Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 11 a 20 da novela “Caminho das Índias”, exibida pela Globo em 2009.
Capítulo 11, 30 de janeiro de 2009 – Raj é recebido com festa no Brasil e Duda pergunta quando viajarão para a Índia. César fica interessado em conhecer Raj ao descobrir que ele é sócio de uma empresa. Bahuan pede desculpas a Manu pela ausência de seu pai. Maya se entristece ao saber que não pode ir à sala ver Bahuan. Manu pergunta a Bahuan sobre seus antepassados e ele responde que seu pai prefere falar sobre o assunto. Aída tenta convencer Silvia de que Yvone não é uma boa pessoa. Cema sai à procura de Ademir, preocupada com o filho. Ademir liga perturbado para Ciça. Paju procura ouro nas cinzas dos mortos e Ramu receia que Opash os descubra. Murilo desconfia que algo estranho aconteceu com Raj. Raj tenta conversar com Duda, sem sucesso.
Tônia comenta com Berê que Murilo não vai dormir em casa e se sente sozinha. Ramiro fica sabendo que Raj está no Brasil e desconfia que Raul tenha feito contato com o indiano. Camila sente o desinteresse de Dario e culpa sua mãe. Pandit revela a Opash que a fazenda de Manu está hipotecada. Opash comunica a Pandit que Raj não se casará se não receber o dote merecido. Manu manda investigar Bahuan e sua família. Laksmi lembra à família a importância dos costumes indianos, mas Indira acusa Laksmi de não ter cumprido a tradição. Norma e Abel decidem ficar com o apartamento e Norma demonstra interesse por Indra. Castanho aconselha Cema a procurar Ademir entre os moradores de rua. Raj surpreende Duda ao dizer que sua família não aceita o casamento deles. Shankar comunica a Bahuan que não vai mentir.
Capítulo 12, 31 de janeiro de 2009 – Shankar tenta animar Bahuan, que afirma que não pode mais viver sem Maya. Raj explica para Duda que sua família não aceita o casamento. Manu diz a Kochi que Maya está saindo muito de casa e pode ser alvo de comentários da vizinhança. Maya liga para Bahuan, que confirma a chegada de Shankar. Dario confirma para Ramiro que Raj chegou ao Brasil e Ramiro resolve procurar Raul. Melissa destrata Inês e Tarso fica consternado. Yvone conta para Raul que Gaby esteve na empresa. Ramiro briga com Raul e avisa a Dario que vai romper a sociedade com o irmão. Yvone demonstra a Raul seu interesse por ele. Cadore e Castanho se divertem dançando. Chiara pergunta a Duda se Raj disse tudo sobre o casamento, deixando a amiga pensativa. Dayse chega da Índia vestida como indiana, para espanto de Wal, Berê e Ciça.
Leinha pergunta para Aída o motivo de sua implicância com Dario e sugere a mãe que procure informações sobre o rapaz com Silvia. César tenta ligar para Raj, que não atende. Chanti lê uma carta enviada por Gopal, em que ele diz que vai voltar para a Índia. Maya confirma a transferência para Raul e Yvone escuta atrás da porta. Shankar aconselha Bahuan a dizer a verdade sobre sua origem para Maya. Manu pede a Pandit informações sobre Bahuan. Cema e Maico encontram Ademir deitado no chão da rua. Aída pergunta a Cidinha por que ela não se casou com Cadore. Murilo diz a Raul que acha que Ramiro está armando contra ele, mas Raul diz que pode vencê-lo. Duda pergunta a Raj o que quer falar com ela.
Capítulo 13, 2 de fevereiro de 2009 – Raj diz a Duda que não casará com ela e o expulsa da casa de Chiara. Opash e Shankar se encontram na rua e ficam incomodados. Ravi pergunta a Opash se é verdade que Shankar quase se casou com sua avó e ele desconversa. Shankar revela a Bahuan que foi apaixonado por Laksmi, mas não pode se casar com ela porque sua família já havia combinado o casamento com o pai de Opash. Yvone elogia Raul e insinua que, assim como ele, Silvia também está se sentindo infeliz no casamento. Pandit manda Nayana buscar informações na casa de Manu sobre um rapaz brâmane que está interessado em Maya. Maya e Bahuan se encontram no Festival de Joadhpur. Surya conta a Laksmi que Ravi está conversando com uma estrangeira pela internet.
Laksmi fica indignada e procura Opash. Camila diz a Leinha que vai para Angra com Dario, mas não avisa para sua mãe. Aída liga para Camila, mas não consegue falar com ela. Bahuan tenta contar a verdade para Maya, mas desiste ao perceber que ela não o aceitaria se soubesse que é um intocável. Indra se incomoda com os olhares de Norma. Castanho tenta convencer Cidinha a sair com ele e Cadore para assistir ao show de tango. Wal incentiva Tônia a se cuidar mais. Berê fica indignada com a transformação que Dayse fez na casa. Gaby explica para Ramiro que não começou a auditoria porque precisa dos documentos que estão com Raul. Duda vai ao hotel procurar Raj.
Capítulo 14, 3 de fevereiro de 2009 – Duda tem certeza de que Raj tem outra namorada e pergunta quem ela é. Raj garante que não existe outra e a beija. Chiara procura Duda e Ilana fica preocupada com a reação de César quando souber que Raj não estará na festa de lançamento da clínica de estética. César diz a Zeca que quer abrir uma indústria farmacêutica e idealiza uma sociedade com a Cadore. Dario atende o telefone de Camila e fala com Aída, que o acusa de irresponsável. Raj tenta explicar a Duda que não pode se casar com ela porque sua família é contra, mas não a convence. Chiara chega ao hotel e encontra Raj sozinho. Leinha e Zeca veem Duda na praia e percebem que ela está transtornada. Raj revela a Chiara que já tem uma noiva arranjada por sua família e que ele ainda não a conhece.
Opash briga com Ravi por causa de Leinha. Nayana diz a Pandit que não descobriu nada na casa de Manu sobre uma negociação de casamento. Opash pede que Pandit acerte com Manu o casamento de Raj e Maya. Surya diz a Amithab que se sente humilhada em sua casa. Ramiro invade a casa de Raul e Cadore o impede de agredir o irmão. Ramiro e Raul desfazem a sociedade. Murilo revela a Yvone o valor aplicado por Raul e ela fica surpresa. César vai a clínica conversar com Aída e Ademir o recebe. Ademir dá um calmante a César, que desmaia falando com Aída. Chiara tenta animar Duda, mas não consegue. Cidinha vai a Estudantina ver o show de tango e Cadore fica apreensivo. Shankar ameaça contar tudo para Maya caso Bahuan não fale a verdade. O sacerdote chega à casa de Manu para falar sobre Bahuan. Bahuan se encontra com Maya e conta que é um intocável.
Capítulo 15, 4 de fevereiro de 2009 – Maya se assusta com a confissão de Bahuan. Manu fica indignada ao saber que recebeu um intocável em sua casa e tenta disfarçar sua reação ao sacerdote. Maya abraça Bahuan, que fica comovido. Manu conta para Kochi e Komal sobre a origem de Bahuan, pede discrição e manda o filho buscar um sacerdote para purificar a casa. Nayana percebe que algo acontece na casa de Manu. Bahuan conta a Maya sobre a discriminação que sofreu dos amigos indianos nos Estados Unidos. Maya diz a Bahuan que está disposta a desistir de tudo para ficar com ele. Cadore, Cidinha, Castanho e Suelen se divertem dançando. Cadore tenta se aproximar de Cidinha. Tônia aconselha Murilo a levar mais a sério o relacionamento com as mulheres. Murilo convida Yvone para sair e ela, sem que Silvia e Raul percebam, recusa o convite. Chiara não aceita sair com Murilo.
Silvia tenta ajudar Raul a resolver o relacionamento hostil com o irmão, mas ele não dá importância e prefere escutar os conselhos de Yvone. Cadore comenta com Castanho sobre o gênio de Cidinha, sua antiga namorada. Ilana acusa Aída de ser a responsável pelo estado de César. Aída conta para Leinha que um paciente da clínica deu remédio para César dormir. Camila avisa à mãe que sairá de casa se Dario terminar o namoro com ela. Eliseu diz a Wal que Cadore a procurou. Gaby sugere a Ramiro que converse com Raul antes de desfazer a sociedade. Melissa pede para Tarso ir à Cadore conferir o que Ramiro está fazendo na empresa com Gaby. Berê discute com Dayse porque ela insiste em aplicar os costumes indianos dentro de casa. Opash comunica à família que Manu aceitou pagar o dote que eles pediram e anuncia o casamento de Raj para breve. Maya chega em casa e vê o sacerdote fazendo a purificação da casa. Manu comunica a Maya que Bahuan é um intocável.
Capítulo 16, 5 de fevereiro de 2009 – Opash diz que vai consultar Pandit para saber o melhor dia para o casamento de Raj. Pandit desconfia que Manu está escondendo algo. Opash diz à família que Maya vai dar o filho homem que falta na casa e Surya fica magoada. Indira diz a Chanti que em breve será sua vez de casar, mas ela prefere viajar pelo mundo. Chiara tenta reanimar Duda e revela que Raj tem uma noiva. Duda resolve ir para a Índia. Ciça tenta acalmar Berê e convencer Dayse de que ela não pode impor a sua nova religião à amiga. Camila se tranca no quarto para não falar com Aída. Gaby diz a Ramiro que vai procurar Raul para fazer um acordo. Tarso chega à Cadore e Ramiro sai com Gaby sem dar atenção ao filho. Raul se sente atraído por Yvone e Cadore percebe o clima entre os dois. Bahuan conta a Shankar que Maya não se importa com a sua origem e que deseja conhecê-lo.
Manu diz que toda a sua família deve mergulhar nas águas sagradas do Ganges para se purificar. Maya confessa para Manu que ama Bahuan e ele fica revoltado. Indra diz a Ashima que quer gravar um vídeo com ela para colocar em seu blog. Pandit consulta o horóscopo de Maya e descobre que ela é uma manglik, uma amaldiçoada para o amor. Manu proíbe Maya de trabalhar. Aída procura Silvia para saber referências de Dario. Raul é surpreendido por Gaby. Melissa avisa a Tarso que ele vai fazer o estágio na Cadore para vigiar Gaby. Chiara dá um convite para Abel ir à inauguração do centro de estética. Zeca e os amigos debocham de Indra. Maico sugere que Indra reclame com a diretoria, assim como fez sua mãe. Maya conta a Bahuan que Manu não o aceitou. Bahuan e Maya combinam fugir para os Estados Unidos. Pandit revela a Manu que Maya é amaldiçoada, mas que pode ser feliz no segundo casamento.
Capítulo 17, 6 de fevereiro de 2009 – Manu demonstra ter pressa para a realização do casamento de Maya e Pandit desconfia. Chiara tenta convencer Duda a não viajar para a Índia, mas a amiga está decidida a encontrar Raj. Pandit comenta com Nayana que Manu esconde algo grave. Bahuan diz a Maya que conseguiu um apartamento nos Estados Unidos e revela a Shankar que vai fugir com sua amada. Shankar aconselha Bahuan a ficar na Índia. Kochi avisa Maya que a família do noivo quer conhecê-la. Yvone e Silvia se preparam para ir à inauguração do centro de estética. Yvone se encontra com Raul escondida de Silvia e Cadore desconfia. Aída resolve ir à festa de inauguração do centro de estética. Gaby conta para Dario que Raul está irredutível. Abel apresenta Norma a Chiara. Leinha encontra Dario na festa e fica desconfiada. Ilana conta para Chiara que Yvone era a mulher que estava com Murilo na noite de seu plantão.
Chiara apresenta Murilo a Yvone como seu namorado e eles fingem que não se conhecem. Maya conta a Bahuan que terá que acompanhar a família até Varanasi e ele sabe que é para todos se purificarem. Maya confessa que é amaldiçoada para o amor, mas tranquiliza Bahuan dizendo que Pandit a casará com uma árvore. Melissa convoca Tarso para ir ao centro de estética. Sheila diz a Cema que vai indicar Ademir para consertar o computador de Tarso. Berê e Ruth conversam sobre a dificuldade de lecionar. Tônia vai à festa e Murilo a repreende por sua maquiagem. Tarso olha para Tônia perplexo. César paquera Norma. Durga sente saudades de Gopal e comenta com Lalit. Gopal também tem saudades da família. Ilana fica feliz com a presença de Melissa na festa. Yvone diz a Júlia que não está se sentindo bem e pega a chave da casa com Júlia. Yvone e Raul se beijam.
Capítulo 18, 7 de fevereiro de 2009 – Yvone finge arrependimento por ter beijado Raul. Cadore percebe a proximidade do filho com Yvone e aconselha Raul a não seguir adiante. Leinha conversa com Júlia sobre Ravi. Camila e Ravi conversam pelo computador e ele nota sua tristeza por causa do namorado. Opash prepara a lista de presentes que sua família deseja ganhar de Manu. Maya conta a Deva que vai fugir com Bahuan e pede ajuda. Pandit avisa a família de Opash que Maya é amaldiçoada para o amor e eles sugerem que o sacerdote arranje outro casamento para Raj. Maya comenta com Deva que Manu a está vigiando e que a proibiu de trabalhar. Opash decide que Raj casará com Maya, com receio de que o filho volte para Duda. Silvia reclama de Raul com Yvone. Ondina comenta com Cema sobre as atitudes de Yvone. Maico demonstra a Ondina preocupação com a ida de Ademir à casa de Tarso, com medo de que o irmão possa fazer algo de errado.
Sheila apresenta Ademir a Tarso. Yvone vê Raul beijando Silvia e conclui que ele se sente culpado. Leinha comenta com Camila que Dario estava na festa. Aída diz a Ciça que está preocupada com o namoro de Camila. Cidinha critica Castanho por dançar na gafieira. Raul e Silvia resolvem ir ao teatro e ela sugere chamar Yvone para acompanhá-los. Yvone se desculpa com Raul por tê-lo beijado. Camila diz a Aída que vai morar na casa do pai. Ilana fica atordoada ao receber Camila em sua casa. César pressente o clima e sai, dizendo que vai à farmácia. Shankar orienta Bahuan a ficar longe de Maya durante três anos para ter a certeza de que gosta dela. Ramu diz a Puja que não levará Hari para a escola porque ele não será aceito pela instituição. Puja leva Hari à escola e um dos alunos descobre que ele é um intocável. Raul se declara para Yvone.
Capítulo 19, 9 de fevereiro de 2009 – Yvone diz a Raul que eles precisam conversar, mas disfarça quando Silvia aparece. Silvia tenta seduzir o marido, mas ele esquiva. A professora aconselha Puja a levar Hari para outra escola e o menino acaba fugindo. Shankar encontra Hari e exige que a professora aceite o menino. Ilana trama situações para que Zeca fique incomodado com Camila. Aída comenta com Leinha que César se interessa ao saber que a filha está namorando um empresário da Cadore. Murilo nega para Tônia que tenha sido apaixonado por Silvia na época da faculdade. Cadore pede carona para Raul e desconfia ao ver Yvone no carro. Wal alerta Ciça sobre a possibilidade de Dario estar mentindo para ela. Cadore pede para conversar com Wal em segredo e ela lhe dá informações sobre as visitas de Gaby à empresa. Yvone sugere a Raul que eles conversem em um hotel e os dois acabam ficando juntos.
Gaby avisa a Ramiro que não conseguiu informações sobre as movimentações bancárias de Raul. Raul diz a Yvone que vai deixar Silvia. Abel sente ciúmes de Norma. Indra comenta com um amigo da internet que Norma está interessada nele. Ramu teme que sua família sofra consequências com a ida de Hari à escola. Opash comunica a Raj que Pandit marcou a visita na casa da sua futura noiva. Duda avisa a Chiara que conseguiu o visto para a Índia. Bahuan conta para Maya que comprou suas passagens e avisa a Shankar que está tudo certo para sua ida aos Estados Unidos, sem mencionar que a indiana irá com ele. Yvone sugere a Raul que ele simule sua própria morte e comece uma nova vida ao seu lado. Gaby desconfia que alguém esteja espionando ela e Ramiro. Camila vai ao encontro de Dario e César resolve acompanhá-la. Silvia se desespera à procura de Raul e Yvone sugere que ela ligue para hospitais.
Capítulo 20, 10 de fevereiro de 2009 – César se apresenta a Dario e força uma proximidade com o namorado da filha, interessado em sua posição na Cadore. Suellen dança com Ademir e Castanho sente ciúmes. Ilana ameaça contar para Aída que César aceitou Camila em sua casa porque está interessado em se aproximar de Dario. Camila tenta desabafar com Dario, mas ele não está interessado em seus problemas. Leinha descobre que Camila conversou com Ravi pela internet. Raj se preocupa com a possibilidade de Ravi estar apaixonado. Duda parte para a Índia e Chiara tem um mau pressentimento. Raul chega em casa e diz que o motor de seu carro pifou. Silvia e Cadore fazem perguntas, mas Raul se esquiva. Tarso vai até a casa de Murilo e é recebido por Tônia. Murilo tenta se reaproximar de Yvone, mas ela diz que gosta de outro homem.
Laksmi fica horrorizada quando Chanti declara não querer casar. Opash se enfurece ao saber que Karan quer que o sistema de Raj seja implantado na loja. Karan lembra a Opash que é o mais velho da família e que sua decisão deve prevalecer. Rani estranha que Maya esteja feliz sabendo que não vai casar com Bahuan. Leinha pede para Camila ir à sua casa. Aída convida Ciça para jantar e diz que Leinha vai passar o filme que fez de Camila com o namorado na Lapa. Castanho confessa a Aída que não gostou de ver Ademir dançando com Suellen. Deva distrai Komal para Maya e Bahuan se encontrarem. Bahuan e Maya notam Shankar olhando-os de longe com severidade. Raul solicita pelo call center a retirada do dinheiro e pede informações sobre a Índia para Maya. Júlia diz para Raul que o carro dele não quebrou.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 21 a 30 de Caminho das Índias!
