Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 10 da novela “Cidadão Brasileiro”, exibida pela Record em 2006.
Capítulo 1, 13 de março de 2006 – Antonio Maciel dirige um caminhão pela estrada. Ao chegar, entrega a alguns homens um produto para matar as pestes do cafezal. Eles o colocam na máquina, e pulverizam o cafezal. Antonio recebe uma bolada de dinheiro, o coloca numa maleta e vai a uma cidade para passar a noite. O avião também segue na mesma direção, sobrevoando a praça da cidade. Fausta sai da praça, seguindo para o Hotel Central. Antonio pára no mesmo hotel. Fausta e Antonio se encontram no bar. Os dois bebem e vão para o quarto. No dia seguinte, quando ele acorda, a maleta foi arrebentada e o dinheiro sumiu. Ele vai à delegacia, e o delegado diz que vai abrir um inquérito para apurar o caso. Seu patrão desconfia dele, e avisa que vai processá-lo. Antonio vai para São Paulo. Na estação, avista Fausta dentro de um trem e começa a segui-la. Chega no casarão da Família Salles, onde pessoas esperam pela Dra. Faustina. Ele fica sabendo que Fausta veio negociar a concessão de uma emissora de rádio, para a Família Salles. Antonio conta a Homero que Fausta é uma golpista. Ele vê Fausta saindo do casarão, e a segue de carro. Ela chega no bangalô. Antonio a ameaça, e diz que quer seu dinheiro de volta. Fausta explica que está dando um golpe na Família Salles, e lhe pagará com juros no dia seguinte. Atílio revela a Antonio que as terras da Fazenda das Águas, da Família Castanho, estão com uma oferta boa. Antonio vai para a Fazenda das Águas, encontra Carolina e diz que quer comprar o local. Marcelo e Luíza dão carona a Antonio até o bangalô. Quando chega no bangalô, Fausta surge e fala que vai dar uma entrevista.
Capítulo 2, 14 de março de 2006 – Homero, Antonio e um fotógrafo entram no bangalô. O fotógrafo tira fotos dos três juntos. Em seguida, Fausta paga 20 mil réis a Antonio, que fica sem entender nada. Fausta começa a entrevista com Homero. E mente, dizendo que ela e Antonio trabalharam juntos no Rio há muitos anos. Homero pergunta qual o interesse do Ministério em instalar uma rádio em Guará. Fausta responde que é para a divulgação do café. Homero acredita que Antonio é um verdadeiro comprador de terras. Marcelo conhece Eleni, que parece gostar dele. Nestor liga para Carolina, que pergunta sobre Celso. Nestor e Emílio buscam Celso, na penitenciária. Carolina encontra Antonio, e o autoriza a negociar a compra da fazenda com seu pai. Antonio e Carolina param os carros em uma estrada. Ela lhe pede para nunca vender as terras a Atílio. Carolina vai embora e joga sua calcinha para Antonio, que fica louco de desejo.
Antonio vai ao local descrito no telegrama que recebeu, e chega num vagão de trem abandonado. Lá, encontra Toc Toc, Gasosa e Fausta, que lhe implora ajuda para calar Homero porque, se a matéria feita for publicada, todos podem ir para a cadeia. Fausta pede que Antonio roube as fotos que eles tiraram. Homero e Américo encontram Antonio. Este revela a Homero que ele não é agente do Ministério, como Fausta disse. Conta também sobre o roubo que ela cometeu, sobre o golpe e a proposta que lhe fez de ganhar 200 mil réis. E ainda: Fausta paga 50 mil réis pelo silêncio de Homero. Atílio diz a Marcelo, Luiza e Júlio que só falta a assinatura deles, para fechar o negócio da rádio. Marcelo garante que não tem interesse na rádio. Atílio discute com Marcelo, que lhe diz que prefere que compre a sua parte na doação do dinheiro de sua avó, e depois lhe pague 333 mil. Homero explica a Antonio que vai publicar toda a história que ele contou. Antonio se desespera, e argumenta que pode ser preso se isso acontecer. Homero diz que ele tem um dia para fugir.
Capítulo 3, 15 de março de 2006 – Fausta pede para Gasosa pegar a mala de Antonio, para ele não fugir. Antonio tenta impedir, mas não consegue. Fausta diz a Atílio que precisa do dinheiro no dia seguinte, e não gostaria que a entrevista feita com Homero fosse publicada no jornal. Ele responde que vai dar um jeito. A Família Salles está com um oficial do cartório. Todos aguardam a chegada de Marcelo, que não aparece. Fausta revela a Antonio, Toc Toc e Gasosa que ela receberá o dinheiro. Júlio, Luiza e Joana pedem para Atílio pagar 333 mil à Dra. Faustina, e depois pagar o resto. Atílio vai ao banco retirar sua parte do dinheiro. Ele paga 350 mil a Fausta. Ela berra e diz que quer 1 milhão, como o combinado. Atílio diz que pagará o resto em dois dias. Antonio compra o carro de Homero, e segue Fausta. Atílio vai ao jornal e ameaça Homero, proibindo-o de publicar a matéria com a Dra. Faustina. Fausta oferece a Antonio a metade do que tem no cofre. Os dois seguem para uma pousada. O carro de Homero fica na estrada. Fausta engole a chave do cofre e coloca um pote de acetona dentro dele para quem tentar abri-lo, explodir. Antonio leva o cofre com o dinheiro. Ele volta para a estrada, e pega o carro de Homero. Antonio encontra Marcelo no bar, e percebe que ele não está em condições para dirigir. Ele se atira no carro de Marcelo, que está em alta velocidade. O carro bate numa árvore. Toc Toc e Gasosa abrem o porta-malas do carro de Homero e encontram o cofre.
Capítulo 4, 16 de março de 2006 – Toc Toc e Gasosa roubam o cofre. Antonio acorda Marcelo, que está com um ferimento na cabeça. Antonio sai para procurar ajuda e encontra um caipira, que cuida do ferimento de Marcelo e conserta o carro. Antonio leva Marcelo até o casarão. Luiza cuida de Marcelo. Atílio chega e pergunta o que aconteceu. Antonio vai embora com o carro de Marcelo. Quando chega na praça, vê que o cofre foi roubado. Ele pega o carro de Homero e sai. Toc Toc e Gasosa tentam abrir o cofre. Eles decidem abri-lo com um maçarico. Antonio vai à pousada de Fausta, e pergunta onde está o cofre. Ela fica desesperada, ao saber que o dinheiro foi roubado. Antonio lê uma carta deixada por Carolina, em cima de sua cama. Na carta, ela conta que a máquina do jornal foi quebrada e Homero não publicará o jornal do dia seguinte. Ela também marca um encontro com Antonio. Ele lê o bilhete deixado na porta do jornal, onde está escrito: “A voz da liberdade foi calada pela violência”. Antonio leva o carro de Marcelo na oficina, e se encontra com Carolina. Ela acha que foi Atílio quem quebrou as máquinas do jornal. Os dois se beijam. Carolina confessa que o ama. Antonio pressiona Toc Toc para devolver o cofre. Tião pega Antonio na praça, e o leva até o casarão. Antonio conversa com Luiza, encantado com ela. Marcelo leva Eleni para dar uma volta. Atílio convida Antonio para jogar pôquer. Luiza não gosta, pois sabe que Antonio vai se dar mal.
Capítulo 5, 17 de março de 2006 – Atílio fala para Luiza que Camilo vem de Nova York só para vê-la. Toc Toc e Gasosa roubam o maçarico da oficina de carro. Camilo dá óculos de presente para Luiza e uma televisão importada à família Salles. Antonio fica com ciúmes de Luiza. Fausta liga para Atílio dizendo que está no Rio de Janeiro e que voltará à Guará no dia seguinte. Eleni e Marcelo conversam. Marcelo diz que tem uma coisa a falar com Eleni sobre Tereza. Eleni acha que é sobre a prisão de sua mãe e conta para Marcelo que Tereza já foi do Partido Comunista. Eleni se encanta com Marcelo e fala para Tereza que ela acha que vai namorar com ele. Luiza dança com Antonio. Camilo morre de ciúmes. Gasosa acende o maçarico para abrir o cofre. Fausta chega bem na hora e fala que o cofre vai explodir por causa da acetona. Fausta explica o que aconteceu para Toc Toc e Gasosa, mas mente, dizendo que Antonio a roubou. Atílio, Camilo, Luiza, Júlio e Antonio começam a jogar pôquer. Antonio perde para Atílio e fica devendo 22 mil. Maura segue Celso à noite na fazenda. Os dois conversam e ela derruba um vaso sem querer. Maura acaba cortando seu dedo. Toc Toc e Fausta trancam Gasosa no vagão com o cofre. Carolina sai para o encontro com Antonio. Ela chega e ele não está lá. Fausta e Atílio começam a discursar em frente ao jornal sobre a rádio. Antonio observa. Homero aparece ao lado deles. Antonio se espanta ao ver Homero lá. Fausta mostra a chave do cofre a Antonio. Gasosa consegue abrir o cofre.
Capítulo 6, 18 de março de 2006 – Gasosa está feliz com o dinheiro mas não consegue sair do vagão. Dias fala para Antonio que Homero deve ter sido comprado por Atílio. Toc Toc e Fausta vão para o vagão. Gasosa esconde o dinheiro em sua cueca, tranca novamente o cofre mas esquece a acetona do lado de fora. Antonio chega no vagão. Gasosa fala que precisa ir no banheiro e sai correndo. Antonio percebe que o cofre foi arrebentado. Carolina cansa de esperar Antonio e vai embora. Maura procura sua foto de noiva que sumiu. Gasosa vai à casa de Maria e Mariazinha e debulha 20 espigas de milho para ganhar alguns trocados. Ele tira a cueca com o dinheiro e a esconde dentro de um paiolzinho. Homero fala para Antonio que quer sua ajuda para manipular Fausta e tirar Atílio da política. Antonio diz que não pode ajudá-lo pois pretende ir embora logo da cidade. Gasosa começa a ser vigilante noturno do casarão para ganhar alguns trocados.
Maura conta para Emílio que cortou o dedo. Celso vê uma mancha de sangue em sua cama e lembra que Maura havia cortado seu dedo. Ele se corta e pinga uma gota de sangue junto com o sangue de Maura. Carolina chega e pergunta de onde é o sangue. Celso fala que cortou o dedo. Eleni sai com Marcelo. Ela está apaixonada por ele. Tereza fala para Marcelo que ela e Eleni vão se mudar daqui dois dias. Eleni sai da sala. Marcelo fala para Tereza não ir embora. Eleni se despede de Marcelo. Antonio devolve o carro para Homero. Antonio fala que ainda falta 5 mil para pagar a dívida do pôquer e mais algumas compras que ele fez. Homero pede 5 mil emprestado para Marcelo e dá para Antonio. Antonio agradece e Homero pede que ele ajude Marcelo com Tereza. Antonio galanteia Luiza na sala do casarão. Ele espera por Atílio. Luiza e Antonio dançam. Os dois se beijam. Ele tenta agarrá-la de novo e ela começa a gritar para ele parar. Atílio chega. Marcelo também chega. Antonio joga o dinheiro de Atílio no chão. Atílio ameaça Antonio, que vai embora. Luiza vai atrás de Antonio mas não consegue alcançá-lo.
Capítulo 7, 20 de março de 2006 – Gasosa pega todo dinheiro que Antonio jogou no chão. Antonio conta para Homero o que aconteceu no casarão com Atílio e fala que decidiu ajudá-lo a derrubar Atílio do poder. Os dois planejam manipular Fausta para que ela fique contra Atílio. Luiza e Atílio discutem. Celso e Maura se encontram no meio da noite. Os dois vão para fora da casa em um barco e fazem amor. Gasosa leva o dinheiro que pegou para o paiolzinho. Eleni tenta beijar Marcelo, mas ele se afasta dizendo que ama outra mulher. Camilo ensina a Antonio como funcionam as plantações e venda de algodão. Eleni chora para Tereza e fala que está triste porque Marcelo ama outra mulher. Camilo dá indiretas a Antonio dizendo que quer se casar com Luiza. Homero chega e fala que há uma pessoa querendo falar com Antonio no jornal. Ele vai até o jornal e vê que é Luiza. Ela fala que se sente atraída por ele, mas ele não é o homem ideal que ela sempre sonhou. Carolina chega no jornal e vê os dois conversando. Ela morre de ciúmes dos dois.
Luiza também morre de ciúmes de Carolina. Antonio sai para dar uma volta com Carolina e ela diz que ele só será dele se for fiel a ela. Homero fala para Marcelo que ele, Dra. Faustina e Antonio estão a favor das escolas rurais, portanto, Tereza não está sozinha para lutar contra Atílio. Marcelo percebe que com isso, Tereza pode voltar atrás na sua decisão de ir embora de Guará. Atílio conta para Fausta que pagará os 650 mil restantes em 3 semanas. Fausta fica com ciúmes ao saber que Antonio tentou agarrar Luiza no casarão. Laís prepara uma limonada para Atílio e Fausta. Ela fica com receio de entregar a bandeja aos dois e pede que Gasosa faça o serviço. Gasosa sabe que Fausta não pode vê-lo e resolve deixar a bandeja no chão da sala e se esconder. Atílio pensa que foi Laís quem não entregou a bandeja e começa a xingá-la falando que ela só serve para ficar na cama com ele. Antonio explica para Fausta o plano de se unirem à Tereza, Homero e Marcelo para derrubarem Atílio do poder. Marcelo também explica o plano para Tereza.
Capítulo 8, 21 de março de 2006 – Antonio vai à Fazenda das Águas para fazer uma proposta a Nestor. Homero vai com um fotógrafo na casa de Tereza e faz uma entrevista com ela sobre a importância das escolas rurais. Atílio fala para Camilo que ele não deve fazer negócios com Antonio porque ele não é de confiança. Luiza ouve e defende Antonio. Nestor se interessa na plantação de algodão que Antonio sugeriu para sua fazenda. Tereza decide ficar em Guará. Homero percebe que Eleni está apaixonada por Marcelo. Nestor empresta a Antonio o caminhãozinho para ele voltar à cidade. Antonio chega na rua do bangalô e leva dois socos no estômago sem saber de quem foi. Chegando no seu quarto de hotel vê no espelho da pia escrito de forma errada e com batom vermelho “CAI FORA SI QUÉ VIVER”. Maura faz amor com Emílio pensando em Celso. Camilo pede Luiza em casamento. Ela fala que quer um tempo para pensar. Ele pergunta se Antonio a atrai. Ela mente, dizendo que não. Carolina segue com Antonio até o armazém de algodão. Ela dá indiretas a Antonio dizendo que deseja que ele a peça em casamento. Antonio fala que tudo tem seu tempo. Chegando no armazém Luiza está esperando por ele. Ela passeia pela praça de braços dados com Antonio e Camilo. Camilo beija Luiza. Antonio pergunta para Fausta se foi ela quem mandou bater nele. Ela diz que não e que foi para a cama com Atílio. Fausta pede para o inspetor de ensino rever o pedido de transferência de Tereza. Agora Tereza ficará definitivamente em Guará.
Capítulo 9, 22 de março de 2006 – Tereza agradece Fausta. Antonio e Luiza se paqueram no cinema. Homero liga para Marcelo e conta que Dra. Faustina fez com que Tereza ficasse em Guará. Atílio ouve Marcelo falar o nome da Dra. Faustina a ele o que falava. Marcelo diz que não lhe interessa, já que o assunto não é da rádio. Atílio fica furioso e decide ir à cidade. Eleni pede para Marcelo para ele não ir embora para São Paulo já que agora ela ficará em Guará. Ele diz que não vai. Eleni acha que Marcelo não quis embora porque gosta dela. Atílio tenta beijar Fausta, mas ela não deixa. Ela diz que ficou com peso na consciência por ele ser casado com Laís. Antonio e Fausta marcam um encontro no hotel a noite. Carolina decide ir ao hotel ver Antonio a noite. Atílio fica magoado por fausta não querer beijá-lo. Fausta se arruma.
Dias pergunta para Antonio se ele não quer ser seu sócio no cinema. Antonio diz que vai pensar e se despede pois passará a noite com uma mulher. Carolina chega no quarto de Antonio. Ele fica preocupado pois está a espera de Fausta. Fausta chega. Antonio fala para Carolina que ela veio para olhar a ameaça escrita no espelho. Fausta percebe o clima e entra no “jogo” de Antonio. Fausta vai embora. Atílio percebe que alguém pegou o dinheiro que Antonio jogou no chão. Marcelo, Luiza, Laís e Gasosa falam que não sabem onde está o dinheiro. Carolina e Antonio fazem amor. Foi a primeira vez dela. Ela fala que o ama e que o quer para sempre. Começa a pegar fogo no sítio das Marias. Gasosa percebe que seu dinheiro foi queimado. Ele fica parado olhando o fogo queimar. Atílio lê o jornal e vê a matéria com Tereza. Ele fica muito furioso. Todos vêem Gasosa sentado no chão olhando para o paiol. Atílio fica sabendo e vai para lá. Toc Toc e Fausta também ficam sabendo e percebem que ele escondeu o dinheiro no paiol e o dinheiro se foi. Antonio vai ver Gasosa. Gasosa está no chão, catatônico. Atílio fala para Homero que não gostou da matéria do jornal.
Capítulo 10, 23 de março de 2006 – Gasosa ainda fica sentado no chão sem falar nada com ninguém. Tião chama o Dr. Nilo. Marcelo chega na casa de Tereza e Joana está lá conversando com ela. Joana fala para Marcelo que o dinheiro para as escolas rurais já está disponível no banco para ele e Tereza abrirem uma conta conjunta. Marcelo pede Tereza em casamento. Tereza leva na brincadeira. Eleni chega e não gosta da cena que vê. Joana percebe que Eleni gosta de Marcelo e fala para ele tomar cuidado. Maria e Mariazinha acham que o gato de estimação delas pode ter morrido no fogo. Dr. Nilo examina Gasosa e fala que ele está em estado de choque. Tereza sai para abrir a conta no banco. Eleni aguarda um pouco e também sai. Carolina conta para Maura que perdeu a virgindade com Antonio. Dr. Nilo dá uma injeção em Gasosa e o leva embora para o casarão. Antonio e Luiza se encontram no cinema. Os dois marcam um encontro a noite em um restaurante em Ribeirão Preto.
Carolina fala para Maura que quer ver Antonio a noite. Tereza e Marcelo se encontram com Américo no clube e abrem a conta conjunta. Eleni chega de maiô e pergunta se Marcelo gostou de seu maiô. Tereza percebe que Eleni quis desafiá-la e vai embora. Marcelo vai atrás. Os dois se beijam na casa de Tereza e resolvem ir a outro lugar mais reservado. Antonio conta para Homero do encontro com Luiza e pede seu carro emprestado. Atílio exige que Homero faça uma entrevista com ele sobre a rádio. Tereza e Marcelo vão até um chalé. Os dois fazem amor. Tereza conta para Marcelo sobre seu casamento e seu gosto por política. Ela decide voltar para casa e contar tudo a Eleni. Tereza e Eleni discutem. Eleni liga para seu pai e fala que gostaria de morar com ele. Tereza fica desesperada. Antonio e Luiza se encontram em um restaurante. Atílio chega no bangalô e fala para Fausta que precisa conversar sério com ela.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 11 a 20 de Cidadão Brasileiro!
