para pedir explicações a Júlia e Perpétua resolve ir com ele para salvar Bianca. Ariadne entra no depósito, sem eles perceberem, lança sua teia e prende Vavá. A Mulher-Aranha ordena que todos fiquem parados. Valdemar e outros agentes do Depecom carregam Paola. Rodrigo conta para família Mayer que César na verdade é Metamorfo. Ele avisa que todo mundo tem que guardar segredo ou todos podem morrer.
Pachola parte para cima de Ariadne. Perpétua lança um raio na Mulher-Aranha, mas consegue desviar a tempo e propõe um acordo. Ela diz que liberta Vavá, caso Marcelo aceite ser dela. Regina atende o interfone da mansão e dá um grito. Ela corre para abrir a porta e Cléo entra. Irma corre em direção a filha e abraça emocionada. Lucas e Janete entram em casa e levam um susto ao ver Ivonete caída no chão. Cassandra conta o que aconteceu e Lucas diz que eles precisam chamar a polícia. Cassandra o impede e Amália avisa que Gór irá matá-las, caso elas falem alguma coisa. Perpétua lança raio contra Ariadne e ela solta Vavá por um instante. Marcelo tira Vavá de perto da Mulher-Aranha. Ele tira as teias de volta de Vavá, mas fica com as mãos presas. Ariadne joga sua teia sobre Marcelo. Perpétua lança outro raio em Ariadne, que sente dor. Ariadne foge com medo. Tati chega à praia da ilha e se desespera ao descobrir que o barco da Liga do Bem foi embora. Vlado fala com Fúria e propõe atacar Leão. Fúria impede que Vlado morda o felino. Fúria rosna para Vlado e os dois se encaram. Célia é convidada para trabalhar em Paris junto a um chef francês. Hélio vê Ângela caminhando pela ilha e se aproxima dela. Ângela fica feliz, mas Hélio avisa que foi atacado por Leão e que se tornou novamente um mutante do mal. Ângela se assusta e Hélio ameaça atacá-la.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 221 a 230 de Caminhos do Coração!
