Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 111 a 120 da novela “Ciranda de Pedra”, exibida pela Globo em 2008.
Capítulo 111, 10 de setembro de 2008 – Margarida diz que está decepcionada por Virgínia ter traído a sua amizade. Elzinha ordena a Quintela que sirva comida a Menelau/Cícero. Mirna encomenda um vestido a Laura. Natércio manda Ferdinando vigiar Virgínia. Ferdinando vai ao consultório de Daniel dizendo ter dor de dente. Margarida volta para casa. Peixe ameaça Franzé. Virgínia vai ao salão conversar sobre Margarida com Seu Memé. Ferdinando escuta. Menelau/Cícero livra Franzé de Peixe. Afonso vai à oficina de Conrado pedir conserto para seu carro. Seu Memé se surpreende ao saber que Virgínia corta seu próprio cabelo.
Seu Memé pede a Virgínia para cortar o cabelo dele. Afonso pergunta a Conrado se ele descobriu o que houve com o carro de Julieta. Conrado desconfia de Afonso. Laura desenha o uniforme das aeromoças. Natércio faz uma visita surpresa ao novo ateliê de Laura. Laura aceita o convite de Natércio para almoçar. Laura e Natércio encontram Daniel e Letícia no restaurante. Natércio fala mal de Daniel. Laura fica irritada e se retira do restaurante. Virgínia corta o cabelo de Jovelina. Ferdinando conta a Natércio sobre a conversa de Virgínia no salão. Natércio aparece no salão e pede a Virgínia para cortar seu cabelo.
Capítulo 112, 11 de setembro de 2008 – Letícia comenta com Daniel que Natércio e Laura parecem estar se entendendo. Daniel se irrita. A gerente da perfumaria informa a Elzinha que o mostruário dela vale muito por ser o único com o perfume Clair de Lune. Peixe resolve vender o mostruário de Elzinha. Natércio diz a Virgínia que ou ela volta para casa ou será deserdada. Virgínia diz que o dinheiro de Natércio não a interessa. Virgínia fica chocada ao encontrar as fotos de Daniel com Teodora. Daniel explica que as fotos foram uma armação para separá-lo de Laura.
Elzinha reconhece o cheiro do Clair de Lune nas fotos de Daniel com Teodora. Elzinha conclui que o ladrão do mostruário está envolvido também na armação das fotos. Iracema e Silvério conversam sobre uma enfermeira, Rita, que cuidou de Virgínia quando ela era bebê e quase morreu. Natércio anota o nome da enfermeira. Elzinha nota que Franzé sabe quem é o bandido. Menelau/Cícero pede a Franzé que conte o que o aflige. Natércio avisa a John, advogado da companhia de aviação, que será necessário desfazer a encomenda com a Maison, para não haver acusação de nepotismo.
Capítulo 113, 12 de setembro de 2008 – Sarita cancela a encomenda na Maison. Menelau/Cícero afirma para Peixe que foi o gênio da garrafa quem deu muito dinheiro a ele. Menelau/Cícero diz que aceita trocar a garrafa mágica por perfumes. Peixe oferece o mostruário de Elzinha. Laura se revolta ao perceber que Natércio planejou destruir a Maison. Natércio manda Frau Herta localizar Rita. Elzinha sugere que Rogério seja admitido como advogado no lugar de Natércio para permitir a confecção dos uniformes pela Maison.
Nicolau e Adonir se deliciam com os sushis preparados por Alice. Divina termina o namoro com Pedro. Afonso ordena que Bruna prepare o jantar para ele. Conrado conta a Otávia que estranhou o interesse de Afonso pelo carro de Julieta. John e Sarita comunicam a Natércio que Rogério foi admitido em seu lugar. Menelau/Cícero devolve o mostruário para Elzinha, que fica muito agradecida. Laura diz a Natércio que quer tirá-lo de sua vida. Natércio retruca que Laura deve sair da casa dele.
Capítulo 114, 13 de setembro de 2008 – Otávia conta a Conrado que se sente mais frágil quando está sozinha. Conrado dá um beijo delicado em Otávia. Laura diz que não é possível conviver com Natércio. Natércio pondera que é melhor Laura se manter a seu lado. Laura pede o desquite. Natércio diz que não dará. Virgínia diz a Eduardo que tem certeza de que Natércio planejou o golpe contra Daniel. Afonso reclama que Bruna não sabe dar o nó de sua gravata. Bruna sente-se humilhada. Frau Herta manda Afonso localizar a enfermeira Rita. Afonso reclama que Idalina não descobriu nada importante sobre a visita de Laura.
Alberto ouve escondido. Peixe e Patrício esfregam a garrafa e se irritam porque o gênio não aparece. Frau Herta vai embora da pensão. Divina ironiza. Natércio vai à casa de Rogério. Cícero/Menelau entra na sala e encara Natércio. Rogério diz que Cícero/Menelau é seu cliente. Natércio acusa Rogério de traidor por ter se tornado advogado da companhia aérea. Jovelina “lê” nas unhas de Divina que ela já encontrou um amor. Amadeu se consulta com Jovelina para saber se seu filme será sucesso.
Letícia e Laura jogam uma partida de tênis. Letícia diz a Laura que, assim que o pai voltar da Europa, vai se dedicar ao tênis e abandonar a Maison. Seu Memé pede a Nicolau que experimente a sua nova tintura. Daniel se aproxima da quadra. Laura pára o jogo e vai embora. Nicolau fica com o cabelo roxo. Seu Memé garante que resolverá o problema. Letícia diz que Daniel sempre que vê Laura fica pensando nela. Margarida tosse muito, o que deixa Alzira e Ramira preocupadas.
Capítulo 115, 15 de setembro de 2008 – Jovelina diz a Nicolau que ele vai conhecer uma mulher negra, que será seu grande amor. Bruna mexe na fita número sete, que está guardada em sua gaveta. Afonso pede informações sobre Rita na Santa Casa. Franzé chora ao perceber que Margarida piorou. Laura diz a Natércio que ele terá que sair da mansão. Laura diz que metade dos bens de Natércio pertence a ela. Natércio fica furioso. Afonso encontra uma ficha com dados de Rita. Rita cobra dinheiro de Natércio para se manter em silêncio sobre o que aconteceu no passado. Elzinha convida Cícero/Menelau para almoçar no Tênis Clube. Margarida fraqueja ao descer as escadas de casa.
Elzinha orienta Cícero/Menelau a se manter altivo ao entrar no restaurante chique. Rita observa Virgínia nas ruas. Cícero / Menelau sente uma forte dor de cabeça. Daniel atende Cícero/Menelau. Letícia trata Cícero/Menelau com carinho. Virgínia conta a Eduardo que sentiu estar sendo vigiada. Divina fica desconfiada ao encontrar Franzé e Cícero/Menelau na casa de Rogério. Laura pede a Rogério que seja seu advogado no processo de desquite. Rogério diz a Laura que a primeira providência é conseguir um laudo psiquiátrico atestando sua sanidade mental. Daniel vibra ao ver os resultados dos exames que Laura fez nos Estados Unidos. Letícia fica desconfortável com a enorme alegria de Daniel.
Capítulo 116, 16 de setembro de 2008 – Natércio oferece uma mala cheia de dinheiro a Rita para que ela mantenha silêncio. Daniel mostra o resultado dos exames a Laura. Divina conta a Elzinha que viu Cícero/Menelau duas vezes na casa de Rogério. Natércio pede a Ferdinando que recupere o dinheiro que deu a Rita. Ferdinando devolve a maleta a Natércio e garante que Rita nunca mais incomodará alguém. Natércio cobra de Ferdinando uma prova de que ele sumiu com Rita. Ferdinando mostra uma aliança de Rita. Ferdinando guarda a aliança enrolada em um lenço. Elzinha pergunta a Cícero/Menelau o que ele estava fazendo na casa de Rogério. Daniel fica surpreso ao saber que Laura está pedindo o desquite. Rogério afirma que os exames de Laura irão ajudar no processo.
Rogério pede a Daniel que testemunhe como especialista qualificado. Daniel oferece apoio a Laura. Natércio é avisado por um documento judicial que Laura entrou com o processo de desquite. Afonso repreende Bruna por visitá-lo no escritório sem o avisar. Afonso pede a Bruna que não se queixe mais dele para Laura. Natércio pede a Alberto que consiga laudos médicos que comprovem a loucura de Laura. Rogério e Laura temem os golpes baixos de Natércio. Rosa se declara para Pedro. Iracema vê Rosa e Pedro se beijando. Otávia e Bruna se convencem de que Natércio está buscando a melhor solução para Laura ao recusar o desquite. Otávia e Bruna oferecem apoio a Natércio, até mesmo depor em juízo sobre a loucura de Laura. Elzinha sugere a Laura que contrate um segurança para a Maison. Cícero/Menelau aceita ser o vigia da Maison. Mirna se insinua para Afonso na porta do cinema. Bruna fica enciumada.
Capítulo 117, 17 de setembro de 2008 – Virgínia escuta Mirna falando mal de Bruna. Virgínia derruba milk-shake em Mirna. Laura diz a Daniel que não está se desquitando para voltar a ficar com ele. Daniel concorda que não há mais nada entre eles, mas não resiste e dá um beijo em Laura. Cícero se emociona ao ver a ternura de Otávia e Conrado. Letícia flagra Daniel e Laura dormindo no galpão. Ferdinando observa Laura e Daniel sem ser visto. Peixe e Patrício pressionam para que Cícero/Menelau devolva o mostruário. Letícia chora por perceber que não tem espaço na vida de Daniel. Letícia conta a Janjão que desistiu de ser sócia da Maison para investir na carreira de tenista.
Laura chega em casa quando Natércio, Otávia e Bruna tomam café da manhã. Natércio pergunta a Laura onde ela passou a noite. Laura responde que não lhe deve explicações. Natércio convence Otávia e Bruna de que Laura está desequilibrada. Laura tenta falar com Otávia e Bruna, que fogem com medo. Laura é informada por um documento judicial de que Natércio quer interditá-la por insanidade. Cícero/Menelau conversa com Letícia e Conrado. Rogério garante a Laura que Natércio não conseguirá interditá-la. Seu Memé fica com o cabelo amarelo ao testar sua nova tintura. Margarida tosse muito. Elzinha diz a Virgínia que acha que Margarida vai morrer. Virgínia se sente culpada pelo estado de Margarida. Letícia diz que não está magoada com Laura, mas que deseja sair da sociedade na Maison.
Capítulo 118, 18 de setembro de 2008 – Margarida tosse sangue. Laura e Elzinha recebem Cícero/Menelau no primeiro dia de trabalho como vigia. Ferdinando observa o galpão. Lindalva descobre que Menelau é Cícero. Cícero pede que Lindalva não conte a Elzinha. Margarida diz a Dona Ramira que não quer voltar para o hospital. Daniel informa a Virgínia que o estado emocional pode afetar o sistema imunológico. Franzé pergunta a Ferdinando por que ele está em frente ao galpão. Ferdinando ordena a Franzé que finja que nunca o viu por ali. Seu Memé pergunta se Rogério pode ajudá-lo a processar Urânia. Ferdinando avisa a Natércio que o vigia do galpão não conseguirá escapar do incêndio. Natércio mantém a frieza.
Virgínia termina o namoro com Eduardo. Virgínia diz a Eduardo que deseja que ele se entenda com Margarida. Quincas, um paciente, diz a Daniel que só vive porque tem sonhos. Daniel fica reflexivo. Rogério aceita averiguar a contabilidade do clube para descobrir se Urânia cometeu alguma irregularidade. Natércio se irrita com o relatório que Afonso está fazendo sobre o dono da lanchonete. Frau Herta diz a Afonso que ele deve encontrar a fita o quanto antes para poder reconquistar a confiança de Natércio. Daniel vai visitar Letícia. Letícia dá uma pulseira de Julieta a Daniel e pede que entregue a Laura como símbolo de paz. Afonso reclama com Frau Herta de que Natércio está excluindo-o dos projetos mais sérios. Conrado vai ao Tênis Clube consolar Letícia pelo término do namoro. Eduardo insiste com Virgínia que o namoro deles não é o causador da doença de Margarida. Virgínia pede que Eduardo vá embora.
Capítulo 119, 19 de setembro de 2008 – Margarida mente para Daniel que não tossiu sangue. Jovelina vai ao baile com Nicolau. Peixe e Patrício pedem mais dinheiro para achar o carro de Julieta. Alice diz a Adonir que uma moça decente deve ficar noiva. Daniel diz a Dona Alzira que o ideal seria levar Margarida para Campos do Jordão. Virgínia coloca sua casa em Campos do Jordão à disposição de Margarida. Afonso recusa a companhia de Bruna em um passeio noturno. Margarida não quer ir para a casa de Virgínia. Otávia zomba por Bruna estar sozinha em casa.
Bruna pega a fita número sete no guarda-roupa. Afonso beija Mirna na lanchonete. Virgínia chama Daniel de papai. Daniel abraça Virgínia. Daniel e Virgínia conversam sobre o apoio que querem dar a Laura no desquite. Laura escuta. Ferdinando vê Cícero/Menelau e Franzé saindo do galpão. Elzinha agradece a Cícero/Menelau por ter levado Franzé de volta para casa. Ferdinando espalha querosene pelo galpão. Elzinha manda Cícero/Menelau voltar ao trabalho na Maison. Amador pede que Jovelina participe de um filme. Ferdinando olha o fogo começando a se alastrar. Otávia se revolta ao ver o beijo de Afonso e Mirna. Ferdinando deixa Cícero/Menelau desacordado no galpão em chamas.
Capítulo 120, 20 de setembro de 2008 – Bruna entrega a fita número sete a Afonso como mais uma prova de amor. Afonso entrega a fita número sete a Natércio, que reclama da demora. Ferdinando liga para Laura sem se identificar e diz que o galpão está pegando fogo. Cícero/Menelau acorda e fica preso entre as labaredas. Natércio ouve a gravação em que Laura diz que estará segura e feliz com Daniel na Ilha do Sol. Elzinha fica aflita ao lembrar que Cícero/Menelau está dentro do galpão. Daniel entra no galpão e salva Cícero/Menelau. Os bombeiros chegam. Daniel tenta reanimar Cícero/Menelau, que está desacordado. A peruca sai do lugar e Elzinha descobre que Menelau é Cícero.
Laura, Daniel e Letícia ficam chocados com o disfarce. Frau Herta enche uma seringa e avisa a Natércio que está preparada. Elzinha dá uma bronca em Cícero por ter mentido para ela. Conrado reage ao ver Cícero. Laura afirma para Daniel que o incêndio foi uma sabotagem de Natércio. Laura vai para casa acertar as contas com Natércio. Frau Herta esconde a seringa ao ver Laura entrar. Frau Herta aplica a injeção em Laura, que adormece. Daniel acusa Natércio de estar destruindo Laura e eles discutem. Laura fica presa em uma clínica.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 121 a 131 de Ciranda de Pedra!