Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Zorro, a Espada e a Rosa”, exibida pela Record em 2007.
Capítulo 16, 14 de junho de 2007 – Diego diz a Esmeralda toda a verdade sobre Zorro e nesse momento os dois juram amor eterno. Montero continua com seu plano de capturar Zorro e para isso pede ajuda das pessoas da cidade para matar Renzo, o cigano, como uma forma de atrair Zorro. Ao saber dos planos de Montero, Esmeralda avisa Zorro para não aparecer na praça. Mas, o herói insiste em aparecer por lá e salvar o amigo. Mas Renzo está muito bem amarrado e parece difícil soltá-lo.
Capítulo 17, 15 de junho de 2007 – Zorro consegue escapar das mãos de Montero em frente a todos da cidade de Los Angeles com uma ajuda oportuna de Esmeralda. Montero se sente ridículo por seu prisioneiro ter conseguido escapar e para completar, tem que aguentar as reclamações de Fernando, que diz que não terá quem culpar pela morte do inspetor. Zorro percebe que Esmeralda é capaz de fazer qualquer coisa para ajudá-lo e vê que ela é a mulher certa para ele. Tomas está satisfeito, pois Zorro voltou a impedir Montero de cometer suas injustiças. Agora o mistério que falta ser revelado é o de Sara. Diego vai pessoalmente agradecer Esmeralda por ter lhe salvado a vida. No momento que o casal está se beijando, Montero chega, e fica furioso ao ver outro homem beijando sua noiva.
Capítulo 18, 16 de junho de 2007 – Montero decide adiantar o duelo com Diego depois de vê-lo beijando Esmeralda. Montero fica muito ofendido e se enfurece, discutindo com Diego. Maria Pía fica muito preocupada com Diego ao ficar sabendo do duelo. Ela pede para Fernando que dê a mão de Esmeralda a Diego, e em troca, Fernando muito esperto, pede que ela se entregue a ele. Tobias conversa com Montero e diz que se for bem pago, poderá ajudá-lo a descobrir quem se esconde atrás da máscara de Zorro. Ele diz que tem influências e pode conversar com um grande mestre espanhol de esgrima que possa dizer o nome de algum aluno que está na América. Maria Pía se nega a aceitar a proposta de Fernando, e ele decide, a pedido de Montero, adiantar o casamento de Esmeralda.
Capítulo 19, 18 de junho de 2007 – Fernando reúne sua família para dizer que Esmeralda se casará com Montero no dia seguinte. Tobias segue com a ideia de descobrir quem é o verdadeiro Zorro. Ele pensa em se vestir como Zorro e aparecer na praça para chamar a atenção do verdadeiro Zorro. Olmos faz uma proposta muito boa para Tobias se aliar a ele. Maria Pía sofre muito ao saber que Diego corre perigo e decide, contra sua vontade, satisfazer os desejos de Fernando. Ela passará a noite com ele e o duelo de Diego será cancelado.
Capítulo 20, 19 de junho de 2007 – Esmeralda e Diego estão muito felizes, Fernando decidiu não obrigar mais Esmeralda a se casar com Montero e deixou-a ficar com Diego. O que eles não sabem é o preço que isso custou a Maria Pía. Montero vai tirar satisfações com Fernando por ele não ter cumprido sua palavra. Fernando tenta convencer Montero a respeitar a sua decisão e seguir como seu aliado. Montero finge estar de acordo com a situação, mas na verdade, o governador agora é seu inimigo. Montero decide mostrar controle absoluto sobre Sara, mãe de Esmeralda, e usá-la como objeto de dominação diante do governador.
Capítulo 21, 20 de junho de 2007 – Um cardeal enviado pelo papa desde Roma chega para informar o padre Tomas que o mandato das irmãs foi aceito pela assembléia da igreja católica. Ele pede para ver a irmã responsável pelo convento. Maria Pía se encontra com Fernando na cabana para cumprir sua palavra, mas, tem esperanças que ele não se aproveite dela por respeito. Montero quer queimar Sara viva caso ela não conte tudo o que sabe sobre o governador. Ele está disposto a se vingar de todos que ficaram contra ele, começando por Fernando.
Capítulo 22, 21 de junho de 2007 – Os ciganos têm certeza que algo ruim tenha acontecido com Sara. Chegou a Renzo a informação que teriam escutado gritos e movimentos estranhos na prisão de Montero. Esmeralda decide investigar mais sobre o caso de sua mãe. Maria Pía, depois de descobrir que Fernando ainda a ama, relembra de seus sentimentos por ele. O cardeal se encontra com Maria Pía para saber se ela merece ser nomeada como Madre Superiora do novo convento. Zorro vai ajudar sua amada a investigar sobre sua mãe. Os dois têm que descobrir o que Montero fez com Sara.
Capítulo 23, 22 de junho de 2007 – Zorro entra na prisão com a ajuda de Esmeralda. Ela distrai Montero e Pizarro, enquanto seu amado interroga Garcia para descobrir a verdade. Mas Montero arrumou um outro esconderijo para Sara, longe do povo, e muito poucos soldados sabem onde fica. Montero decide inventar novas leis sem a autorização de Fernando. Montero também questiona o trabalho de Fernando como governador, o que o deixa muito furioso. Alejandro procura por Fernando para informar que sofreu um atentado e bem na hora, uma flecha, que era para acertar Fernando, o acerta.
Capítulo 24, 23 de junho de 2007 – Uma flecha disparada por Yumalai, que era para acertar Fernando, acertou Alejandro. Fernando, enfurecido, corre atrás de Yumalai disposto a matá-la. Maria Pía aceita ser madre Superiora do novo convento, mas, durante uma das cerimônias em que ela seria aceita como freira, Fernando aparece e diz que não permitirá que ela seja consagrada como religiosa. A única esperança de vida de Alejandro é uma curandeira indígena. Alejandro pede para Diego salvar a vida de Yumalai, que está sendo perseguida por Fernando. Zorro vai cumprir o desejo de Alejandro.
Capítulo 25, 25 de junho de 2007 – Zorro resgata Yumalai, que iria morrer nas mãos de Fernando. Ela foge para o meio da floresta. Zorro duela com Fernando e ganha facilmente dele. Fernando promete matar Zorro. Pizarro planeja encarcerar Diego e Alejandro de La Vega, acusando Diego de ser Zorro e Alejandro seu cúmplice. Mas não há provas de que isso seja verdade. Montero quer destruir de qualquer jeito Fernando e a família de La Vega, pois não aceita perder Esmeralda.
Capítulo 26, 26 de junho de 2007 – Pizarro captura Diego acusando-o de ser Zorro e pretende ainda prender Alejandro, que por enquanto está de cama, se recuperando ainda da flechada disparada por Yumalai. Yumalai vai à casa de Alejandro para cuidar dele e ele lhe pede que esqueça a vingança da morte de seus irmãos e não procure mais Fernando. Yumalai está muito chateada por ter machucado o homem que ama. Almudena ouve uma conversa entre Yumalai e Dolores e descobre que é a cigana quem vive perseguindo Fernando. Esmeralda fica desesperada com a prisão de Diego e decide pedir ajuda a seu pai. Mas ao andar pelas ruas, ela é sequestrada pelos homens de Montero, que a levam para a prisão. Lá, o comandante diz que Diego só será libertado se Esmeralda se casar com ele.
Capítulo 27, 27 de junho de 2007 – Pizarro tortura Diego para ele admitir que é mesmo o Zorro. Montero mostra a Esmeralda como seu amado está sendo torturado na prisão. Fernando nega ajuda para libertar Diego, já que Montero o tem em suas mãos. O comandante lhe fez uma chantagem envolvendo Sara. Yumalai ajuda Alejandro a se recuperar, porém Almudena não quer que a cigana se aproxime, pois a considera uma assassina. Esmeralda não aguenta mais ver o sofrimento de Diego e sem a ajuda de seu pai, decide aceitar a proposta de Montero e se casar com ele
Capítulo 28, 28 de junho de 2007 – Diego resiste as torturas de Pizarro, a mando de Montero, e não revela sua identidade secreta. O próximo plano de Montero é mandar matar Alejandro. Esmeralda diz que só aceitou se casar com Montero, pois teme a morte de Diego, ao vê-lo sendo torturado. Montero fala com o Juiz Quintana para legalizar a união dele e de Esmeralda. Maria Angel vibra com a novidade e diz que agora Diego será só dela. Ela se diverte com o sofrimento da irmã, que se sacrificou por amor.
Capítulo 29, 29 de junho de 2007 – Diego consegue escapar da prisão, ele está desesperado, pois Garcia lhe contou que Esmeralda vai se casar com Montero. Esmeralda está conformada com seu infeliz casamento. Montero está muito feliz por seus planos estarem dando certo, mas, quando fica sabendo da fuga de Diego se preocupa. Ele teme que Diego rapte Esmeralda no casamento e o deixe em uma situação ridícula. Alguns soldados da prisão informam Esmeralda que Diego escapou e ela fica aflita. Enquanto isso, um assassino contratado por Pizarro, se dispõe para acabar com a vida de Alejandro.
Capítulo 30, 30 de junho de 2007 – Esmeralda fica em dúvida se casa-se com Montero ou não, já que Diego escapou da prisão. Fernando diz a sua filha que ela nem pode pensar na possibilidade de desistir do casório. O assassino contratado por Pizarro chega a casa dos De La Vega decidido a matar Alejandro. Yumalai o surpreende e o força a dizer quem é o seu patrão. Ele diz que é Montero e na hora é morto por um dos homens do comandante, que está cumprindo sua missão de não deixar ninguém desconfiar que Montero está por trás disso. Diego pede a um padre roupas emprestadas. Ele pretende entrar no casamento de Esmeralda e Montero e impedir que os dois se casem.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Zorro, a Espada e a Rosa!
