Na novela Império, Maria Marta (Lília Cabral) procurou Cristina (Leandra Leal) para oferecer dinheiro. Enquanto aguarda a resposta da filha de Eliane (Malu Galli), Marta fica impaciente: “Vamos mocinha! Não tenho todo o tempo do mundo não. Tempo pra mim é dinheiro!“.
Esperta, Cristina percebe que existem segundas intenções por trás da oferta: “Não faz sentido você ter vindo até aqui pra me oferecer uma cesta de bondades. Tá querendo alguma coisa em troca!“. Maria Marta confirma: “A vida é assim. Uma mão lava a outra“.
Na sequência, a personagem de Lília Cabral explica o que vai querer: “Que você renuncie a qualquer demanda relacionada à minha família. E desista dessa ideia estapafúrdia de fazer parte dela. Você é uma menina inteligente pra perceber que não tem nada a ver conosco. Que a sua presença na nossa família seria no mínimo constrangedora para ambos os lados“.
Cristina discorda, mas Maria Marta justifica: “Mas sempre será uma estranha no ninho. Então, pensa bem. Conforme-se com o que estou dando que já é muito, esquece que a minha família existe e principalmente, desiste dessa ideia de querer que meu marido assuma que é o seu pai de uma vez por todas!“.
A filha de Eliane vai explicar que não tem interesse algum em nada daquilo: “Eu não tenho o mínimo interesse em fazer parte da sua família, nem do seu mundo, nem de nada que se relacione com vocês. E eu também nunca quis outro pai que não tenha sido esse“, afirma mostrando uma foto de Evaldo (Thiago Martins).
A moça convida Maria Marta a se retirar, mas a mãe de José Pedro (Caio Blat) não desiste: “Nós temos o nosso advogado, que é um dos melhores do Rio de Janeiro. Ele pode livrar o seu irmão da cadeia. Ele também pode garantir a guarda do seu sobrinho. Posso continuar com a minha oferta?“.
As duas seguem conversando e Cristina revela que procurou José Alfredo unicamente para conseguir uma ajuda num momento de desespero. A moça questiona: “Suponhamos que eu aceite a sua oferta, como é que a senhora vai ter certeza que eu vou cumprir com a minha palavra?“.
Maria Marta pede uma declaração escrito por papel: “Eu quero que você escreva uma carta, endereçada ao meu marido, dizendo o seguinte – Que é de sua livre e espontânea vontade que você renuncia a qualquer direito que porventura você venha ter em razão de qualquer grau de parentesco com ele. Entendeu? É isso“.
Antes de aceitar o acordo, Cristina decide conversar com o noivo. Ela se afasta de Marta e telefona para Fernando (Erom Cordeiro). Após ouvir a situação da companheira, o rapaz explica: “Você sabe que esse tipo de documento não tem o menor valor legal, né? Ela também sabe que esse é um papel sem a menor relevância. Ela já percebeu que você é uma pessoa de boa-fé, decente, que vai cumprir com a sua palavra. É nisso que ela está apostando“.
O advogado aconselha a moça a pedir uma quantia suficiente para resolver os problemas dela e esquecer o assunto. Cristina desliga o telefone e, na sequência, comunica sua decisão à Maria Marta: “Eu vou escrever e assinar a carta como a senhora determinou“. A moça faz conforme o combinado e entrega o documento para a mãe de João Lucas (Daniel Rocha).
A esposa do Comendador pede para Cristina falar a quantia que precisa para resolver todos os problemas. A moça escreve num papel e Maria Marta faz o cheque no valor. As duas encerram a conversa e a esposa do Comendador deixa o local. Será que Cristina vai cumprir com a promessa? Acompanhe o resumo de Império e fique por dentro de tudo o que vem por aí!
