Guma (Marcos Palmeira) – Personagens de “Porto dos Milagres”

0

Quem é Guma em Porto dos Milagres?

Guma é o herói da novela. É um pescador bonito, forte e valente, como nome de seu barco. É rústico e sensual: sua pele, como dizem as mulheres, tem gosto de mar. No peito, traz uma tatuagem de Iemanjá.

É um rapaz de bem com a vida, que gosta muito de sorrir e que tem esperança num futuro melhor para toda sua gente sofrida. Sua moral é regida pelas leis do mar e pelas regras do cais – não leva desaforo para casa e é leal com seus semelhantes.

Acredita que o destino de todo pescador é morrer no mar e esse é um dos motivos pelos quais sofre quando conhece e se apaixona perdidamente por Lívia. Ao assumir o romance, passa por muitas provas e transformações com as dificuldades que marcam o amor dos dois: das diferenças sociais aos inimigos pessoais.

Com o tempo, se torna líder dos pescadores, passa a ter poder e, por fim, descobre suas origens: é o herdeiro de Bartolomeu. Ao mesmo tempo, tem outro destino: aquele que foi traçado ao nascer, quando foi protegido por Iemanjá e a ela destinado. Sente-se ligado ao mar e à Iemanjá por destino, à Lívia por amor e a seu povo por solidariedade.

Guma é interpretado pelo ator Marcos Palmeira em Porto dos Milagres.

Veja também:

Compartilhe: