Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 76 a 90 da novela “Uma Rosa Com Amor”, exibida pelo SBT em 2010.
Capítulo 76, 27 de maio – Bento vê a foto do neto, entregue por Egídio, e morre em seguida. Roberta relembra do homem de sua vida, parecido com Sergio, na aparência e no jeito de ser. Roberta confessa a Alabá que seu amor o trocou por outra mulher, que nunca mais viu. Roberta comenta que ele e a tal “mulherzinha” abandonaram o teatro. Conversando com Serafina, Sergio concorda com Roberta, que diz que Serafina só será bonita se ela acreditar. Serafina planeja contar a verdade para Mr. Smith. Pepa assusta Joãozinho, que a confunde com um fantasma. Dadi ensina Frazão a fazer sopa fria servida na taça. Zequias exige que Egídio mostre a foto de Bento. Egídio nega e alega que Zequias não é parente para exigir nada. Zequias tenta agredir Egídio. Os dois começam uma briga no meio da rua, próximo ao velório de Bento. O padre aparta a briga. Egídio volta para o hotel e Zequias explica ao padre que Egídio não presta, desde os tempos em que morava em Pacatuba, há 18 anos. João começa a procurar o tesouro. Nara convida Antoninho para sair. Nara pergunta sobre Serafina e sua família, e depois tenta seduzir Antoninho. Bento flagra a mãe em clima íntimo com o advogado. Catarina diz para Amália que Serafina está mais “senhora de si”, com outra atitude. Afrânio reclama da prefeitura com o “ladrão maníaco” de Claude. Pimpinoni repreende o garçom. Egídio mente para o padre e a Zequias. Egídio afirma que Bentinho morreu quando era garoto. Serafina procura Mr. Smith. Beto diz para Elisa que irá tirar satisfação com Nara sobre tudo. Serafina diz para Mr. Smith que precisa contar-lhe algo que a deixa agoniada há semanas. Pronta para revelar a verdade, Serafina prepara-se para desabafar.
Capítulo 77, 28 de maio – Serafina confessa aos Smith que casou com Claude, mas por amor. Serafina pede para o casal não responsabilizar Claude por seu comportamento. Egídio pede para o padre enviar as cartas para a sua caixa postal em São Paulo. Dádi chega ao cortiço para pegar Serafina, Sergio pede para aguardar, porque ela foi resolver um “probleminha”. Joãozinho fala para Miriam que sonhou com o baú do tesouro. Joãozinho comenta com a irmã que precisa conversar com alguém sobre a história do casarão. Giovani fala para Amália que não quer sair do casarão. Giovani diz para a esposa que se sente doente, triste. Amália responde e diz que ele pode estar deprimido. Serafina afirma que começou a gostar de Claude no escritório e que não casou para ajudar o francês a permanecer no país. Serafina diz que prefere morrer a dar desgosto ao marido. Os Smith ficam admirados. O casal acredita na versão de Serafina, compreende a situação e promete ajudá-la. Serafina fica feliz com a reação dos americanos e sai. Fascinada, Mrs. Smith fica satisfeita com a esposa de Claude. Elisa avisa Nara que Beto fugiu de casa.
Raquel comenta com a mãe que está intrigada com o mistério da viagem de Egídio. O cineasta Hugo, irmão gêmeo de Antoninho, visita Roberta Vermont. Hugo propõe, com sotaque espanhol, a Roberta começar a rodar o filme em 40 dias. Roberta comenta com Hugo que um advogado, que esteve na casa dela recentemente, é muito parecido com ele. Roberta diz que a semelhança entre Hugo e Antoninho é impressionante. Para Roberta, só o cabelo, o jeito, o sotaque e o país mudam. Roberta afirma que seria possível afirmar que um sósia ou irmão gêmeo. Hugo fica gamado com o charme de Roberta. Catarina pede para Serafina não esquecer de convidar Claude para o jantar. Joãozinho pergunta para Giovani se ele já ouviu falar de um escravo velho que morreu no cortiço. Giovani sorri com o menino. Dádi deixa Sergio e Serafina na casa de Roberta. Desajeitada, Dádi breca o carro. Os dois descem rapidamente e riem da situação. Dádi confirma que ainda não sabe dirigir direito. Antoninho pergunta para a mãe se ela sabe por que Serafina reatou com Claude. Catarina não sabe responder, mas afirma que Terezinha só casa com Milton se Claude entrar para a família. Terezinha diz para Milton que vai organizar o casamento. Giovani conta para Joãozinho e Miriam que o casarão foi construído por um barão muito rico no final do século 19. Amália informa que a construção foi erguida em 1887. Giovani informa que o dono do casarão tinha muitos escravos e maltratava todos eles. Alabá repara na semelhança de Hugo e Antoninho. Hugo diz que espera que Antoninho tenha boa aparência. Roberta pede para Hugo conseguir um papel para Sergio no filme. Serafina fala de Joana, mãe de Sergio, para Roberta. Sergio pede para Serafina não falar de Joana. Roberta pergunta qual é o nome artístico da mãe de Sergio.
Capítulo 78, 29 de maio – Roberta comenta com Serafina que conheceu uma atriz chamada Joana Camargo, cujo nome artístico era Suzana Goulart. Sergio faz um gesto de “silêncio” para Serafina, sem que Roberta perceba. Roberta treina a postura de Serafina. Claude se preocupa com o vexame que Rosa pode dar. Serafina começa a caminhar com classe, como uma modelo. Joãozinho conta para Giovani que já sabia da história do barão, e conta que ele mandou o ex-escravo enterrar o tesouro, uma joia, e depois envenenou o coitado. Joãozinho ressalta que o tesouro está escondido até hoje. Miriam lamenta a atitude do irmão e afirma que ele está bitolado. Amália conta para Joãozinho que deu um baú cheio de “cacareco” para Pimpinoni. Joãozinho diz que vai procurar Pimpinoni. Milton pede para Terezinha tomar cuidado com quem vai cuidar do casamento. Irritada, Terezinha afirma que vai convidar todos os amigos do cortiço. Mrs. Smith lembra o marido que ele era pobre e ela rica quando se conheceram. Mrs. Smith afirma para o gringo que se apaixonou por ele do mesmo jeito, independente da classe social. Mrs. Smith afirma que Serafina tem caráter e é isso que importa. Para Mrs. Smith, o dinheiro está em segundo plano. Nara conta para Raquel que Claude casou com Serafina para conseguir o visto de permanência no país.
Nara conta a Raquel que não será apresentada ao casal Smith como esposa dele. Nara diz a Raquel que Claude prometeu se divorciar de Serafina em três meses, para depois casar com ela. Nara explica que Antoninho conhece a família Petroni e virou seu informante. Nara salienta que não pode romper com Claude, pois Egídio está envolvido nos negócios dele. Raquel oferece ajuda a mãe. Joãozinho conta para Giovani que já viu um disco voador no céu, em cima do cortiço. Giovani diz que é difícil acreditar em marciano. Joãozinho conta que já viu até lobisomem. Giovani diz que era Afrânio. Giovani sussurra para Amália que o menino está inventando coisas. Joana tropeça e deixa cair pratos no chão do pátio do cortiço. Pimpinoni pede para Afrânio limpar os cacos e leva a costureira para casa. Pimpinoni pergunta se sua preocupação é Roberta Vermont. Pimpinoni conta que viu na sala Odeon, há 27 anos atrás, duas atrizes na peça Inimigos Íntimos. Uma era a mais velha e tarimbada, Suzana Goulart. A outra era a principiante, Roberta Vermont. Pimpinoni revela que trabalhava na companhia de teatro Burlesco no mesmo teatro. Joana pede que Pimpinoni não fale a ninguém que Roberta foi sua amiga. Sergio lê o roteiro de Hugo para Roberta, e se empolga com o papel de galã. Alabá pede para o rapaz não se iludir. Antoninho investiga Serafina e procura Pimpinoni. Ao contrário do que Antoninho pensava, Pimpinoni diz a ele que Serafina reatou com Claude porque gosta do francês. Roberta promete a Rosa dar um jeito em seu cabelo. Roberta sugere que Rosa adote um outro nome. Roberta adota o nome de Serafina Rosa em inglês, Rose. Roberta batiza Serafina Rosa de Rose Geraldy. Serafina sorri feliz. Ela repete para si mesma “Senhora Geraldy” várias vezes e adquire, sem perceber, um certo charme.
Capítulo 79, 31 de maio – Joãozinho conta para Giovani que tem um fantasma morando no cortiço. Joãozinho pede para Giovani e Amália guardar segredo sobre o fantasma. Pimpinoni conversa com Antoninho sobre a ação de despejo. Antoninho avisa que a ação deve chegar em breve. Antoninho sugere que os moradores pensem para onde ir. Joãozinho não conta sobre o tesouro para Antoninho, porque não confia em político. Alabá ensina Serafina a segurar uma xícara de café e uma taça de vinho. Claude chega na porta da casa de Roberta, Serafina vai retocar a maquiagem, no quarto. Roberta revela para Claude que convidou o “namoradinho de Serafina”, Sergio, para fazer um filme, e assim agradá-lo. Serafina ouve e fica irritada. Antoninho pergunta a Giovani se o casamento de Serafina será anulado. Giovani pede para esperar e ver se a filha e Claude se acertam. Para Giovani, dinheiro não interessa. Alabá segura Serafina e a impede de fazer um barraco na sala. Roberta elogia Sergio e diz que ele tem muito talento. Roberta enaltece as capacidades de Serafina e diz que acredita nela. Serafina se surpreende. Serafina se recusa a cumprimentar o marido com charme, dizendo “encantada”. Claude e Serafina discutem. Roberta pede que os dois parem com a briga conjugal. Claude reclama da forma de expressão de Roberta. A atriz afirma que em briga de homem e mulher não mete a colher.
Alzira diz a Nara e Ninica que está se sentindo melhor depois que começou a tomar antidepressivo. Nara agradece, porque estava cansada de ver Alzira se sentindo feia, gorda, chata. Nara avisa às amigas que não será apresentada como esposa de Claude. Nara conta que outra mulher será apresentada aos americanos, aquela que está casada no papel com Claude. Nara avisa que os papéis do seu casamento com Claude no exterior estão prontos, falta apenas o divórcio de Claude com essa outra “mulher vinda de um cortiço”. Mrs. Smith sente pena de Serafina, por ter casado num hospital para agilizar o processo do casamento com Claude. Mrs. Smith manda o marido comprar livros de etiqueta e boas maneiras para Serafina. Submisso, Mr. Smith vai às ruas para achar os livros que a mulher pediu. Nara afirma a Raquel que vai se vingar de Claude. Raquel diz que faria o mesmo no lugar dela. Nara anuncia que vai à casa de Roberta flagrar Serafina sendo preparada. No caminho para São Paulo, Egídio se sente feliz por se livrar de Bento. Para Egídio, o próximo passo é tomar o dinheiro de Claude. Enquanto Serafina treina o discurso do jantar com Roberta, Claude e Frazão, toca a campainha. Nara aparece na porta e anuncia que quer ver Claude.
Capítulo 80, 01 de junho – Serafina se esconde de Nara no quarto de Roberta. Claude fala para Nara que ele e Frazão estavam conversando sobre cinema com Roberta e Alabá. Mr. Smith chega no hotel exausto, com uma pilha de livros de etiqueta e boas maneiras. Mrs. Smith planeja fazer uma surpresa para Rosa, na casa de Claude. A empregada de Roberta pergunta sobre a outra moça que estava na casa. Roberta dá a desculpa de que trata-se da Dádi. Nara pede para ver o quarto de Roberta. Alabá entra no corredor e indica que é a segunda porta, Serafina ouve e se esconde. Alabá distrai Nara e Serafina foge do quarto. Frazão lembra da briga de botequim, entre Serafina e um malandro, e ressalta que Nara sofreria num atrito com a ex-secretária. Dádi leva Serafina, de aparência nova, para casa. Alabá esconde o vestido simples de Serafina para Nara não ver. Catarina avisa Amália para aconselhar Serafina a ficar de olho em Claude e não perdê-lo para outro. Amália não acredita no que ouve. Nara revira todos os vestidos de Roberta, mas não acha a roupa de Serafina, que viu de relance em cima da cama, quando entrou no quarto. Pepa arrebenta o cadeado do baú do barão.
Pimpinoni e Joãozinho acham um livro velho, escrito com caligrafia de pena. Sergio pergunta sobre Rose. Alabá responde que ela teve algo muito importante para resolver. Nara fala para Roberta que Serafina vai cometer tantas gafes que vai espantar os americanos. Sergio repreende Roberta e diz que ela não pode se divertir com a incapacidade dos outros. Sergio lamenta que ela julgue as pessoas pela aparência. Pimpinoni acha uma ampulheta, uma luneta, um rei de ouros de um baralho e um espelho antigo. Pimpinoni imagina que o barão era solitário e amargo, e tinha uma mulher vaidosa. Pepa tira do baú moedas antigas. Joãozinho pede para ficar com os objetos e o livro. Dádi deixa Serafina no cortiço. Pepa flagra Serafina de vestido novo e peruca. Afrânio alerta que Serafina deve entrar logo em casa, para o povo do cortiço não falar mal dela. Pepa comenta que gente de família não se veste daquele jeito. Joana elogia a aparência de Serafina. Joana ressalta a Serafina que não quer que Roberta descubra que deixou os palcos, virou costureira e mora num cortiço. Catarina pede para Serafina ouvir o que Amália tem a dizer. Pepa diz a Afrânio que hoje em dia ninguém tem vergonha na casa. Serafina se irrita e entra no casarão. Pimpinoni lembra Joana que tudo que Roberta sabe sobre moda e etiqueta aprendeu com a costureira e ex-atriz. Pimpinoni relembra Joana que Roberta era mais nova e tenta imitar a amiga da época, Suzana Goulart. Pimpinoni teme que Roberta e Claude estraguem Serafina. Serafina se prepara para entrar na sala e pensa: “Seja o que Deus quiser”. Apreensiva, Serafina se benze, para enfrentar a reação da família.
Capítulo 81, 02 de junho – Milton e Antoninho conversam sobre o casamento. Antoninho convida o irmão para sair, mas Milton fala que tem provas no colégio. Claude diz a Frazão que não vê a hora de se livrar do casamento. Amália vê Serafina entrar em casa. Dádi avisa Claude que autorizou a entrada do casal Smith no prédio. Misses Smith avisa está ali no apartamento de Claude para visitar a ele e sua esposa. Claude se assusta e fica paralisado. Misses Smith pergunta de Serafina Rosa. O francês diz que ela saiu, mas volta já. Amália se surpreende com peruca e maquiagem de Serafina. Dino diz que ela parece mulher das capas de revistas masculinas. Amália repreende Dino. Pepa insinua para Catarina que o casamento de Claude e Serafina é de mentira. Catarina desconfia de que casamento serviu para Claude tirar visto de permanência no país. Catarina avisa Pepa que Milton não casa com Terezinha se o casamento de Serafina for só de aparência. Catarina fica furiosa. Elisa e Raquel ficam preocupadas com o sumiço de Beto. Frazão lembra Dádi de buscar Serafina. O casal Smith conta que tiveram a ideia de vir ao Brasil depois da ligação de Rosa, que perguntou sobre os negócios com Claude a pedido do francês. Misses Smith pergunta se Claude está feliz com o casamento. Ele responde que sim. Claude afirma ao casal Smith que se apaixonou por Serafina e acertou ao casar com ela. Misses Smith avisa que tem profundo desprezo por pessoas movidas por interesse. Claude fica sem jeito.
Sergio elogia Serafina e diz que todos no Bixiga gostam dela. Roberta fica encantada com o modo que Sergio fala da “namoradinha”. Sergio sorri sem graça, mas não desmente que é namorado de Serafina, a pedido da amiga. Roberta orienta Sergio a cortar o cabelo e fazer a barba. Catarina resolve tirar satisfações com Giovani e descobrir a verdade sobre o casamento de Claude e Serafina. Antoninho diz para Nara que Pimpinoni, um zinho do cortiço, acha que Serafina gosta de Claude. Antoninho comenta com Nara que, na opinião dele, Serafina desistiu de anular o casamento para preservar o noivado da irmã, Terezinha. Antoninho explica que, a fim de evitar que Catarina cancele o casamento, Serafina teria continuado a fingir que é casada com Claude. Nara confessa a Antoninho que quer casar com Claude para não ser exposta ao ridículo perante a sociedade. Nara diz que a ideia dela é pedir o divórcio logo depois. Nara revela que não leva desaforo para casa. Antoninho convida Nara para sair e dançar, mas ela recusa. Nara explica que seu pai chegará de viagem e ainda é noiva de fato de Claude. Nara reafirma que quer desmoralizá-lo. Catarina pergunta a Giovani se Serafina casou só no papel. Ele e Amália negam. Catarina denuncia que Serafina chegou no cortiço com peruca e toda “pintada”. Catarina afirma que Claude e Serafina não se beijam nem se abraçam. Giovani manda Terezinha chamar a irmã. Serafina aparece, com toda a categoria que aprendeu com Roberta, sem peruca e maquiagem. Ela logo pergunta: “Qual é o problema, dona Catarina?”. Catarina, Amália e Terezinha olham furiosos para ela.
Capítulo 82, 03 de junho – Serafina garante para Catarina que está noiva de verdade de Claude. Catarina fica sem jeito e diz que Pepa a convenceu de que Serafina casou por interesse, para ajudar Claude a conseguir seu visto. Frazão aparece no cortiço para pegar Rosa. Pimpinoni reprova Frazão e afirma que Rosa está se desmoralizando. Joana avisa Pimpinoni que Frazão veio buscá-la, para levá-la ao apartamento de Claude. Serafina diz que não pode sair do cortiço. Roberta propõe cortar o cabelo de Sérgio. Joãozinho coloca o diário na frente de um espelho e consegue ler que o dono era o Barão de Tietê. O menino se impressiona quando lê que o barão era dono de uma chácara tomada por escravos. Egídio encontra com Antoninho e Nara saindo. Ele aconselha a filha a sair e se divertir. Depois de combinar tudo com Serafina, Frazão pergunta a Giovani por Terezinha. Ela aparece e Frazão elogia a garota. Milton fica com ciúmes.
Capítulo 83, 04 de junho – Frazão inventa que terá que levar Serafina para ver folhetos imobiliários. Frazão afirma que Serafina terá que ajudar Claude a escolher um imenso apartamento novo, que ocupa um andar inteiro. Catarina fica boquiaberta. Serafina leva Joana com ela. A costureira orienta Serafina a agir com naturalidade no apartamento, na presença dos Smith. Catarina adverte Pepa que se ela fizer fofoca de Serafina novamente, irá demiti-la, sem volta. Pimpinoni orienta Pepa a tomar jeito. Egídio conta para Nara que mostrou a foto de Beto para Bento, que morreu. Egídio alerta Nara que Zequias quer ver o afilhado. Nara lamenta ter adotado Beto para receber a pensão de Carlos. Elisa ouve tudo. Nara afirma que Beto já tem 18 anos e que recebe a pensão e que, portanto, não tem mais utilidade nenhuma para ela. Serafina chega ao apartamento de Claude e cumprimenta o casal Smith. Claude e Serafina ficam juntos, como dois namorados apaixonados. Frazão percebe que Serafina está apaixonada por ele. Frazão sorri com a postura de Claude, que parece gostar de tirar uma casquinha de Serafina. Claude e Serafina trocam carinhos na frente do casal Smith.
Capítulo 84, 05 de junho – Roberta corta o cabelo de Sergio. Roberta tenta cortar mais, mas Sergio não deixa. Mr. Smith entrega pacote de presente para Serafina. Ela não lembra do que se trata. Frazão e Claude ficam intrigados. Serafina faz suspense com o conteúdo do pacote. Serafina pede para Claude levá-la em casa. Egídio avisa Nara que precisam fazer os Smith descobrirem que o casamento de Claude com Serafina é uma fraude. Afrânio reclama de Serafina e acusa Claude de ter estragado a ex-secretária. Serafina diz que Afrânio está bêbado. Giovani relembra Claude que quer ver ele e a filha casando na igreja da Achiropita. Claude respira fundo e diz que entendeu o recado. Amália reprova Giovani pela pressão que ele fez a Claude. Serafina acha bom e sorri. Giovani se sente vitorioso. Claude conta para Frazão que teve que ouvir críticas de Afrânio e Giovani. Claude reclama de Serafina e diz que vai descobrir o que há dentro do pacote. Malandros do boteco encontram com Sérgio na rua.
Capítulo 85, 07 de junho – Sérgio e os malandros brigam na rua. Catarina pede para eles pararem. Os malandros fogem. Antoninho e Sérgio batem boca. Antoninho pressiona Sérgio a parar de rondar a casa. Catarina exige que Sérgio volte ao cortiço e deixe sua filha em paz. Catarina diz a Antoninho que desta vez Sérgio não teve culpa, pois foi provocado pelos malandros. Serafina estuda os livros de etiqueta dados pelos Smith. Terezinha reclama da luz acesa. Serafina avisa a irmã que Claude jantará na casa de Catarina, mas antes vai pastar em sua mão. Amália reza para Santo Antônio e pede para ele dar paciência a Giovani. Claude mostra preocupação com a recepção para os Smith. Frazão acalma o empresário, dizendo que o casal Smith gostou de Serafina Rosa. Claude revela a Frazão que suspeita que Serafina é uma espiã, como Nara dizia. Tudo por conta do pacote secreto. Amália nota que Serafina está mais confiante, diferente. Terezinha diz para a mãe que ela aprendeu com Roberta Vermont. Sérgio mostra o cabelo novo para Joana e conta que Roberta acha que ele é namorado de Serafina. Joana afirma que mentira tem perna curta. Com Alzira e Ninica, Erci aparece na casa de Roberta e diz que não vai perder a apresentação de Serafina aos Smith, na frente de Nara, por nada deste mundo.
Capítulo 86, 08 de junho – Serafina entra no cortiço de Sérgio e se surpreende com o cabelo do amigo. Sérgio diz que foi Roberta que cortou. Joana comenta que Roberta sempre foi boa nisso. Serafina pergunta como ela sabe. Joana inventa a desculpa que leu a informação numa revista. Joana pensa: eles não imaginam o que aconteceu entre mim, Roberta e o pai de Sérgio. Alabá leva Erci e as amigas Alzira e Ninica para a beira da piscina. Amália comenta com Terezinha que amor exige respeito, vivência, cumplicidade. Ela diz a Terezinha que sente que Serafina está mais segura e confiante. Pepa reclama com Antonieta que ninguém gosta dela no cortiço. Antonieta diz que tem gente que gosta, mas ela não percebe. Serafina e Sérgio entram na casa de Roberta, enquanto dois assaltantes observam os dois. Erci afirma para Serafina que Claude acertou ao escolhê-la como mulher, pois conhece muito bem Nara. Roberta sorri, após perceber que a torcida por Serafina aumentou. Egídio diz para Claude que Nara deve ser apresentada como esposa dele quando estiver casada no papel. Claude e Frazão estranham a postura politicamente correta de Egídio. Nara comenta com a filha Raquel que precisa separar a irmã de Serafina do noivo Milton, para incentivar a ex-secretária a pedir a anulação do casamento. Nara explica que Serafina desistiu da anulação para preservar o noivado de Terezinha com Milton, pois Catarina ameaçou desmarcar o casamento por conta da separação do ricaço Claude da “corticeira” Serafina. Raquel se oferece para seduzir Milton. Nara se sente vitoriosa com sua “nova jogada”.
Capítulo 87, 09 de junho – Miriam segura o livro em frente ao espelho, para Joãozinho ler. Giovani pede para o menino ler o diário. Joãozinho lê em voz alta: “São Paulo, 11 de março de 1844. A situação aqui na chácara continua difícil. Os escravos estão a cada dia mais ousados e não respeitam mais a hierarquia nem o meu comando. Alguns fugiram para o Vale do Ribeira para se juntar aos quilombolas. Outros se esconderam aqui mesmo, nas matas de minha propriedade. Tenho medo que eles roubem todas as minhas riquezas, principalmente as joias da Duqueza minha mãe”. Joãozinho para de ler e diz a Giovani que as joias estão enterradas no cortiço. Giovani arregala os olhos. Miriam fica animada. Joãozinho continua sério. Catarina recomenda que Milton namore uma mulher rica. Para Catarina, tanto faz Milton casar ou não casar com a filha do “baleiro”. Catarina afirma ao filho que dinheiro faz diferença. E classe social também. Roberta telefona para Claude e pede roupas para Sérgio. Claude diz que não vai comprar smoking para o namoradinho de Serafina, e pede para ele tirar o cavalinho da chuva. O casal Smith conversa sobre como ajudar Serafina na recepção, à noite.
Misses Smith afirma que Claude é um homem muito preocupado com os negócios e teme pelo futuro da ex-secretária. Claude leva uma caixa de roupas e sapatos para vestir Sérgio. Roberta diz que se Sérgio não for, Serafina também não vai à recepção. Claude fica inconformado. Roberta diz que Serafina precisa da companhia de Sérgio por causa do pai. Claude concorda, mas defende a postura de Giovani, que tem a “moral dele” e o direito de raciocinar dele. Nara se prepara para o jantar. Egídio pede para Raquel ir, de modo que os Smith os enxergue como uma “família unida”, o oposto de Claude, um aventureiro. Claude diz para Frazão que comprar roupa para o “carinha” foi um absurdo. Alabá informa a Claude que foi difícil convencer Sérgio a ir à recepção com o smoking. Enciumado, Claude pergunta por que Sérgio não quis usar o seu smoking. Alabá diz que Sérgio não queria usar a roupa porque foi comprada por Claude. O francês teme pelo pavio curto de Serafina Rosa. Roberta deixa Claude e Serafina a sós. Egídio apresenta Nara e Raquel ao casal Smith. Mr. Smith elogia a família de Egídio. Serafina e Claude entram no ambiente da recepção. Serafina está deslumbrante.
Capítulo 88, 10 de junho – Nara pergunta a Egídio como transformaram aquela “cafoninha” do escritório. Misses Smith elogia Serafina e ressalta que ela é centro das atenções. Serafina agradece pelo presente e diz que o material a ajudou muito. Claude fica ainda mais curioso. Misses Smith recomenda que Serafina tenha coragem. Claude pergunta a Serafina desde quando os Smith são conselheiros dela. Nara encara Serafina, furiosa com a elegância e a postura da ex-secretária. Milton não gosta do decote da roupa de Terezinha. Ela diz que não vai trocar. Amália explica ao casal que não podem brigar em época de noivado. Milton muda de ideia e fala a Terezinha que ela pode sair do jeito que estiver se sentido bem. Nara sugere a Egídio, Alzira e Ninica que Serafina pode perder a paciência com indiretas delicadas. Egídio afirma que Serafina é uma dinamite em pessoa. Amália repreende Giovani pela atitude conservadora com as filhas, e pede para ele não atrapalhar o noivado das filhas. Giovani diz que Terezinha e Serafina são as moças mais faladas do bairro. Amália fica furiosa. Ninica pergunta a Serafina se ela está acanhada com os boatos de que casou por necessidade.
Capítulo 89, 11 de junho – Serafina responde que sim, que casou por necessidade por Claude. Ele fica aliviado com a declaração de Serafina. Misses Smith pergunta sobre o livro que Serafina está lendo. Serafina responde que está adorando, mas que achou que não deveria contar. Misses Smith conserta a gafe e fala que qualquer mulher que lê Goethe confessa publicamente que é romântica. Egídio sugere que Nara critique Serafina para Misses Smith. Catarina procura Amália no cortiço e pergunta de seu filho Milton. Amália avisa que ele, Terezinha e Dino saíram. Amália oferece um copo d’água a Catarina, mas ela rejeita, dizendo que não bebe em copo de vidro fora de casa, por conta dos vírus. Catarina pede um copo descartável, mas Amália diz que não tem. Pepa espera Catarina descer do casarão para acertar as contas com ela. Miriam e João ouvem barulhos estranhos. João fala para ela que é o fantasma do cortiço. Miriam fica com medo. João abraça Miriam para confortá-la. Claude pressiona Serafina e pergunta qual a ligação dela com os americanos. Claude pergunta o que tinha no pacote e diz que US$ 10 milhões estão em jogo. Serafina afirma que está farta de tudo isso. Raquel avisa Nara que Claude e Serafina estão brigando. Nara leva os gringos para o local onde Claude e Serafina discutem. Serafina diz para Claude que contou tudo para o casal Smith. Claude agarra Serafina pelos braços e pergunta: “O que você fez, sua maluca?”. Serafina pede calma a ele. Neste momento, entram Mister e Misses Smith.
Capítulo 90, 12 de junho – Claude não vê os Smith. Serafina beija Claude, que não entende a situação. Serafina dá permissão a Claude para beijá-la, e avisa que os Smith estão ali. Os dois trocam um beijo demorado. Nara e Egídio ficam estáticos. Serafina pede que Claude seja menos impetuoso e avisa que todos estão no local. Nara não se conforma com a cena. Serafina conta a Claude que só falou que estavam casados e que não se comportava direito. Claude entende Serafina e pede desculpas a ela. Pepa conta para Pimpinoni e Antonieta que Catarina pediu para ela espionar o cortiço, pois teme que Milton faça um péssimo casamento. Amália pede para Giovani tratar da depressão com um médico. Giovani diz que depressão é doença de gente rica, o que tem mesmo é preocupação. Amália confessa para Joana que não aguenta mais a futilidade de Catarina. Joana dá graças a Deus que Sérgio e Cleide não deram certo, pois teria que aguentar Catarina também. Amália sugere a Joana contar a verdade sobre sua história com Roberta para Sérgio. O casal Smith se encanta com o beijo de Claude e Serafina. Misses Smith diz que suas dúvidas sobre o casamento dissiparam-se. Nara fica agoniada.
Egídio oferece R$ 10 mil para Ninica e Alzira a quem tirar Serafina Rosa do sério. Elas aceitam o desafio. Roberta pede para Claude e Rose voltarem para a sala. Serafina volta a andar toda largada. Roberta pede para ela retomar o charme e a elegância. Amália aconselha Joana a voltar a atuar como atriz. Joana diz que quer só cuidar do filho. Egídio instiga Alzira a provocar Serafina. Assaltantes entram na casa de Roberta. Frazão e Roberta perguntam sobre o beijo de Serafina a Claude. O francês não gosta de ver Sérgio e Serafina conversando a sós. Ele imagina que os chifres estão crescendo. Roberta fica espantada em ver que Claude se sente traído. Sérgio avisa Serafina que o velhote do Egídio apostou R$ 10 mil com Alzira e Ninica para tirá-la do sério. Serafina promete se controlar. Sérgio promete ajudá-la com a brincadeira do passo do ganso. Sérgio pede para Serafina voltar para o lado de Claude, pois o olhar dele revela que ele está morrendo de ciúmes. Terezinha, Dino e Milton chegam da balada. Afrânio avisa Milton que Pepa e Catarina bateram boca. Pepa se arrepende de ter brigado com Catarina e deita para dormir. Joãozinho vê a cabeça do Velho Tobias sair debaixo da cama e leva um susto. Joãozinho grita apavorado. Pepa pede para Antonieta cuidar do menino, que parece doidinho. Um copo cai e quebra. Todos gritam. Giovani questiona valor de Milton. Terezinha fica furiosa. Ninica pergunta a Serafina se ela casou num hospital. Irônica, Serafina diz que sim, pois está na moda. Serafina conta que comemorou a lua-de-mel num restaurante com Claude, regada a champanhe. Sérgio planeja com Roberta golpe contra Ninica e Alzira.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 91 a 105 de Uma Rosa Com Amor!