Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 46 a 60 da novela “Balacobaco”, exibida pela Record em 2012/2013.
Capítulo 46, 06 de dezembro – Eduardo conta para Lucas sobre sua paixão de carnaval com Teresa. Taís confessa a Mariana que vai procurar seu pai biológico. Eduardo decide ir atrás de um professor dos tempos de faculdade. Isabel revela a Norberto que Taís vai morar com eles após o casamento. Dóris e Diva comemoram o retorno de Cremilda na Stromboli. Norberto, a contragosto, aceita que Taís more com eles e evita que Isabel adie o casamento. Impulsionado por Danilo, Jayme entrevista Eduardo e questiona o caso forjado por Norberto, irritando o entrevistado. Jayme acalma a situação e começa a acreditar na inocência do empresário. Zé Maria grava um esquete com Patrick quando avista Cremilda e fica feliz ao vê-la. Abigail se muda para o apartamento de Teresa e pede ajuda de Isabel com uma decoração que amenize o clima entre as duas. Ainda magoada, Isabel revela a Abigail que vai casar com Norberto e Taís vai morar com ela. Osório resolve dar atendimento especial a Cremilda e suas filhas. Abigail propõe um jantar em família e Isabel concorda a contragosto.
Luiza fica enciumada com a aproximação de Lucas e Violeta, e decide ir ao curso de autoajuda com Marlene. Osório pede segredo a Cremilda e revela que seu irmão gêmeo, Deodoro, é um criminoso e está chegando ao Catete. Isabel convence Taís a jantar com a avó e ao vê-la com a foto de Teresa conta que sua irmã deu o colar para o pai biológico de sua sobrinha. Na aula de autoajuda, Violeta reclama das roupas pretas de Luiza. Ligia fica surpresa ao receber o convite de casamento de Norberto. Rafael convida Taís para sair, mas ela recusa por conta do jantar em família. Violeta usa uma pequena câmera para espionar Arthur, mas acaba deixando cair no chope. Chateada, Taís rebate as criticas de Norberto a Eduardo. Plínio se revolta ao ver Violeta e Arthur juntos. Hilda, Norma e Lurdes chegam a Stromboli sem reparar na presença de Arthur, que se espanta ao vê-las. Fabiana se irrita ao saber que Eduardo viajou para Petrópolis. Osório se passa pelo falso irmão gêmeo Deodoro e Cremilda se encanta. Abigail tenta abraçar Taís, mas a neta cumprimenta friamente. Ansioso, Eduardo chega à casa de Álvaro, seu professor, em Petrópolis.
- Veja também:
- Resumo da novela Balacobaco
- Resumo das novelas
Capítulo 47, 07 de dezembro – Eduardo desabafa com o professor sobre seus problemas. Taís cede e abraça Abigail para o contentamento de Isabel e João Paulo, enquanto Norberto disfarça o tédio. Eduardo pede ao professor que o represente perante a justiça, mas ele propõe que o ex-aluno defenda em causa própria. Arthur tenta fugir antes de ser visto por Norma e Hilda, mas Violeta nota a sua preocupação e força o encontro cara a cara com as duas. Encantada, Cremilda topa guardar uma caixa para Osório, disfarçado de Deodoro. Arthur finge que não conhece Violeta. Cremilda convida Osório/Deodoro para conhecer sua casa e os dois se agarram. Abigail pergunta sobre a família de Norberto. Taís comenta que não pode convidar Eduardo e João Paulo questiona o motivo. Álvaro ressalta que o inimigo de Eduardo deve estar bem próximo, para conhecê-lo tão bem. Irada, Diva diz a Dóris que não vai esperar para se vingar de Norberto. João Paulo defende o caráter de Eduardo e Norberto garante que seu irmão de consideração tem gostos bem estranhos. Dóris deixa Zé Maria sozinho e vai atrás de Diva. Abigail pede desculpas a Taís. Arthur se assusta com a presença de Lígia ao entrar em casa e os dois discutem. Diva e Dóris criam armadilhas no apartamento de Norberto. Fabiana pede que Eduardo volte de Petrópolis e ele aceita a contragosto. Isabel vai com Norberto ao seu apartamento. Eduardo se despede do professor, que tenta animá-lo. Mirela diz a André que não vai ficar para dormir em sua casa e ele estranha o comportamento da namorada. Violeta se assusta ao ver o pai vestido de Deodoro. Luiza, com ciúmes, reclama da proximidade de Lucas com Violeta. Norberto e Isabel chegam ao apartamento dele e se assustam com o local revirado. Isabel conta para Mirela sobre o assalto ao apartamento de Norberto e revela que viu sua foto presa aos dardos. Magno exige ver Celina e a ameaça. Norberto tenta pegar Diva desprevenida e é surpreendido pela noiva. Fabiana mostra o convite do casamento de Norberto e Isabel, deixando Eduardo em estado de choque.
Capítulo 48, 10 de dezembro – Eduardo fica sem reação ao ver o convite de casamento de Isabel e Norberto. Fabiana reclama do comportamento de Eduardo, que a repreende por ter aberto sua correspondência. Diva coloca a faca no pescoço de Norberto e pede a ajuda de Dóris para amarrá-lo na cama. Os clientes da Stromboli esperam para ouvir o programa da Marcelona e Violeta tenta se controlar. Fabiana pressiona Eduardo para falar sobre seus sentimentos por Isabel e ele, irritado, dispara que está apaixonado por ela. Furiosa com o programa de Marcelona, Violeta decide ir até a rádio Ampola, mas fica indecisa se deve ou não enfrentar a garanhona. Intimidado pelo pedido de Marcelona para ter ligações na rádio, Duílio propõe que Mauro ligue e Joana apóia a brincadeira. Arrasada, Fabiana deixa Eduardo sozinho sem saber ao certo se o relacionamento chegou ao fim. Plínio se despede de Josefina, que decide ir ao banheiro e neste momento Violeta entra na rádio furiosa. Para distrair Isabel, Mirela a convida para uma caminhada na Lagoa. Celina estapeia Magno, afirmando que não quer mais se encontrar com ele, mas acaba não resistindo. Mesmo imobilizado, Norberto tenta ameaçar Diva, que ri do vilão. Violeta não vê Josefina na rádio e ao tentar amedrontar Plínio acaba espirrando spray de pimenta nos olhos. Adamastor e Aragão caminham na Lagoa enquanto Arthur observa as mulheres bonitas. Plínio ajuda Violeta a limpar os olhos cheios de spray de pimenta, ela continua a cobrar satisfações e o radialista explode de ciúmes perguntando sobre Arthur. Jayme pede a André que vá com ele a entrevista para fotografar o cientista. Durante o passeio na Lagoa, Arthur canta Isabel, que o reconhece como pai de Norberto. Diva se surpreende ao saber que Norberto vai casar.
Constrangido, Arthur convida Isabel para uma água de coco e a arquiteta aceita. Diva aproveita que Norberto está preso e o agarra. Após seu encontro com Magno, Celina chora por estar traindo Vicente. Dóris se surpreende ao ver que Diva soltou Norberto. Jayme conclui a entrevista com o cientista e ao sair do hospital acaba atropelado, para desespero de André. Norberto ordena que Diva se afaste de Isabel. Breno e Joana encontram Celina aos prantos e a amparam. Mirela tenta consolar André e Danilo fica em estado de choque ao saber que Jayme morreu. Celina não conta sobre o seu caso com Magno e Joana se oferece para levá-la em casa. Emocionada, Catarina volta ao Brasil para o enterro de Jayme. Eduardo conta para Mauro que terminou com Fabiana e vai advogar no seu próprio caso. Diva pensa em como arruinar o casamento de Norberto e Dóris sugere que elas invadam a festa com metralhadoras para sequestrar a noiva. Violeta oferece aula de autoajuda para Lucas como forma de pagar pelo estrago da câmera espiã. Eduardo confessa a Mauro que está abalado com casamento de Isabel. Celina tenta consolar Catarina e pede que ela fique por um tempo no Rio de Janeiro. Isabel se prepara para casar com Norberto.
Capítulo 49, 11 de dezembro – Isabel confere os últimos detalhes na roupa, antes do casamento. Diva e Dóris se preparam para invadir a festa. Norberto reclama do disfarce de Magno e pede que ele fique afastado de Isabel durante a cerimônia. Cremilda procura por Deodoro na casa de Osório, que finge não saber do paradeiro de seu “irmão”. Melancólico, Danilo conta a André como é estranho estar se arrumando para o casamento da sua ex-mulher. Lucas mostra para Eduardo a matéria positiva que Jayme escreveu sobre ele. Celina se preocupa com Catarina, que afirma o seu desejo de espairecer na festa. Marlene lembra que Luiza precisa voltar ao curso de autoajuda de Violeta e a jovem torce o nariz. André confessa a Danilo que está sentindo falta de Jayme e os dois pensam no estado de espírito de Catarina. Eduardo segue para o casamento. Lucas decide ficar em casa com Luiza e evitar a presença de Arthur. Cremilda fala para Zé Maria que está mexida com uma nova paquera e acaba encontrando a caixa de Deodoro. Lígia sofre com a ausência de Lucas e Arthur fica satisfeito. Norberto avisa que Magno deve conter qualquer movimento que as gêmeas Paranhos possam fazer para arruinar a cerimônia. Cremilda foge das perguntas de Zé Maria sobre a caixa de Deodoro. Arthur elogia Isabel para Norberto, que pede para ele não agarrar a noiva, deixando Lígia constrangida. Catarina conversa com Eduardo sobre Jayme. Danilo e André observam de longe com ciúmes. Taís, desconfortável, comenta que não quer ser um estorvo para Isabel, que pede para a sobrinha ficar tranquila, pois é muito querida. Osório se disfarça de Deodoro e pede que Violeta cuide da pastelaria. Mirela e Adriana ficam enciumadas com aproximação de André e Danilo com Catarina. Com saudades, Vitória abraça calorosamente Eduardo e Fabiana o cumprimenta com indiferença.
Zé Maria se prepara para gravar “Socorro Paquetá” e estranha Dóris estar incomunicável. Marlene confessa para Josefina que gostaria de engravidar de Aragão. Luiza pede que Lucas se afaste de Violeta, mas cede ao ver a preocupação dele em afastar Arthur de Ligia. Fabiana tripudia do amor de Eduardo por Isabel, quando Taís aparece e avisa que a cerimônia vai começar. Laura e Gabriela brincam com Lurdes e preparam o casamento da boneca Bizarrinha. Norberto e Isabel casam. Danilo e Eduardo ficaram arrasados. Celina fica em choque ao ver que Magno está na festa. Osório/Deodoro vai a casa de Cremilda e dois se agarram. Adriana escuta Danilo reclamar do casamento com André e do seu desejo por Catarina. Mirela pega o buquê e seu olhar cruza com o de Vicente. Rafael estranha Magno conversando com Celina e ela aproveita para se livrar dele. Breno tira sarro dos filmes de Zé Maria. Magno mostra para Norberto que está dormindo com Celina sem saber que ela é cunhada dele. Laura e Gabriela tentam juntar Adamastor e Lurdes. Osório/Deodoro se despede de Cremilda, que fica sonhando acordada. Plínio comunica a Violeta que ela não deve mais invadir a rádio e avisa que Marcelona agora anda acompanhada por uma segurança. Zé Maria conta para Cremilda que Dóris sumiu e ela fica preocupada. As gêmeas Paranhos invadem a festa de casamento com metralhadoras e ameaçam Isabel.
Capítulo 50, 12 de dezembro – Vestidas de homem, Diva e Dóris invadem o casamento de Isabel e ameaçam levar a noiva. Eduardo nota a estranha movimentação na festa e tenta defender a arquiteta. Violeta fica irritada com a proteção de Plínio a Marcelona. Cremilda procura pela filhas e Zé Maria lembra que Dóris teria aula de autoajuda. Eduardo descobre as armas de mentira de Diva e Dóris, enquanto Norberto ajuda Isabel. Violeta tenta se acalmar para dar aula, mas Vinagre não ajuda ao ficar se declarando. Eduardo desmascara as gêmeas Paranhos e Norberto tenta conter sua fúria. Luiza acompanha Lucas para a aula de Violeta. Vitória se assusta ao ouvir a voz de Magno. Vicente e Eduardo reconhecem Diva e Dóris como acompanhantes de Norberto no casamento de Lucas. Lígia se irrita com a atenção desmedida de Arthur com Catarina após o “assalto”. Norberto pede que os irmãos não revelem a verdade a Isabel sobre as identidades das ladras. Celina respira aliviada por Gabriela não ter ido à cerimônia. Norberto abraça Isabel e agradece, a contragosto, pela ajuda de Eduardo. Dóris comenta com Diva que estão sendo seguidas. Danilo sofre pela briga com Adriana e desabafa com Mirela e André.
Ainda chateada, Isabel interrompe a lua de mel preocupada com o seu quase sequestro e Norberto tenta acalmá-la. Cremilda fala com Violeta e pede que avise Dóris para passar em casa. Adriana pede ajuda de Luiza para deixar Lucas assistindo a aula de autoajuda sozinho. Dóris se lembra de Magno e avisa a Diva que o capanga de Norberto está atrás delas. Entre os lençóis, Norberto faz juras de amor para Isabel. André questiona Mirela sobre o namoro deles. Marlene se assusta ao ver Lucas na aula de Violeta. As gêmeas Paranhos correm para fugir de Magno. Diante da pressão de André, Mirela afirma que não casaria com ele. Mirela se sente acuada com a acusação de André sobre estar apaixonada por outro homem. Osório pede para Vinagre fechar a pastelaria, pois está cansado. Taís faz um blog para achar seu pai. Dóris se esconde de Magno na aula de autoajuda de Violeta, enquanto Diva pede ajuda a Osório e se enfia atrás do balcão da Stromboli. Luiza acalma Adriana e Marlene aproveita para provocar a filha ao falar sobre Lucas. Diva acaba dormindo embaixo do balcão da pastelaria e Vinagre não consegue acordá-la. Arthur aparece de surpresa na casa de Vicente e joga charme para Catarina. Dóris pede para dormir na casa de Violeta com medo de Magno e a professora deixa. Cremilda vai atrás de Norberto para saber o paradeiro de suas filhas. Vitória revela para Eduardo que acredita ter visto o seu sequestrador.
Capítulo 51, 13 de dezembro – Vitória diz que reconheceu a voz do seu sequestrador e Eduardo decide levá-la até a delegacia. Norberto tenta se livrar de Cremilda sem que Isabel saiba. Arthur fica apreciando Catariana e Celina nota. Norberto carrega Cremilda para o elevador. André fala para Danilo que seu namoro com Mirela acabou de vez. Isabel segue o som da voz de Cremilda, mas não a encontra. Catarina convida André e Danilo para um passeio na praia e os dois se animam. Furioso, Norberto revela para Cremilda que Diva e Dóris invadiram seu casamento, mas que ele liberou as duas. Osório vai abrir a pastelaria e se assusta ao ver Diva dormindo embaixo do balcão. Violeta acorda Dóris com uma técnica relaxante e cobra por serviços prestados. Isabel questiona Norberto, que se faz de vítima e diz que foi ameaçado por Cremilda, por ter desmascarado a vigarista. Eduardo decide fazer uma investigação paralela a da delegacia para achar o sequestrador de Vitória. Dóris e Diva contam para Cremilda sobre a perseguição e se assustam ao ver Magno na porta de casa. Catarina faz o jogo de Arthur o convidando para ir à praia com ela e os amigos e pergunta se o empresário tem um relacionamento aberto com Lígia. Violeta tenta descobrir a identidade de Marcelona, mas Plínio contrata uma segurança e puxa a ex-namorada para longe da rádio. Cremilda enfrenta Magno e tenta expulsá-lo de sua casa. Plínio agarra Violeta, enquanto Josefina se afasta da rádio Ampola e a professora dá uma bofetada no ex-namorado.
Constrangida, Taís chega à casa de Norberto e Isabel não nota. Dóris pergunta a Magno o motivo de ele ter feito uma tatuagem de águia igual a de Norberto, mas o capanga desvia do questionamento. Eduardo chega à casa de Norberto, Taís vibra e Isabel fica incomodada. Catarina curte a praia com Arthur, Danilo e André. Norberto se assusta ao saber que Eduardo está atrás do sequestrador de Vitória e lhe dá a lista de convidados do casamento. André, Arthur e Danilo disputam para passar protetor em Catariana, que se diverte com a situação. Em um momento a sós, Isabel agradece Eduardo, mas pede que ele se afaste de Taís. Mirela liga para André e se irrita ao saber que ele está com Catarina. Insegura, Luiza conversa com Marlene sobre Lucas, a mãe aproveita para envenenar a relação afirmando que existe um clima entre o jovem e Violeta. Eduardo tenta se defender das acusações de Isabel e diz que vai provar sua inocência. Taís atualiza o blog para achar seu pai com a foto de Teresa usando o colar e narrando a história da sua vida. Norberto tenta convencer Isabel a não ir trabalhar, fica com falta de ar pelo seu fracasso e usa a bombinha como auxilio. Adriana destrata Danilo, que fica ressentido. Isabel e Mirela montam o novo escritório. Marlene pede a ajuda de Violeta para conseguir engravidar de Aragão. Norberto arma para Isabel, ateando fogo no local de trabalho da esposa. Isabel volta para pegar seu celular e acaba presa no incêndio. Taís fica aflita com o telefonema de tia, recorrendo a Eduardo por ajuda. O empresário arromba o escritório para ajudar Isabel.
Capítulo 52, 14 de dezembro – Eduardo chega à casa de Norberto, Taís vibra e Isabel fica incomodada. Catarina curte a praia com Arthur, Danilo e André. Norberto se assusta ao saber que Eduardo está atrás do sequestrador de Vitória e lhe dá a lista de convidados do casamento. André, Arthur e Danilo disputam para passar protetor em Catariana, que se diverte com a situação. Em um momento a sós, Isabel agradece Eduardo, mas pede que ele se afaste de Taís. Mirela liga para André e se irrita ao saber que ele está com Catarina. Insegura, Luiza conversa com Marlene sobre Lucas, a mãe aproveita para envenenar a relação afirmando que existe um clima entre o jovem e Violeta. Eduardo tenta se defender das acusações de Isabel e diz que vai provar sua inocência. Taís atualiza o blog para achar seu pai com a foto de Teresa usando o colar e narrando a história da sua vida. Norberto tenta convencer Isabel a não ir trabalhar, fica com falta de ar pelo seu fracasso e usa a bombinha como auxilio. Adriana destrata Danilo, que fica ressentido. Isabel e Mirela montam o novo escritório. Marlene pede a ajuda de Violeta para conseguir engravidar de Aragão.
Norberto arma para Isabel, ateando fogo no local de trabalho da esposa. Isabel volta para pegar seu celular e acaba presa no incêndio. Taís fica aflita com o telefonema de tia, recorrendo a Eduardo por ajuda. O empresário arromba o escritório para ajudar Isabel. Eduardo salva Isabel do incêndio no escritório de arquitetura. Taís espera por eles na porta do prédio e fica aliviada ao ver a tia. Violeta ensina a Marlene mantras para a fertilidade. Já na ambulância, Eduardo e Taís seguem com Isabel para o hospital. Marlene grava os mantras que Violeta ensinou e se anima para ser mãe de novo. Norberto é avisado por Taís sobre o estado de Isabel e fica desesperado ao saber que a esposa estava no incêndio. Danilo fica tranquilo ao saber que a ex-mulher está bem e se prepara para sair com Catarina. Norberto fica possesso ao saber que Taís ligou para Eduardo pedindo ajuda e Mirela tenta acalmar os ânimos em vão. Osório se veste de Deodoro e vai visitar Cremilda. Norberto acusa Eduardo de estar apaixonado por Isabel. Cremilda pede para fazer parte dos esquemas de Osório/Deodoro, quando Zé Maria interrompe.
Capítulo 53, 17 de dezembro – Isabel acorda, Norberto segue para vê-la e acompanha Taís a contragosto. Abigail e Mirela estranham a grosseria do novo marido de Isabel com Taís, e Eduardo tenta amenizar justificando o irmão de consideração por estar nervoso. Arthur pergunta a Duílio se Violeta é maluca e ele explode de raiva deixando Adamastor e Aragão perplexos. Eduardo conta para Lígia sobre o incêndio e ela resolve ir visitar Isabel, mesmo sem a companhia do marido. Vinagre, pessimista, conversa com Violeta, que se irrita com a imaginação peculiar do garçom. Abigail entra para ver Isabel com Eduardo e Norberto tenta barrar a entrada do irmão de consideração, sem sucesso. Diva e Dóris continuam pensando em como sequestrar Isabel e resolvem abordar Magno com uma proposta. Arthur exige que Aragão demita Duílio, quando Marlene chega e se espanta com a confusão. Zé Maria se diverte ao ver Osório/Deodoro e comenta com Cremilda que a história está mal contada. Norberto invade o quarto em que Isabel está e expulsa Eduardo.
Marlene defende Duílio ao saber que Arthur falou de Violeta e Josefina ameaça ir embora caso ele seja demitido. As gêmeas Paranhos propõem a Magno que ele seja um agente duplo, trabalhando para Norberto, mas contando os movimentos do vilão para elas. Eduardo sai do quarto de Isabel no hospital, a pedido do irmão de consideração, e Abigail fica chocada com o comportamento do marido de sua filha. Magno recusa a proposta de Diva e Dóris e elas o seguem. Marlene não demite Duílio nem Josefina e pede para encerrar a discussão. Abigail fica no hospital cuidando de Isabel, que pede para Norberto cuidar de Taís. Lígia visita Isabel, Abigail fica encantada com a gentileza e faz amizade com a sogra da filha. Diva e Dóris observam Magno e Norberto e descobrem que Isabel está internada. Elas decidem se infiltrar no hospital para sequestra-la. Luiza pede que Lucas não vá mais as aulas de autoajuda de Violeta. Isabel tenta justificar para Abigail as ações de Norberto e Abigail retruca, pois acredita na inocência de Eduardo. André e Danilo aproveitam a companhia de Catarina, que pede para morar com eles, no antigo quarto de Jayme. Ofegante, Isabel sonha com Eduardo e acorda confusa.
Capítulo 54, 18 de dezembro – Assustada com seu sonho, Isabel vai ao banheiro se refrescar e deixa Abigail dormindo. Diva e Dóris se disfarçam de enfermeiras e procuram pela arquiteta no hospital. Fabiana tenta se redimir com Eduardo, mas fica furiosa ao saber que ele estava no hospital com Isabel. Norberto pergunta a Taís o motivo de ela estar sempre no computador e descobre sobre o blog que a adolescente fez para achar seu pai biológico. As gêmeas Paranhos vêem Abigail dormindo e acreditam terem entrado no quarto errado. André e Danilo entregam a chave de Jayme para Catarina, que se emociona. Fabiana afirma para Eduardo que teria outro filho, se for para tê-lo de volta. A enfermeira-chefe encontra Diva e Dóris, e as irmãs fogem antes que a funcionária possa chamar a segurança. Abigail acorda com o retorno de Isabel a cama do hospital. A arquiteta conta que teve um lindo sonho, mas não revela com quem. Eduardo reclama da atitude de Fabiana e avisa que vai para Petrópolis estudar com Álvaro sobre o seu problema judicial. Tentando fugir, Diva e Dóris invadem uma sala de cirurgia, enquanto a enfermeira-chefe e os seguranças perseguem as irmãs. Em Petrópolis, Álvaro e Heloisa recebem Eduardo. Isabel volta para casa e Abigail confunde Lígia com mãe de Norberto, irritando o vilão. Zé Maria questiona Osório sobre o seu irmão gêmeo, Vinagre se intromete na conversa e Violeta ajuda o pai ao falar do “tio” Deodoro. Álvaro diz que Eduardo terá que mudar seu visual despojado para se defender em corte. Celina se preocupa com a mudança de Catarina para o apartamento de André e Danilo, mas a modelo afirma que vai ser bom morar com dois “gatos”. Diva comenta com Dóris que está sentindo falta de Norberto.
Abigail vai almoçar com Lígia. Isabel tenta trabalhar em casa, mas Norberto e Taís a impedem até que esteja recuperada. Diva liga para Norberto e propõe ser sua amante, mas o vilão desdenha. Zé Maria convida Patrick para fazer o mocinho em “Socorro Paquetá” e ele aceita. Arthur acompanha Adamastor até a casa de Vicente e se decepciona ao saber que Catarina está de mudança. Adriana, Danilo e Mauro comentam sobre a ausência de Eduardo e venda da Aventura Radical. Isabel conta para Mirela e Taís sobre o incêndio e desconfia de que Eduardo seja inocente dos crimes que é acusado. Danilo fica ressentido com a indiferença de Adriana e, irritado, revela que Catarina vai ficar no quarto que era de Jayme. Magno pede a Norberto uma sugestão de restaurante para levar Celina. O vilão arma para ele, combinando um jantar com Vicente no mesmo local. Eduardo estuda com afinco sob a supervisão de Álvaro. Vicente nota Celina e Magno no restaurante e fica assustado ao ver os dois se beijarem. Norberto observa a cena de longe e Vicente liga desmarcando o encontro com o irmão. Catarina comemora a sua mudança com André e Danilo. Vicente confronta Celina e pede o divórcio. Zé Maria, Dóris, Vinagre e Patrick gravam “Socorro Paquetá”. Celina conta sobre o ocorrido a Magno e pede que ele se afaste, pois precisa reconquistar Vicente. Magno enfrenta Norberto, que zomba dele e o capanga diz que vai se vingar. Mauro, Adriana e Danilo se preparam para sair da agencia de turismo quando Magno chega e avisa que precisa falar com Eduardo sobre o processo de pedofilia. Decido a ajudar o amigo, Mauro leva Magno para Petrópolis, deixando Eduardo espantado com a visita.
Capítulo 55, 19 de dezembro – Eduardo pergunta a Mauro quem é Magno e por que eles foram a Petrópolis. Gabriela tenta consolar Celina, que chora copiosamente. Marlene entoa o mantra que aprendeu com Violeta, enquanto tenta seduzir Aragão. Magno conta que sequestrou Vitória e diz a Eduardo que sabe quem está tentando destruí-lo. Diva come besteiras para suprir sua saudade de Norberto e Dóris diz que vai ajudar a irmã a reconquistá-lo. Isabel e Norberto namoram, quando Taís interrompe, irritando o vilão. Furioso, Eduardo ameaça Magno e diz que não quer negociar. Álvaro e Mauro tentam acalmar o amigo, que acaba cedendo em fazer um acordo com o capanga. Isabel e Mirela ponderam sobre o que pode ter iniciado o incêndio no escritório. Magno revela a Eduardo que é Norberto o responsável pela desgraça do empresário, que fica arrasado. Entre lágrimas, Celina conta para Rafael e Gabriela que vai se separar. Álvaro pede que Magno fique calado e avisa a Mauro para não transparecer o que sabe. Convicto, Eduardo absorve as informações e afirma que vai preparar o contra-ataque. João Paulo fica preocupado ao ver Vicente abatido e chorando durante uma reunião de negócios. Eduardo conversa com Álvaro sobre as medidas legais para se defender em corte.
Diva se disfarça e vai até a Aventura Radical esperar Norberto, que se irrita ao vê-la. Zé Maria revela a Osório sobre a “pegação” de Deodoro e Cremilda, e o dono da pastelaria se faz de indignado. Heloisa e Álvaro garantem a Eduardo que com a verdade ao seu lado e ele vai conseguir limpar seu nome. Diva seduz Norberto e novamente propõe ser sua amante, deixando o vilão em dúvida. Após a ligação de Celina, Mirela vai ao seu encontro. Isabel e Taís vão almoçar com Abigail e Lígia. Eduardo se prepara para mudar o visual, atendendo ao pedido de Álvaro. Mirela se assusta ao saber que Vicente deixou Celina. Lígia afirma a inocência de Eduardo para Isabel, que fica balançada. Rafael revela seus sentimentos por Taís e tenta beijá-la. A adolescente vira o rosto e afirma que para ela, o jovem cineasta é como se fosse da família. Zé Maria se espanta ao chegar em casa e encontrar Osório/Deodoro com Cremilda. Vicente se hospeda na casa de Eduardo e Lucas o recebe. Osório/Deodoro fica horrizado com os pedidos de Cremilda para trabalhar com ele dando golpes, mas não demonstra, e vai embora da casa dela com sua caixa. Após algumas semanas, Eduardo agradece Álvaro e Heloisa pela ajuda e segue para o Rio de Janeiro deixando todos surpresos na Aventura Radical.
Capítulo 56, 20 de dezembro – Danilo, Mauro e Adriana comentam a mudança de visual de Eduardo. Norberto diz a Isabel que comprou um terreno em Araras para o hotel que sempre quis ter e pede que ela faça o projeto. A arquiteta aceita e Mirela fica desconfortável com a situação. Confiante, Eduardo segue para o seu julgamento. Rafael vai visitar Vicente no escritório. Plínio manda uma indireta para Violeta durante o programa, mas a professora quebra o aparelho de rádio antes de ouvir tudo. Zé Maria avisa para o elenco de “Socorro Paquetá” sobre a entrada de um novo personagem. Norberto discute o projeto com Isabel e Mirela sobra. Rafael agradece a Vicente por poder fazer a sua festa na casa de Eduardo e questiona o pai sobre sua separação com Celina. Lígia e Fabiana dão apoio a Eduardo antes do julgamento. Vicente afirma que não traiu Celina e pede que Rafael pergunte a mãe. Isabel questiona o comportamento de Norberto com Mirela, e o vilão se faz de desentendido. Lucas pede que Violeta ligue para Arthur com o objetivo de desmascará-lo. Eduardo faz sua defesa no tribunal e a advogada das menores fica espantada com a confiança dele. Arthur confessa a Aragão e Adamastor que deseja Catarina. Arthur dispensa Violeta e Lucas fica decepcionado. Eduardo pressiona uma das meninas que testemunha e ganha a atenção de todos na corte. Catarina visita Danilo no trabalho e Adriana tenta controlar seu ciúmes. Taís pede para ir à festa de Rafael, mas Isabel surta ao saber que é na casa de Eduardo. Magno surge na audiência como a última testemunha, usando outro nome, e a advogada das menores se desespera. Mauro e Danilo comentam sobre a confiança de Eduardo, Norberto escuta e fica surpreso. Catarina resolve presentear os seus anfitriões com uma viagem a três e pede opções de pacote para Adriana. Durante o julgamento, Magno entrega Norberto e a advogada das menores deixando o tribunal em estados de caos. Taís combina com Mariana de ir à festa, mesmo sem a autorização de Isabel. Eduardo é absolvido e comemora com Lígia e Fabiana.
Capítulo 57, 21 de dezembro – Rafael convida os amigos para sua festa e fala para Zé Maria levar sua namorada. Norberto fica em estado de choque ao saber, através da advogada das menores, que foi traído por Magno. Adriana e Catarina discutem e Danilo tenta manter a situação calma. Lígia comenta que não sabe como contar a verdade sobre Norberto a Arthur, Abigail e Isabel. Eduardo pede que ela e Fabiana se preparem para uma guerra. Marlene anuncia para André, Luiza e Aragão que está grávida, para a felicidade de todos. Norberto mente para Isabel e conta que Eduardo armou para ele, e os dois decidem confrontá-lo. Taís e Mariana aproveitam a ausência deles e vão para festa de Rafael. Cremilda fala que está apaixonada e diz que está sofrendo por não ver mais o amado, Osório escuta e finge espanto. Violeta questiona o pai pelo seu sumiço como Deodoro e fica indignada ao saber do plano da matriarca Paranhos em atacar Aragão. Lígia conta para Abigail e João Paulo sobre as maldades de Norberto e confessa que não sabe como falar para Arthur. Eduardo conta para Vicente e Lucas sobre o julgamento, quando é interrompido por Isabel e Norberto que chegam a sua casa. Lígia pede ajuda para Abigail e convida Arthur para a casa da amiga. Norberto parte para cima de Eduardo, mas acaba apanhando e Isabel o defende. Violeta ameaça denunciar Cremilda, mas Osório pede paciência à filha e diz que vai tentar impedir o golpe. Isabel descobre que Taís não está em casa e decide ir atrás dela, mas dá de cara com Fabiana. Lígia, com a ajuda de Abigail e João Paulo, conta para Arthur a verdade sobre seu filho. Fabiana dá uma bofetada em Norberto. Zé Maria apresenta Dóris para Rafael, e Vitória acredita que ela deu mole para o aniversariante. Taís cumprimenta Eduardo, que pede para menina tomar cuidado com Norberto.
Capítulo 58, 24 de dezembro – Taís fica nervosa com a revelação de Eduardo, mas ele garante que vai conseguir colocar Norberto atrás das grades. Isabel discute com Fabiana, que diz acreditar em Eduardo e Norberto tenta reverter à situação questionando os sentimentos do irmão de consideração pela sua mulher. Arthur ri da revelação de Lígia e diz não acreditar que o filho iria tão longe para arruinar Eduardo. Cremilda fica radiante ao ver Osório/Deodoro. Encurralada, Fabiana tenta negar que Eduardo sinta alguma coisa por Isabel, mas revelando a verdade. Norberto distorce a história e acusa Eduardo pelo apartamento revirado e pelo incêndio, convencendo Isabel. Durante a discussão, Arthur puxa Lígia e a leva para casa. Vitoria beija Rafael, que corresponde. Breno e Patrick fazem passinhos na pista de dança, enquanto Zé Maria procura por Dóris na festa. Mauro declara seu amor para Joana e os dois se beijam apaixonadamente. Isabel vai atrás de Taís, e em um momento a sós com Norberto, Fabiana afirma que ele vai pagar pelo que fez com Vitória. O vilão responde que deveria ter mandado matá-la.
Furioso, Zé Maria liga para Dóris, desconfiado com a sua saída repentina, e ela diz que teve problemas para resolver. Abigail se preocupa com Isabel, João Paulo incentiva a namorada a ligar para filha. Isabel conta para a mãe a versão que ouviu de Norberto, deixando-a confusa, e avisa que está indo atrás de Taís. Dóris explica para Zé Maria que foi embora antes de ser reconhecida por Eduardo, e o jovem cineasta fica chocado ao saber do assalto no casamento. Norberto ameaça a vida de Vitória para Fabiana, e a agarra. Isabel tenta levar Taís embora a força e se nega a ouvir Eduardo. Fabiana cospe em Norberto e foge da casa dele. Receoso, Osório/Deodoro volta a procurar Cremilda e topa ajudá-la no trambique contra Aragão. Rafael tenta apartar a situação entre Isabel e Eduardo. O jovem fica chocado ao saber que foi Norberto quem armou para o seu tio. Zé Maria comenta com Diva e Dóris sobre o burburinho que ouviu na festa sobre Norberto. Vicente, Lucas e Rafael comentam sobre o comportamento de Isabel, e Eduardo diz estar preocupado com ela. Curiosa, Diva liga para Norberto, que não revela nada a ex-namorada. Taís finge para Isabel que não vai mais falar com Eduardo. Marlene organiza a casa para chegada do bebê e Luiza se recusa pintar o quarto do irmãozinho. Vicente tem dificuldade de assimilar a culpa de Norberto. Lucas defende Eduardo, que se mantém calmo. Norberto pede que Isabel só saia de casa se for necessário, Mirela chega para falar com a amiga e ele se despede delas.
Escondida, Violeta escuta Osório e Vinagre conversando sobre o boato de Marcelona ser uma ruiva de parar o trânsito e tenta se controlar. Mauro comenta sobre a confusão com Eduardo e Norberto, Adriana vibra, enquanto Danilo desconfia da situação. Isabel confessa para Mirela que não sabe em quem acreditar. Eduardo chega a Aventura Radical e avisa a Mauro, Adriana e Danilo que está na sua sala a espera de Norberto. Marlene fica magoada com Luiza, Aragão tenta acalmar a situação e pede que a esposa não se irrite por causa do bebê. Danilo avisa sobre a presença de Eduardo na agência e Norberto, furioso, decide enfrentá-lo. André se surpreende ao descobrir que Catarina é a modelo do ensaio que vai fotografar. Isabel diz a Mirela que ainda pensa sobre a foto de Norberto com as moças de cabelos coloridos e decide procurá-la. Vicente se irrita ao ver Celina no escritório. Para quebrar o clima ela pergunta sobre a festa de Rafael e se espanta ao saber da confusão. Eduardo pressiona Norberto a falar a verdade. Violeta assusta Osório e Vinagre ao sair correndo atrás de uma ruiva na rua. Norberto acusa Magno de ser o responsável pela desgraça de Eduardo, que fica sem reação diante da acusação. Cremilda fala sobre o seu amante e estranha a naturalidade de Osório. Isabel e Mirela reviram o apartamento em busca da foto de Norberto com as gêmeas. Celina tenta se explicar e pede perdão a Vicente, que a manda embora do escritório. Eduardo finge alivio em saber que Norberto é inocente e testa o caráter do vilão, pedindo sua parte na agência de volta. Vicente se espanta ao ver que Magno foi a testemunha principal no caso do irmão.
Capítulo 59, 25 de dezembro – Vicente fica furioso ao saber que o amante da sua mulher é um bandido. João Paulo tenta acalmar Vicente, que fica chocado ao saber que Magno pode ser capanga de Norberto e teme por seus filhos. Taís questiona a bagunça no apartamento da tia. Isabel fica constrangida com a confusão e Mirela tenta disfarçar sobre o real motivo. Norberto se nega a devolver a empresa e Eduardo se irrita com a falta de escrúpulos do irmão de consideração. Durante ensaio fotográfico, o clima esquenta entre André e Catarina. Norberto afirma que se Eduardo colocar Magno atrás das grades, devolve a agência para o irmão de consideração. Rafael desabafa com Zé Maria, que sugere ao amigo filmar as confusões em família para fazer um documentário. Eduardo afirma que vai colocar o verdadeiro culpado na prisão e deixa Norberto angustiado. Vicente pede a Rafael para encontra-lo no escritório e pede cautela ao filho. Em seu último dia na Aventura Radical, Eduardo se despede de Mauro, Adriana e Danilo, enquanto Norberto peita o irmão de consideração, assustando os clientes. Diva e Dóris tramam uma forma de descobrir novidades sobre Isabel e resolvem convidar Joana para um chope. Magno procura Celina. Os dois se beijam e Mirela chega. Breno traduz a mensagem de Diva para Joana, que topa o programa. Celina pede que Magno se esconda e atende Mirela. Abigail diz a Isabel e Taís que Norberto pode ser um homem honesto ou talvez um psicopata, deixando a filha assustada. Mirela pergunta a Celina se ela sabia sobre o sequestro de Vitória. Magno, escondido, escuta a conversa e tenta conter seu desespero. Osório explica a Violeta que vai impedir o golpe de Cremilda contra Aragão. Catarina diz a André que eles têm química.
Fabiana conta a Eduardo sobre o seu encontro com Norberto e o empresário a tranquiliza. Vitória conversa com Lucas e conta que está “ficando” com Rafael. Rafael chega ao escritório de Vicente, que pede cautela e conta sobre o caso de Magno e Celina. Apreensiva, Abigail pede para Taís voltar a morar com ela, mas a neta se recusa e fica ao lado da tia nesse momento. Celina chora com as revelações de Mirela sobre Magno e pede para ficar sozinha. Rafael fica transtornado e aproveita a intromissão de Gabriela para sair do escritório de Vicente. Celina enfrenta Magno, que diz estar apaixonado e se espanta ao saber que Norberto é o responsável pelo fim do seu casamento. Celina expulsa Magno de sua produtora. Breno e Joana assistem à cena e dão apoio a chefe. Isabel se assusta com a ligação de Norberto e Taís pergunta se a tia está com medo do marido. Lurdes avisa a Celina sobre o pedido de Vicente para ficar com Gabriela. Indignado, Vicente questiona Eduardo por não ter dito a verdade sobre Magno antes. Violeta descobre que Aragão vai ser pai e provoca Osório. O dono da pastelaria pede que a filha se comporte e Duílio fica curioso. Sedutora, Catarina encara André e os dois se beijam apaixonadamente. Diva tenta arrancar informações de Joana e Mauro afirma que Norberto é o bandido da história. Vicente exige que Eduardo solicite ao juiz a prisão de Magno, mas ele nega.
Furiosa, Celina aparece em busca de Gabriela. Catarina e André se agarram, mas Arthur interrompe. Josefina bebe e diz à Norma que, para fazer ciúmes no Vinagre, tem que fica com Patrick e Breno. Celina leva Gabriela embora. Vicente resolver sair para espairecer. Isabel explica para Taís que não pode falar sobre suas inquietações, afinal ela é só uma menina. Norberto chega em casa e estranha o comportamento das duas. Vicente encontra Mirela e a convida para sair. Cremilda expulsa Zé Maria de casa para esperar pela visita de Deodoro. Norberto dispara teorias sobre uma aliança entre Eduardo e Magno. Taís fica indignada e rebate. Arthur pede ajuda para Catarina, pois deseja saber se o filho é mesmo um criminoso. A modelo entra em choque ao saber que o amante de Celina é um vigarista. Norberto quebra o clima pesado com Taís e Isabel dando presentes a elas. Rafael questiona a atitude de Celina em trair o pai. Mirela conta sobre a história da tatuagem de Norberto para Vicente, que fica perplexo. Eduardo e Lucas escutam a conversa e lembram que o vilão estava em Angra na época do acidente.
Capítulo 60, 26 de dezembro – Eduardo se espanta com a hipótese de Norberto poder ser o responsável pela morte de Teresa e Nestor. Mirela não sabe em quem acreditar e Lucas pondera sobre o caráter do vilão. Vicente sente-se mal por desconfiar do irmão e resolve questioná-lo, mas Eduardo o proíbe. Rafael discute com Celina, acusando a mãe de ter destruído a família e decide sair de casa. Norberto lembra Isabel que eles devem comparecer à premiação sobre turismo ecológico, e a arquiteta aceita, mesmo contra sua vontade. Arthur pede para Catarina descobrir se seu filho é mesmo um bandido. Ela aceita, mas pede alguns mimos em troca. Osório/Deodoro visita Cremilda que vibra com seu jeito de malandro. Eduardo pede silêncio para Mirela e Vicente sobre o assunto do atropelamento, deixando os dois temerosos. Diva se irrita ao saber que Dóris vai gravar “Socorro Paquetá” em vez de acompanhá-la à Aventura Radical. Arthur afirma que não mandaria o filho para cadeia se Catarina descobrir que ele é mesmo um bandido e promete recompensar a modelo pela ajuda. Taís diz a Isabel que pode continuar procurando pela foto, enquanto ela acompanha Norberto na premiação. A arquiteta não gosta e pede que a sobrinha pare com a desconfiança. Norma aprova a ideia de Josefina e solicita que Breno e Patrick ajudem a fazer ciúmes em Vinagre.
Plínio agradece Violeta por não ter invadido mais a Rádio Ampola e a professora o manda “tomar vergonha na cara”. Gabriela se entristece ao ver Rafael saindo de casa. Cremilda conta para Osório/Deodoro sobre o seu plano para enganar Aragão com a construção de uma falsa gafieira na estação de esqui da França. Sentida, Marlene ignora Luiza, que tenta fazer as pazes afirmando que vai pintar o quarto do seu irmãozinho. Rafael agradece a hospitalidade de Eduardo, mas afirma que não engole a aliança do tio com Magno. Violeta observa mais uma ruiva passar pela pastelaria e reflete sobre a identidade de Marcelona. Vinagre observa a cena e acha a situação estranha. Norma sofre com o desdém do garçom, enquanto Patrick e Breno tentam animá-la. Norberto se irrita ao ser questionado por repórter por causa das acusações públicas feitas por Eduardo. Cremilda afirma que vai enganar Aragão o mais rápido possível, Osório/Deodoro tenta fugir do assunto e a trambiqueira, mesmo sozinha, diz que vai continuar com o plano. Eduardo explica para Rafael que Magno será julgado e que só está em liberdade pela confissão. O jovem cineasta entende e os dois se reconciliam. Aproveitando o momento, Norma beija Breno e antes que Patrick reclame, tasca um beijo nele também. Arthur vai atrás de Eduardo e o acusa, ao ver no jornal a nota que fala sobre Norberto. Patrick acorda e se assusta ao ver que dormiu com Norma e Breno. Os três fingem que não se lembram de nada.
Mauro, Joana e Danilo comentam sobre a notícia no jornal, quando Norberto chega à agência e o ex de Isabel resolve falar com ele. Osório/Deodoro fica tenso ao saber dos planos de Cremilda para Aragão. Abigail liga para Isabel ao ler a nota divulgada pela imprensa e a arquiteta fica em choque ao saber sobre a difamação do seu marido. Norberto fica furioso ao ver a matéria no jornal. Vinagre encontra com Osório disfarçado de Deodoro e se lembra da história do seu chefe ter um irmão gêmeo. Eduardo se irrita com as acusações de Arthur e ameaça bater nele. Diva se irrita ao ver a foto de Isabel com Norberto na premiação de turismo ecológico. André tenta sondar Catarina para saber sobre a conversa dela com Arthur, mas fica sem resposta. Taís comenta com Mirela e Isabel que já viu a foto da tia no jornal e afirma que deve ser desagradável ser apontada na rua diante de uma noticia dessas. Zé Maria se dedica às gravações de “Socorro Paquetá” em que o mocinho é tratado como vilão. Celina vai até Norberto e o responsabiliza pelo fim do casamento com Vicente. Eduardo tenta se controlar, mas Lucas não consegue e parte para cima de Arthur, em defesa do irmão. Norberto atiça a raiva de Celina, que lhe dá uma bofetada e e questiona os seus motivos para tentar destruir todos. Cremilda se convida para jantar na casa de Aragão e Marlene não gosta da ideia. Mirela comenta sobre o seu encontro com Vicente e Isabel sente que a amiga está escondendo algo. Norberto desvia do interrogatório de Celina. Taís leva Eduardo até Isabel, que fica em estado de choque. Diva propõe uma troca para Norberto, o cordão que ele deu para a mulher e, em troca, ela fica de boca fechada sobre o atropelamento de Teresa e Nestor.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 75 de Balacobaco!
