Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “O Clone”, exibida pela Globo em 2001/2002.
Capítulo 16, 18 de outubro de 2001 – Lucas se queixa do pai, enquanto Albieri o examina. Deusa fica triste por Simone preferir adiar por um mês o início do processo de fertilização. Said recebe um telegrama de Mohamed alertando-o sobre Jade, mas ele nada fala para Nazira. Os dois conversam pelo telefone e Said avisa que vai resolver o problema sozinho. Leônidas não quer nem ouvir falar do casamento e Lucas se exaspera. Ali chega ao Brasil avisando que vai levar Jade de volta para o Marrocos. Concorda, porém, que ela não se case com Said, embora não permita, no entanto, que ela se case com Lucas, mesmo que ele se converta. Maysa vai almoçar na casa de Lucas. Deusa dá um show na pista. Albieri se empolga com a possibilidade de fazer um clone de Lucas. Simone colhe 32 óvulos de Deusa. Depois de muitos conflitos, o cientista resolve tentar a experiência. Nazira chega ao Rio e pega Jade em flagrante fugindo para ir se encontrar com Lucas.
Capítulo 17, 19 de outubro de 2001 – Jade disfarça e Lucas vai embora sem que Nazira perceba. Maysa e Lucas conversam sobre amores e namorados. Ela acaba beijando-o. Albieri tenta fundir as células de Lucas com os óvulos de Deusa. Lobato entrega a Leônidas uma carta psicografada de Diogo, na qual ele avisa que irá reencarnar em breve. Depois de muitas tentativas, perder muitos óvulos, Albieri consegue o resultado esperado, fazer um clone. Abdul pressiona e Said avisa que se casará com Jade, mesmo contra a vontade de todos. Nazira começa a se meter na casa de Latiffa, que demonstra a sua preocupação. Albieri decide congelar o embrião. clonado em Deusa. Yvete fica furiosa ao saber que Leônidas estava na noite com uma mulher. Maysa pede desculpas a Lucas pelo beijo e chama-o para uma conversa. Albieri fica atordoado ao perceber que Simone já fez a inseminação. Deusa chora e agradece ao médico.
Capítulo 18, 20 de outubro de 2001 – Simone percebe o estado de Albieri, mas ele nada revela. A médica permanece intrigada com o destino dos outros óvulos. Maysa garante que Lucas beija melhor do que o irmão. Edna tira a foto da ex-noiva e coloca a sua no porta-retrato em cima da mesa de Albieri. Albieri reza na igreja. Leônidas e Lobato chegam à boate acompanhados e Norma avisa Yvete. Jade se assusta ao saber que Ali pretende ir embora na próxima semana, levando-a embora. Nazira pressiona e Mohamed acaba contando que Jade está apaixonada por um brasileiro. Yvete beija um rapaz só para atormentar Leônidas, que vai embora correndo, deixando-a triste. Albieri se perturba ao não encontrar a foto de Laurinha. Edna chora disfarçadamente. Nazira volta para o Marrocos contestando os valores ocidentais. Jade telefona para Yvete buscando conselhos. Said descompensa ao ouvir Zoraide comentar que Jade gosta de Lucas. Deusa se surpreende com a visita de Albieri.
Capítulo 19, 22 de outubro de 2001 – Albieri finge estar por acaso na rua de Deusa. Said quer saber o castigo para um homem que desvia uma mulher e Abdul avisa que são 80 chibatadas para os dois. Albieri tenta conversar com Ali e Leônidas, sem sucesso. Yvete manda Jade lutar pelo seu amor e promete abrigá-los em sua casa. Ali avisa Jade que no dia seguinte embarcam para o Marrocos. Edna chora ao ver que Albieri colocou ore trato de Laurinha ao lado do seu. Lucas e Jade combinam a fuga. Edna estranha ao saber que Albieri esteve na rua de Deusa. Nazira tenta persuadir Said a desistir, mas ele está disposto a casar mesmo com Jade. Lucas pensa no pai e não consegue deixar a sua casa. Jade o aguarda e volta para a casa triste. Avisa para Ali que está pronta para a partida. Edna questiona Albieri. Lucas corre até o aeroporto, mas vê o avião decolando.
Capítulo 20, 23 de outubro de 2001 – Lucas inventa que foi ver um carro, mas Edna permanece cismada. Lucas busca consolo com Yvete, que o anima a pegar um avião para o Marrocos. Maysa chora quando ele parte. Leônidas fica furioso. Jade permanece indiferente aos preparativos do casamento. Lucas a guarda na porta da casa de Ali. Nazira garante que vai querer ver a prova de virgindade Jade no dia seguinte à noite de núpcias. Edvaldo está de volta. Começa o casamento. Nazira chora. Jade se lembra de Lucas. Uma mulher de véu se posta na frente da noiva e ela reconhece o amado. Ali e Abdul se aproximam de Lucas, encantado com a mulher coberta. Ele pensa que foi descoberto e foge. Zoraide quer auxiliar Jade a enganar a todos no teste de virgindade, mas ela se recusa. Albieri fica atônito com a confirmação da gravidez de Deusa.
Capítulo 21, 24 de outubro de 2001 – Simone reafirma que o doador se parece com Edvaldo. Edna estranha a reação de Albieri. Jade e Said vão para o quarto. Said lava os pés de Jade, beija suavemente os seus ombros e se amam. Na ante-sala, Ali, Zoraide, Nazira, Abdul esperam. Jade aguarda a morte. Said corta o pulso, ameaça matar Lucas se ele aparecer e mostra para todos o pano manchado de sangue como prova da virgindade da esposa. Lucas, muito deprimido, fica um tempo na casa de Yvete. Penélope pressiona Albieri, mas ele consegue não contar sobre a clonagem. Lucas volta para casa, assume o jeito de vestir e de se pentear de Diogo. Norma convida Edvaldo para ser seu parceiro. Os meses passam, a barriga de Deusa cresce; Maysa e Lucas namoram. Albieri desiste de contar para Simone e arranja um trabalho para ela em Londres.
Capítulo 22, 25 de outubro de 2001 – Simone fica com a sensação de que Albieri quer se livrar dela. Deusa vai embora da gafieira ao ver Edvaldo e Norma no salão, e decide ir para o interior ter o seu filho. Nazira implica com Jade, quer e reclama com Ali. Zoraide fica horrorizada ao saber que Jade sonha em ser devolvida e que está evitando filhos. Yvete conhece Jorge Luís. Lobato vê os dois conversando e conta para Leônidas, que se abala ao saber. Desconta a sua irritação no amigo; à noite, Lobato toma um porre. Said quer dar joias para Jade, mas ela pede para estudar. Lucas dá um anel de noivado para Maysa. Leônidas pede que eles fiquem morando com ele depois do casamento. Latiffa e Mohamed veem Maysa e Lucas na rua, abraçados. Jade fica triste ao saber. Albieri impede que Deusa viaje e a convida para ficar em sua casa até a criança nascer.
Capítulo 23, 26 de outubro de 2001 – Leônidas procura Lobato, que não aparece com os relatórios que ficou de entregar. Said garante à Jade que o dia em que ela o aceitar e amar de verdade, ele deixa que ela estude. Nazira é pedida em casamento temporário. Deusa não entende muito bem porque Albieri levou-a para a casa dele. Edvaldo se perturba ao saber que Deusa viajou. Edna reage mal e tem uma crise de ciúmes ao ver Deusa em sua casa. Elba pede ajuda a Leônidas para encontrar Lobato. Yvete questiona Lucas sobre o esforço que ele está fazendo para se tornar Diogo. Deusa vai embora ao perceber a situação na casa de Albieri. Said fica furioso e não aceita o casamento temporário para Nazira.
Capítulo 24, 27 de outubro de 2001 – Ali fica indignado com a reação da sobrinha. Jade quer saber se a noiva é Maysa. Leônidas é chamado na delegacia para liberar Lobato, que se meteu em uma grande confusão, e é extremamente duro com ele. Nazira só quer morrer. Albieri vai atrás de Deusa na gafieira, deixando Edvaldo enciumado. Ela pede que ele a deixe em paz. Yvete e Leônidas se encontram casualmente num restaurante e conversam, nostálgicos. Jorge fica enciumado e o namoro acaba. Jade liga para Lucas, mas Dalva diz que ele saiu com a noiva. Zoraide alerta Jade sobre os castigos que pode receber se for infiel. Jade garante que vai ser dissimulada, ganhar muitas joias e depois fugir. Deusa sente as primeiras contrações. Zoraide lê a sorte de Jade e fala de um tempo em que se misturam o passado e o presente. Do meio da rua, com muita dor, Deusa avisa Albieri que a criança está nascendo.
Capítulo 25, 29 de outubro de 2001 – Albieri leva Edna para o mesmo hospital onde nasceram Lucas e Diogo. Yvete e Leônidas se encontram na maternidade. Ele fica enciumado quando Yvete afirma que foi cantada por muitos amigos dele. Albieri faz o parto, entrega a criança para Deusa e estranha ao se encontrar com Leônidas. Lucas se prepara para o casamento. Jade sofre, mas jura que vai mudar, ser outra mulher. Leônidas está cismado com os amigos. Começa o casamento. Jade se arruma toda para o marido, que aprova. Nazira faz intriga com Said, por Jade estar gastando muito; e com Mohamed, por Latiffa não estar grávida ainda. Os amigos dão de presente para Lucas um espetáculo de dança do ventre e ele se retira, perturbado. Deusa estranha que seu filho tenha de ser encaminhado para o geneticista, já que tem uma mancha que passa de mãe para filho e ela não tem.
Capítulo 26, 30 de outubro de 2001 – Albieri convence Deusa que a mancha não tem importância. Maysa e Lucas têm a primeira briga. Leônidas e Dalva fazem com que eles se reconciliem. Deusa convida Albieri para ser o padrinho de seu filho, a quem quer dar o nome de Edvaldo. Nazira acusa Jade de amar o brasileiro e de querer afastá-la do irmão. Jade revida e ela finge passar mal. Said exige que a esposa peça desculpas. Deusa estranha que o menino não se pareça com Edvaldo. Albieri se surpreende quando Edna avisa que quer ter um filho. É dia do batizado e Albieri escolhe um segundo nome: Leandro. Ao saber que Yvete é a madrinha, Leônidas quase tem certeza de que era Albieri que cantava a ex-namorada Edvaldo vê de longe o batizado. Edna estranha a pele tão clara do neném. Maysa propõe reformas na casa, mas Leônidas reage quando se fala em mexer no quarto de Diogo. Edna lamenta ainda não ter ficado grávida. Dalva se encontra com Albieri e ele esconde o rosto de Leandro.
Capítulo 27, 31 de outubro de 2001 – Albieri vai embora correndo. Lucas ri quando Dalva conta a história. Edna acusa Albieri de não estar interessado em ter um filho com ela. Leônidas liga para Yvete só para saber quem foi o amigo que lhe passou uma cantada. Ela sofre, chora e, humilhada, diz que é um homem muito melhor do que ele. Leônidas confirma a sua suspeita: é Albieri. Latiffa desanima ao saber que Nazira está chegando. Jade mostra as suas joias e garante à Zoraide que, quando tiver mais, venderá tudo e viajará para o Brasil. Maysa quer ter liberdade de mexer na casa ou então se mudar. Latiffa se indispõe com Nazira, que sugere a Mohamed que procure outra esposa que lhe dê filhos. Albieri monta um quarto para o afilhado em sua casa, o que incomoda tanto à Deusa quanto à Edna. Leônidas pede que Lucas vá ao Marrocos e Maysa avisa que vai junto. Jade escuta quando Ali comenta que Lucas está chegando.
Capítulo 28, 1 de novembro de 2001 – Ali conversa com Jade sobre as penas previstas para o adultério, deixando-a impressionada. Manda que Zoraide fique de olho na sobrinha todo o tempo em que Lucas estiver no Marrocos. Albieri procura Dalva, que se mostra ressentida; pede que ela conte tudo o que Diogo fazia com um ano de idade. Jade vende as suas joias. Deusa se chateia por todos pensarem que ela é a babá de Leandro. Yvete encontra Leônidas com uma mulher em um bar, quase arma escândalo, depois finge indiferença, deixando-o fascinado. Ele vai até a casa dela, os dois acabam se beijando, mas logo depois ele vai embora. Said decide levar Jade com ele em uma viagem para a Tunísia. Nazira esconde um lenço de Mohamed e fomenta a discórdia com Latiffa. Maysa e Lucas entram no Mercado de Fez. Jade e Lucas cruzam os olhares no meio da multidão.
Capítulo 29, 2 de novembro de 2001 – Maysa chega perto de Lucas. Said se aproxima de Jade. Os dois, angustiados, se perdem de vista. Ali briga com uma de suas esposas. Jade coloca os seus dólares numa bolsinha e avisa Zoraide que pode não voltar mais. Edna reclama da obsessão do marido pelo afilhado. Deusa está decidida a dar limites para Albieri, mas ele nem ouve. Jade e Lucas se encontram, se beijam e falam de amor. Leônidas manda entregar um envelope para Yvete. Jade pede que Lucas converse com a mulher e avisa que vai ficar esperando-o até o dia amanhecer, já que não pode mais voltar para a sua casa. Se ele não aparecer, ela seguirá o seu destino. Said fica atônito ao saber que a mulher fugiu. Ali manda que as ruínas sejam vasculhadas. Yvete comemora o cheque que recebeu de Leônidas. Edvaldo cruza com Deusa e comenta sobre a brancura de Leandro. Maysa percebe o estado do marido e pergunta se ele viu Jade. Lucas não nega.
Capítulo 30, 3 de novembro de 2001 – Lucas tenta conversar com Maysa, ela tem uma crise e ele acaba confessando que quer ficar com Jade. Ali e Said procuram por Jade. Edvaldo paquera e puxa conversa com Nazira, que adora. Leônidas pede que Albieri confirme estar com Yvete, acusa-o de estar diferente e o cientista vai embora sem saber o que dizer. Edna estranha ao ver Albieri guardando as fotos de Diogo. Deusa e Edvaldo brigam, mas acabam dançando coladinhos na gafieira. Ali defende Jade: até ela ser encontrada, não pode ser difamada. Abdul avisa a família no Brasil e Latiffa chora com medo de ser devolvida. Lucas passa por uma confusão na rua e acaba preso. Yvete se encontra casualmente com Albieri e abre um champanhe para comemorar a compra de uma loja. Leônidas e Lobato veem de longe os dois em atitude carinhosa. Lucas grita por Jade. Ela grita o nome dele e é agarrada pelos homens de Ali. Quando ele chega, vê somente o colar dela no chão.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de O Clone!