Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Sortilégio”, exibida pelo SBT em 2014/2015.
Capítulo 16, 17 de novembro de 2014 – Ulisses se impressiona ao conhecer Maria José. Alessandro pede a Maria José que lhe entregue o celular. Ele ouve uma gravação onde um homem fala de um suposto lote de CDs piratas, drogas e armas que foram entregues ao pai de Maria José. Ela conta que Bruno exigiu que lhe dissesse que espera um filho dele ou caso contrário entregaria seu pai para a polícia. Furioso, Alessandro mostra a Bruno seu celular e diz que só por consideração a Vitória permitirá que continue morando na mansão, mas proíbe que se aproxime de Maria José. Bruno tenta recuperar seu celular e os dois brigam. Ao tentar separá-los Vitória recebe um golpe do próprio filho. Fernando tenta convencer Alessandro que Maria José é a culpada de tudo que está acontecendo em sua família, mas ele a defende, afirma que Maria José não passa de uma vítima e que fará de tudo para chegar à verdade. Alessandro percebe o interesse de Fernando por Vitória, pergunta ao amigo se está apaixonado por ela e ele confirma. Maria José e seu pai conversam com Alessandro sobre a vontade que tem de deixar a mansão por causa dos problemas com Bruno e sua família. Alessandro não aceita, diz que precisa fazer uma viagem e que gostaria que Maria José o acompanhasse, por que não quer que fique à mercê do assédio de Bruno. Ulisses se impressiona ao conhecer Maria José. Alessandro diz que é sua esposa.
- Veja também:
- Resumo da novela Sortilégio
- Resumo das novelas
Capítulo 17, 18 de novembro de 2014 – Impressionado com a beleza de Maria José, Ulisses diz a Maura que Alessandro é um homem de sorte. Maura percebe que Raquel esta interessada em Ulisses, se oferece para marcar um encontro entre eles e em troca pede a ela que faça o mesmo com Alessandro, por que está sentindo muito sua falta. Alessandro leva Maria José até o local de seu acidente e a atormenta com suas dúvidas. Chorando, Maria José diz que já está cansada de suas dúvidas, do assédio de Bruno e pede que se divorciem o mais rápido possível. Alessandro fala que quer ser feliz ao seu lado. Bruno fica furioso quando Paula conta que Maria José viajou com Alessandro, porque não consegue mais viver sem ela. Alessandro tenta seduzir Maria José e diz que a ama. Maria José corresponde aos beijos e carícias. Raquel ouve uma conversa entre Vitória e Fernando e está decidida a denunciar Maria José por ter enganado Alessandro. Bruno lembra a irmã que se denunciar Maria José, Alessandro suspenderá a mesada que dá a ela e seu marido. Alessandro diz a Maria José irá atrás das provas que precisa para incriminar Bruno. Vitória diz a Fernando que simpatiza com Maria José, mas não tolera que acuse Bruno, por isso vai ter uma conversa séria com ela e exigir que lhe diga toda a verdade.
Capítulo 18, 19 de novembro de 2014 – Raquel diz que Maria José é uma impostora. Alessandro, apesar de todos seus esforços, não consegue encontrar nenhuma prova que incrimine Bruno e comenta com Maria José que ele soube fazer as coisas, por isso Fernando não acredita nela e Vitória defende o filho com unhas e dentes. Maria José conta a Alessandro que Vitória pediu para terem uma conversa franca e diz que não pensa em mentir para ela. Alessandro pede a ela que só conte que se casaram e o restante da história ele contará. Raquel conta a Maura, Ulisses e Roberto a conversa que ouviu entre sua mãe e Fernando. Roberto adverte Raquel e diz que sua mãe não a perdoará se contar a estranhos os segredos de sua família e Alessandro menos ainda. Raquel fica furiosa e diz que Maria José é uma impostora. Alessandro fala a Vitória que já se lembrou de tudo que aconteceu e confirma que se casou com Maria José por decisão própria e o que disse sobre Bruno foi fruto de sua imaginação. Vitória comenta com Felipa o que Alessandro lhe disse e ela acredita que o rapaz mentiu para tranquilizá-la. Raquel tenta seduzir Alessandro e ele conta que são irmãos. Alessandro comenta com Fernando a versão que contou para Vitória e é criticado pelo amigo que acredita que todos pensarão que está louco e o destituirão da presidência da empresa. Maura propõe a Ulisses que consiga um cúmplice para desmascarar Maria José.
Capítulo 19, 20 de novembro de 2014 – Raquel diz a Roberto que quer o divórcio. Com um casamento de aparência e traição de ambas as partes, Raquel diz a Roberto que quer o divórcio. Ulisses propõe a Roberto que fale com Bruno para saber de que maneira ele pensa em se desfazer de Alessandro. Bruno tenta convencer Gilberto de que Alessandro está louco e não pode continuar na presidência da empresa, pede que convoque uma reunião para destituí-lo e diz que será o próximo presidente. Vitória pergunta a Alessandro o que pensa dela depois de ter confessado sua infidelidade. Ele é gentil e diz que o que importa é que fez seu pai feliz e sempre o tratou como se fosse seu filho. Ulisses diz a Maura e Raquel que já começou a ligar para a casa de Alessandro se fazendo passar por um amigo de Maria José. Diante da desconfiança de Alessandro, Maria José diz que está disposta a assinar a separação de bens e pede que a deixe ir embora. Alessandro fala que é tarde para tomar essa decisão, pois a ama e não poderia viver sem ela. Alessandro pergunta a Maria José sobre seus sentimentos. Ela relembra tudo que aconteceu e confessa que assim que o conheceu se apaixonou.
Capítulo 20, 21 de novembro de 2014 – Vitória desmaia. Vitória critica Bruno por ter convocado uma reunião para destituir Alessandro da presidência da empresa. Ao perceber que algo está acontecendo, Maria José pergunta do que se trata e fica fora de si ao saber quais são os planos de Bruno. Ela diz a Vitória que Alessandro mentiu para protegê-la e conta que Bruno se casou com ela usando a identidade do meio-irmão. Bruno lhe dá uma bofetada. Fernando briga com Bruno. Incrédula, Vitória volta a perguntar a Maria José se é verdade o que disse de Bruno. Ela responde que tudo que disse é verdade e conta que está sendo ameaçada por ele. Na reunião, Vitória se oferece para ocupar a presidência e Bruno, fora de si, afirma que só ele tem capacidade para ocupar o cargo. Alessandro interrompe a reunião, mostra seus exames e diz que Bruno já havia sido desligado da empresa e, portanto já não é o vice-presidente. Vitória diz a Bruno que Maria José lhe contou toda a verdade. Covarde, Bruno acusa Maria José de tentar assediá-lo mesmo estando casada com Alessandro. Bruno acusa a mãe de proteger Alessandro e ela acaba contando que ele e Raquel são filhos de Antonio, o pai de Alexandre. Depois de revelar o segredo que guardou durante tantos anos, Vitória desmaia. Alessandro pergunta a Bruno o que aconteceu e ele diz que já sabe que são irmãos.
Capítulo 21, 24 de novembro de 2014 – Bruno comunica que decidiu impugnar o testamento. Bruno, histérico e furioso recrimina a mãe por ter enganado Samuel, o homem que realmente foi seu pai. Amaldiçoa o fato de ter sido gerado pelo pai de Alessandro e afirma que a convivência entre eles ficará ainda pior. Alessandro pede a Maria José que fique perto de sua mãe e lhe dê seu apoio. Bruno proíbe Fernando de visitar sua mãe e o acusa de estar interessado no dinheiro dela. Por ordem de Maura, Ulisses telefona para a casa da família Lombardo fazendo-se passar por um amigo de Maria José. Ela diz a Ezequiel que não conhece ninguém chamado Mário Aguirre e se recusa a falar com ele. Depois comenta com Paula sobre as ligações que esta recebendo e ela aconselha que conte para Alessandro. Maura conta para Alessandro que Maria anda recebendo chamadas misteriosas de um homem. Enciumado, ele pergunta a Maria se ela tem algo para lhe contar. Felipa comunica a Vitória que Bruno marcou um jantar apenas para a família e ela não gosta nada da atitude do filho. Durante o jantar, Bruno comunica a todos que decidiu impugnar o testamento.
Capítulo 22, 25 de novembro de 2014 – O pai de Maria José se mete em confusão. Bruno conta a Raquel que eles também são filhos de Antonio Lombardo e se refere à mãe de maneira depreciativa. Alessandro sai em defesa de Vitória, e ameaça matar Bruno se voltar a insultá-la. Vitória conta sua história de amor por Antonio e afirma que ele tomou a decisão de deixar Alessandro no comando dos negócios por que Bruno sempre foi um irresponsável. O pai de Maria José se mete em confusão e vai parar na delegacia. Bruno se aproveita da situação para deixar a família de Maria José em má situação e convoca a imprensa. Depois de criticar a atitude do pai, Maria José pergunta a Bruno o que quer para deixá-los em paz e ele responde que além da metade da fortuna dos Lombardo quer que se divorcie de Alessandro.
Capítulo 23, 26 de novembro de 2014 – Roberto diz a Ulisses que tem certeza que foi de Bruno a ideia do casamento falso, que Maria José foi usada e que Mário Aguirre não existe é apenas mais uma das maldades de Bruno para deixar Alex enciumado. Durante a reunião, os advogados pressionam Vitória e Alessandro para que entrem em um acordo com Bruno para evitar um escândalo. Vitória dá carta branca a Alex para decida o que fazer, acusa Bruno de estar apenas interessado no dinheiro e no poder e diz que ele não tem dignidade para ocupar o lugar de Antonio Lombardo. Maura e Ulisses comentam que precisam encontrar um homem que se faça passar por Mário Aguirre para que possam levar o plano até o final. Alex comenta com Maria José tudo que aconteceu na reunião com Bruno e seus advogados e diz que foram ameaçados.
Capítulo 24, 27 de novembro de 2014 – Vitória dá carta branca a Alessandro. Roberto diz a Ulisses que tem certeza que foi de Bruno a ideia do casamento falso, que Maria José foi usada e que o tal Mário Aguirre não existe é apenas mais uma das maldades de Bruno para deixar Alessandro enciumado. Vitória dá carta branca a Alessandro para decida o que fazer, acusa Bruno de estar apenas interessado no dinheiro e no poder e diz que ele não tem dignidade para ocupar o lugar de Antonio Lombardo. Alessandro comenta com Maria José tudo que aconteceu na reunião com Bruno e seus advogados e fala que foram ameaçados. Maria lembra as ameaças de Bruno, mas não se atreve a comentar. O homem contratado por Bruno se joga diante do carro de Paula. Apavorada, ela pensa que o matou, mas Erick aparece e a faz acreditar que vai desaparecer com o cadáver. Bruno diz a Maria José que Paula matou um homem e que se não fizer o que ele quiser vai mandar sua irmã para a cadeia.
Capítulo 25, 28 de novembro de 2014 – Bruno dá ordens para Erick fotografar Maria José. Bruno volta a se desentender com Fernando por visitar sua mãe. Indignada com a atitude do filho, Vitória diz a ele que se não se acalmar vai ordenar aos empregados que o coloquem para fora de casa. Erick pede a Bruno não faça nada para prejudicar Paula. Ulisses contrata um homem para se passar por Mário Aguirre e ligue para a mansão procurando por Maria José. Ulisses conta a Helena que conheceu uma mulher chamada Sandra que é idêntica a Maria José. Raquel diz a Alex que não está interessada em ter o sobrenome Lombardo e propõe que façam um acordo. Bruno diz a Maria José que há uma testemunha do acidente e que está disposto a contar o que viu.
Capítulo 26, 01 de dezembro de 2014 – Vitória percebe que Fernando está apaixonado. Nervosa, Maria José se recusa a falar com o tal Mário Aguirre e desliga o telefone. Desconfiado, Alessandro pede a Maria José que lhe diga a verdade. Cansada de tanta desconfiança, ela pede o divórcio. Alessandro diz que só quer protegê-la. Maria José conta a Paula que está muito magoada por Alessandro não confiar nela e, mesmo estando grávida, vai embora da mansão dos Lombardo. Vitória percebe que Fernando está apaixonado por ela. Alessandro comenta com Fernando que foi até o hotel procurar Mário Aguirre, mas não o encontrou e diz estar desconfiado que ele seja o cúmplice de Maria José. Fernando conta a Alessandro que esteve a ponto de dizer a Vitória que está apaixonado por ela. Indignado ao ver Alessandro e Maria José juntos, Bruno dá ordens a Erick para que faça uma denúncia anônima contra Paula. Vitória oferece a Bruno e Raquel suas ações da empresa se em troca não tornarem público seu passado. Bruno aceita, mas com a condição de ser o presidente da empresa. Paula, chorando, conta a Erick que Bruno está pressionando Maria José para que vá para a cama com ele, e para evitar que isso aconteça vai se entregar para a polícia. Erick promete ajudá-la.
Capítulo 27, 02 de dezembro de 2014 – Erick contrata Gabriel. Alessandro diz a esposa que está muito intrigado por Mário Aguirre saber tanto sobre ela e sua família e levanta a hipótese que ele seja uma testemunha de seu casamento com Bruno e queira chantageá-la. Ele volta a dizer que só quer descobrir a verdade e pede a ela que seja sempre sincera. Ezequiel entrega a Alessandro a chave que Bruno deu a Maria José. Furioso, ele pede uma explicação. Nervosa e assustada, ela diz que não sabe de nada, mas chega Paula e conta que a irmã está sendo chantageada por Bruno. Erick, seguindo as ordens de Bruno, contrata Gabriel para se passar pela vítima do atropelamento. Alessandro, furioso, diz a Bruno que já sabe que está chantageando Maria José. Covardemente, Bruno nega tudo e diz que a mentirosa é ela. Os dois brigam fisicamente. Vitória também critica a atitude de Bruno.
Capítulo 28, 03 de dezembro de 2014 – Bruno ameaça matar Meire. Vitória pede a Fernando que investigue quem fez a reserva no hotel onde supostamente Bruno tinha um encontro marcado com Maria José e diz que não deve comentar nada com Alessandro. Ulisses conta para Roberto que o tal Mário Aguirre é uma invenção de Maura para provocar ciúmes em Alessandro com um suspeito amante de Maria José. Bruno ameaça matar Meire e sua família se ela não for até a delegacia fazer a denúncia contra Paula. Ao averiguar quem fez a reserva no hotel, Fernando descobre que foi Mário Aguirre e agora tudo indica que Maria José está mentindo. Vitória diz a Fernando que Bruno não pode ser o monstro que Maria José diz e que Alessandro terá que saber a verdade. Depois pede perdão ao filho por ter duvidado dele e conta que Fernando investigou e descobriu que Maria José tinha um encontro marcado com Mário no hotel. Meire confidencia a Júlia que alguém lhe deu muito dinheiro para que fizesse a denúncia.
Capítulo 29, 04 de dezembro de 2014 – Maria José jura inocência. Roberto, Ulisses e Maura comentam quem devem parar com a história do tal Mário por que está ficando perigoso. Roberto diz que Alessandro é muito teimoso e não vai parar até descobrir a verdade. Maura discorda e diz que ao saber a verdade vai se divorciar de Maria José. Alessandro, completamente envolvido pelas mentiras, expulsa Maria José e sua família da mansão. Chorando muito, Maria José jura inocência e diz que um dia ele vai se dar conta da injustiça que está cometendo. No café da manhã, Raquel não esconde sua satisfação por Alessandro ter expulsado Maria José e sua família. Vitória pede a ela que respeite a dor de seu irmão. Bruno pergunta para onde ela foi e Roberto diz que está muito evidente seu interesse por Maria José. Bruno dá ordens a Erick para que descubra o paradeiro de Maria José e sua família. Fernando diz a Alessandro que a reserva do hotel foi feita por telefone e o pagamento por um mensageiro e sugere que ele investigue o caso.
Capítulo 30, 05 de dezembro de 2014 – Bruno descobre o telefone de Mateus. Maria José e Alessandro se encontram na delegacia e ele volta a perguntar como a chave do quarto do hotel chegou às suas mãos. Muito abalada, Maria jura que está sendo sincera, mas todos acreditam na inocência de Bruno. Bruno descobre o telefone de Mateus, o homem que se faz passar por Mário Aguirre e exige que lhe diga para quem trabalha. Ele conta que Maura, Ulisses e Roberto lhe pagam para que telefone para Maria José. Bruno oferece uma boa quantia em dinheiro para que trabalhe só para ele. Fernando comenta com Vitória que há alguma coisa estranha no suposta traição de Maria José, mas ela está convencida que o tal Mário era seu cúmplice.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Sortilégio!
