Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 11 a 20 da novela “Paraíso”, exibida pela Globo em 2009.
Capítulo 11, 27 de março de 2009 – Norberto convida Ricardo, Otávio e padre Bento para almoçar e discutir sobre a nova sociedade. Aninha sai da casa de onde será feita transmissão e é cercada por suas amigas interessadas em saber o que aconteceu. Geraldo fica com ciúmes ao saber que Ricardo e Otávio irão almoçar na casa de Norberto. Mariana descobre que Antero convidou Eleutério e Zeca para irem a sua casa e fica furiosa. Terêncio comenta com Zeca que ele está diferente desde que encontrou Maria Rita na estrada. Zeca confirma que Maria Rita o conquistou. Mariana finge sentir fortes dores de cabeça e pede para Candinha chamar sua filha. Norberto revela para Ricardo e Otávio que possui uma concessão que libera a abertura de uma rádio na cidade.
Tobi conta para Eleutério que o sistema de alto falantes causou a maior confusão em Paraíso. Dona Ida consola Aninha, que está sofrendo por causa dos dois amigos de Zeca. Norberto dá um ultimato em Ricardo e Otávio para saber se eles aceitam sua proposta de sociedade. Bertoni e Isidoro tentam animar Geraldo, que está sofrendo por Maria Rosa. Ricardo e Otávio pensam em uma forma de evitar o afastamento de Eleutério da sociedade. Aninha supõe que Norberto tenha oferecido Maria Rosa para casar com Ricardo e Otávio e fica perplexa. Candinha suspeita que Mariana possa ter morrido e surpreende Antero e Maria Rita com a notícia.
Capítulo 12, 28 de março de 2009 – Maria Rita e Antero conseguem reanimar Mariana, que se recusa a procurar um médico. Terêncio e Zé Camilo estranham quando Zeca não se empolga com o rodeio e o incentivam a esquecer Maria Rita. Zeca revela para Terêncio e Zé Camilo que gostaria de visitar Santinha. Antero comenta com Maria Rita que desconfia do ataque de Mariana. Jacira duvida das intenções de Norberto em convidar Ricardo e Otávio para serem seus sócios. Ricardo e Otávio sofrem com a possibilidade de desfazer a sociedade com Eleutério. Mariana diz a Maria Rita que somente ela pode salvá-la. Zeca decide competir. Aninha fica sem saber dizer se gosta mais de Ricardo ou Otávio quando dona Ida a questiona. Ricardo manda Otávio ter respeito com as meninas da cidade para evitar confusão.
Geraldo sofre por causa de Maria Rosa. Rosinha tem um mau pressentimento com Zeca. Eleutério comenta com Tobi que amanheceu preocupado com Zeca. Antero fala para Maria Rita não se deixar influenciar pelas atitudes insanas de Mariana. Mariana roga para sua santa afastar Zeca de Maria Rita. Terêncio não gosta do jeito do animal que Zeca vai montar na competição e pede que o amigo desista do rodeio. Rosinha reza com o intuito de proteger Zeca. Ricardo sugere que padre Bento vá com ele e Otávio conversar com Eleutério. Dona Ida critica as atitudes de Geraldo para Aninha. Zeca se prepara para montar o touro e Terêncio fica preocupado. Maria Rita reza para que Santa Rita lhe mostre seu caminho e sente uma angústia repentina. Zeca é derrubado pelo touro. Terêncio percebe que o amigo está desacordado e grita para Zé Camilo chamar um médico.
Capítulo 13, 30 de março de 2009 – Terêncio e Diogo seguem Zeca, que é retirado de maca pelos enfermeiros. Rosinha estranha a angústia que sentiu durante a noite ao pensar em Zeca. E revela para Mariana que não conseguiu dormir. O médico informa para Zeca que só poderá fechar um diagnóstico depois de ver todos os exames. Terêncio se culpa pelo que aconteceu com Zeca. Ricardo e Otávio com a ajuda de Norberto, pedem um empréstimo ao banco para devolver o dinheiro que Eleutério investiu nos equipamentos da rádio. Vadinho comenta com Capita e Zé do Correio que Norberto quer usar a rádio para fazer campanha política. Eleutério surpreende Norberto, Ricardo e Otávio ao propor uma nova sociedade.
A comitiva de Zeca vai atrás de uma ambulância que segue a caminho da fazenda de Eleutério. Maria Rita se angustia ao olhar para o espelho e ver sua imagem vestida de santa. Zeca pede para Terêncio tocar seu berrante para avisar o retorno da comitiva. Mariana tenta convencer Antero que o destino de Maria Rita é ser santa. Ricardo pergunta se Aninha já teve um namorado e deixa a menina intrigada. Maria Rosa pede para Norberto deixá-la viajar com Ricardo e Otávio. Geraldo diz para Aurora que está pensando em desistir de Maria Rosa. Ricardo sente-se atraído por Aninha e pede para ela se afastar para evitar confusão. Maria Rosa avisa a Aurora que irá para o Rio de Janeiro com Ricardo e Otávio.
Capítulo 14, 31 de março de 2009 – Norberto acerta com Otávio os detalhes para a viagem ao Rio de Janeiro. Aurora não se conforma que Maria Rosa viaje sozinha com os dois rapazes. Otávio conta para Ricardo que Maria Rosa irá com eles e Aninha fica indignada. Zeca se desespera quando não consegue mover suas pernas. Juvenal comenta com Terêncio e Diogo que o diabo abandonou Zeca. Eleutério magoa Zefa ao criticar o amor que Rosinha sente por Zeca. Capita se surpreende ao ver Maria Rosa embarcando com Ricardo e Otávio na rodoviária. Padre Bento briga com Cleusinha, Jacira e Edith por espalharem boatos sobre a filha do prefeito. Otávio pergunta para Maria Rosa se ela se envolveu com alguém quando morou sozinha.
Aninha se lamenta com dona Ida e diz que queria ter ido para o Rio de Janeiro. Ricardo diz para Otávio que ele não pode se envolver com Maria Rosa. Edith, Jacira, Nina e Cleusinha contam para Geraldo sobre a viagem e o deixam com ciúmes. Norberto diz a padre Bento que é preciso patrocínio para ter um horário na rádio. Geraldo revela que não se importa mais com Maria Rosa. Rosinha mente para Eleutério sobre seu amor por Zeca. Tobi avisa para Eleutério que Zeca voltou. Terêncio toca o berrante de Zeca para avisar da chegada da comitiva. Rosinha estranha o som. Maria Rita percebe que não é Zeca quem está tocando o berrante e fica intrigada. Zeca chora ao se dar conta de seu acidente.
Capítulo 15, 1 de abril de 2009 – Eleutério fica nervoso ao ver a comitiva chegar sem o seu filho à frente. Zeca conta para Eleutério, Zefa e Rosinha o que aconteceu e os deixa inconformados. Antero conta para Mariana e Maria Rita sobre o acidente do filho do diabo e Santinha vai rezar por ele. Eleutério, Terêncio, Tiago, Zé Camilo, Rosinha e Zefa conversam sobre o ocorrido com Zeca e discutem o que fazer. Mariana comenta com Antero que Zeca tem sorte porque o diabo o abandonou. Os peões da comitiva se lamentam com Terêncio e Zé Camilo. Zeca pede para Eleutério mostrar o diabinho na garrafa para os peões da comitiva. Maria Rita se preocupa com o estado de Zeca. Eleutério pergunta para o diabinho na garrafa por que ele abandou seu filho e se culpa por ter inventado essa história. Eleutério conta para os peões como conseguiu seu diabinho na garrafa e como a história se espalhou pelas redondezas. Zeca se queixa com Rosinha e culpa o diabo pelo que aconteceu com ele. Zé das Mortes volta para Paraíso.
Capítulo 16, 2 de abril de 2009 – Bertoni fica nervoso com a presença de Zé das Mortes e vai avisar Norberto para tentar impedir uma tragédia. Zé das Mortes segue para a fazenda de Eleutério. Bertoni e Norberto decidem procurar o forasteiro para saber o que ele veio fazer na cidade. Eleutério continua a contar para os peões sua história e comenta sobre Zé das Mortes. Rosinha conta para Zeca que seus amigos do Rio de Janeiro apareceram na fazenda procurando por ele. Maria Rosa teme que Ricardo e Otávio percam todo o dinheiro de Norberto. Norberto vai com Bertoni e dois soldados até a pensão de dona Ida procurar por Zé das Mortes. Maria Rosa sai para jantar com Ricardo e Otávio.
Os peões estão reunidos em volta da fogueira ouvindo Zé Camilo tocar viola. Eleutério consente o pedido de Terêncio para ficar na fazenda quando a comitiva partir. Rosinha se declara para Zeca e o deixa bastante perturbado. Zeca se revolta ao conversar com Eleutério sobre o acidente. Mariana se justifica com sua santa, pois se culpa pelo o que aconteceu com o filho do diabo. Terêncio não quer deixar Zeca sozinho, mas não suporta a ideia de ficar preso em uma fazenda. Zeca acredita que o diabo o abandonou por que ele estava pensando em Maria Rita na hora do acidente. Maria Rita reza para a santa pedindo que ela cure Zeca. Zé das Mortes chega à fazenda de Eleutério decidido a acabar com a vida do coronel.
Capítulo 17, 3 de abril de 2009 – Rosinha afirma para Zefa que não irá mais sair do lado de Zeca. Os peões vão se despedir de Zeca e Terêncio avisa que irá ficar na fazenda. Rosinha culpa Terêncio pelo que aconteceu e o deixa arrasado. Zeca ouve a comitiva indo embora e se entristece deitado na cama. Bertoni conta para todos no bar sobre sua expedição atrás do forasteiro. Aurora se preocupa com Norberto. Tobi vê Zé das Mortes entrando na fazenda e corre para chamar Eleutério. Zeca se desespera por não poder fazer nada para ajudar seu pai. Zé das Mortes pede explicações para Eleutério e o ameaça.
Terêncio se prepara para defender o pai de Zeca. Eleutério inventa uma história para Zé das Mortes e consegue convencê-lo a desistir de seu plano. Zeca diz a Eleutério que só um milagre poderá salvá-lo. Eleutério se preocupa com as atitudes do filho e teme que algo pior aconteça. Mariana se irrita com Antero quando ele diz que irá levar Maria Rita para visitar Zeca. Otávio faz contato com uma empresa para aquisição dos equipamentos para a rádio. Padre Bento não gosta quando Vadinho, Capita e Zé do Correio ameaçam falar mal de Maria Rosa. Zeca confessa para Terêncio que estava pensando em Maria Rita quando caiu do touro. Rosinha reclama com Zefa da visita de Antero. Zeca pede para falar com Antero.
Capítulo 18, 4 de abril de 2009 – Rosinha não Acredita que Maria Rita possa salvar Zeca. Maria Rosa fala para Norberto que eles já compraram os equipamentos para a rádio e que serão instalados em breve. Antero conta sobre sua visita a Zeca para Maria Rita e Mariana e pede que a filha continue rezando por ele. Padre Bento combina com Norberto de visitar Zeca. Cleusinha, Jacira, Edith e Nina falam para Aninha o que aconteceu com Zeca e ela diz que irá contar para Ricardo e Otávio assim que eles voltarem. Bertoni, Vadinho, Zé do Posto, Capita, Zé do Correio e Alfredo Modesto comentam que Santinha poderia fazer um milagre e salvar o filho do diabo. Maria Rita se penaliza com Zeca e reza para a santa. Rosinha se entristece ao ouvir Zeca falar que entregaria sua vida nas mãos de Maria Rita se ela o salvasse.
Eleutério comenta com Terêncio que acredita que está sendo castigado por ter dito que Zeca era o filho do diabo. Ricardo não gosta de ver Otávio e Maria Rosa juntos. Aurora se preocupa com a filha e não deixa Norberto dormir. Maria Rosa e Otávio se beijam e Ricardo fica transtornado. Rosinha e Maria Rita rezam pedindo que Zeca melhore. Maria Rosa e Otávio levam Ricardo, que está passando mal, para o hotel. Tobi desconfia que Terêncio esteja interessado em Rosinha. Eleutério conversa com Zefa sobre a permanência de Terêncio na fazenda. Rosinha sugere que Zefa esconda a garrafa com o diabinho. Zeca se desespera quando fala com Eleutério e diz que não acredita em um tratamento para ele.
Capítulo 19, 6 de abril de 2009 – Zefa repreende Rosinha quando ela afirma que dará fim ao diabinho da garrafa de Eleutério. Maria Rosa diz para Otávio que eles devem ser apenas amigos. Norberto confessa para padre Bento que gostaria que sua filha se envolvesse com Ricardo ou Otávio, e que o escolhido seria o seu sucessor político na cidade. Geraldo diz a Aurora que Maria Rosa não é mulher para ele e acaba perdendo sua aliada. Zeca pede para padre Bento levar Maria Rita até ele, pois acredita que só ela poderia salvá-lo, mas o padre o recrimina. Tobi conversa com Rosinha sobre o estado de Zeca. Ricardo não deixa Otávio levar Maria Rosa para saltar de parapente.
Padre Bento e Norberto vão até a casa de Maria Rita para conversar com Antero sobre Zeca. Zeca pergunta para Terêncio se ele está interessado em Rosinha e deixa o peão confuso e envergonhado. Rosinha garante para Zefa que, se não se casar com Zeca, não se casará com mais ninguém. Zeca se irrita com Rosinha e Terêncio e os expulsa de seu quarto. Terêncio se entristece ao perceber que Rosinha ama Zeca. Mariana garante para Antero que não irá deixar Maria Rita ir à casa do filho do diabo rezar por ele. Zeca confessa para Eleutério que está apaixonado, mas percebeu isso tarde demais.
Capítulo 20, 7 de abril de 2009 – Maria Rita pede que Antero convença Mariana a deixá-la ir à casa de Zeca e revela para o pai que não consegue parar de pensar nele. Maria Rosa avisa para Ricardo e Otávio que eles devem criar uma boa estratégia de vendas na rádio para começar a ganharem dinheiro e pagar a dívida no banco. Aurora conta para Norberto sobre a visita de Geraldo. Aninha resolve que não irá mais pensar em Ricardo, Otávio e Maria Rosa. Aurora reclama para padre Bento da honestidade política de Norberto. Geraldo decide apoiar Vadinho na oposição política contra o prefeito e deixa todos espantados com a novidade. Terêncio diz para Zeca esquecer Maria Rita, pois ela nunca será dele.
Maria Rita se angustia ao rezar para sua santa. Mariana considera as explicações de Antero para levar Santinha até o filho do diabo. Santinha se questiona sobre o motivo de sua atração pelo filho do diabo. Rosinha fica arrasada quando Terêncio conta que Zeca pediu para ele buscar Santinha. Tobi canta um trecho de uma canção e não percebe que está sendo observado por Rosinha e Terêncio. Maria Rosa e Otávio pensam um no outro durante a viagem de volta para Paraíso. Padre Bento pede para Mariana não interferir nas escolhas de sua filha. Antero diz para Maria Rita esquecer Zeca, pois no estado em que ele se encontra não poderá ser seu marido.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 21 a 30 de Paraíso!