Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 45 da novela “Estrela-Guia”, exibida pela Globo em 2001.
Capítulo 31, 16 de abril de 2001 – Vanessa manda Ignácio embora. Lalá tem certeza que Santiago vai ser importante em sua vida. Bernardo quase se declara para Cristal. Vanessa aceita o pedido de casamento de Tony. Daniel fica furioso e até com Cristal ele se aborrece. Luciana finge não perceber a paquera de Raphael. Cristal sofre ao ver Vanessa acordar na casa de Tony. Carlota sugere oferecer um chá para Daphne e Carlos. Santiago se encontra com Cristal. Guilherme ouve os dois cantando e se impressiona muito. Romeu convida Castorina para o chá, e ela deve fingir ser uma cantora italiana de ópera. Como pode levar quem quiser, Cristal tem uma idéia. Na casa de Carlota, Cristal solta um passarinho da gaiola e ele morre, deixando-a triste e atônita.
Capítulo 32, 17 de abril de 2001 – Todos os empregados dos vizinhos chegam com roupas alugadas no chá de Carlota, bancando ser da sociedade carioca. Vanessa dá entrevista e tira fotos. Daphne fica maravilhada ao ser cercada pelos fotógrafos. Carlota e Lucrécia quase têm um ataque quando chegam os convidados de Cristal: vários meninos de rua. Tony censura a afilhada, que se magoa. Guilherme avisa que o chá é beneficente, salvando a situação. Lalá faz intriga: conta para Cristal que Tony é um capitalista selvagem e Vanessa a principal cliente da corretora. Alaor chega de surpresa na festa. Cristal vai embora sem se despedir. Em casa, Tony dá-lhe uma bronca e os dois têm uma violenta discussão.
Capítulo 33, 18 de abril de 2001 – Tony acusa Cristal de viver em uma realidade que não existe. Ela chora e ele vence o impulso de consolá-la e sai, indo dormir fora de casa. Dominique está de viagem marcada com Michael, mas Daniel não que passar o fim de semana com o pai. Castorina ajuda Ignácio a escrever uma carta de amor. Alaor faz charme para Carlota e Lucrécia, para irritação de Daphne. Cristal sofre com saudades de seus pais, de seu modo de vida, da comunidade. Raphael e Bernardo curtem dores de amor. Cristal vai embora para Jagatah e Tony decide ir atrás dela. Santiago se oferece para ir junto, mas Tony acha melhor que ele fique no Rio, caso ela decida voltar. Daniel fica muito triste e chocado e decide procurá-la pelas ruas do Rio. É cercado por meninos de rua, o malabarista Zeca tenta defendê-lo e é espancado por rapazes maiores.
Capítulo 34, 19 de abril de 2001 – Daniel começa a gritar e os rapazes fogem. Gisela adora saber que riponga foi embora, mas se decepciona ao saber que Carlos viajou também. Zeca fugiu de casa para ser um artista famoso de circo e mora num quarto bem pequeno; Daniel quer ficar morando com ele. Luciana morre de tédio no primeiro final de semana em contato com a natureza. André vibra. Vanessa gargalha lendo a carta que Ignácio escreveu. Ele rasga a carta, agarra-a e beija-a com brutalidade, deixando-a de pernas bambas. Tony chega a Jagatah, mas Cristal não está lá. Su-Sukham culpa-o por tudo. André prepara o jantar e a mulher e a filha adoram. Bernardo, Diogo, Raphael e Gisela combinam ir para Jagatah. Zeca tem febre e Daniel cuida dele. Castorina se desespera com o desaparecimento de Daniel.
Capítulo 35, 20 de abril de 2001 – Daniel sai para procurar um médico e liga para Castorina. Purunam manda Tony se reenergizar para o encontro com Cristal. Os rapazes se atrasam e Gisela resolve ir com Bernardo no carro de Vanessa. Romeu e Castorina levam Zeca para o hospital. André e Maria saem para pescar e Luciana fica desanimada no trailer. Mauro quase entra em choque ao saber que Bernardo foi para Jagatah. Zeca vai para a casa de Tony. Lucrécia e Carlota tomam café da manhã com Alaor e caem de charme. Vanessa liga para a polícia e avisa que a filha menor saiu com o seu carro sem consentimento. Guilherme agenda uma visita ao orfanato para Daphne, que reluta, mas aceita. Bernardo e Gisela são parados pela Polícia Rodoviária. Cristal chega à Jagatah e se abraça com Tony.
Capítulo 36, 21 de abril de 2001 – Os dois pedem desculpas um ao outro e prometem que vão encontrar uma solução em conjunto. Gisela e Bernardo fogem do posto policial num caminhão de galinhas. Vanessa deixa transparecer que conhece Ignácio, deixando Daphne indignada. Luciana reclama de tudo, mas Maria começa a curtir o barato do pai. Daphne pede que Ignácio leve-a a um lugar isolado e dá-lhe uma surra. Lalá encomenda um jantar japonês. Carlota quer que Zeca vá embora da casa do filho. Daphne vai ao orfanato, distribui presentes e tira muitas fotos. Vanessa suspeita que Gisela e Bernardo foram sequestrados, após o carro ser encontrado vazio. Gisela banca a esperta, senta na cabine e bebe o que lhe é oferecido pelo motorista. Tony beija a mão de Cristal, deixando-a perturbada.
Capítulo 37, 23 de abril de 2001 – Su-Sukham conta a Tony que Hanuman e Kalinda doaram Jagatah para a comunidade. Bernardo e Gisela saltam na estrada e não sabem bem para onde ir. Guilherme está esperando Cida para jantar em seu apartamento, mas Lalá combinou a mesma coisa com Santiago. Cristal confessa a Sukhi que acha que está apaixonada por Tony. Lalá rouba alguns papéis da sacola de Santiago, tenta saber mais sobre seu passado, mas ele desconversa. Purunam aconselha Cristal a mostrar seus valores para Tony. Charles é arrogante na audiência e o juiz decide que ele tem que ir a julgamento. Seu advogado se retira do caso. Daphne fica deslumbrada ao ver que saiu na coluna social. Lalá manda Cida procurar uma família no interior de São Paulo. Gisela liga para Charles. Cristal leva Tony para uma caminhada; ele pergunta se ela sabe sobre a doação de Jagatah.
Capítulo 38, 24 de abril de 2001 – Cristal não sabe nada sobre o assunto. Charles gosta de Gisela ter ligado, mas diz para os amigos que ela não vai conseguir nada com ele. Ignácio revela a Vanessa onde Gisela está. Vanessa é arrogante com ele mas depois se arrepende. Lucrécia e Carlota recebem flores de Alaor. Cristal mostra a natureza para Tony e ele se deslumbra. Gisela liga para Priscila para avisar que está bem. Tony sugere a Purunam que a comunidade se mude para o Rio. O líder concorda, mas Su-Sukham acha que isto matará o ideal deles. Cristal agradece a Tony. A comunidade distribui brinquedos e roupas a pessoas carentes. Mauro fica pasmo ao saber da mudança. Gisela liga para a mãe. Cristal se emociona ao ouvir Tony dizer que precisa tê-la junto dele para sempre.
Capítulo 39, 25 de abril de 2001 – Tony e Cristal começam a se envolver, mas ele se afasta, e ela fica triste. Su-Sukham decide que sua missão é não deixar o ideal de Jagatah morrer. Felício convida André para fazer o projeto que acomodará a comunidade Arco da Aliança no terreno de Vargem Grande. Luciana fica muito preocupada. Daphne dá uma entrevista na produtora. Elesbão e Cida começam a se paquerar. Alaor convida Lucrécia e Carlota para almoçar no mesmo dia, em horários diferentes. Santiago avisa que vai embora do Rio. Lalá impressiona Guilherme ao afirmar que ele é a salvação da produtora. Gisela vai até a fazenda de Charles encontrá-lo. Quando chega o vê em uma festa com outra menina e parte para a briga.
Capítulo 40, 26 de abril de 2001 – Carlos Charles humilha Gisela. Daphne tenta agarrar Ignácio, mas ele se esquiva. Carlota é arrogante com Zeca, deixando-o muito triste. Bernardo consola Gisela e eles vão para uma pensão. Tony está preocupado com a mudança da comunidade, mas Purunam revela que isso tinha que acontecer. Daniel encontra um bilhete de despedida de Zeca. Os membros da comunidade se preparam para ir para o Rio. Daniel e Castorina vão atrás de Zeca e ela decide arrumar a casa do malabarista. Daphne avisa a Ignácio que se ele não fizer o que ela manda, não vai ver o dinheiro da mina de esmeraldas. Santiago recusa o contrato que Guilherme e Lalá lhe oferecem. Su-Sukham fica pensativa ao saber que Cristal tem algum dinheiro aplicado. Carlos Charles vai atrás de Gisela na pensão e fica com ciúmes ao ver Bernardo.
Capítulo 41, 27 de abril de 2001 – Gisela alimenta os ciúmes de Charles. Ignácio vai até a casa de Vanessa e aceita ser só uma mera distração para ela. Guilherme fica furioso ao ver Lalá dando um beijo em Santiago. O rapaz decide não deixar mais o Rio ao saber que a comunidade está vindo para a cidade. Zeca se emociona ao ver o que Castorina fez por ele. Lalá explica que só estava beijando Santiago para ele assinar o contrato. Lucrécia chega no restaurante quando Alaor ainda está com Carlota, mas ele consegue contornar a situação. Daphne adora saber que os hippies vão sair de Jagatah. Charles ri de Gisela quando ela confessa que é virgem. Bernardo e Gisela decidem voltar para o Rio. A comunidade chega no terreno de Tony, onde André e Felício prepararam uma recepção.
Capítulo 42, 28 de abril de 2001 – Sukhi e Santiago se reencontram. Su-Sukham fala com André de um jeito sedutor, e Luciana acha estranho. Gisela chega em casa e fica feliz ao ver que sua mãe estava realmente preocupada com ela. Cristal se incomoda ao ver Vanessa dar um beijo em Tony. Santiago e Cristal cantam um mantra e Tony olha embevecido. Guilherme garante que vai fazer de Cristal uma estrela. Gisela saca que Vanessa gosta de outro e diz para ela não se casar com Tony. Bernardo fica arrasado quando Cristal diz que está apaixonada. Gisela briga com Cristal por ter deixado Bernardo triste, e ela acaba confessando que é de Tony quem gosta. As duas ficam amigas. Guilherme convida Cristal para jantar, Vanessa e Gisela a ajudam a se produzir. Ao ver Cristal vestida como uma mulher, Tony expulsa Guilherme de sua casa. Um beijo está prestes a acontecer.
Capítulo 43, 30 de abril de 2001 – Tony pede desculpas e manda que Cristal esqueça o beijo. Ela vai embora chorando e liga imediatamente para Gisela. Carlota e Lucrécia fazem um pacto de união com relação à Alaor: não farão mais nada escondido uma da outra. Castorina mais uma vez dá conselhos amorosos a Ignácio. Luciana é simpática, mas Su-Sukham hostiliza-a bastante. Gisela disputa a amizade de Cristal com Sukhi. Cida consegue os dados sobre a família Sobral e Lalá vibra. Gisela promete ensinar mil coisas para Cristal seduzir Tony. Ignácio acha que se ficar rico irá conquistar Vanessa, mas ela diz que não. Daphne manda Ignácio buscar as esmeraldas. Santiago se assusta quando Lalá chama-o pelo nome verdadeiro. Tony procura os conselhos de Dominique: como tutor ele não pode ter nenhum envolvimento com Cristal.
Capítulo 44, 1 de maio de 2001 – Tony está desesperado porque existem leis que impedem um tutor de se casar com a sua tutelada. Para ele, a única solução é se casar com Vanessa. Ignácio parte para a fazenda. Santiago nega que tenha poder de curar as pessoas, mas acredita que pode passar energias positivas. Mauro se espanta ao saber que Cristal é rica, graças aos investimentos que Tony fez. Vanessa fica chocada ao perceber que Tony está com ciúmes de Cristal. Su-Sukham dá em cima de André, que nem percebe. Felício está se sentindo ótimo na comunidade. Carlos Charles está de volta e leva bronca dos pais. Elesbão dá um canivete de presente para Cida. Lalá quer que Santiago seja um ídolo pop e o chantageia: se ele não aceitar, ela revelará o seu passado para todos. Purunam sente-se mal. Sukhi fica com ciúmes de Santiago e Gisela. Tony fala para Vanessa marcar o casamento para o final de semana..
Capítulo 45, 2 de maio de 2001 – Tony quer casar-se só no civil, para decepção de Vanessa. Cristal socorre Purunam, que desmaia. Daphne almoça num restaurante e é fotografada o tempo todo. Carlota promete a Vanessa organizar, sem o consentimento de Tony, uma grande festa. Santiago reage confuso aos ciúmes de Sukhi. Zeca vai à casa de Daniel e leva um presente para Dominique. Cristal e Tony se encontram e ficam sem palavras. Purunam percebe o clima e diz para os dois conversarem. Alaor se aconselha com Carlota sobre o seu casamento e quase beija-a. Tony avisa Cristal que vai se casar e ela comunica que vai voltar para a comunidade. Cida toma pinga com Elesbão e acaba desmaiando no sofá. Daphne tem um ataque e pega o seu chicote. Daniel se revolta ao saber que Cristal não mora mais com Tony.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 46 a 60 de Estrela-Guia!