Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “As Tontas Não Vão Ao Céu”, exibida pelo SBT em 2010.
Capítulo 16, 10 de maio de 2010 – Manuel conta para Candy a desculpa que inventou para Patrício sobre Vavá. Uma cigana lê as cartas para Alice e diz que seu esposo a engana. A cigana fala sobre crianças e diz que tudo indica que os mortos retornam. Candy, curiosa, fala com Cecília sobre a flor que aparece todos os dias em sua mesa. Patrício leva um envelope para Beto e Soledade o convida a entrar. Rosa pede a Lúcia que a ajude a conseguir o número do telefone de sua mãe. Charles confidencia ao pai que está interessado em uma amiga. Santiago agradece Candy por acompanhá-lo ao jantar de negócios e por se fazer passar por sua noiva. Ela lembra que em troca ele prometeu doar uniformes para as crianças do orfanato. Charles se afasta quando o pai ameaça lhe dar um beijo e diz a Vavá que os homens que se beijam são gays. Soledade confidencia a Candy que esteve com Patrício e que eles fizeram amor. Candy se recusa a acreditar que Cecília tenha lhe deixado a flor. Na clínica, Marilú reconhece Candy. Desconfiada que Santiago é quem lhe envia uma flor todos os dias, Candy vai até a clínica e deixa a flor na mesa dele. Marilú comenta com Candy que tipo de tratamento pretende fazer com o Dr. Santiago. Candy pede a Marilú que desista da ideia e a convida a ir até sua clínica. Santiago devolve a flor para Candy e diz que não foi ele quem a enviou. No campo de futebol, Patrício encontra Alice e ela questiona o marido sobre sua presença no jogo. No mesmo local, Santiago entrega os uniformes para os meninos do asilo e Candy pede a ele que não volte a lhe dirigir a palavra. Em seguida ela vê Patrício e, rapidamente, abraça Santiago.
Capítulo 17, 11 de maio de 2010 – Patrício se aproxima de Santiago e Candy se refugia atrás dele. Patrício convence Alice de que foi ver seu irmão jogar. Candy diz a Santiago que tem medo que Patrício descubra que Vavá é seu filho e exija a guarda do menino. Sheila reclama com Eduardo que não tenha comentado sobre sua conta bancária e os dois discutem quando ela diz que está decidida a trabalhar. Na clínica de beleza natural, Marisa diz a Candy que poderão ser amigas. Alice lê o e-mail que Candy enviou para Patrício sob pseudônimo. Marisa fala com Candy sobre seu passado e sobre o aborto. Isabel pede a Santiago que a ajude a organizar a festa na escola de Lúcia. Durante um jantar, Marisa surpreende Santiago ao lhe entregar um anel de noivado para que ele a peça em casamento. Margarida obriga Patrício a dizer a Alice de quem Beto é filho. Charles diz a Candy que não discrimina os homossexuais, mas quer distância deles. Lúcia pega o celular de Santiago enquanto ele está dormindo, depois liga para Paulina. Rosa fica muito triste quando a mãe nega ter lhe enviado qualquer presente. Alice leva Margarida para conhecer Beto e diz que o menino não é seu neto, mas seu enteado. Soledade a expulsa de sua casa. Rosa conta para Lúcia por que seu pai lhe escreveu como se fosse sua mãe e pede a ela que guarde segredo para que seu pai não descubra que ela já sabe de toda a verdade. Padre Vicente abençoa o Instituto de Beleza Natural. Patrício critica a atitude de Alice e diz que Beto é seu filho.
Capítulo 18, 12 de maio de 2010 – Patrício confessa a Alice que Beto é seu filho. Artur se justifica e diz que mentiu para proteger seu filho. Patrício diz que o menino tem oito anos, que apenas há alguns dias ficou sabendo de sua existência e jura que não é amante de Soledade. Abalada, Alice diz estar se sentindo como sua irmã deve ter se sentido quando flagrou os dois se beijando no dia do casamento. Marisa descobre que Santiago pediu Candy em casamento. Ele tenta se explicar, diz que fez o pedido diante de empresários, que foi apenas um negócio e que isso não teria acontecido se ela não tivesse se recusado a acompanhá-lo no jantar. Gregória olha a foto de Vavá e diz a Manuel que está convencida que esse menino é seu neto. Ele nega, mas Gregória diz que a idade do menino coincide com o desaparecimento de Candy e que vai investigar para descobrir a verdade. Vavá diz à mãe que sabe que seu pai está no céu, mas pede a ela que lhe mostre uma foto dele. Candy fica nervosa e promete procurar pela foto. Soledade conta para Patrício que Alice lhe ofereceu dinheiro para que saia da cidade e exige que ele a mantenha bem longe de seu filho. Candy comenta com o tio que Vavá que ver a foto do pai e Manuel a aconselha a dizer a verdade. Ela não concorda e diz que o menino deve continuar acreditando que o pai está morto. Gregória aconselha Alice a deixar em paz Soledade e seu filho, e afirma que todos os homens são iguais.
Capítulo 19, 13 de maio de 2010 – Gregória confidencia a Alice que Clemente lhe foi infiel uma infinidade de vezes, mas nunca soube se ele teve outros filhos. Alice comenta com a mãe que ofereceu dinheiro a Soledade para que vá embora com o filho para bem longe. Gregória afirma que ela não deixará a cidade pois é mais conveniente ficar e exigir que Patrício a sustente. Laura ameaça contar a Charles que seu pai é homossexual e Manuel diz a Laura que usará todo seu lado masculino para evitar que ela magoe seu filho. Santiago percebe que Candy tenta fugir dele e pergunta por que ela evita se encontrar com ele. Candy responde que está fugindo dele e de si mesma pois tem medo de se apaixonar e trair a amizade de Marisa. Santiago entende que isso é a confissão de uma mulher apaixonada e a beija. Gregória diz a Patrício que percebe que ele nunca conseguiu esquecer Candy. Ele admite que ela não sai de seu pensamento e que o dia que não pensar nela é porque está morto. Charles se surpreende ao encontrar os pais dançando e diz que pensava que os dois se odiavam. Laura diz que sentiu raiva quando ele a abandonou, mas que agora são bons amigos. Patrício vai até a casa de Soledade decidido a contar a verdade ao filho. Beto recebe a notícia com indignação e não aceita Patrício como seu pai.
Capítulo 20, 14 de maio de 2010 – Gregória mostra a Candy uma foto de Patrício quando era criança e chama a atenção dela para a semelhança entre ele e Vavá. Santiago diz a Candy que quer ser o pai de seu filho. O menino adora a ideia e pede à mãe que aceite. Candy diz aos dois que sim. Donato conta a Santiago que sua mãe saiu com um homem chamado Jaime. Santiago, chateado, comenta com Candy que Vavá pediu a ele que o ajude a encontrar seu verdadeiro pai. Candy se preocupa e percebe que já não pode continuar ocultando a verdade do filho. Patrício vai até a casa de Manuel e fica surpreso ao ver uma foto sua no porta-retrato. Soledade diz a Patrício que Alice lhe ofereceu dinheiro para que ela e Beto desaparecessem da cidade. Patrício promete conversar com Alice e, antes de ir embora, pergunta a ela como se chama a mãe de Vavá. Candy conta a Marisa o que aconteceu no dia de seu casamento entre Patrício e sua irmã, e sua decisão de nunca mais voltar a se apaixonar. Patrício fica intrigado com o desaparecimento de sua foto de quando era criança e pergunta a Alice se sabe quem a pegou. Soledade comenta com Candy que Patrício lhe contou que encontrou uma foto de quando era criança na casa de Manuel e não entende porque o tio de Candy tem uma foto sua.
Capítulo 21, 17 de maio de 2010 – Manuel conta a Candy que Patrício esteve em sua casa e viu a foto dele de quando era criança e faz um alerta à sobrinha: a qualquer momento a verdade pode vir à tona. Candy fica preocupada. Patrício questiona Gregória sobre a foto que encontrou na casa de Manuel. Gregória responde que pensou que o menor adotivo de Manuel pudesse ser seu filho, pois existe uma semelhança entre eles. Beto conta a Vavá que está decidido a procurar seu pai. Santiago comenta com Eduardo que está chateado com Candy por ter lhe roubado uma de suas pacientes. Soledade se surpreende quando Jorge, seu ex- marido, diz que quer ver seu filho. Patrício, muito chateado, proíbe Alice de continuar infernizando a vida de Beto e Soledade. Candy conta para Soledade tudo que aconteceu entre ela e Patrício e diz que ele deve continuar acreditando que está morta. Candy volta a discutir com Santiago, pede que não envie mais flores e diz que não quer mais saber dele.
Capítulo 22, 18 de maio de 2010 – Raul, Heitor, Eduardo e Santiago ensaiam em um grupo musical. Sheila recebe flores para Candy e deixa cair o cartão. Candy devolve as flores a Santiago. Os dois discutem e ele nega que enviou as flores. Patrício vê a foto de Lulú que Candy enviou a ele como se fosse Alvirubra e se decepciona. Lulú soluça ao ler a mensagem em que Patrício se desculpa e comunica que não poderá se encontrar com ela. Soledade telefona para Patrício para avisar que Beto está doente. Patrício avisa Alice que vai ver o filho e não permite que ela o acompanhe. Candy conta a Charles quem é Patrício. Finalmente, Patrício consegue que Beto o aceite como amigo. Candy jogo um ramo de flores em cima de Santiago. Marisa entra e Santiago a beija diante de Candy. Rosa conta para Vavá que mudou o nome de sua cachorrinha porque Paulina não gosta dela. Marisa pergunta a Vavá se sua mãe tem namorado. Isabel e Jaime se beijam. Bárbara promete a Cecília que não contará a Candy que é ela quem envia as flores. Gregória ouve Patrício dizer à Alice que vai mandá-la para um hotel. Santiago recebe um folheto na rua que anuncia um show de rock dos anos 60 e critica Isabel pela propaganda. Cecília vai até a casa de Manuel e convida Candy para jantar.
Capítulo 23, 19 de maio de 2010 – Patrício ensina Beto a jogar futebol e diz que gostaria de ser o treinador de seu time. Alice vai ao consultório de Santiago e Hortênsia evita que Candy entre. Gregória chega à casa de Manuel e diz ao cunhado que vai viver com Candy. Vavá conta que eles vivem ali. Candy revela para Hortênsia que Alice é sua irmã e Patrício, o marido dela. Hortênsia pede a Candy que não faça Santiago sofrer. Candy percebe que Hortênsia está apaixonada pelo médico. Gregória diz a Candy que não tem mais dúvida de que Vavá é seu neto. Enquanto as crianças brincam, Marisa entra no carro e leva com ela a cadela de Santiago. Candy se vê obrigada a aceitar que sua mãe more com ela. Marisa tira a cadela do carro e diz aos meninos que estava debaixo do veículo. Diante da avó e do pai, Rosa diz a Marisa que gosta muito dela. Elas saem e Santiago comenta com a mãe que já não pode separá-las. Candy comenta com o tio Manuel que sentiu ódio ao ver a irmã, mas não teve o mesmo sentimento em relação a Patrício. Candy e Patrício chegam ao mesmo tempo no litoral. Candy recorda os momentos que passou com ele e quase é surpreendida por Patrício. De volta, Candy conta ao tio Manuel que Patrício cumpriu o juramento e pede à mãe que descubra se ele a viu.
Capítulo 24, 20 de maio de 2010 – Os convidados da festa dos anos 60 chegam vestidos com roupas da época. No salão da escola, Johnny apresenta Isabel como Joan Baéz e a Jaime como John Lenon. Isabel canta e Jaime a acompanha no piano. Gregória conversa com Patrício e descobre que ele acredita ter visto Candy. Donato chega à festa usando uma fantasia diferente da que ganhou de Isabel e ela não gosta da desfeita. Eduardo, Carlos, Santiago, Heitor e Raul forma a banda “Água Mineral” e se preparam para animar a festa. Charles e Jaime contam a ele sobre a discussão entre Isabel e Donato. O grupo se apresenta e os ânimos se acalmam. No restaurante, Samuca conta para Alice e Gregória que Manuel e Candy foram a uma festa. Alice fica surpresa ao ouvir o nome da irmã e Gregória tenta consertar o deslize dizendo que se trata do namorado de Manuel. Tonho desmaia quando Samuca diz que Candy morreu. Santiago comenta com Raul porque Candy não permite que os homens se aproximem dela. Samuca e Tonho e Antonio, desolados com a notícia da morte de Candy, enviam uma coroa de flores para Manuel em homenagem à memória de sua sobrinha. Soledade aconselha Candy a tomar muito cuidado com Alice, pois ela é muito má. Candy e Santiago voltam a discutir, mas ele acaba confessando que está sempre pensando nela. Gregória comenta com Candy sobre a indiscrição de Samuca e diz que Alice está desconfiada. No chat, Patrício diz a Alvirubra que ela não é a moça da foto, sugere que se encontrem e confessa que continua amando sua primeira esposa mesmo depois de tantos anos após a sua morte. Alice vigia a casa de Manuel e vê quando Candy sai para se despedir do filho.
Capítulo 25, 21 de maio de 2010 – Candy vê Alice e entra rapidamente. Jaime pede a Isabel permissão para falar com Santiago. Isabel nega, os dois discutem e ele vai embora. Alice procura Gregória na casa de Manuel e ele acusa a sobrinha de ter expulsado a mãe de sua casa. Sem demonstrar qualquer sentimento de culpa, Alice confirma tudo para o tio Manuel. Vavá fica feliz quando Gregória diz que é sua avó. Patrício conversa com Beto e tenta ensinar ao filho o quanto é importante não sentir inveja das pessoas e lutar por seus objetivos. Depois apresenta o menino aos avós e Beto abraça Margarida e Artur. Eduardo discute com Sheila por não tê-la encontrado em casa e diz estar cansado dessa situação. Bárbara conta a Marisa que Candy saiu muito feliz do consultório depois de conversar com Santiago. Marisa pede a Bárbara que vigie os dois. Alice comenta com Patrício que se sente desprezada por Beto e se surpreende quando ele diz que já apresentou o filho a seus pais. Depois, Alice fica irritada ao ouvir Patrício comentar, com Soledade, sobre os planos que Artur e Margarida estão fazendo para o neto. Uma cliente comenta com Sheila que está se sentindo muito bem depois de ter se submetido a uma cirurgia estética. No apartamento de Raul, Heitor e Alice se beijam e vão para a cama. Manuel se sente discriminado quando Gregória critica sua tendência homossexual. Manuel expulsa a cunhada de sua casa, mas ela se recusa a sair. Um assessor dá a Candy dicas para mudar sua imagem. Patrício recebe um cartão marcando um encontro em um hotel da cidade e pensa que se trata de Soledade. Manuel pede a Candy que expulse Gregória de sua casa.
Capítulo 26, 24 de maio de 2010 – Candy convence Manuel a aceitar Gregória. Por telefone, Soledade diz a Patrício que não marcou nenhum encontro com ele. Manuel aconselha Candy a dizer sempre a verdade e ela não poupa palavras para criticar Lulú. Santiago se declara para Candy, mas ela diz que não acredita em seus sentimentos. Santiago insiste, diz que a ama e que quer fazer amor com ela. Candy, indignada, ameaça fazer um escândalo. Santiago a cala com um beijo apaixonado e recebe um golpe baixo. Marisa entra na sala e Candy diz a ela que Santiago é um mulherengo. No quarto do hotel, Alice, vestida de noiva, diz a Patrício que é Candy e os dois se beijam apaixonadamente. Marisa diz a Santiago que quer que ele seja feliz e que vai deixá-lo livre de qualquer compromisso com ela. Isabel diz a Candy que Santiago deixará de ser mulherengo assim que encontre a mulher ideal. Alice pede a Patrício que a ajude a gostar de Beto, para poder estar mais perto e melhorar a relação entre eles. Gregória diz a Candy que sente pena do neto, porque foi privado do amor de seu pai e comenta com a filha que Patrício ainda é apaixonado por ela. Sheila revela a Candy o motivo pelo qual quer operar os seios. Candy conta que sua irmã, Verônica, faleceu depois de submeter-se a uma lipoaspiração. Candy pede a Santiago que fale com Sheila sobre os perigos da cirurgia e conta sobre a perda de sua irmã. Patrício admite para Gregória que não é feliz com Alice. Beto conta para a mãe que conheceu a esposa de Patrício e diz que não tem a intenção de chamá-lo de pai. Patrício entrega uma carta a Gregória em que explica o motivo pelo qual não se separa de Alice, e explica que não quer ser responsabilizado por outra morte, pois Candy morreu por sua culpa. Santiago tenta beijar Candy e ela sai do consultório furiosa. Raul chega nesse momento, ela o abraça e diz a Santiago que os dois estão namorando.
Capítulo 27, 25 de maio de 2010 – Candy agradece Raul por não tê-la desmentido diante de Santiago. Santiago, por sua vez, critica Marisa por não ter contado sobre o namoro de Raul e Candy. Marisa diz que desconhece o relacionamento. Marisa dá dinheiro ao mordomo para que a deixe entrar no quarto de Santiago. Marisa entra enrolada em uma toalha, tenta seduzir Santiago, mas ele cai desmaiado. No instituto de beleza natural, Manuel dá aulas de dança. Marisa critica Raul por não ter contado sobre seu namoro com Candy. Raul nega que os dois estejam juntos. Charles conta ao pai sobre seu relacionamento com Lúcia e ele aconselha o filho a se proteger. Patrício vê Lulú, a reconhece e pede que o leve até Rojiblanca. Manuel pede a ajuda da sobrinha para agir com masculinidade, pois tem medo que Charles o odeie. Na clínica, Candy vê Patrício e Lulú explica que ele está procurando pela amiga anônima. Candy, desesperada, pede à amiga que a salve. Para ajudar Candy, Lulú diz para Patrício que Soledade e Alvirubra são a mesma pessoa, depois pede a Soledade que não a desminta. Santiago compra ramsters e vai até a casa de Manuel. Soledade confirma para Patrício que é sua amiga anônima, conta que Alice pediu a Beto que a chame de mãe e deixa claro que não vai permitir que isso aconteça. Patrício propõe que se vejam mais, desde que seja como Alvirubra.
Capítulo 28, 26 de maio de 2010 – Na casa de Manuel, Charles deixa Santiago sozinho na sala e ele solta os ramsters. Vavá entra e Santiago finge surpresa ao agarrar um deles. Charles e Vavá contam para Manuel e Candy que a casa está infestada de ratos. Santiago, prestativo, convida a todos para se hospedarem em sua casa e eles aceitam. Santiago apresenta sua mãe, Isabel, para os familiares de Candy. Manuel ensina Tina a dançar. Isabel reclama de Gregória para o filho. Gregória diz a Candy que não suporta a mãe de Santiago. Patrício tem uma conversa séria com Alice e exige que ela não interfira nas vidas de Beto e Soledade. Santiago pede a Candy que converse com Lúcia sobre sexualidade. Lúcia apresenta Charles para Santiago, diz que é seu namorado e ele se vê obrigado a permitir a presença do rapaz em sua casa, mas o previne do que pode lhe acontecer se transgredir suas ordens. Lúcia não aceita os conselhos de Candy, que tenta explicar suas intenções e oferece a ela sua amizade. Soledade, chorando, diz a Patrício que não permitirá que a afaste de seu filho. Candy e Santiago assistem juntos a um programa de televisão e ele agradece que o faça se sentir vivo. Patrício consegue convencer Soledade de que não lhe fará nada de mal e os dois se beijam. Eduardo espera Sheila com um jantar íntimo. Sheila diz que já jantou, os dois discutem e Eduardo vai embora. Candy beija Santiago. Sheila se desculpa com Eduardo pela grosseria da noite anterior, pede que se reconciliem e ele aceita. Candy vai até a casa de Soledade e se assusta ao ver Patrício.
Capítulo 29, 27 de maio de 2010 – Santiago faz uma aposta com Eduardo e garante que deixará de ser mulherengo. Soledade beija Patrício para distraí-lo enquanto Candy sai sem ser vista. Eduardo, o marido de Raquel, se desculpa ao entrar no consultório e encontrá-la conversando com Santiago. Donato entrega luvas de boxe para Santiago e diz que já não suporta as brigas entre Isabel e Gregória. Marisa critica Santiago por ter hospedado a família de Candy em sua casa. Donato flagra Lúcia e Charles namorando e ordena que os dois se comportem. Candy critica Soledade por ter feito sexo com Patrício. No mercado, Jaime questiona Donato sobre sua amizade com Manuel. Marisa entra no consultório de Santiago no momento em que Alice convida o médico para jantar. Samuca e Tonho confessam para Manuel que Santiago deu dinheiro a eles para que não dissessem que eram ramsters a praga da casa e não ratos. Soledade descobre que Patrício levou Beto. Manuel percebe que está sendo seguido por Jaime e pede explicações. Isabel apresenta Manuel para Jaime. Jaime se afasta ao perceber que são amigos. Isabel confidencia a Manuel que está interessada em Jaime, ele decide ir atrás, o insulta e diz que Isabel vale ouro. Manuel e Santiago chegam a um acordo – Manuel não conta nada sobre os ratos para a sobrinha e Santiago não interfere no namoro de Lúcia e Charles. Soledade ameaça Patrício e diz que não permitirá que ele volte a ver Beto se insistir em levá-lo para perto de Alice. Na casa da família Lopes, Santiago abraça Eugênio e o coloca a par de tudo que aconteceu durante o tempo que estiveram sem se ver. Candy entra, Santiago os apresenta. Candy dá uma bofetada em Santiago e o chama de assassino. Santiago fica surpreso.
Capítulo 30, 28 de maio de 2010 – Candy diz a Santiago que Eugênio na realidade se chama Francisco Rodrigues e é o cirurgião que provocou a morte de sua irmã. Francisco acaba confessando sua culpa e Santiago, indignado, o expulsa de sua casa. Soledade agradece Patrício por tudo que tem feito por seu filho e ele lhe pede que o apresente a Alvirubra. Candy diz a Cecília que já está cansada de encontrar diariamente uma rosa em sua mesa. Soledade apresenta Manuel a Patrício. Bárbara vê Cecília com uma foto de Candy e a aconselha a tentar esquecê-la antes que perca a amiga. Lúcia e Charles se trancam no quarto. Donato sai do banheiro e os surpreende. No restaurante, Santiago cobre Raul e Candy com um xale. Candy vê Alice e Patrício e entra apressada no banheiro. Gregória repreende Vavá por ter feito xixi na cama. Candy e Santiago chegam à praça e ele a convida para dançar. Raul tenta justificar a atitude de Candy por ter ido embora enquanto Marisa faz o mesmo em relação a Santiago. Santiago conta a Candy a lenda do coração partido e afirma que eles tem o mesmo coração e que sempre pulsará junto. Os dois se abraçam afetuosamente. Marisa aceita as desculpas de Santiago. Bárbara aconselha Lulú a reparar nas pessoas que a rodeiam, pois entre elas pode estar o amor que tanto procura. Candy se sente aliviada ao chegar ao escritório e não encontrar a flor em sua mesa. Vavá pergunta à avó o nome de seu pai e Gregória diz a ele. Marisa coloca o telefone no viva-voz e pede a Santiago que lhe faça uma declaração. Candy ouve a conversa.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de As Tontas Não Vão Ao Céu!