Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 61 a 70 da novela “Ciranda de Pedra”, exibida pela Globo em 2008.
Capítulo 61, 14 de julho de 2008 – Laura conta a Daniel que as filhas pediram que ela acompanhasse Natércio à noite. Frau Herta exige ser a acompanhante. Laura pede que Natércio não morra, mas ele está desacordado. Frau Herta diz a Afonso que foi maltratada e que ele precisa conquistar Bruna. Letícia conta a Rogério que está apaixonada por Arthur, mas ele não a quer. Otávia se insinua para Arthur. Os moradores de Vila Mariana fazem uma festa de aniversário surpresa para Daniel. Elzinha pede explicações a Idalina sobre o chapéu roubado. Seu Memé faz um discurso em homenagem a Daniel. Urânia briga com Patrício por ter dado a senha do cofre a Peixe. Frau Herta vai ao hospital e, humilhada, se oferece para ficar à disposição de Laura. Laura diz que o amor de Frau Herta por Natércio é doentio e a expulsa do quarto.
Capítulo 62, 15 de julho de 2008 – Otávia dá um beijo em Arthur. Conrado e Virgínia vêem. Letícia conta a Julieta que Arthur não a quer mais. Elzinha pergunta a Afonso sobre o chapéu. Daniel diz a Eduardo que tem medo de perder Laura, pois ela mostrou que tem laços fortes com Natércio. Natércio desperta. Laura explica a Natércio que ele foi operado. Daniel diz a Eduardo que tem medo de que Laura fique com Natércio por causa das filhas. Afonso diz a Elzinha que comprou o chapéu para presentear Idalina, sem saber que era roubado. Afonso paga a dívida de Idalina a Elzinha, que fica desconfiada.
Rosa confessa a Frau Herta ter procurado a foto de Afonso. Laura diz a Daniel que o ama. Frau Herta ameaça demitir Rosa. Conrado conta a Letícia sobre o beijo de Arthur e Otávia. Afonso dá o chapéu a Idalina e diz que quitou a dívida dela com Elzinha. Afonso diz a Peixe que quer que ele dê uma lição em Elzinha. Franzé conta a Elzinha que Afonso anda com Peixe. Daniel mede a pressão de Natércio. Laura comenta que sente pena de Natércio, pois ele não gostaria de ser tocado por Daniel. Daniel fica magoado. Daniel pede a Luciana que prepare uma marmita para Laura. Luciana diz que Laura não devia estar ao lado de Natércio. Natércio acorda e pede um beijo a Laura, que cede. Daniel entra e vê o beijo.
Capítulo 63, 16 de julho de 2008 – Daniel pede a Laura que saia do quarto para que ele troque o curativo de Natércio. Afonso vai à prefeitura e não entrega o alvará da Metalúrgica. Eduardo liga para o escritório de Natércio para saber como está o alvará. Rogério diz a Eduardo que o alvará foi encaminhado à prefeitura. Afonso coloca o alvará na gaveta de Rogério. Natércio acorda e expulsa Daniel. O médico sai do hospital evitando falar com Laura, que chama por ele. Laura e Daniel choram. Cícero dá instruções a Alice para que ela providencie a festa da reinauguração.
Arthur toma sol na piscina com Otávia, Nely e Marisa. Laura vai ao consultório de Daniel e o beija. Daniel pede a Laura que se retire. Virgínia expulsa Frau Herta do quarto de Natércio, dizendo que ela não é da família. Conrado exige que Arthur respeite Letícia. Daniel vê que está afundado em dívidas. Luciana diz que ele tem que cobrar a cirurgia que fez em Natércio. Daniel pergunta a Laura a quem deve encaminhar a conta do seu trabalho.
Capítulo 64, 17 de julho de 2008 – Daniel dá a conta para Laura, chamando-a de senhora Silva Prado. Conrado discute com Arthur X por causa de Letícia. Afonso se esconde dentro do confessionário e aconselha Bruna a se casar com o rapaz por quem se apaixonou. Bruna vai ao escritório de Natércio procurar por Afonso. Rogério se sente humilhado. Frau Herta instrui Afonso a pedir Bruna em casamento. Laura conversa com Julieta sobre Daniel. Elzinha percebe que Franzé tem medo de Afonso. Franzé foge de Elzinha. Pedro faz uma visita a Divina. Bruna aceita o pedido de casamento de Afonso. Daniel e Laura brigam.
Capítulo 65, 18 de julho de 2008 – Arthur propõe a Daniel que eles criem juntos uma instituição de pesquisa. Dona Ramira dá o galo Chapinha para Franzé. O menino promete nunca mais sair da casa dela. Cícero, Conrado e Eduardo brindam pela reinauguração da fábrica. Daniel aceita a proposta de Arthur e os dois combinam uma viagem ao Rio de Janeiro, para conhecer a Instituição Oswaldo Cruz. Laura e a enfermeira fazem exercícios nas pernas de Natércio. Natércio fala grosserias para o médico e para a enfermeira. Bruna conta a Frau Herta que Afonso a pediu em casamento. Otávia pergunta a Laura se ela não quer voltar para casa. Cícero vai ao escritório de Natércio à procura de Rogério. Idalina sugere que ele fale com Afonso. Afonso informa a Cícero que Rogério fez questão de cuidar pessoalmente do alvará da Metalúrgica.
Luciana conta a Laura que Daniel viajou. Laura fica atordoada com a notícia. Arthur aconselha Daniel a se conformar com o afastamento de Laura, que é mãe e vai querer ficar ao lado das filhas. Cícero diz a Eduardo e Conrado que o alvará sairá a tempo da reinauguração, pois está nas mãos de Rogério. Arthur e Daniel são recebidos por dois cientistas no Instituto Oswaldo Cruz. Um médico diz a Natércio que ele está com uma paralisia parcial do lado esquerdo do corpo, com comprometimento da visão. Frau Herta pede a Luciana que entregue a Laura um lenço com o monograma de Daniel sujo de batom, ameaçando contar a Gracinha e Faísca sobre a mãe desalmada que têm. Natércio pergunta a Laura quem o operou.
Capítulo 66, 19 de julho de 2008 – Laura conta a Natércio que Daniel fez a operação. Natércio diz que vai pagar a Daniel dez vezes o valor da cirurgia. Laura retruca que nem todo o dinheiro paga o mal que ele fez a Daniel. Elzinha diz a Dona Ramira que precisa descobrir porque Franzé tem medo de Afonso. Bruna conta a Laura que Afonso a pediu em casamento. Laura apóia Bruna, mas diz que tem restrições em relação a Afonso. Daniel liga para casa para saber de Laura e Luciana responde que ela está no hospital. Bruna conta a Virgínia e Otávia que está noiva de Afonso. Luciana dá o lenço a Laura, que conclui que Daniel tem outra mulher. Frau Herta prepara a casa para a chegada de Natércio. Letícia sente enjoos e Julieta fica desconfiada. Franzé conta a Dona Ramira que fugiu do orfanato.
Capítulo 67, 21 de julho de 2008 – Luciana diz a Laura que Daniel viajou ao Rio de Janeiro com uma mulher. Natércio tenta comer sozinho e não consegue. Natércio pede a Laura para sair, pois não quer que ela sinta pena dele. Otávia e Bruna pedem a Laura que volte para casa até que Natércio se recupere. Laura conta a Virgínia que decidiu voltar, pois precisa se afastar de Daniel. Natércio sai do hospital na cadeira de rodas e se sente mal por precisar de ajuda. Laura diz a Natércio que está disposta a voltar para casa, mas só se ela puder demitir Frau Herta. Natércio aceita. Laura despede Frau Herta, que arruma suas coisas para ir embora. Frau Herta se hospeda na pensão de Aurora. Laura diz a Natércio que ele não precisava tê-la comprado do dr. Toledo. Elzinha tenta vender perfumes para funcionários da Metalúrgica e Cícero a expulsa. Divina comenta que não gostou do jeito de Frau Herta.
Capítulo 68, 22 de julho de 2008 – Adonir pede para se sentar na mesa de Frau Herta para jantar e ela não permite. Elzinha sugere a Seu Memé que todos assistam à final da Copa na pensão de Aurora, onde há televisão e ela pode observar Frau Herta. Divina conta aos moradores da pensão que Frau Herta foi demitida. Gracinha e Faísca comentam que Frau Herta parece uma bruxa. Afonso defende Frau Herta e diz que não se deve falar assim de uma dama. Idalina apóia Afonso. Urânia diz a Patrício que vai descobrir por que Frau Herta está na pensão de Aurora. Moradores de Vila Mariana comemoram a vitória do Brasil em um jogo da semi-final da Copa e enfeitam as ruas para a final. Laura pede a Pedro que a leve à Vila Mariana, para que ela pegue seus pertences na casa de Daniel. Frau Herta vai à casa de Daniel falar com Luciana e Laura chega. Laura entra para pegar suas coisas e Frau Herta se esconde na cozinha. Laura pega seus pertences na casa de Daniel. Laura diz a Luciana que vai voltar a morar com as filhas.
Conrado repreende os funcionários da metalúrgica para que trabalhem mais para a reinauguração. Cícero pergunta a Letícia se ela está com algum problema. Bruna diz a Afonso que quer conversar com Laura sobre o casamento, antes de falar com Natércio. Letícia diz a Cícero que está se sentindo abandonada e Cícero a consola. Laura conta para Daniel que vai retornar à mansão para dar apoio às filhas. Frau Herta diz a Luciana que quer se manter informada. Daniel tenta impedir que Laura vá embora. Frau Herta vê a discussão de Daniel e Laura na rua. Elzinha diz a Margarida que precisa descobrir por que Frau Herta foi para Vila Mariana. Otávia, Nely e Marisa se insinuam para Arthur no tênis clube. Conrado discute com Arthur.
Capítulo 69, 23 de julho de 2008 – Elzinha fala mal de Frau Herta. Frau Herta escuta. Natércio tenta abraçar Laura e cai no chão. Natércio não aceita ser ajudado para se erguer. Natércio tenta dar um beijo em Laura, que recusa. Natércio dispensa a cadeira de rodas e anda de bengala. Os funcionários recepcionam Natércio no escritório. Natércio diz a Frau Herta que está melhor do que todos imaginam. Natércio tira o tapa-olho e anda normalmente, mostrando a Frau Herta que não está debilitado. Natércio diz a Frau Herta que todos devem pensar que ele está com problemas. Laura diz às filhas que quer abrir uma maison de alta costura. Natércio diz a Laura que ela não vai trabalhar.
Otávia e Conrado dançam juntos. Conrado aconselha Otávia a se afastar de Arthur. Otávia é mal-educada com Natércio. Laura obriga Otávia a pedir desculpas ao pai. Natércio impede a saída de Virgínia. Laura intercede e permite que Virgínia saia. Eduardo diz a Virgínia que ela está linda. Afonso chega na pensão tarde e com roupa informal. Laura conta a Virgínia que Daniel tem outras mulheres. Laura apóia Bruna, pois percebe que ela está apaixonada. Daniel vai até a mansão dos Prado buscar Laura. Natércio tira uma espada da bengala e aponta para Daniel.
Capítulo 70, 24 de julho de 2008 – Daniel diz a Natércio que ele o obrigou a não assumir a paternidade de Virgínia. Natércio acusa Daniel de ter seduzido Laura. Laura acusa Daniel e Natércio de egoístas. Laura abraça as filhas e diz que vai protegê-las sempre. Conrado fica com ciúmes do tratamento que Cícero dá a Eduardo. Conrado sai de moto com Nely. Patrício fica enciumado. Conrado dá um beijo em Nely. Patrício e uns amigos cercam Conrado e Nely. Patrício desafia Conrado em uma corrida de carros. O carro de Patrício explode! Natércio conta a Cícero que Laura decidiu permanecer em casa. Julieta comenta com Laura que acha que Letícia está grávida de Arthur. Cícero se enfurece porque Conrado está atrasado para a reinauguração. Cícero começa o discurso da reinauguração.
Um fiscal da prefeitura interrompe e diz que a metalúrgica não tem alvará para ser reaberta. Frau Herta vai até o consultório de Daniel fingindo ter enxaqueca. Frau Herta comenta com Daniel sobre a vida de luxo que Laura sempre gostou de levar. Cícero se enfurece com Natércio porque o escritório dele não providenciou o alvará. Cícero chama Conrado de inútil e mimado. Natércio cobra o alvará de Rogério. Julieta e Laura vão para a metalúrgica. Julieta dirige em alta velocidade. Faísca anda em carrinho de rolimã. Faísca não vê o carro de Julieta vindo em sua direção. Daniel salva Faísca do atropelamento.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 71 a 80 de Ciranda de Pedra!