Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 81 a 90 da novela “Revelação”, exibida pelo SBT em 2008/2009.
Capítulo 81, 11 de março de 2009 – Ao ver Fausto mexendo em seu armário, Victória esbraveja com o marido. A intimidade de Victória é violada e ela pede explicações ao marido. Fausto tenta convencer Victória de que está procurando alguns papéis que perdeu. Vicky não acredita. Aflito, George procura entender o que Lara pretende com o vídeo erótico. A jornalista trata o prefeito com tom de cinismo. Cláudia pede uma carta de recomendação a Paulo, para cumprir sua pena no Núcleo Vida. O delegado diz que vai pensar. Os dois trocam olhares intensos. Fausto não dá ouvidos a Victória e deixa a moça sozinha. George propõe um acordo a Lara. Fausto acusa Victória de guardar um segredo. Vicky sabe que o marido procura o seu diário. A moça está determinada a descobrir quem é Fausto Maia. Lara continua a ameaçar George. O prefeito faz uma oferta a Lara: ele pede para a jornalista botar um preço nas cópias do DVD. Lara vai pensar sobre a proposta.
Maçarico empunha uma arma no rosto de Caio. Pedrinho interfere. Tina e Eugênio dançam música lenta no bar do Sergião. Mazé fica enciumada. Beatriz faz insinuações eróticas a Lucas. O secretário evita a mulher e diz que está indisposto. Fausto e Victória discutem no café da manhã. O “chefão” convence a esposa de que não está interessado em seus segredos. Renan acusa o pai de hipocrisia por frequentar prostíbulos. Michelle tranquiliza Meg ao dizer que a polícia está prestes a resgatar Caio. Sofia convida George para jantar fora. O prefeito nega o convite da esposa. Giovanna quer ver o pai, Ermírio, apaixonado. Paulo entrega carta de recomendação a Cláudia. Renato vai ao bar do Sergião fazer uma surpresa para Nina. Sergião confessa a Renato que está apaixonado por Dra. Fernanda. Os policiais invadem a favela. Lucas relembra momentos ao lado de Vicky, em Portugal. Sofia e Ricardo se reencontram no Núcleo Vida. Sofia convida o rapaz para tomar um suco. Paulo e os policiais cercam a favela. Victória entrega seu diário a Fausto.
- Veja também:
- Resumo da novela Revelação
- Resumo das novelas
Capítulo 82, 12 de março de 2009 – Fausto diz que não quer ler o diário de Vicky. Victória exige que o marido leia as suas anotações. Os policiais prendem moleques na periferia. Ricardo e Sofia seguem animados no bar do Sergião. A primeira dama faz elogios ao fotógrafo. A pedido de Victória, Fausto lê o diário da esposa. Fausto lamenta ter invadido a privacidade de Victória. Beatriz visita Lucas na prefeitura. Fogosa, ela tira a roupa no gabinete do secretário. Os policiais fecham o cerco contra Maçarico. O traficante fica desesperado e mobiliza os bandidos da favela. Beatriz sente-se rejeitada por Lucas. Para evitar escândalos, o secretário promete saciar os desejos da esposa. Fausto conta a Xavier que não encontrou nada de suspeito no diário de Vicky. Na favela, policias e bandidos trocam tiros. Um policial é atingido. Em manifestação, moradores de Tirânia querem George fora da prefeitura. Lara e Ricardo cobrem o tiroteio na periferia. George chama os moradores do Jardim dos Anjos, localizado na periferia de Tirânia, de escória. Em Tirânia, o assunto em questão é o tiroteio e a falta de segurança da cidade.
Sensibilizado com a situação dos moradores da favela, Lucas pede para George fazer algo. O prefeito xinga os moradores de animais. Lucas decide ir à periferia fazer algo pelos moradores. Sofia conta a Beatriz que foi tomar um suco no bar do Sergião. Beatriz debocha da mãe. Ermirio e Oculto conversam sobre Lucas. Ermirio revela a Oculto que George não está cumprindo as promessas de campanha. Ana pede a Victória para sair mais cedo do trabalho por conta do tiroteio na favela. Policiais e bandidos trocam tiros. O risco de bala perdida é grande. Os policiais acertam um bandido. Maçarico não comparece ao encontro marcado com Fausto e Xavier. Fausto pede para Xavier abortar a missão do carregamento de drogas. Os surtos de George estão cada vez mais frequentes. Preocupada com a violência na periferia, Ana vai ao encontro da filha, Julia. As duas ficam preocupadas com Pedrinho. O delegado Paulo diz que não sai da favela enquanto não encontrar Caio. Os traficantes estão com pouca munição. George não quer ser incomodado por Sofia. Sem munição, Maçarico quer fugir. Victória ouve Fausto e Xavier conversando a respeito de um carregamento. Vicky fica assustado ao ver os dois manipulando um revólver. Maçarico planeja fuga da favela. Caio aproveita a fragilidade de Maçarico e o provoca. O traficante ameaça atirar no pescoço do investigador. No meio do tiroteio, Lucas corre para salvar um garoto e é baleado.
Capítulo 83, 13 de março de 2009 – Os policiais correm para prestar socorro a Lucas, que está caído no chão. Por sorte, o tiro atinge o colete à prova de balas. Victória entra em desespero com a conversa que ouviu entre Fausto e Xavier. A jovem corre para o quarto de Gabriel e coloca as roupas do bebê dentro de uma sacola. Com arma em punho, Maçarico brinca de roleta russa com Caio e Pedrinho. Os dois ficam apavorados. A tensão aumenta quando Caio chama o traficante de covarde. Geleia entra no barraco do bandido e diz que os policiais estão se aproximando. Os bandidos fogem pelos fundos, mas Maçarico promete voltar para acabar com os policiais. Os policiais resgatam Caio e Pedrinho. Paulo desamarra Caio e Pedrinho. Beatriz espera Lucas em casa ansiosamente. George conta a Bia que Lucas foi lutar contra o crime na periferia. Victória decide ir embora da casa de Fausto. Fausto impede a moça de sair e diz que a ama. Vicky diz que nunca existiu um relacionamento entre eles. Ela revela que ouviu o marido falando de carregamento com Xavier. Fausto fica atônito.
Com raiva de Lucas, Beatriz briga com Rebeca. Rebeca chama a irmã de possessiva e mimada. Victória afronta Fausto e diz que o dinheiro dele é sujo. Ele tenta convencer a moça de que é um grande investidor de Tirânia. Ela não acredita e está decidida a ir embora. Fausto faz chantagem emocional com Victória. Ana e Julia esperam o resgate de Pedrinho. Pedrinho é liberado pelos policiais. O encontro entre mãe e filho é aplaudido. Lucas e Paulo concedem entrevistas aos jornalistas. Para impedir que Vicky vá embora, Fausto diz que foi criado sem amor materno. Vicky fica reticente. Diante da história inventada por Fausto, Victória decide ficar. Meg e Michelle vão ao encontro de Caio na delegacia. Xavier informa Fausto que Maçarico fugiu. Maçarico e Geleia estão escondidos em um depósito. Maçarico promete retornar à favela. Ela diz que a humildade de Lucas vai constranger Tirânia. Beatriz tem mais uma crise de ciúmes em relação a Lucas. O secretário trata a esposa com indiferença. Elias elogia a cobertura do tiroteio, realizada por Lara e Ricardo.
Ermirio conta a Oculto que Lucas salvou um garoto na periferia. Na primeira página do jornal “A Voz de Tirânia”, é publicada uma matéria sobre o ato heroico de Lucas. George recebe uma multidão de jornalistas em sua mansão. Ao ver Lucas, os jornalistas correm para entrevistá-lo. George vai para o escritório. O prefeito promete acabar com Lucas de uma vez por todas. Fausto conta a Xavier as descobertas de Victória. A jovem está desconfiada de que os dois estão envolvidos com o mundo do crime. Fausto pede para Xavier não vacilar. Caíque está com catapora. Cláudia entrega carta de recomendação a Olga. Olga aprova a carta e Cláudia está apta para trabalhar no Núcleo Vida. Michelle quer acertar seu relacionamento com Paulo. George assiste entrevista de Lucas veiculada na televisão. Diante da popularidade do secretário, George fica insano. Xavier revira o quarto de Gabriel e encontra fotos íntimas de Victória. Victória flagra o rapaz.
Capítulo 84, 14 de março de 2009 – Victória pergunta a Xavier o que ele está fazendo no quarto de Gabriel. Ela ameaça ir à delegacia. Agressivo, George ataca a esposa, Sofia. O prefeito diz que Lucas quer roubar o seu lugar. Depois de várias brigas, Michelle pede desculpas a Paulo. Xavier entrega as fotos que encontrou para a própria Victória. A moça não entende a reação do capanga. George acusa Lucas de estar usando o nome da família Castelli. Michelle encontra foto de Paulo e Cláudia na sala do delegado. Enciumada, ela pergunta o que a foto está fazendo sobre a mesa. Renan bebe pela manhã. Paulo e Michelle discutem. Fausto compra uma boate em Tirânia. A boate é parte das novas estratégias do traficante: ele vai passar drogas. Pedrinho volta para casa. O garoto recebe um convite de Lucas para ir ao Núcleo Vida. Meg está plena com o retorno de Caio. Victória conta a Ana que Fausto pediu para Xavier vasculhar a casa. Lara diz para Ricardo que está livre da opressão de George. Caio entrega presente a Pedrinho: uma luneta.
Olga e Pedrinho se reencontram no Núcleo Vida. Renan cumpre a pena prestando trabalho comunitário no hospital de Tirânia. Fernanda encontra o rapaz pelos corredores do hospital. Beatriz volta a vigiar Lucas pelos equipamentos de espionagem. Elias elogia as fotografias de Ricardo Guerra. O editor do jornal diz que as fotos vão dar um impulso na carreira política de Lucas. Insegura, Michelle continua a chorar de ciúmes pelo delegado. Caio conforta a filha. George vai reavaliar as verbas da prefeitura. A pedido de Victória, Ana vai à prefeitura e entrega sacola a Lucas. Está tudo pronto para a inauguração da Tribal, boate de Fausto Maia. O “chefão” comemora com Xavier. Elias recebe encomenda estranha no jornal. O editor fica com medo do pacote. Victória manda entregar camisa de Lucas. O secretário lembra que Vicky gostava de usá-la para ficar em casa. Beatriz flagra a cena de Lucas e Ana, no gabinete do secretário. Ela fica sem entender que camisa é aquela, mas desconfia que Victória está envolvida.
Capítulo 85, 16 de março de 2009 – Beatriz vê Lucas e Ana Souza conversando por meio do equipamento de espionagem do pai, George Castelli. A loira quer acabar com Victória. A pedido de Victória, Ana devolve camisa de Lucas. Elias evacua o jornal “A Voz de Tirânia” por causa de uma bomba. Fausto e Xavier comemoram a finalização dos preparativos para a abertura da boate Tribal. Elias informa a polícia que recebeu um pacote-bomba. Michelle desconfia que Paulo pretende voltar para Cláudia. Caio diz para Michelle procurar Paulo para conversar. Paulo vai até o jornal para investigar a bomba. Uma multidão de curiosos se acumula na frente do jornal. Ana conta a Victória que Lucas ficou arrasado ao receber a camisa. Paulo abre o pacote-bomba. O pacote é um alarme falso. Alguém quer assustar Elias. Lucas e Victória conversam por telefone. Os dois discutem. Fausto conta a Victória que comprou uma boate. A moça não aprova a ideia do marido. Renan começa a prestar trabalho voluntário no hospital de Tirânia. Cláudia Fernandes começa a trabalhar no Núcleo Vida.
Rebeca faz uma pesquisa na internet e encontra informações sobre a família de Léo. Mas o rapaz não quer entrar em contato com o seu passado. Nick diz aos pais, Bárbara e Dudi, que não vai fazer faculdade. Maçarico e Geleia fogem a pé, pelo mato. O traficante promete voltar à periferia de Tirânia. Ermírio sentiu falta de objetos de valor na fazenda. Ana pede para Pedrinho e Julia ficar dentro de casa. A mãe zelosa tem medo da violência na região. Renan vai a antiquário vender objetos de valor, roubados na fazenda. Ricardo conta a Olga que Elias recebeu pacote-bomba no jornal. Caio vai à delegacia questionar Paulo a respeito do namoro com Michelle. Ao ter pesadelo, Léo dá um grito e Ceição escuta. Ela fica intrigada. Ermírio vai à casa de George para conversar com o prefeito. Fausto exige que Victória cumpra o seu papel de esposa. Ele quer ter relações sexuais com a moça. Vicky não consegue mais se esquivar das investidas do marido. Durante jantar, Beatriz diz a Lucas que a babá de Victória foi entregar algo para ele no gabinete. Curioso, o secretário quer saber como ela soube do fato. Beatriz fica desconsertada, pois estava espionando o marido.
Capítulo 86, 17 de março de 2009 – Lucas quer entender como Beatriz sabe que Ana foi ao gabinete. Bia inventa mil desculpas, mas não convence o marido. Fausto pressiona Victória. Ele quer transar com a esposa. Ermírio cobra do prefeito ações contra a violência em Tirânia. O fazendeiro apoiou George durante a candidatura. Ermírio exige justificativas do prefeito. Ceição conta para Otávio que ouviu a voz de Léo. Léo fica com uma expressão de apreensão. Lucas continua a insistir que Beatriz conte a verdade. Beatriz tenta corrigir a situação. Ermírio e George discutem sobre Lucas. Ermirio ameaça tirar o apoio do governo de George. Lara vai à prefeitura encontrar George. A jornalista deseja ocupar o cargo de secretária de comunicação de Tirânia. Ela ameaça enviar os vídeos eróticos a Sofia. O prefeito vai pensar sobre a proposta. Lara quer ocupar o cargo em uma semana. Os moleques da periferia planejam comandar a boca na favela.
Ermírio conta a Renan que sumiu objetos de valor em casa. O rapaz desconversa e diz que precisa dormir cedo. Na cama, Fausto acaricia Victória, que finge estar dormindo. Arrependido, Pedrinho pede perdão a Ana pelos erros que cometeu. Para saldar as dívidas com Fausto, Renan entrega as escrituras de suas terras e um montante em dinheiro ao crápula. Fausto trata Renan com ironia. Fausto convida o rapaz para a inauguração de sua boate. Os moleques chamam Pedrinho para conversar. George não está de acordo com a homenagem que Lucas quer prestar aos policiais de Tirânia. Bárbara e Dudi pretendem colocar horários na rotina de Nick. Lucas homenageia Paulo e Caio na prefeitura. Os policiais rasgam elogios a Lucas. George fica com raiva. Paulo e Michelle vão conversar a respeito do namoro. Depois da homenagem, George tem surto e encontra o outro. O prefeito fica perturbado. Fausto vai á fazenda conversar com Ermírio. Ao caminhar pela floresta, Léo encontra Maria dos Ventos. Ela diz que o rapaz vai ficar livre do segredo que o cala. Victória vai à prefeitura procurar Lucas.
Capítulo 87, 18 de março de 2009 – Lucas não entende Victória. Os dois conversam sobre as mágoas do passado. O diálogo entre o casal é difícil. Maria dos Ventos pede para Léo acompanhá-la. Ela quer mostrar ao rapaz flores de beleza rara. Fausto revela a Ermírio que é o novo dono das terras de Renan. Lucas diz para Victória que os dois estão vivendo uma farsa, pois o casamento de ambos é uma mentira. Vicky diz que não existe uma possibilidade de retorno entre os dois. Ermírio não acredita que Renan vendeu as terras. Desesperado, o fazendeiro faz proposta a Fausto: promete pagar o dobro pelas terras. Ermírio tem uma síncope e pede para Eugênio levá-lo ao hospital. Lucas revela a Vicky que jogou no lixo a camisa que ela mandou Ana devolver. Os dois dão um abraço longo e intenso. Maria dos Ventos conta a Léo que Rebeca vai ajudá-lo a cumprir o destino. Ermírio vai parar no hospital e é entubado. A família fica reunida esperando notícias. Giovanna conta a Renan que Ermírio teve o ataque depois de falar com Fausto. Victória encontra Dra. Fernanda e Michelle em café. As três conversam sobre as frustrações dos relacionamentos.
Carlos avisa Paulo que Ermírio está em estado grave no hospital. Ricardo faz visita a Sofia no Núcleo Vida. Os moleques convidam Pedrinho para ser o líder do tráfico na periferia de Tirânia. Nina diz para Nick que Marcelo a assediou novamente. Desesperada, Bárbara procura Raquel e pede conselhos para lidar com a filha, Nick. No hospital, todos ficam aflitos com o estado de Ermírio, pois a médica ainda não conversou com ninguém da família. Sofia fica pensando em Ricardo. Beatriz liga para o celular de Fausto, mas a ligação cai na caixa postal. Fausto inaugura sua casa noturna em Tirânia: a boate Tribal. Beatriz vai à inauguração da boate. Renato Castelli diz para Nina que está na hora dos dois transarem. George recebe seus assessores em casa. O prefeito comunica os assessores que decidiu nomear a jornalista Lara Penteado como secretária da comunicação. Depois de socorrer Ermírio, Dra. Fernanda vai conversar com a família do fazendeiro. A médica diz que Ermírio poderá sofrer sequelas graves: permanecer no coma. Victória chega à boate de surpresa e flagra Fausto e Beatriz em papo animado.
Capítulo 88, 19 de março de 2009 – Fausto fica desconcertado, na frente de Victória e Beatriz. Ele pergunta a Vicky se ela tem ciúme ou raiva de Beatriz, por causa de Lucas. No hospital, Paulo e Renan discutem. George convence os assessores de que Lara é capacitada para ocupar o cargo. Victória relembra momentos ao lado de Lucas, em Portugal. Renan e Paulo partem para a agressão. Mesmo com o pai no hospital, Renan se embebeda na boate de Fausto. Paulo e Cláudia ficam sozinhos, no hospital. Ana fica preocupada com Pedrinho, que saiu tarde da noite. Pedrinho fala para os moleques que não quer voltar para o tráfico. Victória não consegue dormir, pois Gabriel está com febre. Ela conta a Ana que encontrou Beatriz na boate de Fausto. Fausto fica nervoso com o pouco rendimento da inauguração da boate. Os netos de Ermírio se emocionam com o estado de saúde dele. Bárbara está preocupada com a vida dos jovens em Tirânia, que estão cercados pela violência. Paulo e Cláudia amanhecem no hospital. Fernanda avisa os dois que Ermírio está fora de perigo.
George fala para Lara que o cargo de secretária de comunicação é dela. Olga revela a Sofia que gostaria de ter tido filhos. Fausto e Victória discutem sobre Beatriz. Fausto tenta beijar Victória, mas ela foge das investidas do marido. Como desculpa, a moça diz que vai cuidar de Gabriel. Fausto avisa a Vicky que ela não conseguirá fugir por muito tempo. Lucas relembra o momento em que Victória lhe deu uma gargantilha. Paulo vai á casa de Michelle conversar. O delegado conta à namorada que saiu a papelada do divórcio, e Cláudia só precisa assinar. Michelle lhe pede para resolver as pendências com a ex-mulher, para depois procurá-la. Os dois decidem “dar um tempo” no namoro. Pedrinho vai ao Jornal A voz de Tirânia falar com Elias. Renan entra no quarto em que o pai está internado. Ermírio está desacordado e Renan acaricia a cabeça do pai. Lara interrompe conversa entre Lucas e George. Irônica, a jornalista diz que é a nova colega de Lucas. Victória revela a Fausto que não sente a menor vontade de ter relações com ele. Fausto beija e toca Victória. A moça vê um revólver na cintura do marido.
Capítulo 89, 20 de março de 2009 – Victória quer saber o que Fausto faz com uma arma na cintura. Ele diz que a arma é para a própria segurança. George conta a Lucas que Lara vai ser a secretária de comunicação. Embora surpreso, Lucas recebe bem a notícia. Pedrinho agradece a Elias por tê-lo ajudado. O garoto pede perdão ao jornalista. Victória pede para Fausto se livrar das armas. Ao ver o pai desacordado, Renan chora. O rapaz dá um beijo na testa do pai, que está entubado. George diz a Lara que ela vai ser uma secretária de fachada. A jornalista diz que o prefeito não está em condições de exigir nada. Exigente, ela quer uma decoração moderna em seu gabinete, com direito a frigobar. Carlos convida Pedrinho para trabalhar no pet shop. Paulo está intrigado com o ataque cardíaco que o pai teve.
O delegado conta a Caio que ele e Michelle “deram um tempo”. Meg conforta Michelle, que está chateada com o seu relacionamento com Paulo. Nina conta a Nick que nunca transou com Renato e é virgem. Fausto conta a Xavier que Vicky viu um revólver em sua cintura. Os dois vão manter as armas no escritório da boate. Sofia e Ricardo se encontram no Núcleo Vida. O fotógrafo revela a Sofia que sente afinidade por ela. Os moleques vão procurar Pedrinho em casa. Beatriz telefona para Lucas e diz que tem uma surpresa. Eugênio e Mazé tentam encontrar os objetos que sumiram da fazenda. Eugênio desconfia que um ladrão ronda a fazenda. Giovanna pergunta a Renan se ele sabe o que Ermírio e Fausto conversaram. Xavier pede para Marcelo levar a banda Poetas do Rock para tocar na boate. Lara entrega carta de demissão a Elias. Endividado, Renan rouba mais objetos na fazenda. Mazé flagra o rapaz. Xavier seduz Marcelo e pede para o garoto repassar pílulas de ecstasy na boate. Victória sonha que está beijando Lucas. Em noite de amor, Lucas chama Beatriz de Victória.
Capítulo 90, 21 de março de 2009 – Beatriz fica furiosa na hora em que Lucas a chama de Victória. O secretário tenta contornar a situação, mas fica pior. Mazé quer saber o que Renan faz com uma estátua na mão, no meio da madrugada. O rapaz inventa a desculpa de que estava limpando a estatueta. Elias pergunta a Lara se a saída dela do jornal tem algo a ver com a “amizade” entre ela e George Castelli. A jornalista diz que é muito ambiciosa e precisa de mais. Renan vai à boate de Fausto. Rebeca tem pesadelo com o período em que ficou internada na clínica psiquiátrica. Paulo procura Renan para pedir desculpas. O rapaz está bêbado pelas ruas de Tirânia. Paulo o leva para a fazenda. Ermírio não sofrerá sequelas. Ao sair do coma, Ermírio pergunta onde está Renan. Tina convida Lucas para uma festa, no Jardim dos Anjos. Lucas promete ir à festa, acompanhado de Beatriz. Marcelo avisa aos integrantes da banda Poetas do Rock que eles têm um show na Boate Tribal.
Bárbara e Dudi querem que Nick faça faculdade de Direito. Ceição desconfia que Fausto tem algo a ver com o ataque cardíaco de Ermírio. Giovanna quer saber o que Renan está escondendo. Lucas e Beatriz vão à festa, na periferia de Tirânia. Beatriz escorrega em escada de terra. A perua chama Tina de pobre. Fausto revela a George que pretende construir um aeroporto em Tirânia, nas terras que eram de Renan. Fausto menciona possível suborno de investidores para o prefeito. Beatriz faz cara de poucos amigos na favela e esnoba os moradores da periferia. George tem novo surto de personalidade. Beatriz chega furiosa em casa e conta a Sofia que foi a uma festa na favela. Sofia diz para a filha parar de discriminar as pessoas. Otávio conta a Lucas que Ermírio não corre mais risco de morte. George vai ao gabinete de Lucas provocá-lo. Ermírio se recupera no hospital. O fazendeiro recebe telefonema de Oculto. Elias pede para Ricardo investigar os passos de Lara. O jornalista conta ao fotógrafo que ela pediu demissão.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 91 a 100 de Revelação!
